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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cartilha didática dos crustáceos e moluscos comercializados na feira livre do município de Bragança, Pará(2022-06-07) LIMA, Márcio Adriano Silva; GOMES, Grazielle Fernanda Evangelista; http://lattes.cnpq.br/5740656339448561; https://orcid.org/0000-0001-8898-0311A cidade de Bragança, localizada no Nordeste do estado do Pará, se sobressai como uma das cidades paraenses com maior exploração pesqueira, tendo a pesca artesanal como uma de suas principais atividades comerciais, incluindo a captura de crustáceos e moluscos. Contudo, ainda que estes dois grupos tenham clara importância socioeconômica para a região, há poucos estudos que abordam suas características específicas para o município de Bragança, divulgando-as para a população, que se torna alheia à diversidade faunística local. Tendo em vista esta necessidade de valorização dos produtos da economia local, bem como de divulgação das informações acerca destas espécies para o conhecimento da comunidade bragantina, o presente trabalho teve o objeto de levantar dados sobre crustáceos e moluscos comercializados na feira livre da cidade de Bragança e utilizá-los para elaborar uma cartilha didática que seja útil, essencialmente, para o ensino de ciências e biologia e para a divulgação do comércio local. Para tal, foram realizadas coletas de dados comerciais semanalmente durante 25 meses, com início em julho de 2016 e término em julho 2018, além de uma coleta em fevereiro de 2022 para atualização de dados, junto aos vendedores de pescado da Feira Livre, através de um questionário realizado de forma oral. Também foram coletados espécimes de cada nomenclatura comercial encontrada, para identificação morfológica. Um total de 11 espécies foram identificadas neste estudo, sendo oito pertencentes a categoria dos crustáceos e três, a categoria dos moluscos, todas registradas fotograficamente. Registrou-se 18 nomenclaturas populares, chamadas neste trabalho de designações comerciais, todas obtidas através das coletas. Geralmente, a mesma espécie recebia mais de uma designação comercial, segundo os vendedores. Realizou-se, ainda, as análises de variação e média de preço para cada espécie, além de um levantamento bibliográfico das informações biológicas de cada espécie identificada. Todos estes registros foram inseridos na cartilha, que conta com 37 páginas confeccionadas de forma clara e objetiva, para o entendimento do leitor. Através deste estudo constatou-se a riqueza de informações cultural e comercialmente relevantes e específicas que existem na cidade de Bragança. Além disso, a cartilha como instrumento didático pode ser útil para o ensino de zoologia em diversos níveis de educação, atuando como um facilitador de aprendizagem, sendo possivelmente eficaz na divulgação e consequente valorização do comércio local e de seus comerciantes. Assim, o presente estudo possibilita e contribui com a realização de novas pesquisas voltadas não apenas para o setor econômico, mas para a produção de instrumentos didáticos no município de Bragança-PA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição do uso da gamificação digital no processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do neurodesenvolvimento no município de Tucuruí(2024-11-25) SILVA, Thales Maurício Gonçalves da; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764A gamificação digital tem sido explorada como uma estratégia inovadora na educação, especialmente relevante para o ensino de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esses alunos enfrentam desafios adicionais no ambiente escolar, e a gamificação, ao integrar elementos de jogos em atividades educacionais, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes. Motivada pela formação em Engenharia da Computação e pelo interesse em tecnologias inclusivas, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: de que forma o uso da gamificação digital pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento nas escolas municipais de Tucuruí? Com foco na Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro e na Unidade Municipal de Ensino Infantil Plácido de Castro, o objetivo central foi analisar a eficácia da gamificação em aspectos como engajamento, motivação e aprendizado desses alunos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, permitindo observar o impacto de elementos de jogos, como recompensas, desafios e feedbacks imediatos, no ambiente escolar real. Os resultados indicam que a gamificação promove um ambiente inclusivo, reduz o estresse e incentiva a socialização, personalizando a experiência de aprendizado para alunos neurodivergentes. Esta análise culmina em recomendações para a implementação eficaz da gamificação digital, contribuindo para um ensino mais adaptativo e inclusivo na educação pública.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial(2022-02-04) AQUINO, Túlioi de Oliveira; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva: desafios e possibilidades para a inclusão de alunos com deficiências múltiplas(2018) SANTOS, Alveni Queiroz; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007A presente pesquisa pretende compreender os desafios e possibilidades da educação inclusiva de alunos com deficiências múltiplas no ensino regular. Durante muito tempo as pessoas com deficiências múltiplas foram rotuladas como indivíduos possuídos por demônios sendo excluído do convívio social. Na atualidade ações têm se voltado para um modelo de educação inclusiva, onde todos possam ser incluídos na escola regular sem discriminação e sem preconceito. A pesquisa busca trazer uma discussão de como tem sido feita o processo de inclusão desses alunos na classe regular considerando os desafios que se apresenta, tanto para a escola como para os educadores quanto à promoção da inclusão. O estudo tem como objetivo mostrar que esses alunos, quando atendidos de forma adequada com o uso de materiais lúdicos, têm possibilidade de socialização com as outras crianças e de desenvolver suas habilidades. Temos por objetivo ainda mostrar a importância do Atendimento Educacional Especializado e do uso da Tecnologia Assistiva como meios que favorecem a aprendizagem e possibilitam ao educando mais autonomia e inclusão social. Para análise dos resultados foi utilizada pesquisa bibliográfica, através da leitura de vários autores que abordam o assunto em questão. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se constatar que os alunos estão matriculados no ensino regular, mas ainda existe a necessidade de renovação e ampliação das ações pedagógicas voltadas a esse público, assim como adaptações nas estruturas físicas das escolas. Entendemos ainda que os educadores devem ter um olhar mais inclusivo para acolher a todos os alunos independentemente de suas características motoras, intelectuais ou de qualquer natureza física, psíquica, culturais e tantas outras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de tecnologías en las clases de E/LE por los profesores de las escuelas públicas de la ciudad de Abaetetuba-PA: dificultades y posible solución(2019-12-06) FERREIRA, Ívina Kelly Costa; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de cartilha educativa sobre infecções sexualmente transmissíveis para alunos das escolas de ensino fundamental e médio de Belém-Pa(2021-06-15) RIBEIRO, Jullyanne Elyne Castilho; COSTA, Greice de Lemos Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2305761244196596A construção de uma tecnologia educacional (TE) do tipo cartilha é uma estratégia inovadora para utilização de diferentes metodologias de ensino e aprendizagem que podem ser utilizadas, em escolas de ensino fundamental e médio, para abordagem de temas relevantes em um formato simplificado e mais próximo da realidade do público infanto-juvenil. Esta cartilha contém informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e orientações em relação aos métodos de prevenção, com o intuito de promover educação em saúde ao jovem a partir 10 anos de idade, levando-se em consideração a vulnerabilidade desse grupo a exposições e situações de riscos acerca das IST’s. Trata-se de um estudo metodológico descritivo, realizado sobre pesquisas acerca da temática e deficiências dessas informações no ambiente escolar. Optou-se em abordar o produto, de forma lúdica e simplificada, buscando facilitar o entendimento dos adolescentes em relação aos seguintes tópicos: o que são as IST’s; quais as principais IST’s; contágio e manifestação das infecções; sinais e sintomas; tratamento; comportamentos de risco e estratégias de prevenção. Essa tecnologia educacional será importante para aproximar o aluno dessa realidade, tornando-o provedor de sua própria saúde e, consequentemente, do próximo e do meio em que vive. Projetos futuros visam a validação e inserção desta TE em escolas de ensino fundamental e médio do município de Belém-PA, juntamente com a promoção de palestras sobre a temática abordada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fake news nas redes sociais: a importância da educação midiática(2023-05-15) LEÃO, Gleycy Kellen Gomes; CORDEIRO, Leonardo Zenha; lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112A presente pesquisa possui como título “As Fake News nas redes sociais: A importância da educação midiática”. Por meio de uma pesquisa narrativa, temos como objetivo geral: compreender a importância da educação midiática como auxiliar no processo de identificação de informações falsas. Como objetivos específicos, delimitam-se: identificar como as Fake News prejudicam processos de escolhas, discutir como a educação para as mídias influencia o processo de identificação de notícias online e apontar como a cibercultura impacta na vida da população brasileira. Levantamos a hipótese de que as pessoas aprendem com os processos de produção de mídia e com as redes sociais– desenvolvem uma leitura mais crítica e uma interpretação diferenciada dos fatos. Dessa forma, a problemática parte da questão : Como a educação midiática está sendo abordada nas salas de aula de acordo com as publicações acadêmicas sobre o assunto? No entanto, foi possível identificar que há debates sobre as fakes news e a importância da educação midiática, porém ainda é necessário mais discussões sobre o tema apresentado, assim como publicações de trabalhos nesse eixo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os Jogos digitais para os alunos com TEA: a tecnologia assistiva como ferramenta de intervenção no AEE no centro Moendy Akã, Bragança-PA(2019-08-30) VINAGRE, Swany Furtado; ROSÁRIO, Adriana da Conceição Barros do; http://lattes.cnpq.br/1582199833244487; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O presente estudo tem por objetivo analisar a utilização dos jogos digitais como ferramenta de intervenção no Atendimento Educacional Especializa com alunos com Transtorno do Espectro Autista. Tendo como objetivos específicos: identificar os benefícios dos jogos digitais como recurso pedagógico no Atendimento Educacional Especializado (AEE), construir e aplicar os jogos digitais, como metodologias inovadoras de interação no ensino e aprendizagem, perceber como se dá a interação doas alunos ao utilizar os jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem, a partir da abordagem metodológica qualitativa levantamento bibliográfico, pesquisa documental. A construção dos jogos se deu por meio de observação participante no AEE no Centro de Referência de Atendimento Terapêutico Educacional Especializado (CRATEE) – Moendy Akã no município de Bragança-PA e entrevistas com as professoras de AEE que atuam no Centro. A partir da coleta de dados, iniciamos a construção de três jogos: jogo das cores por meio da corrida dos carros, jogo das vogais e jogo da família silábica, utilizando o editor de apresentação Power Point, nesta construção utilizando músicas, imagens e temas de preferência dos alunos e os conteúdos a serem trabalhados. As aplicações dos jogos ocorreram no período de abril a junho de 2019, com quatro crianças com TEA, que realizam o atendimento no CRATEE-Moendy. Os resultados obtidos nos fizeram perceber que as crianças com TEA interagiram de forma significativa com os jogos principalmente com aqueles que tiveram em seu desenvolvimento elementos como imagem e música de sua preferência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mobile assisted language learning: teachers' perspectives on EFL classes in public schools at Altamira-PA(2019) MACHADO, Jardel Fernandes; CARDOSO, Odília; http://lattes.cnpq.br/6696071215900181Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) QUIMISHOW: um game de misturas e métodos de separação(2023-09-18) SOUZA, Fábio Pacheco de; SOUZA, Tiago Pacheco de; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Uma parcela significativa da sociedade contemporânea vive em um mundo profundamente marcado pelo uso de Tecnologias Informação e Comunicação (TICs) em atividades básicas dos diversos contextos da vida cotidiana. Por outro lado, persiste uma realidade marcada por Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo, como na cidade de Melgaço, onde o acesso a essas tecnologias é dificultado. Assim, entendemos que a escola é importante instrumento para a transformação social e deve ser um local de acesso e incentivo ao uso criativo das TICs, portanto, precisa ser ambiente para democratização dessas tecnologias, contribuindo para aprendizagem e para inclusão digital e social. Esperamos que o recurso didático elaborado possa contribuir para o enfrentamento da exclusão social ao passo que contribua para a aprendizagem dos objetos de conhecimento propostos. Em vista de oportunizar e aproveitar o potencial de comunicação das TICs, este trabalho consistiu na elaboração de um Objeto de Aprendizagem, para o ensino dos objetos de conhecimento Misturas e Separação de misturas, conforme a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O Objeto de Aprendizagem, nomeado de “Misturas e métodos de Separação”, foi criado graficamente com ferramentas do programa PowerPoint da Microsoft para o sistema operacional Windows. Como resultado, foi obtido um recurso didático, para acesso off-line que contribui tanto para o processo de ensino, quanto de aprendizagem, dadas as suas características de um jogo destinado à avaliação, mas que disponibiliza feedback dos conceitos avaliados em cada pergunta, possibilitando a afirmação ou correção dos conceitos abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F. DR. ABEL NUNES DE FIGUEIREDO DE PORTEL/PA: produzindo um livro virtual(2016-03-18) SOUZA, Adaias da Cruz de; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho aborda a relevância da experimentação de física no ensino de ciências e a produção de um livro virtual de experimentos. Essa estratégia de ensino sempre foi deixada em segundo plano por professores das escolas públicas, devido a grandes deficiências estruturais das escolas, porém é inegável a importância da experimentação para o ensino de ciências, pois ela proporciona uma visão científica mais real e menos abstrata dos fenômenos físicos, proporcionando uma melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente vivemos na era digital, da informação e comunicação, com vários recursos digitais e tecnológicos disponíveis no ciberespaço, então saber utilizar esse aparato em prol da educação se torna essencial, e fazer uso desses recursos disponíveis no ciberespaço na produção de um livro virtual é uma realidade. Os principais objetivos desse trabalho são: identificar os reais problemas enfrentados pelos professores para a utilização da experimentação, identificar a aprendizagem dos alunos através dessa estratégia, mostrar que é possível levar a experimentação para dentro da sala de aula através de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo, além de produzir e disponibilizar para comunidade escolar um livro virtual de experimentos. Para atingir esses objetivos foram realizadas experiências de Física em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abel Nunes de Figueiredo localizada no município de Portel/Pa e depois aplicado questionários para avaliarmos a opinião de professores e alunos sobre a experimentação de física, e produzido um livro virtual com os experimentos apresentados, através dos recursos digitais e tecnológicos do ciberespaço. As conclusões dos dados obtidos mostraram que realmente a experimentação de física é raramente utilizada por professores devido as limitações estruturais das escolas, porém eles reconhecem sua importância e os alunos gostariam de ter experimentos em sala de aula além de aprenderem melhor através dessa estratégia, e o livro virtual de experimentos ameniza um dos problemas identificados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A tecnologia da informação e comunicação dentro do ambiente escolar e sua utilização no processo de ensino aprendizagem(2019-07-09) MACHADO, Thiago Rodrigues; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473O presente trabalho tem como finalidade discutir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e sua utilização no processo de ensino aprendizagem. Visto que, nos últimos anos ocorreram diversas transformações na sociedade e os avanços tecnológicos tiveram um papel fundamental, desta forma através deste trabalho buscaremos refletir sobre a aplicação desses recursos tecnológicos dentro das escolas uma vez que existe a possibilidade dessas ferramentas auxiliarem tanto os professores quanto os demais participantes do sistema educacional. O texto também abordará algumas políticas públicas que estiveram voltadas para a expansão da utilização dos recursos tecnológicos tanto dentro, quanto nos espaços fora das escolas. Para nos ajudar a entender melhor como ocorre essa relação entre educação e tecnologia, realizamos uma pesquisa numa Escola Municipal da cidade de Abaetetuba-PA e através do questionário foi possível entender como se da o uso das TICs no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Na sequência, através dos resultados desta pesquisa pudemos perceber que elaborar um projeto educacional no qual as tecnologias aliadas às atividades pedagógicas podem impulsionar o processo educacional e as tecnologias da informação e comunicação ajudam tanto os professores quantos os alunos a ampliarem as suas possibilidades de ensinar e aprender. Dando a possibilidade para construírem cada vez mais conhecimentos satisfatórios.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As tecnologias da informação e comunicação (TIC) no contexto escolar para o ensino de ciências(2023-06-30) FURTADO, Jhennyfer Miranda; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802São cada vez mais crescentes as discussões acerca da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar, considerando-se os avanços tecnológicos que emergem na sociedade. Logo, o uso destes recursos no âmbito educacional, torna-se indispensável quando analisadas as contribuições que podem trazer para um melhor processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem objetivo de verificar a importância da inclusão tecnológica como suporte nas aulas de ciências, enfatizando como os professores estão inserindo essa ferramenta de ensino em suas metodologias através do processo de intervenção na rede de ensino municipal de Cametá-PA, pelo uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação no ensino de ciências. O processo teórico metodológico se deu de duas formas; a priori fez se um levantamento bibliográfico; no qual, buscou-se algumas referências de autores como: PAULO FREIRE (2013), LIBÂNEO (1994), KENSKI (2007, 2012), BRASIL (1998), e posteriormente se realizou a pesquisa de campo, através da aplicação de questionários com os alunos atuantes na rede Municipal de Cametá- PA, do ensino fundamental na aula de ciências. Portanto, nota-se o quanto o uso das TIC nas escolas colabora para o ensino e aprendizagem dos alunos, visando sempre a busca por novos conhecimentos. Este estudo apresenta contribuições para a ampliação do olhar sobre o uso das TIC como recuso na sala de aula, bem como ferramentas que motivam e geram uma aproximação entre docentes e discentes, transformando o ambiente escolar em um espaço interativo e dinâmico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do software Sábio: uma aventura ecológica como ferramenta didática no Ensino de Ciências Ambientais(2022-12-16) OLIVEIRA, Ney Cristina; FONSECA, Wellington da Silva; http://lattes.cnpq.br/5066230825214516; https://orcid.org/0000-0002-2602-1964; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231O uso da tecnologia educacional no atual contexto das instituições de ensino é fundamental para a modernização da educação brasileira, nesse sentido, o presente trabalho objetivou estimular a conscientização de crianças a respeito da educação ambiental através de jogos didáticos. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo ambiental intitulado Sábio - Uma Aventura Ecológica. A utilização do jogo promoveu, nos alunos, o interesse em combater os problemas ambientais enfrentados em Ananindeua / PA, região metropolitana de Belém. O projeto foi aplicado na Escola Sistema de Ensino Amazônia com 42 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, ao final do jogo foram distribuídos aos educandos questionários contendo questões referentes ao grau de dificuldade do jogo e aos problemas ambientais existentes na cidade. Após a aplicabilidade do jogo e das respostas obtidas com os questionários foi possível observar que os alunos participaram ativamente de cada fase do jogo e entenderam o quanto é importante cuidar do meio ambiente.