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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O atendimento à primeira infância no município de Abaetetuba – Pará: de jardim de infância a casulo institucionalizado (1970-1990)(2023-06-28) ARAÚJO, Henrique Oliveira; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente artigo integra uma pesquisa realizada por meio do grupo de pesquisa de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense, no ano de 2019 a 2022 e problematiza o atendimento educacional destinado à Primeira Infância no município de Abaetetuba, no período de 1970 a 1990. A pesquisa objetiva analisar o atendimento educacional da primeira infância no município, tendo em vista a criação de um espaço que passou por diferentes identificações até ser institucionalizada como escola. Deste modo, a pesquisa foi demarcada entre 1970, quando foram implantados os Casulos, a 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) lei 8.069/90. A pesquisa tem cunho qualitativo e usa fontes documentais e narrativas orais para a produção de dados, assim como bibliográfica. Neste sentido, busca-se interpretar, por meio de análise das fontes impressas e memórias preservadas de pessoas que estiveram inseridas no contexto e que contribuíram para o entendimento do processo de identificação do espaço que foi chamado de Jardim de Infância, passando para Casulo até ser chamada de Escola Municipal de Ensino Infantil Nair Lima. Para dar embasamento teórico utilizamos autores que colaboram nos campos do uso da memória como a história educação infantil, da infância e das instituições, tais como Nora (1993), Ferreira (1979), Freitas (2003), Veiga (2005), entre outros. Os resultados dessa investigação apontam que no período entre 1970 a 1990, o atendimento da criança da educação infantil foi marcado pelo assistencialismo organizado pela Legião Brasileira de Assistência Social (LBA), por meio do Projeto Casulo, caracterizado como uma educação compensatória e com foco em discussões sobre saúde e higiene, ao invés de educacional, até pelo menos a década de 1990.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história em corpos interpretativos: o ensino de História pela dança e o teatro(2022-07-04) MELO, Felipe Araújo de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509O objetivo deste estudo é a reflexão sobre a produção de uma metodologia para o ensino da disciplina história através da dança e do teatro. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto de extensão “Processos de Formação Docente: ações de ensino aprendizagem em história”, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O foco do projeto era ministrar aulas de reforço da disciplina história utilizando novos recursos didáticos, como música, jogos didáticos, materiais audiovisuais. A dinâmica consistia em acompanhar a professora ou professor responsável pela turma, identificar o conteúdo trabalhado e nos horários vagos de lotação dos professores ofertar as aulas de reforço. Esta pesquisa foi desenvolvida no período de 2018-2021, teve como alvo a instituição Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, na cidade de Ananindeua/Pará. No decorrer da pesquisa se executaram duas experiências-piloto que propiciaram a aplicação do ensino de história pela dança e o teatro. Através da etnografia da prática docente, como metodologia, foi possível desenvolver diversos registros como diários de campo, fotografias, desenhos, que elencaram o corpo dos alunos como objeto de investigação e se tornaram fonte de analise para compreender o cotidiano escolar e suas implicações na aplicação da proposta metodológica. A pesquisa leva em consideração: Quais os saberes necessários para ensinar história pela dança e o teatro; Cultura Escolar, Controles Corporais e Subversões, o corpo na escola; E por fim a Consciência histórica por meio da Dança e do Teatro. Nesta pesquisa também se problematiza a formação docente, instigando que os cursos de formação de futuros professores de história compreendam a necessidade de um currículo interdisciplinar entre história, dança e teatro. O que se aborda aqui é um ensino de história pautado na prática do corpo dançante e teatral, no qual se desenvolve conhecimento junto aos alunos e alunas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) História local e memória: o brinquedo de miriti como expressão cultural do município de Abaetetuba(2022-07-20) CORREA, Tiago Ribeiro; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este artigo tem como objetivo compreender a importância de analisar o conhecimento histórico sob diferentes perspectivas. Tendo como objeto de pesquisa a tradição da produção do brinquedo de miriti, por ser uma das maiores expressões culturais do município de AbaetetubaPA. O brinquedo de miriti é uma forma de artesanato que é característico do município de Abaetetuba, sua origem histórica é vaga, ou seja, se encontra apenas na oralidade do povo da Amazônia (Loureiro 2020). Desta forma, essa pesquisa é de cunho qualitativa e iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica enfatizando autores como Adchie (2009) pois sua obra “O perigo de uma história única”, foi de fundamental importância para a problematização desta pesquisa, Loureiro (2020) que pesquisa e debate sobre o brinquedo de miriti, Silva (2009), que debate sobre a história oral enquanto ferramenta de transmissão de valores, sentimentos, visões de mundo e de cultura, dentre outros. Realizou-se a pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foi realizada com três moradores do referido município e que possuem ligação com o objeto de pesquisa. Os resultados obtidos nos permitiram compreender a importância do brinquedo de miriti na compreensão explicita da cultura do povo de Abaetetuba, por meio das diferentes versões das histórias contadas sobre ele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lugares de memória da educação na cidade de Abaetetuba: a banda marcial da Escola Estadual Pedro Teixeira(2022-07-19) OLIVEIRA, João Eduardo Carneiro de; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399A história como ciência contribui não somente na análise do passado, mas também a compreender o presente e revolucionar o futuro, desse modo, buscou-se estabelecer os atravessamentos entre história local, memória, lugares de memória e a educação no município de Abaetetuba. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como a Banda Marcial da Escola Pedro Teixeira na sua trajetória histórica pode se constituir como um Lugar de Memória da Educação no município de Abaetetuba-PA. Assim, a pesquisa possui abordagem qualitativa e se apresenta como histórico educacional, com suporte bibliográfica e do método da história oral. Como referencial teórico temos a contribuição de diversos autores, mas destaco a contribuição de Le Goff (1924) e Nora (1984). Logo, a partir das análises teóricas, e das memórias dos ex integrantes da Banda de percussão que norteiam e abrilhantam essa pesquisa, conclui-se que apesar da Banda não ser uma fonte cristalizada, pode ser considerada como lugar de memória em educação em Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reformas educativas no ensino médio na perspectiva da história da educação comparada no Brasil(2019-07-11) SANTOS, Nayse Mayara Silva dos; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612; https://orcid.org/0000-0002-9975-9919O objetivo geral desta pesquisa visa compreender as reformas educativas efetivadas no âmbito do Ensino Médio, em dois períodos distintos da História da Educação no Brasil (Estado Novo e o momento Contemporâneo). Suas finalidades específicas são: analisar, sob a perspectiva da História da Educação comparada, os propósitos das reformas educativas; identificar os principais aspectos relacionados à organização curricular do Ensino Médio e Secundário em diferentes tempos históricos; identificar e analisar as críticas provenientes dos autores com produção historiográfica sobre as reformas que afetaram esse nível de ensino no Brasil. Quais as finalidades das reformas educativas do Ensino Médio, transcorridas no período de 1930 a 1945 e 2017? Como ficaram estruturadas as propostas curriculares desse nível de ensino a partir das alterações empreendidas por essas reformas? Quais as principais críticas formuladas pelos pesquisadores da área de educação sobre os impactos dessas reformas? Pesquisa realizada em fontes bibliográficas e documentais, apreendidas via acesso virtual por meio da utilização da internet, abrangendo o período histórico de 1930 a 1945 e 2016 a 2018. Seja no período de Getúlio Vargas ou à época de Michel Temer, a oferta ou escassez do ensino de nível médio era parte constituinte da política oficial, já que sua disponibilidade era efetivada de forma desigual, e auxiliava a manter a estrutura social e econômica dos privilégios. Os resultados indicam que tanto no passado como no presente, a escola destinada à formação de nível médio convive com o dilema de ter que profissionalizar a ampla maioria que nela adentra, mas, também, impulsionar a continuidade dos estudos aos poucos que conseguem conclui-la e ingressar nos cursos subsequentes ofertados pelas instituições de ensino superior.