Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA DINAMIZAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO MARAJOARA DE BREVES-PA(2020-11-04) SANTOS, Raila Trindade dos; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar a contribuição da ludicidade na dinamização da proposta curricular de uma escola do campo, localizada no município de Breves-PA. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Como a ludicidade pode contribuir na dinamização da proposta curricular de uma Escola do Campo localizada no município marajoara de Breves-PA? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Qual é o espaço ocupado pelas atividades lúdicas nas diretrizes curriculares da educação do campo no Brasil, bem como na proposta curricular das Escolas do Campo do município de Breves-PA? Como as atividades lúdicas contribuem para a aprendizagem dos conteúdos relacionados aos temas geradores da proposta curricular das Escolas do Campo localizadas no município de Breves-PA? Quais as contribuições do Projeto de Extensão “Atividades Lúdicas para o Currículo da Escola do Campo no Município Marajoara de Breves-Pará” para a inserção ou incremento de atividades lúdicas nessa proposta curricular? Esta pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e o estudo de caso que ocorreu a partir do Projeto de Extensão. Para a análise dos dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo. As discussões desta pesquisa têm como base Caetano (2013), Almeida (2015), Ritter (2016), Evaristo (2017) e Rolim (2017), analisamos ainda documentos oficiais tais como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002) e a Proposta Curricular (anos finais) do Ensino Fundamental das Escolas do Campo (BREVES, 2014). Os resultados da pesquisa apontam que a ludicidade contribui para o processo de ensino e aprendizagem, pois propicia uma prática pedagógica que estimula os alunos de forma mais dinâmica. Constatou-se ainda que o Projeto de extensão foi de grande relevância para a escola São Pedro, pois proporcionou formação para os docentes, que apesar de demonstrarem conhecimento acerca da ludicidade e de utiliza-la em sala de aula, trabalhavam-nas de forma descontextualizada. As ações que o projeto desenvolveu contribuíram para que os professores pudessem realizar um trabalho pedagógico atrelado a ludicidade de forma sistemática, compartilhando e construindo saberes, através de um momento de troca de experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física(2018-12-19) OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de; FERREIRA, Luiz da Conceição; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XTrata-se de estudo sobre o currículo de vinte cursos de Educação Física, nas melhores instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com ranking Universitário Folha (2017). Tem como objetivos analisar como os referidos cursos trabalham a inclusão em seus currículos; analisar se o conceito de inclusão no currículo dos cursos analisados respeita os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem; e propor caminhos que favoreçam o estabelecimento da inclusão no currículo da educação física, de acordo com os princípios do Desenho Universal para a aprendizagem. Em relação à metodologia da pesquisa, adotamos como orientação teórica a abordagem qualitativa, e como estratégia de investigação o estudo bibliográfico, que nos permitiu refletir sobre este fenômeno, a partir das ementas das disciplinas dos referidos cursos, disponíveis no site das instituições investigadas. Para tal, realizamos o mapeamento das ementas das disciplinas voltadas para a temática da inclusão e categorizamos como a inclusão é abordada em tais cursos. Recorremos à análise de conteúdo de Bardin (2011) para tratamento dos dados; e aos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014); Desenho universal em (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2016); e (CAST, 2011) enquanto aporte teórico. Os resultados nos revelam que, ainda que os cursos analisados percebam a inclusão pela ótica da acessibilidade, nenhuma disciplina ofertada, nos vinte cursos de Educação Física brasileiros, constantes no universo desta pesquisa, desenvolvem a inclusão na perspectiva do Desenho Universal, focam apenas a questão das deficiências físicas, o que ratifica a importância de uma reestruturação curricular no sentido de transversalizar de fato a inclusão e não apenas em favor de alunos com deficiência, mas sim contemplando toda a diversidade presente no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: um estudo de caso sobre o currículo e práticas educativas na E.M.E.F. Remanescentes de Quilombo São José da Povoação(2021-01-08) FREITAS, Fernanda de Nazaré Pereira de; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377Sabe-se que o povo negro no Brasil teve uma contribuição de extrema relevância para o desenvolvimento do país, e, portanto, deve ter os seus méritos reconhecidos. A educação tem um papel fundamental para divulgar as culturas que estão sendo esquecidas ao longo da história do país, inclusive das comunidades remanescentes de quilombo. Diante desse contexto de conhecimento de quem são e como vivem os remanescentes de quilombo, projetou-se o olhar investigativo à escola Remanescente de Quilombo São José da Povoação, que está situada na localidade na qual existem descendentes de escravos. O objetivo deste trabalho foi conhecer como se produz e se trabalha o currículo da escola e como as práticas educativas são aplicadas em prol da valorização das identidades do povo Quilombola ali residentes. Os principais documentos estudados foram as Leis de Diretrizes Curriculares para educação escolar quilombola, Guia de políticas públicas para comunidades quilombolas, (Projeto Político Pedagógico (PPP) da Esola municipal de Ensino Fundamental Remanescentes de Quilombo São José da Povoação), bem como a Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Antes de entrar buscamos trilhar uma trajetória em torno da escola e exploramos vários elementos importantes que compõem a conjuntura da comunidade, assim abordamos a religiosidade e as mulheres como um elemento de luta e de resistência. Posteriormente adentramos na escola e suas especificidades. Para isso chamamos para o debate vários estudiosos que contribuiram para enriquecer e aprofundar com suas teorias, as problemáticas aqui abordadas; (MUNANGA, 2005) que aborda temas como o racismo, identidade, diversidade, etinicidade e cidadania; (ARROYO, 2012), que defende uma educação integral e valorização da cultura, (OLIVEIRA, 2017), defende o ser quilombola e as práticas curriculares e a educação do campo, (SANTANA, 2019), que traz vozes insurgentes de mulheres negras, para o debate e as questões em torno da mulheres e seu empoderamento diante da sociedade machista, entre outras contribuições as quais foram essenciais para qualificar a pesquisa. Os resultados indicam que com o passar dos anos muito já se perdeu na cultura, costumes, modo de vida, organização do trabalho praticado pelos mais antigos, porém há muito o que se fazer, pois esta pesquisa além de contribuir para uma análise da real conjuntura da situação de como se encontra a escola da Comunidade Remanescentes de escravos quilombola São José da Povoação, abre possibilidades de repensar praticas pedagógicas que venham resgatar, ou mesmo fortalecer as tradições e o modo de vida de um povo com uma ampla riqueza cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BREVES, MARAJÓ-PA(2021-11-22) GUIOMAR, Jessica Leão; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Este estudo tem como objeto a temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira” no contexto da Educação Infantil em Breves, Estado do Pará. É orientada pelos seguintes questionamentos: A temática “história e cultura africana e afro-brasileira” está presente na Matriz Curricular Municipal da Educação Infantil, Proposta Curricular e Projeto Político Pedagógico das escolas de educação infantil da cidade de Breves? Como essa temática é abordada nesses documentos? Há diferença ou semelhança quanto à abordagem dessa temática pelos citados documentos? O objetivo geral consistiu em identificar se a temática em estudo está inserida nos documentos que norteiam esse nível de ensino na cidade de Breves. Especificamente buscamos conhecer como esses documentos apresentam/abordam a história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros. Também verificamos semelhanças e diferenças entre a forma de abordagem da referida temática adotada pelos documentos citados. No campo teórico contamos com a contribuição de Vital Didonet (2001), Priscila Freitas (2016), Lucineide Soares (2013), Almeida e Sanches (2016), Silvia Costa (2017), entre outros. Trata- se de uma pesquisa documental cujos documentos analisados foram: A Matriz Curricular Municipal da Educação Infantil, uma Proposta Curricular; sete Projetos Políticos Pedagógicos e quatro planos de ensino das escolas de educação infantil da cidade Breves. Entre os resultados obtidos destaca-se que o currículo da educação infantil do município contempla os seguintes temas geradores: Cultura afro-brasileira e Diversidade étnica e cultural, os quais dialogam com nosso tema de estudo. As escolas têm autonomia para escolher e desenvolver um dos temas geradores, mas somente três PPPs fazem menção às relações étnico-raciais. Também não se identifica tal perspectiva na única Proposta Curricular analisada, já nos planos de ensino, verificamos que todas as escolas analisadas incluíram a temática em seus planejamentos. Concluímos que as escolas de educação infantil de Breves, embora não trabalhe a temática em pauta de forma a considerar as questões históricas dos africanos e afro- brasileiros em mesma proporção das culturais em seu currículo, desenvolvem um trabalho que contribui para combater o preconceito racial e promover a valorização da cultura e história de povos africanos e afro-brasileiros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Mulltiano no Rio Mapuá/Município de Breves: vivências, currículo e aprendizagem na comunidade e escola Santa Maria(2019-11-16) SILVA, Edieuza Maria da; ÁLVARES, Paulo Sérgio de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4208254923112434Este estudo apresenta como temática “O Multiano no Rio Mapuá/Município de Breves: Vivências, Currículo e Aprendizagem na Comunidade e Escola Santa Mari”. Um estudo que mostra a trajetória docente em relação ao transporte para chegar a comunidade ribeirinha, as dificuldades enfrentadas durante a longa viagem, bem como os riscos acumulados, com a realidade educacional, sem apoio pedagógico e materiais adequados para desenvolver suas aulas diárias. Contudo este estudo também mostra, a persistência em ter positividade na aprendizagem dos alunos, mesclando saberes e culturas locais, pelas oralidades, contação de histórias e estórias, inseridas no currículo anual da escola, fazendo assim, com que os alunos se sintam parte da educação e mostrando o valor da linguagem materna para o ensino e aprendizagem. Mostrando principalmente, que os saberes locais podem se tornar científicos e contribuir para novas aprendizagens. Essa pesquisa foi realizada Na comunidade e escola Salta Maria do Alto Mapuá, no Município de Breves. Como metodologia, usou-se a entrevista, observação e vivência pessoal como docente da comunidade. Como Base teórica se buscou os estudos de Hall (2005) e a questão da cultura que cerca o sujeito e da qual este faz parte formando sua identidade. Em Giddens (1997) com a importância de olhar para o passado como uma forma de orientação para a vida atual e de futuro. Também em Candau (2008) com as lutas sociais para a valorização das vivencias, Marcuschi e a contextualização e explicitude na relação entre fala e escrita, além de outros autores importantes para esta produção e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um olhar para a atuação profissional do professor de matemática em início de carreira(2021) VIEGAS, Rafael de Souza; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Um dos fundamentos da formação inicial do professor de Matemática é a articulação entre teoria e prática para que desta forma esta formação possa contribuir com a futura prática docente desses futuros professores. Em relação à prática, essa é compreendida como uma aprendizagem que reflete na formação do indivíduo porque permite, entre outras coisas, o pensamento criativo, aprendizado a partir dos erros, auxílio na resolução de conflitos etc. Partindo desta perspectiva, o nosso interesse nessa pesquisa se concentrou em analisar o reflexo da formação inicial de dois professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará – campus do Marajó/Breves em suas atuações como professores de matemática em início de carreira. Como referencial teórico nos pautamos nos estudos de Silva (2007), Nicola (2016), Guimarães (2004), Mota (2018), Freire (1996) entre outros. A pesquisa foi de cunho qualitativo, por meio da aplicação de questionário aos dois professores. Ao final do trabalho, observou-se o reconhecimento por parte dos professores da importância das disciplinas e atividades práticas ofertadas no curso para as suas atuações profissionais em sala de aula e o reconhecimento da necessidade da ampliação da carga horária dedicada a prática na graduação.