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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A base nacional comum curricular do ensino médio: um olhar para o papel das tic’s no ensino de matemática
    (2021) NEVES, Elton Cunha das; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537
    Neste artigo, analisou-se o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no processo de ensino de Matemática evidenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Tal trabalho deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza documental. Em relação ao papel da tecnologia, recorreu-se às ideias Tikhomirov (1981) e Levy (1993). Como resultados, foi identificado que a BNCC possui duas perspectivas em relação ao uso de tecnologias. A primeira trata do uso de tecnologia como suplementação do pensamento, evidenciando a tecnologia como ferramenta de ensino; e a segunda está centrada na perspectiva da reorganização do pensamento. Nesse sentido, entende-se que a BNCC apresenta avanços na perspectiva da utilização de tecnologias digitais para o ensino de matemática, uma vez que elas são apresentadas como elementos integrantes do conjunto de competências previstas para os alunos do ensino médio na área de matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comunidade quilombola São Manoel: um estudo acerca do currículo escolar
    (2018-07-03) VALADARES, Nelnice do Carmo; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703
    O presente trabalho foi desenvolvido na Comunidade Quilombola São Manoel, e pretende analisar se os saberes e fazeres culturais da Comunidade, concebidos enquanto experiência educativa, são ou não aplicadas na escola por meio de seu currículo. A pesquisa é de cunho etnográfico e desenvolveu-se seguindo a metodologia de pesquisa qualitativa, sendo realizada entre os meses de Dezembro de 2017 a Maio de 2018. Iniciou com pesquisas bibliográficas, em sequência foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os moradores locais, professores e pais de alunos, análise de documentos e observação participante na escola e na Comunidade. A pesquisa foi dividida em três momentos: No primeiro, foi direcionada ao levantamento de dados acerca do processo histórico da comunidade. No segundo, a pesquisa voltou-se para o espaço escolar e, no terceiro, foi direcionada a análise acerca do currículo desenvolvido pela Instituição Escolar. O aporte teórico foi embasado em Brandão (2007), Silva (2004), Libâneo (1994), Petersen (1991), entre outros que discutem essa problemática. Como resultados obtido temos que a escola apresenta em seu currículo alguns elementos que nos leve a considerar à aplicabilidade da experiência educativa de sua clientela, ainda que timidamente. Considerando esta afirmação finalizo dizendo que a identidade cultural de um grupo é constituída por meio de sua maneira de pensar, falar, viver e se relacionar uns com os outros, por meio de formas e costumes que se perpetuam de geração em geração, proporcionando a esse grupo, uma característica particular, que os define enquanto pertencentes a uma determinada sociedade. Na perspectiva de Silva (2000) a identidade, assim como a diferença, é um produto social e cultural, ou seja, é produzido no contexto social onde as relações interpessoais acontecem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Currículo e transversalidade: um olhar sobre a nova legislação
    (2019-07-09) SANTANA, Cintia Wanily Oliveira Mendes; SOARES, Raimunda Lucena Melo; http://lattes.cnpq.br/4770593445189343
    A educação como fator indispensável para o desenvolvimento humano assume um papel de suma importância na vida de todos os indivíduos. Então, pergunta-se: Qual a importância da discussão de gênero e sexualidade na educação escolar, no ensino fundamental? Mediante esse problema central de estudo, pensou-se como objetivo geral compreender a importância da discussão de gênero e sexualidade para a formação escolar, política e social. Entre as fontes bibliográficas destacam-se as obras de Marlucy Paraíso, Dagmar Meyer, Guacira Louro e Michel Foucault. Como metodologia, o estudo baseou-se na perspectiva pós-crítica em educação, deste modo, partiu-se de pistas e suspeitas apontadas por estudiosos afins, para que se pudesse dar movimento a formas outras de refletir sobre o objeto bruto. O estudo permitiu concluir que o currículo, frente às tensões que englobam a vida em sociedade, não pode abrir mão de discutir acerca da multiplicidade, da diversidade e da diferença. Contudo, percebe-se nos tempos atuais a ocorrência do silenciamento da diversidade, do ocultamente da multiplicidade e da exclusão de corpos e identidades. Entende-se que em um currículo há muitos movimentos que assumem caráter políticos ou ideológicos. Diante disso, a formação docente deve inclinar-se para o descobrimento de espaços novos, espaços de resistência e de dissensos, proliferando o desejo e a vontade de potência que impulsiona as ações do profissional da educação. Para que este desejo possa alargar os limites do currículo, dando a ele luz voz, movimento, sexualidades, gêneros e transversalidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O documento curricular municipal de educação infantil e a valorização e preservação da identidade cultural de Soure-PA
    (2023-12-21) SANTOS, Yasmim Gonçalves dos; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065X
    A discursão sobre a temática currículo na área educacional é intensa e promove muito diálogo entre especialistas e profissionais da educação, buscando compreender, a importância e a finalidade desse documento, no campo da educação. Em Soure não é diferente. O currículo torna-se um documento alvo de estudos por profissionais do campo educacional que buscam torná-lo um documento orientador do trabalho docente, mais em uma perspectiva de valorização da identidade da cultural local como elemento significativo na formação do discente. Portanto, este trabalho objetiva-se em verificar a organização do DCM/EI e quais suas orientações para a prática docente; averiguar de que maneira, em suas diretrizes, ações e estratégias, o DCM/EI promove a valorização e preservação da identidade cultural local; identificar a contribuição do DCM/EI para a prática educativa desenvolvida na formação da infância mediante a preservação e valorização das identidades culturais do município de Soure-Pa. A importância deste estudo perpassa pela compreensão de como o Documento Curricular Municipal de Educação Infantil (DCM/EI) aborda a dimensão da cultura local no âmbito escolar, visto que a escola, como espaço formativo, deve estar compromissada em sua proposta pedagógica, com práticas educativas que formem cidadãos e que estes se reconheçam como sujeitos pertencentes e possuidores de uma identidade cultural própria o que favorece a preservação de sua história e da história de seu povo. Segundo Gomes (2006) a diversidade cultural é ilimitada e transversal e, no âmbito escolar, é considerada essencial para a formação humana. Daí que um currículo não pode deixar de considerar tal dimensão, negligenciando que somos todos sujeitos socio-histórico-culturais diversos. A cultura está diretamente interligada à educação e compreender como o DCM/EI, aqui tomado como objeto de análise, é utilizado na prática de educadores da Educação Infantil na perspectiva da formação de crianças com vistas à preservação e valorização da cultura local é a proposta deste artigo, a metodologia utilizada foi a análise documental, que de acordo com Sá-Silva; Almeida e Guindani “[...] é desenvolvida através da discussão que os temas e os dados suscitam e inclui geralmente o corpus da pesquisa, as referências bibliográficas e o modelo teórico” (2009, p. 11), sente sentido o Documento Curricular Municipal de Soure, com especificidade o nível de Educação Infantil foi elemento de investigação neste trabalho. Quanto o resultado, ao desejar a valorização da Cultura Local, precisa ser posta em prática no ambiente escolar, as tradições e os costumes sourenses. E, embora sejam feitas adaptações sobre a valorização da cultura em âmbito global, se faz necessário adequar o currículo e as propostas pedagógicas para que a valorização da cultura local seja um direito representativo e presente nos espaços escolares e educativos. A aprendizagem do aluno pode ocorrem em diversos lugares, afirmando assim que a escola já não é mais o único espaço para obtenção conhecimento e os docentes já não são mais os únicos detentores do saber. Qualquer tipo de adaptação curricular proposta deverá, em suas atividades educativas, respeitar a cultura de seus sujeitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da música e a educação: a sua inserção no currículo da educação básica ao longo da história
    (2018-06-14) MARQUES, Rosangela Caetana; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    Este artigo tem como foco o ensino da música e a sua relação com a educação. Estaremos analisando a partir da perspectiva histórica e legal, como o ensino da música foi sendo inserido na educação formal no Brasil. O contexto de inserção da música no texto será abordado considerando as principais leis no campo da educação e de que maneira esses aspectos consideram a sua articulação no currículo da educação básica. Para aprofundamento do debate nas últimas décadas, recorremos aos seguintes documentos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio (PCN/1997), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI/1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). Apesar da música está inserida no contexto histórico da civilização e ser reconhecida como grande ferramenta para o desenvolvimento do ser humano, ela é desvalorizada na educação na educação básica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os filmes infantis e suas implicações para a formação da criança
    (2019-03-12) Tavares, Moizaquer Moraes; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    Este trabalho investigou a relação que existe entre mídia e currículo, alguns autores colaboraram para o melhor entendimento do tema, dentre eles: Henry Giroux (2003), Douglas Kellner (2001), Silva (1995) e de Costa (2009) que contribuíram para maior compreensão sobre a temática. Tendo em vista a validade do assunto e partindo da conjuntura do atual cenário político, onde a cultura da mídia é abordada como instrumento forte pelo qual manipula e forja muitos pensamentos, veio o desejo de explorar seus efeitos nas crianças. Levando em consideração que os filmes infantis, artefatos culturais dissipadores da cultura da mídia, entram em milhões de lares como meio de entretenimento infantil, surgiu a pergunta: “De que forma o currículo midiático vem implicando na formação das crianças na infância?” O objetivo é refletir sobre os efeitos do currículo midiático na formação das crianças na infância. Foram analisados os enredos de alguns filmes, como: “Viva! A vida é uma festa (2018)”, “Up! Altas aventuras (2009)”, “Como treinar o seu dragão (2010)” e “Emoni – O Filme (2017)”, por serem filmes bem aceitos pelo público infantil. O trabalho procurou ainda apresentar aspectos históricos sobre o surgimento da mídia, suas tendências e contribuições que ela trouxe para o desenvolvimento da sociedade. Para tanto, foi utilizado a pesquisa bibliográfica focalizando os resultados da teorização pertinente, seguida de sistematização, análise das ideias e das imagens nos artefatos culturais. Concluiu-se que os filmes infantis podem ser ótimos instrumentos de ensino, desde que haja uma preocupação, por parte do responsável/educador, em escolher o filme seguindo a faixa etária dos educandos e refletindo antes sobre o conteúdo do filme e o que se quer ensinar. Constatou-se que há consequências não desejáveis pelo fato dos filmes infantis não serem vistos/usados em formas de ferramentas úteis na construção da criticidade na criança em seu processo de desenvolvimento escolar e social, isto é, os filmes podem estar sendo usados apenas para entretenimento. Verificou-se que a indústria cultural é extremamente forte e que seus produtos são produzidos objetivando fins específicos de comércio e consumo facilmente aceito pelo público infantil. Percebeu-se que os conteúdos dos filmes muitas vezes podem levar as crianças a apresentarem comportamento de maneira não infantil. A isso podemos chamar de adultização da infância, ou infância instantânea. No entanto, os filmes oferecem grandes ferramentas que podem auxiliar de maneira direta no desenvolvimento imaginário da criança. Os artefatos culturais (re)constroem padrões afirmando/reafirmando/confirmando normas e ideias aceitas pela sociedade. Observou-se ainda, que os artefatos culturais, materializados sob a forma de filmes infantis, precisam ser vistos como currículo que ensina valores, crenças que configuram instrumentos construtivos que forjam as identidades de maneira positiva, ou negativa, dependendo de como se usou essa ferramenta. Pais, educadores precisam contribuir na construção crítica das crianças, fazendo destas, cidadãos ativos, emancipados em sua realidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros
    (2018-07-06) ALEXANDRE, Joneide Pinheiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    Este estudo trata da força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da Escola Bernardino Pereira de Barros. O objetivo é analisar a força pedagógica do brinquedo de miriti para o currículo da escola a partir da perspectiva dos professores. Como a Escola Bernardino Pereira de Barros está situada em Abaetetuba, considerada a capital mundial do brinquedo de miriti, a cultura do miriti é central para a cidade e para o currículo. Entre os procedimentos metodológicos da pesquisa de campo temos a aplicação de questionários abertos-fechados a um grupo de professores da escola. O referencial teórico conta com a contribuição de vários autores, entre eles: Giroux (2003), Hall (1997), Silva (1999), Gomes (2006), entre outros. Dos resultados obtidos considera-se que Abaetetuba produziu a cultura do miriti, que tem reconhecimento estadual e nacional, os professores não detém conhecimento da tradição e do patrimônio cultural, acreditamos na necessidade de um redimensionamento curricular, aproximando currículo e escola. A força pedagógica da cultura local na escola ainda não é percebida, existe para repensar o ensino e a relação escola-cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA
    (2023-09-27) SILVA, Ana Paula de Jesus da; ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de; http://lattes.cnpq.br/6951370218355443; https://orcid.org/0000-0003-0168-2843
    O presente trabalho apresenta o contexto histórico sobre a formação para professores, a Educação do Campo e a Licenciatura em Educação do Campo-Campus Altamira a partir de alguns relatos do Tempo Comunidade vivenciado pela autora do trabalho. Tem como objetivo compreender a formação para professores e as políticas públicas instituídas para a formação de professores do campo, tendo como parâmetro o curso Licenciatura em Educação do Campo-Linguagem e Códigos e apresentar minhas percepções na vivência nos Tempos Comunidade. A metodologia utilizada parte de uma revisão bibliográfica e de relatos de experiência da autora e estão relacionados com a Pedagogia da Alternância, metodologia que estrutura o curso. No que se refere às bibliografias foram utilizadas algumas obras de pesquisadores que discutem e problematizam as várias determinantes próprias da Educação do Campo com suas políticas, serão considerados portanto as investigações de: Rossato (2018), Molina & Sá (2020), Caldart & Molina (2004), entre outros. A justificativa para desenvolver o trabalho é a relação dos assuntos discorridos no curso de Licenciatura em Educação do Campo e a realidade observada durante os Tempos Comunidades. O tempo comunidade foi desenvolvido em três momentos e todos com alunos de Comunidades rurais, o primeirofoi desenvolvido na comunidade Santa Luzia com turmas do Ensino Fundamental Final,o segundo momento foi na Escola Brasil Novo na zona urbana com alunos vindo das comunidades rurais e o terceiro momento foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Brasil Novo.Todos os Tempos Comunidade foram investigadas aulas significativas e de acordo com a realidade.como resultado da pesquisa podemos reconhecer que a UFPA é a universidade que tem contribuído significadamente para essa melhoria nesta região, e nesse espaço de tempo com duração de quatro anos, os professores proporcionaram formação de educadores que, possam reconhecer o currículo do Campo e desenvolver estratégias de aprendizagem diferenciadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos da formação inicial do curso de pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação infantil
    (2019-08-23) BEZERRA, Hévila dos Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial no curso de Pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação Infantil. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício na Educação Infantil estão passando por alterações significativas em razão da formação inicial recebida, em nível superior. Os dados foram coletados por meio de memoriais de formação e profissionalização docentes elaborados pelos participantes durante o componente curricular da disciplina Didática e Formação Docente, aplicação de questionário semiaberto, constituído dos eixos perfil profissional, prática curricular anterior ao ingresso no curso e percepção das mudanças ocorridas, e entrevistas semiestruturas. Os resultados apontam que uma das mudanças mais evidentes nas práticas pedagógicas dos professores participantes da pesquisa, com base na percepção dos mesmos, foi com relação à metodologia de ensino, tendo em vista que esta constava como uma das principais dificuldades enfrentadas no planejamento pedagógico antes do ingresso no curso. Outra alteração percebida foi com relação ao conhecimento das teorias educacionais que os docentes não tinham entendimento, enquanto contavam apenas com a formação de magistério em nível médio, o que nos permite considerar que esta formação se seu deu de forma precária. As permanências prevaleceram com relação ao método de avaliação através de pareceres, as organizações das turmas permanecem entre divisão de grupos ou individual de acordo com a proposta de cada atividade, e as sequências didáticas e projetos continuam sendo a principal forma de organização de conteúdos de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental
    (2019-09-22) RABELO, Mayara Andreza Lago Melo; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial nas práticas curriculares de docentes do Ensino Fundamental do estado do Pará em formação no PARFOR/UFPA, realizada no âmbito do curso de Pedagogia UFPA, campus de Bragança. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício no Ensino Fundamental estão passando por alterações em razão da formação inicial recebida. É uma pesquisa qualitativa longitudinal, com duração de três anos, que investigou um grupo de 52 professores integrantes de turmas ofertadas pela UFPA nos polos de Bragança, Augusto Correa e Tracuateua, nordeste do Pará. Os dados foram coletados em três momentos distintos da vida acadêmica e profissional dos professores, de 2017 a 2019. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados memoriais de formação docente, questionário e entrevista. Os resultados alcançados demonstram que os professores tiveram permanências em suas práticas no tocante às referências que usam para selecionar os conteúdos, na organização da turma para as atividades, além dos instrumentos de avaliação e percebemos que ocorreram mudanças na escolha dos materiais curriculares e na organização dos conteúdos de ensino, a formação inicial contribuiu para torná-los mais críticos e reflexivos, estabelecendo relações mais interativas com os alunos, construindo novas estratégias de planejamento e ensino, considerando as necessidades e os contextos das escolas de atuação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lugar do currículo como objeto de estudo na formação inicial em educação física da Universidade Federal do Pará – Campus Belém
    (2018-11-30) SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231
    Este trabalho monográfico possui como objeto de investigação o currículo e seu lugar na formação inicial docente do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém. Por efeito, objetiva identificar quais perspectivas teóricas e potencialidades sobre o estudo do currículo estão presentes no percurso acadêmico do curso de Educação Física da referida instituição, mediante o pressuposto de que o mesmo apresenta um caráter plural de significação e diversos enfoques temáticos relacionados às ações educativas na escola e, propriamente, à intervenção pedagógica com a Educação Física. O processo metodológico contou com análise documental do Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Educação Física da UFPA Belém, com destaque para o ementário do curso, visando diagnosticar nos componentes curriculares temáticas associadas à discussão curricular em Educação Física. Os resultados apontam para uma presença implícita de discussões que navegam por entre os enfoques temáticos do currículo, de modo análogo a outros conhecimentos próprios do campo pedagógico e da Educação Física, assim como se visualizou potencialidades evidenciadas em componentes que possuem forte tendência para o trato com o estudo do currículo e seus temas. Nessa medida, conclui-se sobre a necessidade da formação em Educação Física da UFPA Belém visualizar no currículo um necessário objeto de estudo para os desígnios do campo na área escolar, tendo em vista a relação intrínseca entre ambos os campos. Ademais, analisa-se a viável intenção desta mesma formação não centrar objetividade exclusiva ao estudo do currículo, uma vez da necessidade anunciada do trato acadêmico aos conhecimentos próprios do campo da Educação Física. Em contrapartida, igualmente se faz essencial o estudo explícito deste objeto, de modo interdisciplinar e transversal, para reforço da perspectiva curricular nas dinâmicas educativas com a Educação Física no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
    (2024-10-03) ALMEIDA, Silvano Pereira de; SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos; http://lattes.cnpq.br/6004376537871160
    Esse artigo, de caráter bibliográfico e documental, tem como objetivo analisar o “Caderno de Projeto de Vida” formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) no âmbito da implementação da Lei Nº 13.415/2017, mais conhecida como “Novo Ensino Médio”. Para tanto, primeiro faz uma breve introdução sobre o contexto e o conteúdo dessa lei de reforma do Ensino Médio. Em seguida, traça alguns apontamentos em torno do componente curricular “Projeto de Vida”. E por fim, valendo-se da Análise do Discurso, a partir da corrente fundada por Michel Pêcheux, propõe uma análise do Caderno Orientador de Projeto de Vida do Estado do Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Política curricular e relações raciais: a Lei 10.639/2003 nos discursos de documentos oficiais da educação básica e ensino superior na Amazônia Bragantina-Pa
    (2019-08-01) GUIMARÃES, Deidiane Costa; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    O presente estudo tem como objetivo analisar os discursos de documentos oficiais acerca da implementação da Lei nº 10.639/2003 no currículo da Educação Básica e Ensino Superior, a partir dos Órgãos executores SEDUC, SEMED, UFPA e fiscalizadores (Conselho Estadual de Educação do Pará e Conselho Estadual de Bragança). A pesquisa é de abordagem qualitativa. O procedimento metodológico utilizado no estudo foi a análise documental do Plano Estadual e Municipal de Educação, Resoluções do Conselho de Educação do Estado do Pará e Conselho Municipal de Educação de Bragança e os Projeto Pedagógico de Curso das Licenciaturas da UFPA. Os dados foram analisados a partir da análise do discurso com base no dialogismo discursivo de Bakhtin e bibliografia especializada acerca da temática. Os resultados revelam ações sobre a formação continuada dos profissionais da educação, valorização da cultura afro-brasileira e africana, políticas afirmativas, materiais didáticos sobre a temática, referente à implementação da Lei nº 10.639/2003, no que concerne o Plano Estadual de Educação, Plano Municipal de Educação, Legislações do Conselho Estadual e Municipal de Educação, e Projetos Curriculares de Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal do Pará. Ademais, ressaltamos ainda a ampliação da discussão sobre a Lei 10.639/2003 de forma que a contribuir para a construção de uma educação democrática e antirracista, que respeite, reconheça e valorize as singularidades e diferenças de cada grupo sociocultural, principalmente sobre a cultura afro-brasileira e africana concernente aos contextos educacionais e sociais. Concluímos sobre a implementação da lei nº 10.639/2003 por meio das ações evidenciadas nos documentos que versam sobre a Educação Básica e Superior no município de Bragança-PA, com medidas e estratégias importantes com vista a construção de um currículo de multicultural, de valorização da diversidade cultural, especificamente sobre a valorização da cultura negra.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão
    (2019-08-19) SANTOS, Janiely Cavalcante dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    No atual contexto educacional são perceptíveis as inúmeras discussões acerca da alfabetização e do letramento, em vista a sua complexidade, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, melhor será sua prática em sala de aula. Diante disso, o trabalho ora apresentado, tem como objetivo investigar in loco as práticas curriculares de letramento realizadas pelas professoras regentes do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Josefa Alvão, no município de Bragança/PA. Nesse sentido, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa de campo com observação participante em duas turmas 1º e 3º ano, realização de entrevistas com as professoras das respectivas turmas e análise documental. Para análise do tema em estudo buscou-se o embasamento teórico em Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), entre outros. Os resultados evidenciam que as professoras possuem um significativo conhecimento acerca do letramento, buscam estratégias para utiliza-lo nas suas práticas curriculares, embora em alguns momentos apresentem fragilidades que necessitam ser reconhecidas, a partir das formações continuada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A reestruturação do PPC do curso de Pedagogia do campus de Abaetetuba: o currículo em questão
    (2019-03-12) SILVA, Edina Cristina Silva e; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    O presente estudo problematiza o processo de reestruturação do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará-Campus/Abaetetuba. O objetivo de estudo é acompanhar a trajetória histórica de reestruturação do PPC do curso de Pedagogia da UFPA Campus-Abaetetuba, tendo como marco legal a LDB e as DCNS/2015. A metodologia utilizada para a construção do referido trabalho é a análise documental em documentos oficiais e a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, em artigos científicos, seguindo autores como: Libâneo (1999, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006), Franco (2008, 2011), Saviani (2007,2008), Dourado (2015), Moreira (2009), Lopes (2016), Mascarenhas (2015), Freire (1999), Goodson (2008), Sacristán (2001), Apple (2008). Os resultados apontam que a reestruturação do PPC do curso em questão, vem sendo realizada desde 2007, buscando formar Pedagogo e Pedagogas críticos/as; atualmente, a reestruturação do PPC do curso de Pedagogia, exige atenção as exigências culturais da contemporaneidade; por outro lado, o curso de Pedagogia e os professores estão sofrendo ataques que configuram um retrocesso na educação nacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica
    (2021-06-16) PINTO, Letícia Yasmin Jacques; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231
    Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA (ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo de ciências e CTSA foram analisadas. Com a análise da literatura percebemos que a carência científica na educação é, principalmente, decorrente do distanciamento entre o conhecimento científico e a realidade do aluno, e apontamos a necessidade de estimular a reflexão e o debate de assuntos problemáticos, pois esses são imprescindíveis para a formação cidadã e criticidade no aluno. Nesse cenário conclui-se a importância da implementação de abordagens de ensino que incentivem a reflexão e o debate, como a CTSA, no currículo de biologia na educação básica, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e formar cidadãos que possam atuar ativamente na sociedade em que vivem. Ademais, a CTSA auxilia na disseminação da ciência e não se restringe ao ensino de biologia, desta forma é essencial a necessidade de mais estudos que analisem em diferentes áreas e níveis de formação.
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