Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por CNPq

Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Discalculia: uma análise bibliográfica
    (2019-09-09) CUIMAR, Misael Pantoja; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179
    Este trabalho procura despertar o interesse de conhecer-se a discalculia e nele enfatiza-se suas principais referências bibliográficas, e tenta-se tornar o mesmo conhecido por parte dos profissionais da educação e principalmente pelos professores de Matemática e da Pedagogia. Tendo em vista que as várias dificuldades dos alunos apresentam-se de formas diversas quanto à aprendizagem em relação as suas habilidades matemáticas de desenvolver possíveis cálculos, onde a discalculia tem uma grande parcela que dificulta em tais habilidades, portanto, houve a necessidade de realizar tal pesquisa, pois, a discalculia afeta a cognição das crianças, impedindo que tenham êxito escolar. E justamente, foi este fato que deu-se a devida atenção para este tema de tão importância relevância para uma futura mudança no ensino-aprendizagem da matemática. Diante do exposto, procura-se compreender melhor o assunto, apresentando uma união de intervenções pedagógicas e psicopedagógicas juntamente com o auxilio de ferramentas tecnológicas, possibilitando a percepção do surgimento da discalculia e seus sintomas para uma melhor compreensão deste transtorno de aprendizagem, visto que atinge de forma negativa a vida escolar do aluno, fato este que chama a atenção de muitos profissionais da educação mundial.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática do bullying no cotidiano da escola Professora Maria Zaíde Cardoso
    (2018-07-24) NEPONOCENA, Nayanna Quaresma; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344
    O presente trabalho tem como tema o Bullying, com o título “A prática do Bullying no cotidiano Escola EMEF Professora Maria Zaíde Cardoso”. Como discussão central vem a abordar de que forma se constitui o bullying nas relações de poder no espaço escolar e os efeitos de sua prática na constituição dos sujeitos no ambiente escolar. O objetivo é compreender as relações sociais e a produção do Bullying no meio escolar. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa-descritiva de cunho etnográfico com observação, produção de diário de campo, em lócus e uso de entrevista com questionário de perguntas semiestruturadas. Os teóricos-intelectuais, que falam sobre questões que envolvem relações de poder, desigualdades sociais e a prática de violência entre sujeitos, utilizados como base do projeto foram Michael Foucault (1987), Alfredo Veiga Neto (2007), Guacira Lopes Louro (2003), Tomás Tadeu da Silva (2000), Jorge Larrosa (1994) e Ana Lucia Ratto (2007). A pesquisa dá ênfase na análise de campo que rodeia a construção das relações de poder sociais que permeiam a turma de 5ª ano/9 B tarde. A existência da prática de bullying se faz evidente nas observações realizadas, de uma forma coletiva e também individual, mas infelizmente as ações de discussão e prevenção mostram certo descaso com a gravidade das ações de violência existentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental: impactos na aprendizagem e desempenho escolar
    (2024-08-26) SILVA, Thaise Karoline dos Santos; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental de escolas da rede pública da cidade de Bragança, no estado do Pará. O objetivo foi analisar os impactos da ansiedade na aprendizagem e no desempenho escolar de 62 estudantes do 7º, 8º e 9º anos de diferentes escolas. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A construção de dados foi realizada por meio de um questionário de múltipla escolha, com o intuito de identificar a presença, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade. Para suporte teórico, amparou-se nas reflexões de Barlow (2002), Hoffman et al. (2012), Lenhardt e Calvetti (2017), Nardi (2019), Bastardas (2020), Silva (2020), Fontoura (2021), entre outros. Os resultados sinalizaram a predominância de sintomas de ansiedade em nível leve, com frequência diária e, na maioria dos casos, de início espontâneo. Constatou-se que esses sintomas interferem significativamente tanto no desempenho acadêmico quanto nas interações sociais dos estudantes. Concluiu-se que este cenário demanda intervenções em várias esferas, incluindo práticas governamentais, ações escolares e apoio familiar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teorias do desenvolvimento, à partir de Jean Piaget e Lev Vygotsky
    (2022-07-20) FAGUNDES, Roany Pantoja; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575
    O presente trabalho teve como temática o processo de desenvolvimento cognitivo do ser humano, com base nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky, procurando um entendimento sobre o processo pelo qual a criança vivencia durante sua vida e, sua relação com o ambiente externo. Ao percorrer o processo de desenvolvimento cognitivo, o sujeito, o indivíduo tem contato com experiências sólidas que têm o intuito a construção de um ser social. Piaget se baseou no fenômeno do pensamento abstrato, mental, lógico, independente da ação humana nas coisas e, por consequência, cientificamente, no que chamou de Epistemologia Genética. Vygotsky, que teve uma formação e vida acadêmica totalmente voltada para as artes e ciências humanas, destacou-se por seu estudo da estética e da literatura, pesquisou processos de mudança na história do sujeito, buscando a psicologia histórica, tendo como base o materialismo histórico-dialético. De tal maneira, ambos tinham a preocupação com questões genéticas, sociais e psicológicas para entender como ocorria o desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre as teorias destes dois autores sobre o desenvolvimento cognitivo e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
    (2018-07-16) CHAVES, Juliana Silva; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a disciplina ou indisciplina de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quando ela não se encaixa nos padrões de uma escola regular tendo em vista o seu fracasso escolar, antes de seu diagnóstico definitivo. Busca-se compreender o TDAH, a importância de um diagnóstico e as formas de tratamento, bem como de que modo este vem sendo abordado no campo da Educação. O papel da escola e as questões relativas aos medicamentos utilizados neste tratamento também constituem o campo de estudo desta pesquisa. O referencial teórico principal está baseado no Manual DSM-5 (2014), Silva (2014), Argollo (2003), Mattos (2003) e Manual DSM-IV (2002). O material empírico foi obtido em quatro escolas do município de Barcarena/PA por meio de questionários para docentes. A partir dos dados coletados, pode-se constatar que é preciso descaracterizar o conceito de que comportamentos fora dos padrões pode ser algum tipo de distúrbio e o qual deva ser medicado. E perceber que isso pode acarretar sofrimento para a criança, que apresentava apenas certas dificuldades em que foi transformado em doenças que precisariam ser curadas, para se encaixar em normas pré-estabelecidas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vivências da maternidade durante a graduação : uma revisão sistemática
    (2018) VIEIRA, Ailane Costa; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382
    O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios e que tipo de apoio social estudantes universitárias têm no seu dia a dia para conseguir concluir a graduação, tendo que conciliar a maternidade e a vida universitária. Trata-se de uma revisão sistemática, sendo o corpus artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizando-se os descritores gravidez and estudante universitária; mães and universitárias, sendo selecionados cinco artigos publicados entre os anos de 2009 a 2018. O auxílio da família, juntamente com a existência de creches universitárias, são alternativas de apoio emocional e estrutural para que as mães-acadêmicas consigam concluir a graduação. Conclui-se que as mulheres que se tornam mães durante a graduação estão mais propensas à desistência do curso.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA