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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância metodologica do jogo e da brincadeira no 3º ano na E.M.E.F. João Pantoja Gonçalves
    (2019-09-06) BRITO, Anderson Leão; FONSECA, Marcos Luis Pereira; http://lattes.cnpq.br/0623004287242547
    O presente trabalho vem aborda as considerações a respeito do lúdico na educação: buscando discutir como os professores da EMEF JOÃO PANTOJA GONÇALVES trabalham metodologicamente o jogo e as brincadeiras na turma de 3° ano do ensino fundamental, para facilitar no processo formativo da criança, tendo em vista que o lúdico é uma ferramenta indispensável na construção de conhecimento. Para procurar responder a este questionamento, a pesquisa conta com o seguinte objetivo: analisar como são utilizados os jogos e as brincadeiras como instrumento de desenvolvimento e sua contribuição no trabalho do professor. O processo metodológico na presente pesquisa teve três momentos. A primeira etapa, realizamos um levantamento da literatura, para compreender as pesquisas existentes na área a respeito do tema proposto, a segunda etapa, estabelece uma abordagem literária na qual se estudou o lúdico e suas implicações no desenvolvimento da criança, buscando compreender as contribuições do lúdico para a obtenção de informações pertinentes ao tema abordado na pesquisa e por fim na terceira fase os resultados da pesquisa de campo. A organização do texto se define em dois capítulos, assim discriminado: Ludicidade e Educação e o segundo O Lúdico na Educação Infantil, nestes capítulos um dos maiores questionamentos era a compreensão do objeto de pesquisa e sua utilização como prática pedagogia, usando a oralidade do professor para justificar está importância em sala de aula. O texto está subsidiado a partir dos estudos de: Almeida (1978) Vygotsky (1998), Piaget (1983), Kishimoto (2011), Chateau (1979), Silva (2014) Neves (2009) entre outras citados no corpo do texto. Esta pesquisa revelou que os profissionais compreendem a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos a utilizam em seu trabalho, portanto, o trabalho se torna relevante por considerar o lúdico uma ferramenta de grande ajuda nas mãos dos professores no que tange a melhorar o processo de ensino aprendizagem, deste modo a ludicidade torna-se um instrumento indispensável para tornar o processo de ensino aprendizagem um ato prazeroso e instigante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia
    (2024-11-28) ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    Esse artigo buscou identificar quais as principais dificuldades encontradas pelos discentes ao utilizarem um software BIM na elaboração de um projeto arquitetônico fazendo uma comparação com a tecnologia CAD. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários abordando perguntas sobre o Revit e o AutoCAD com suas respectivas tecnologias. Através dos questionários, foram analisadas quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos tanto para migrar da tecnologia CAD para a tecnologia BIM quanto quais as dificuldades eles enfrentam na elaboração do projeto. Desta forma verificou-se que as principais dificuldades estão relacionadas a falta praticidade com o programa, outro ponto que se pode constatar é que a grande maioria dos discentes adotaria software BIM, tal problemática pode ser sanada através da implementação desta tecnologia através de matérias da grade curricular dos graduandos e incentivos ao uso da ferramenta no processo de aprendizado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    UMA ABORDAGEM SOBRE O ESPORTE: a história do esporte e sua função na escola como ferramenta de inclusão social
    (2020-09-24) BALIEIRO, Mateus Pinto; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    Este trabalho buscou compreender o esporte como um fator de integração e inclusão social. O esporte como fenômeno social e a esfera da atividade humana desempenham um papel crescente na vida da sociedade moderna. A crescente contribuição do esporte foi fundamental para o desenvolvimento e a paz por meio da tolerância e respeito, do empoderamento do indivíduo e da comunidade e da consecução dos objetivos do esporte são a inclusão social. O esporte para estudantes com deficiência intelectual é de natureza educacional e humanística e visa o desenvolvimento de forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem ao atleta superar os obstáculos da vida; a formação de caráter e responsabilidade moral em situações de adaptação ao ambiente social; proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, para a implementação da auto realização do atleta; criação de condições para o autodesenvolvimento da personalidade criativa do atleta e divulgação de seus potenciais criativos. Os resultados apresentados no artigo confirmam que a presença do esporte na escola, na educação física adaptativa, é educacional, socializadora e humanista por natureza e visa desenvolver forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem que um atleta supere os obstáculos da vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Água e saúde: uma abordagem didática para estudantes com deficiência visual
    (2022-07-11) FONSECA, Carla Rayssa Nogueira; SARPEDONTI, Válerie; http://lattes.cnpq.br/2358097649881792
    Abordagens sobre o ensino de ciências e saúde, para estudantes com deficiência visual, por meio da utilização de recursos didáticos adaptados são amplamente discutidos; contudo, percebe-se uma escassez de trabalhos sobre assuntos relacionados a água e saúde bucal. Diante disso, o presente estudo objetivou contribuir com a divulgação de abordagens didáticas sobre o tripé água-saúde-higiene, por meio de três ações educativas conduzidas na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo em Belém/PA. A primeira ação abordou a distribuição da água no planeta e o ciclo da água; a segunda tratou sobre microrganismos e higiene, e a última teve como foco a saúde bucal. Para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foram confeccionados vários modelos tridimensionais: um mapa mundo, um painel do ciclo da água, um bastão de comparação entre a área ocupada pela água doce e pela água salgada, vírus, bactérias, protozoários, um macromodelo da boca e um cartaz tátil sobre a anatomia do dente. Como resultado, foi percebido que, na primeira ação, a utilização do mapa mundo e do painel sobre o ciclo da água tiveram sucesso pelo tamanho da representação dos continentes e pelas legendas em braille utilizadas no painel; a atividade sobre dissolução de materiais na água também ajudou no entendimento sobre diferentes materiais presentes na água. Na segunda ação, os modelos dos microrganismos ajudaram os educandos a entenderem sobre a anatomia externa, no entanto, não foram eficientes ao tratar sobre a biologia dos organismos. Nessa ação, ao mostrar na prática como a limpeza das mãos deve ser realizada, os alunos mostraram entusiasmo e interagiram bastante. Na terceira ação, o uso do macromodelo da boca e do cartaz da anatomia do dente se mostrou eficaz ao ensinar os problemas bucais e o método correto de escovar os dentes, principalmente pela forma tridimensional dos dentes na boca. A partir dessas ações foi concluído que a utilização de materiais no ensino de ciências e saúde bucal são extremamente importantes, para isso os materiais devem ser produzidos focando em diferentes texturas, cores, tamanhos e com legendas em braille. Também foi observado que ao tratar sobre higienização, a presença dos pais é imprescindível para a continuidade das práticas ensinadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Álbum digital de aves da Amazônia como recurso didático no ensino de ciências na Escola Miguel Bitar no município de Breves-PA
    (2015-04-13) ANJOS, Paulo José Romão dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a elaboração de um álbum digital de aves da Amazônia, com a pretensão de utiliza-lo como recurso didático no ensino de ciências, com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância das aves amazônicas e aproximar a realidade dos estudantes no processo de ensino, e através do recurso apresentar as características morfológicas, a distribuição geográfica e a classificação cientifica do grupo, e as relações entre as aves, meio ambiente e o ser humano. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários para os alunos, no qual foram submetidos a analises, sendo avaliadas a aceitação e eficácia do álbum digital como recurso didático e o tema aves como gerador. Através da análise dos dados os resultados mostraram que o recurso didático despertou o interesse dos alunos pela aula, tornando os mesmos mais participativos, contribuindo dessa forma, no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos assim, que o álbum digital de aves da Amazônia, foi bem aceito quanto recurso didático no ensino de ciências. Nesse sentido como todo recurso didático, vem para somar e complementar a tradicional aula, adotando novos meios didáticos trazem bons resultados. Dessa forma, despertar a atenção dos alunos, tornando os conteúdos interativos, promovendo o ensino aprendizagem.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA
    (2018-12-12) FARIAS, Áurea Selma da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coêlho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    No cotidiano, desde cedo as crianças apresentam muitos questionamentos e indagações que precisam ser esclarecidas. E é na convivência escolar que algumas questões passam a ser entendidas. E a alfabetização cientifica tende a contribuir no aprendizado das crianças. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição da alfabetização científica na educação infantil para a promoção da aprendizagem dos fenômenos da natureza em uma escola de educação infantil do município de Bagre no Marajó, para os conteúdos de ciências relativos aos assuntos sobre os fenômenos da natureza, tais como o vento e a chuva. Inicialmente, foi apresentado um Termo de Consentimento livre e Esclarecido para os responsáveis das crianças e a autorização para a escola. Posteriormente, a pesquisa foi desenvolvida, utilizando uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro semiestruturado com duas perguntas: De onde vem a chuva? e De onde vem o vento? A técnica de registros foi a gravação de voz feita com aplicativo de celular. O público alvo foram crianças de cinco anos. Os dados foram obtidos através de experimentos e de vídeos, obtidos por meio de sites na internet, além disso, usaram-se recursos como músicas, desenhos maquete na abordagem dos conteúdos. Os resultados mostraram que 47,6% das crianças conseguiram entender a origem do vento e sua distribuição nos espaços físicos e 100% conseguiram entender a origem da chuva. Esses resultados mostram que a alfabetização cientifica pode ser inserida ainda na educação infantil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aquisição da leitura na classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ajó-Cametá/Pa
    (2014-09-03) GONÇALVES, Maria Dinelma Pompeu; ALMEIDA, Rosilene Ferreira de; GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes; http://lattes.cnpq.br/8464690332592795
    Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a aquisição da leitura na classe Multisseriada na EMEF de Ajó. Mais especificamente seu intuito é analisar as representações dos professores sobre a leitura na classe Multisseriada, compreender se as metodologias que são utilizadas para trabalhar com a leitura são feitas de forma que os alunos sintam-se motivados a ler com prazer no espaço escolar, identificar os sucessos e fracassos que o aluno vem apresentando em decorrência do processo de leitura desenvolvido na instituição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa porque tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, já que este é um tipo de pesquisa que é mais apropriado para a análise do assunto em foco. Foi feita uma entrevista semiestruturada, com um roteiro previamente elaborado. Fazer esta pesquisa trouxe para nós, uma nova concepção sobre os métodos pedagógicos que vem sendo utilizados e as estratégias de leitura que a docente do 2º e 3º ano da EMEF de Ajó utiliza para estar auxiliando seus alunos a terem uma melhor compreensão sobre a importância da leitura. Para a realização do presente trabalho, utilizaram-se os estudos teóricos de Bamberger, Freire, Ghiraldelli Junior, Hage, Oliveira, Solé entre outros. Com a nossa pesquisa e as conversas com a professora notamos que a maioria dos alunos do terceiro ano já sabem ler e que os alunos do segundo estão acompanhando os discentes do terceiro ano. Os que não sabem ainda ler estão recebendo auxilio da professora e com certeza vão obter um grande sucesso na leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas práticas como ferramenta metodológica para o ensino de ciências em escolas municipais de Tomé-Açu/Pa
    (2021-06-11) MORAIS, Laís Caroline Cavalcante; VIEIRA, Janaína Gell de Pontes; http://lattes.cnpq.br/8752927637981750
    A desmotivação nas aulas de ciências é um fato recorrente nas escolas pú-blicas podendo ser atribuído a diversos fatores, como aulas primordialmente tradicionais teórico/expositivas, falta de relação da teoria com a prática, salas superlotadas e pro-fessores desestimulados a promover um ensino diferenciado e motivador entre outros. As aulas práticas podem ser usadas como uma estratégia de ensino eficiente para pro-mover um ensino de qualidade voltado para a realidade do aluno e o meio em que vive, trazendo a ciência para dentro das salas de aulas através de métodos e materiais sim-ples e de fácil manuseio, com sua eficiência comprovada desde que relacionada com a teoria. O objetivo desta pesquisa foi estimar e contextualizar a proporção de professores de Ciências que usam aulas práticas como ferramenta metodológica no ensino de ciên-cias em escolas municipais do município de Tome-Açú/ (PA), como estratégia para fa-cilitar o ensino aprendizagem nos conteúdos de ciências. A fim de avaliar o uso dessa estratégia, foi aplicado um questionário para trinta e três professores de ciências da rede municipal de ensino em doze das noventa e seis escolas do município, para avaliar a ocorrência dessa ferramenta. A pesquisa comprovou que ainda há um número signifi-cativo de professores (36%) que não utilizam este método, os principais motivos men-cionados pelos professores nos questionários, foram destacados: a indisponibilidade de materiais fornecidos pela escola, espaço inadequado, sala superlotas e falta de tempo para planejamento destas atividades. Os profissionais que utilizam esta ferramenta, cerca de 64%, afirmam obter grandes resultados além do entusiasmo dos alunos ao participarem desse tipo de aula. Cabe ressaltar que iniciativas que visem a maior utili-zação de aulas práticas no ensino de ciências são imprescindíveis para melhoria do processo de ensino e aprendizado, este que pode ocorrer de forma prazerosa, motiva-dora e interessante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Averiguação sobre a prática do uso de software na educação matemática, através da atuação de um projeto de extensão
    (2021) SILVA, Cristina Neves da; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721
    Muito tem se debatido e pesquisado sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática, suas possibilidades de contribuição e como ferramenta de ensino, mas, partindo da teoria, buscamos aqui relatar e analisar a prática desse novo modelo de ensino através dos softwares para o ensino de matemática pelo projeto de extensão estudado neste trabalho, o qual foi projetado para trabalhar com alunos e cooperar com professores do ensino fundamental para explorar softwares educacionais para o ensino de matemática, realizando por meio de ações, possibilidades de contribuir para o desenvolvimento de conceitos matemáticos, na formação de professores e a relevante integração da tecnologia no currículo de matemática desses professores e alunos, uma vez que o projeto visa familiarizar os professores de matemática com os recursos da tecnologia digital, observando especificamente os softwares trabalhados. Neste contexto, os objetivos desse artigo são: 1) traçar e discutir os objetivos do projeto, 2) citar e analisar as ações já desenvolvidas no mesmo. Pretende-se, assim, averiguar a potencialidade (ou não) dele enquanto projeto de cunho intervencionista. Para tanto, partimos de uma pesquisa de caráter bibliográfico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
    (2019-02-28) ARAGÃO, Paulo Márcio; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Os métodos de ensino e aprendizagem vem se modernizando ao longo dos tempos, e as aulas com recursos exclusivamente tradicionais estão dando lugar às aulas virtuais em ambientes modernos e com tecnologias inovadoras, motivando o aluno para a aprendizagem. Uma das grandes vantagens do uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem é que o aluno tem a possibilidade de manipular as ferramentas virtuais independente do tempo, espaço ou tutores, por exemplo, desde que se tenha acesso a um computador smartphone ou aparelho com recursos tecnológicos similar. Diante disso,é realizada uma pesquisa Bibliográfica elaborada a partir de material já publicado, com a inclusão de procedimentos técnicos de uma pesquisa documental sobre as principais plataformas de apoio ao professor e bancos de acesso livre que disponibilizam OVAs para o ensino de Ciências, dentre eles: ProInfo, eProInfo, Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e PhET interactive simulations. Assim é indicado os recursos tecnológicos disponíveis para facilitara reconstrução do conhecimento dentro e fora do ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Banguê como prática de ensino e aprendizagem na comunidade de Rio Jacaré Xingú Cametá-Pa
    (2018-10-10) NUNES, João Mauricio Rodrigues; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; https://orcid.org/0000-0001-9450-5461
    O presente estudo foi centrado na Comunidade de Rio Jacaré Xingú, no município de Cametá-Pará, tendo como objetivo analisar a prática cultural Banguê como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem de diferentes gerações na comunidade de Rio Jacaré Xingú. Assim como, conhecer a importância histórica do Banguê nas comunidades ribeirinhas, compreendendo como se dá a relação dos saberes e práticas culturais proporcionadas pelo Banguê na construção da identidade da população do Rio Jacaré Xingú. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica em busca de trabalhos que falasse acerca do tema proposto, como: CANDAU (2011), FREIRE (2005), PINTO (2007), GOMES (2003) entre outros, que abordam a temática em questão, após o levantamento bibliográfico foi realizado a pesquisa de campo quando feita a coleta de dados na localidade de Rio Jacaré Xingu, através da observação do dia a dia da referida localidade, com realização de uma série de entrevistas com os integrantes do grupo de Banguê, além de professores, alunos e moradores locais. Neste sentido, a pesquisa se utilizou de fonte oral, mediante aos relatos orais e histórias de vida, coletados através das entrevistas, observação do cotidiano e conversas informais. Dados da pesquisa apontam, que o Banguê é uma prática cultural afro-brasileira que deve ser vista como uma pratica pedagógica, capaz de afirmar identidades e fazer com que as populações ribeirinhas se reconheçam como sujeitos históricos no processo educacional, pois essa prática é carregada de saberes que estão arraigados nas vivências cotidianas, na memória dos mais velhos, nos gestuais corpóreos, na musicalidade, nas diferentes formas de trabalho e de diversão, na confeção das ferramentas e petrechos de trabalhos, e nos instrumentos musicais do Banguê.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
    (2024-06-13) LOPES, Edivaldo da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537
    Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    BRINQUEDOTECA: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil
    (2019-09-07) GARCIA, Luana Alice Vieira; MIRANDA, Susy Garcia; MOURA, Georgete Pantoja; http://lattes.cnpq.br/8999246159259185; https://orcid.org/0000-0003-3641-4769
    O Trabalho de Curso intitulado “Brinquedoteca: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil”, objetivou analisar como estão desenvolvendo as atividades no espaço da brinquedoteca com os discentes de uma escola de Educação Infantil no Município de Breves. Esta pesquisa propôs responder aos seguintes questionamentos: Identificar a contribuição da brinquedoteca para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil; conhecer como é desenvolvido o trabalho pedagógico com as crianças na brinquedoteca e reconhecer o papel do brinquedista enquanto mediador no processo de aprendizagem das crianças. Para sua realização, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o método utilizado foi o estudo de caso em uma Escola de Educação Infantil no município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 03 professoras da brinquedoteca. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos autores renomados que abordam a temática em voga tais como Cunha (2007), Friedmann (1992, 2012), Kishimoto (1998, 2011), Redin (2007), Gimenes e Teixeira (2011) e Santos (2013).Os resultados da pesquisa apontam que as professoras Brinquedista reconhecem a importância da Brinquedoteca enquanto espaço facilitador para o desenvolvimento, também reconhecem a importância de planejar as atividades lúdicas desenvolvida neste ambiente, porém a quantidade de materiais pedagógicos e o tempo de permanência das crianças no espaço da Brinquedoteca no momento não são satisfatórios.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
    (2022-07-07) CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas, relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia
    (2022-06-24) LIMA, Rita de Cássia Pinheiro; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743
    Esse trabalho tem como objetivo discutir memórias escolares trazidas por licenciandos em Biologia no sentido de mapear em suas narrativas as relações que são estabelecidas entre as memórias escolares e a formação docente. Com isso, buscamos identificar e mapear nesses episódios narrados, elementos e sentimentos que possam nos dizer como veem a escola e as relações que ali se estabelecem e o que trazem dali para o futuro profissional. Tomamos como fontes de pesquisa as narrativas individuais de graduandos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas produzidas no contexto do Estágio Supervisionado I, quando produziram um exercício de reflexão um texto narrativo com o título “Como era a minha escola?” Tomamos como elementos norteadores os seguintes questionamentos: Como descrevem a estrutura física da escola? Quais personagens aparecem nas narrativas? Quais sentimentos destacam? Após a análise das narrativas mapeamos a presença de alguns lugares favoritos na escola, pois é bastante recorrente nas narrativas dos licenciandos. O refeitório, as quadras de esportes e as salas de leitura são lugares apresentados como uma espécie de fuga da sala de aula ou como refúgio diante de situações difíceis vivenciadas pelos alunos. Observamos também que as chamadas “aulas diferenciadas” como as aulas práticas, de campo e as excursões são trazidas como uma alternativa para as aulas ditas “tradicionais” e como estratégia que contribui e facilita o aprendizado. Também são mencionados nesse caminho as Feiras de Ciências. As narrativas trazem ainda as lembranças dos professores que marcaram a vida e até influenciaram, de certa forma, a conduta dos licenciandos. Se por um lado algumas lembranças remetem a experiências ruins, outras trazem professores que foram lembrados pela forma de ensinar, e pelo vínculo estabelecido por um gesto, uma conversa, um momento de atenção, ou até mesmo uma canção que foram recordações acionadas como referências positivas da vida escolar. Nossos resultados nos permitem inferir como a vida na escola é parte importante do repertório que o futuro professor irá dispor em sua vida profissional. É também daí que ele vai retirar subsídios para sua prática pedagógica, pois a forma como, no presente, ele vê a escola pode nos dar pistas de como ele poderá lidar com esse ambiente quando for professor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, Melgaço-PA.
    (2021-06-23) TORRES, Marcelo Silva; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar a utilização de histórias e narrativas no ensino da matemática através de práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, na E.M.E.F. Getúlio Vargas. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Como, nas práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, utiliza-se de histórias e narrativas contadas para o ensino da matemática? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Quais as contribuições do Movimento Brasileiro de Educação Matemática para o aprimoramento da prática pedagógica no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Como os docentes têm incluído as histórias e narrativas no ensino da matemática como forma de favorecer o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, bem como a aprendizagem dos conteúdos de Matemática por parte dos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona urbana do município de Melgaço-PA. As técnicas de coleta de dados foram observação e entrevista semiestruturada, aplicados com 01 coordenador pedagógico e 04 professores. Os resultados da pesquisa apontam que a utilização de contação de histórias como método de ensino matemático é de maneira pouco explorada nas aulas. Conclui-se que é necessário uma ação que permita viabilizar esta metodologia em sala de aula, como uma formação continuada para os professores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS VIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA VILA RIBEIRINHA RECREIO DO PIRIÁ, CURRALINHO-PA
    (2021-01-22) BREOTON, Kelle da Cruz; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou discutir as contribuições das histórias vivas por meio das narrativas orais sobre o conhecimento histórico social de uma comunidade tradicional para o processo ensino-aprendizagem dessas crianças. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: de que maneira os recontos de histórias, por meio das narrativas orais podem contribuir no processo de ensino –aprendizagem de crianças na educação infantil? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: de que maneira, a partir das narrativas orais, é possível estimular o desenvolvimento cognitivo e social da criança? Qual a importância de se trabalhar as histórias vivas por meio da narrativas orais na educação infantil? De que forma a escola pode valorizar as histórias vivas da comunidade ribeirinha? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de Educação Infantil, Canto do Saber, localizada na Vila do Piriá, município de Curralinho-PA. Para a coleta de dados foi conduzidas entrevistas semiestruturadas, para 02 (duas) docentes, e conversas informais para 06 (seis) discentes. Os resultados da pesquisa apontam que a consolidação da aprendizagem na Educação Infantil por meio das narrativas orais acontece de forma significativa, pois as crianças sentem-se capazes para expressar suas emoções, seus sentimentos e sua criatividade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR DE CIÊNCIAS PERANTE DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO 6º ANO
    (2023-09-05) BRAGA, Ana Luiza Mar; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; RAMOS, Maria Neide Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3119709145133137
    A compreensão, leitura e interpretação de textos, assim como o controle da escrita se constituem em processos indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo. Porém, muitas crianças iniciam o Ensino Fundamental maior com índices preocupantes no que se refere a leitura e a escrita. O que interfere, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem, pois, o mínimo de compreensão e escrita de um texto é de suma importância no contexto pedagógico e contribui significativamente para o sucesso escolar do aluno. Desta forma, esta pesquisa se movimenta neste campo problemático, com o objetivo de promover a reflexão sobre os desafios que o professor de ciências enfrenta com alunos com atraso em leitura e escrita, dando ênfase ao 6º ano do Ensino Fundamental. Questionando e analisando as estratégias e as práticas docentes realizadas pelo professor no enfrentamento desta problemática, principalmente no desenvolvimento dos conteúdos de Ciências. Nesse contexto, a pesquisa, é resultado do Estágio Supervisionado II e se baseia em observações realizadas nas aulas de Ciências e em uma entrevista realizada com a professora responsável pelas turmas do 6ºano, que permitiu destacar dificuldades enfrentadas diariamente em suas aulas. Portanto, é notório que ainda existem sérios problemas quanto à alfabetização, evidenciando a necessidade da aplicação de estratégias metodológicas para minimizar a problemática, assim como, dispositivos específicos de avaliação que possibilitem driblar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com a leitura e a escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    DESCOBRINDO O ENSINO DA ASTRONOMIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BREVES-PARÁ
    (2017-08-16) FAVACHO, Luciano Gonçalves; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Este trabalho constitui-se em um relato de experiência, que é o resultado dos estudos realizados através no projeto “Introdução ao Mundo da Astronomia na Ilha do Marajó – Breves”, tendo como objetivo analisar o Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental de Breves- Pará (E.E.F.B-P). Além do relatório de ações do projeto, apresenta os resultados da pesquisa, com base nos dados levantados e nas teorias estudadas, entre elas: Afonso (2006), que expõe a história da astronomia indígena; Faria (2009), Veiga, Ponte Neto et al (2015), Moraes e Chiaradia (2007), Steiner (2009), apresentam a História e o Ensino da Astronomia; Langhi e Nardi (2009; 2010), Bretones (1999), Daminele (2009), Daminele e Steiner (2010), Bizzo (2009) debatem o ensino da astronomia e a formação de professores para trabalhar o assunto na educação básica, sendo que todas servem de base para o projeto relatado e para a pesquisa nele realizada. A metodologia adotada foi o estudo de caso nas E.E.F.B-P. Os sujeitos foram professores atuantes nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se para a coleta de dados aplicação de questionários abertos. Os resultados apontam uma grande necessidade de projetos e formação continuada na área da astronomia que venham suprir as carências no Ensino da Astronomia apresentadas pelos professores pesquisados. Pontuando sugestões para a melhoria no Ensino da Astronomia nas E.E.F.B-P, esse trabalho não esgota a necessidade de novas pesquisas sobre o tema, ainda pouco conhecido e trabalhado em nossa região, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas
    (2023-02-13) SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228
    O presente trabalho apresenta uma pesquisa referente ao processo de docência no ensino em química durante a pandemia da Covid-19. O objetivo deste, é analisar os desafios e as perspectivas dos professores de química durante o Ensino Remoto Emergencial - ERE. Dada a importância dessa temática, aplicou-se um questionário contento 16 perguntas, elaborado via Google Forms, com perguntas de múltipla escolha e discursivas, o qual foi respondido de forma totalmente online, contando com a participação de 13 docentes. Para a elaboração desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. Os resultados obtidos, evidenciaram os desafios presentes na prática docente durante o ERE, bem como o olhar destes, a respeito desse momento.
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