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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Autorregulação da Aprendizagem na Educação Infantil(2024-03-12) CARDOSO, Letícia Ferreira; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345Este estudo investigou a construção de mecanismos para promover a autorregulação da aprendizagem em crianças na educação infantil, com ênfase nas atividades mediadas pelo professor. A pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e um levantamento de campo, com coleta de dados por meio de entrevista aberta. A participante foi uma professora com experiência na Educação Infantil, que aplicou algumas estratégias de promoção da autorregulação da aprendizagem. Os resultados mostraram que as atividades promovidas possibilitaram identificar as fragilidades e potencialidades das crianças em suas capacidades de planejar, executar e avaliar. Foi observada certa evolução na turma em relação às suas capacidades autorregulatórias. As atividades desenvolvidas com um propósito final foram identificadas como capazes de promover a autorregulação da aprendizagem, impactando positivamente o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Este estudo contribui para a compreensão da autorregulação da aprendizagem na educação infantil, destacando sua importância e indicando possíveis direções para futuras pesquisas, como o aprofundamento em diferentes abordagens educacionais e uma abordagem multidisciplinar para compreender melhor essa habilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção do projeto político pedagógico das escolas de EJA na Diretoria Regional de Educação 05/SEDUC/Pará(2024-11-01) SOUZA, Kézia Costa de; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383Este artigo tem por objetivos descrever e analisar o processo de construção do Projeto Político- Pedagógico (PPP) nas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE05/SEDUC), por meio de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/UFPA). A relevância das ações interventivas nesse contexto, se justifica pela demanda oriunda das escolas noturnas por reformulação dos PPP’s, após constatação de que em todas elas o número de alunos tem reduzido significativamente, quer seja pela escassa procura por matrículas nesta modalidade, quer seja pelos índices elevados de evasão e ações didático-pedagógicas improvisadas e desintegradas do todo da instituição. A metodologia de trabalho adotada no desenvolvimento das ações foi a pesquisa colaborativa na qual o grupo de pesquisadores da universidade tomaram tempo para ouvir, observar, acompanhar e perceber a dinâmica das escolas da EJA, contribuindo no processo de problematização e reflexão sobre as práticas pedagógicas de gestão, coordenação, docência e formação continuada e na reformulação dos PPP’s. O referencial teórico levou em consideração três eixos de discussões a partir de Vasconcellos (1995); Veiga (2001); Pimenta (2012), dentre outros. As ações extensionistas possibilitaram a gênese de um movimento de fortalecimento e integração entre as escolas noturnas da DRE5 em torno de um objetivo comum, que resultou na elaboração de um planejamento pedagógico coletivo, a organização de estratégias para a formação continuada das equipes pedagógicas, a reformulação dos PPP’s, ajustes na oferta da modalidade de EJA no bairro e a permanência na busca por melhorias significativas em cada escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação de trabalhadores jovens e adultos: principais dificuldades(2023-07-11) SILVA, Maria Carla de Oliveira; PENA, Selma Costa; http://lattes.cnpq.br/2595133066254500Sabe-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica assegurada pelo governo nas escolas da rede pública, estadual e municipal, que se fundamenta na garantia de direito dos cidadãos que, por algum motivo, não concluíram a educação básica em idade apropriada (VARGAS; VARGAS; SANTOS, 2013). Tendo como base a informação de que na EJA são altos os índices de evasão escolar (INEP, 2022), torna-se necessário identificar quais fatores têm contribuído para tal situação. Sendo assim, quais seriam os empecilhos que fazem com que os alunos da EJA não consigam prosseguir em seus estudos? Nesse sentido, a presente pesquisa teve o objetivo geral de analisar as dificuldades enfrentadas por jovens e adultos que frequentam a modalidade EJA de ensino. No que tange à metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica referente ao tema com abordagem qualitativa, por meio da qual foi feito um levantamento a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados da pesquisa revelaram que, dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos trabalhadores que frequentam a EJA podem ser citadas a redução do tempo de aula (considerando os atrasos decorrentes das dificuldades de acesso que alguns estudantes têm em relação ao local da escola), dificuldade de acesso dos alunos que moram na zona rural às escolas que ofertam a EJA (situadas nos centros urbanos), cansaço, falta de conciliação entre trabalho e estudo, dificuldade das alunas em conciliar os afazeres domésticos e cuidados com os filhos à escola, machismo, entre outros fatores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A escola em tempos de pandemia: perspectivas a partir do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais(2024-11-08) MARÇAL, Valéria Barros dos Reis; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412O presente estudo resulta das experiências vivenciadas durante oEstágioCurricular obrigatório do Ensino Fundamental II nos anos iniciais, do Curso de LicenciaturaPlena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O lócus onde se realizouacoleta de dados foi a E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Mônica”, emSantaBárbara/Pará e teve como público-alvo a turma do 1º ano do ensino fundamental. Objetivadescrever como se deu o processo de ensino e aprendizagem dos(as) alunos(as), duranteoestágio supervisionado em tempos de pandemia. Trata de uma análise qualitativaecomoresultado enfatiza a importância dos estágios supervisionados para a vida acadêmicados(as)discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Formação Continuada dos Professores da educação Infantil em Tecnologias Digitais(2023-07-21) FURTADO, Mayza Valadares; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este estudo tem como título, a formação continuada de professores em tecnologias digitais, na educação infantil. Tem como objetivo geral, analisar as contribuições da tecnologia na formação continuada dos professores da educação infantil? Compreender a importância das tecnologias na prática educativa da educação infantil?Identificar os principais desafios enfrentados por professores no uso das tecnologias digitais em sua metodologia de ensino? O levantamento bibliográfico consiste em uma revisão de literatura (conceito) com abordagem qualitativa. Para a análise de conteúdo dos trabalhos, artigos, monografias e TCCs, feita em parte on-line e sobre dados eletrônicos cientificas, foram feita uma busca sistemática, abrangendo o período de 2017-2023.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A formação do professor do ensino regular da educação de crianças do público-alvo da educação especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as práticas pedagógicas na alfabetização(2023-07-14) MELO, Géssica Pinheiro; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5947879244550162; https://orcid.org/0000-0002-5508-7049A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas de ensino regular é relativamente recente e alvo de grandes discussões. Devido às especificidades apresentadas por este público e às suas demandas no âmbito escolar, os educadores questionam, especialmente, sobre como promover a aprendizagem e o desenvolvimento destes sujeitos. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: como se dá a formação de professores para a atuação no processo de alfabetização do educando com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular? O objetivo geral foi investigar a formação de professores para atuar com o processo de alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: conhecer a formação inicial de professores que atuam com o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e verificar a formação continuada que tem sido recebida pelos professores que atuam com a inclusão escolar desse público nas séries iniciais do ensino fundamental. Participaram deste estudo duas professoras de ensino regular atuantes com o processo de alfabetização de alunos com TEA. As informações foram coletadas por meio de entrevista. Os resultados mostraram lacunas na formação da professora que podem ter contribuído para as dificuldades vivenciadas em sua atuação junto a estudantes com TEA em sala de aula. A análise dos dados apontou, também, a necessidade de constante aquisição de conhecimentos que auxiliem o professor em sua ação educacional voltada para este público na escola inclusiva. Devem ser garantidas condições para que o professor tenha acesso a uma formação inicial e continuada que contribua para sua atuação junto aos estudantes com TEA. Deste modo, é necessário investir na melhoria na formação docente tanto inicial quanto continuada, para que seja possível incluir de fato os estudantes com TEA nas escolas regulares, garantindo não apenas o acesso deste grupo à escola, mas sua permanência com qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação a partir do lúdico no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental(2023-07-11) GEMAQUE, Maria de Nazaré Marques; SANTOS, Suelen Gomes; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este é um trabalho de conclusão de curso que parte de uma análise de experiência de estágio obrigatório que foi vivenciado em dupla no 1º ano do fundamental em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais que enfatiza o processo de alfabetização de forma lúdica tendo como apoio recursos pedagógicos manipuláveis confeccionados manualmente, pois, compreende-se que aprender por meio da brincadeira é uma forma de estimular a criança a querer fazer novas descobertas além do que, promove um aprendizado de qualidade para os educandos. Assim sendo, viabilizamos a seguinte problemática: É possível ter uma aprendizagem significativa por meio do lúdico e das brincadeiras? Essa pergunta deu base para construção do objetivo desta pesquisa que é analisar o processo de desenvolvimento de alunos a partir de atividades lúdicas. Reconhecemos a importância da discussão sobre a temática pesquisada, por isso decidimos explanar neste artigo nossas vivências. Na busca de fomentar este estudo foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com base em trabalhos bibliográficos e livros de teóricos renomados no assunto como Freire (1996), Soares (2005) e Vygotsky (1998) que ressaltam a temática desenvolvida. Os resultados evidenciaram que as crianças aprovaram o método do aprender brincando. Portanto, mediar o conhecimento com liberdade de expressão e de forma lúdica reforça a fixação do aprendizado, esta pesquisa tem por finalidade explicitar a relevância da ludicidade em conjunto com a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)(2023-06-27) BARBOSA , Thayná Xavier; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente estudo apresenta o lúdico como algo imprescindível para o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por isso, o estudo objetivou analisar a ludicidade enquanto recurso para o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A partir dessa discussão se levantou o seguinte questionamento: a ludicidade pode se constituir em um recurso para o processo de alfabetização de estudantes com TDAH? Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Para coleta de dados, realizamos uma busca virtual no periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de pesquisas que tenham contemplado a presente temática no período de 2020 a 2022. Os resultados mostram que, a atividade lúdica para criança com TDAH é de extrema relevância para o universo infantil dentro do período de alfabetização, uma vez que ela pode ser o caminho utilizado pela criança para incorporar e apreender os aspectos do mundo. É durante a brincadeira que ela experimenta novas sensações, novas formas de agir, interagir e se relacionar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de inclusão escolar de crianças identificadas como público-alvo da educação especial(2023-06-20) MARTINS, Camila Raimunda Nunes Sousa; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente artigo procura analisar as contribuições da atividade lúdica no processo de formação e de inclusão de crianças identificadas como Público-Alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Belém. Deste modo o trabalho aborda o seguinte questionamento: como a ludicidade contribui para a inclusão da criança no espaço escolar? A escolha da temática se delineou a partir das minhas experiências de vida, pois desde a Educação Infantil ao ensino básico todas as experiências das quais me recordo foram aquelas com abordagens lúdicas aliadas com as experiências no estágio não remunerado, na qual tive a oportunidade de acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados, coletados durante a experiência de estágio não obrigatório, foram analisados a partir das contribuições de Vygotsky (2010), Mazzotta (1996) e Jannuzzi (1992) entre outros. Ao final do trabalho se constatou que o lúdico tem sido uma ferramenta importante quando se trata de inclusão e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O açaí na merenda escolar: tradição alimentar e identidades(2018-07-06) BEZERRA, Luana Carneiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada na Escola de tempo integral E.M. Joaquim Mendes Contente, no município de Abaetetuba. A pesquisa teve como objetivos refletir o açaí como indispensável na alimentação dos povos ribeirinhos de Abaetetuba; explicar as razões da política de merenda escolar do município excluir o açaí das refeições; refletir como crianças e jovens representam e constituem suas identidades por meio do açaí. Como referencial teórico acionei Raymond Williams (1992), Stuart Hall (1997), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Moreira (2002), Tomaz Tadeu da Silva (2000) (2004), Woodward (2000) Ribeiro (2010) e Gomes (2013). A pesquisa é uma aproximação da etnografia pós-moderna (Clifford, 1998), com observação de fevereiro a maio de 2018; os sujeitos da pesquisa são alunos e alunas do 1º ao 5º ano, alguns profissionais da escola e integrantes do conselho da merenda escolar. Além da observação, a produção de informações se deu por meio de conversações, captura de imagens para a composição do diário de campo. Os resultados informam que a relação do Abaetetubense com o açaí é diferenciada dos demais paraenses, pois ao longo dos anos este fruto se tornou a refeição principal em suas mesas, tanto que na Escola Mendes Contente, no horário do almoço, sem o açaí alunos deixam de almoçar havendo grande desperdício de comida. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e a PMA desconsideram essa tradição alimentar da cultura local, pois não reconhecem a centralidade do açaí como hábito alimentar, logo, não pensam uma política cultura de merenda escolar que inclua o açaí, para evitar o desperdício e garantir a alimentação de qualidade na escola, para o desenvolvimento físico e social dos alunos, e para a constituição de identidades pelo pertencimento.Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) Ações de ensino desenvolvidas na disciplina de Ciências no 6°ano: um relato de experiência(2025-04-01) SILVA, Naely Gomes; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O texto relata a experiência vivida por mim durante minha participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), destacando a importância das vivências em sala de aula para minha formação docente. Durante minhas atividades, foram trabalhados dois conteúdos: O criacionismo e O formato da terra, com um planejamento prévio e abordagem centrada no aluno. As regências foram realizadas de forma a contribuir para o melhor desempenho dos alunos, com aulas dialogadas-expositivas. Apesar das dificuldades encontradas, principalmente devido às mudanças comportamentais citadas na BNCC sobre alunos do 6° ano, a maioria dos alunos demonstrou interesse em estudar ciências. Por fim, o relato ressalta os desafios da profissão docente, a importância da autonomia em sala de aula e os benefícios do PRP para a minha formação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo com professores e professoras de séries iniciais no município de Acará/PA(2024-07-17) FÔRO, Maria Marcilene dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O trabalho docente em função das transformações da sociedade, exige que os professores e professoras, sejam profissionais competentes e comprometidos com o seu trabalho, e essa série de exigências está tornando a vida desses profissionais um tanto quanto difícil por conta da intensa jornada diária de trabalho ao qual são submetidos, e com isso percebe-se que muitos docentes estão adoecendo em função do exercício de ensinar. Em vista disso, este artigo visa realizar um estudo sobre o adoecimento dos trabalhadores docentes de séries iniciais da rede Pública de Ensino do Município de Acará. O objetivo geral consiste em: Compreender que fatores relacionados à prática profissional podem interferir no adoecimento docente do município de Acará/Pa. Com relevância aos seguintes objetivos específicos: Discutir sobre adoecimento no trabalho e profissão docente; Investigar o quantitativo de professores afastados da sua função por adoecimento e as causas desse adoecimento; Analisar os reflexos do adoecimento docente na prática escolar. A pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: A priori houve a realização da pesquisa bibliográfica para entender e conhecer melhor o tema, em outra etapa foi realizada uma pesquisa exploratória, em busca de coleta de dados junto à secretaria municipal de educação do município de Acará referente a quantidade de professores que são afastados de seus locais de trabalho por conta de seus problemas de saúde, fazendo relevância a quais problemas são mais comuns entre os profissionais docentes. Os dados disponibilizados neste artigo foram fornecidos de forma espontânea pelo servidor público da secretaria municipal de educação, o qual receberá uma identificação fantasia, pois a pessoa não quer ser identificada por seu nome original, fato este que foi acordado através da assinatura de um documento confirmando o sigilo de sua identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agenda 2030 da ONU e a formação de professores: relações da sustentabilidade e a etnomatemática(2021-06-03) FARIAS, Jocilene Rodrigues; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem como tema as contribuições da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU e suas orientações à formação de professores, com foco no objetivo 4 e meta 4.c, a partir dos quais evidenciamos as relações entre Sustentabilidade, como proposta e Etnomatemática, como área de estudos. O objetivo 4, da agenda 2030, e a meta 4.c trata da discussão e mudança nos rumos da qualidade da educação para o futuro. Desse modo, o objetivo do trabalho é propor uma ação didática baseada nas diretrizes da sustentabilidade da agenda 2030 e dos princípios da Etnomatemática, visando superar a educação bancária a partir da proposição de pesquisa sobre as práticas culturais na região das ilhas de Abaetetuba. A metodologia é de finalidade básica estratégica, com abordagem hipotético dedutiva, qualitativa, com levantamento bibliográfico em autores como Barros (2004 e 2010), Morin (2011) e Vergani (2007) e desenvolveu-se de maneira documental. Por fim, almeja-se discutir e exercitar uma relação entre a sustentabilidade e a Etnomatemática para buscar compreender o que pode vir a ser uma educação sustentável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de jovens e adultos em Barcarena nos anos 1990(2014) SOUZA, Maria do Carmo Soares de; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho tem como objetivo central de mostrar um pouco por meio, de pesquisa feita com alunos e professores, como ocorreu o processo de alfabetização de jovens e adultos em Barcarena na década de 1990. E também como as pessoas vinham de outras regiões com a finalidade de conseguir emprego nas fábricas, mas eram impedidos por falta de estudos e qualificação profissional. Tratar da educação de jovens e adultos, na visão dos autores Magda Soares, Alfabetização e letramento 2013. Suzana Schwartz, Alfabetização de jovens e adultos 2012. Lígia Regina Klein Alfabetização Quem Tem Medo de Ensinar 2002. Luiz Antônio Marcuschi. Da Fala para a Escrita 2010. Como os adultos não alfabetizados estão inseridos, em uma sociedade letrada e totalmente escrita, algumas dicas para alfabetizar adultos, o que acontece quando um adulto é alfabetizado, aprende a ler, escrever, a produzir em situações específicas, como os educadores devem agir para que os alunos jovens e adultos não desistam dos estudos. Os educadores devem com habilidade estimular o aluno para ele pensar antes de agir, para transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e a prática pedagógica numa turma de multissérie da escola Sagrada Família, município de Abaetetuba – PA(2018) ARAUJO, Josilene Rodrigues; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Em busca de conhecer experiências que nos permitisse refletir profundamente sobre o processo de desenvolvimento dos alunos em turmas multisseriadas, a presente pesquisa trás a tona as práticas pedagógicas de uma professora que trabalha há décadas com turmas multisseriadas em uma escola do campo, localizada no Município de Abaetetuba- Pará. A história de vida da referida professora e a observação participante em uma turma de multissérie onde ainda leciona foram fundamentais nesta pesquisa qualitativa. As principais referencias teóricas que fundamentam essa analise foram as de Hage (2005,2012) Paulo Freire (1996), Caldart (2002), (FERNANDES;),(Martins, Morais e Santos, 2014) CARDOSO, 2009) e outros que discutem a educação do campo e a importância dela na vida dos campesinos para que haja desenvolvimento educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento através do gênero textual história em quadrinhos(2018) MATOS, Maria Tereza de; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Na atualidade, os debates sobre as novas metodologias de ensino aprendizagem da leitura e da escrita têm ganhado espaço nos meios educacionais e fora dele, diante disso essa pesquisa vem analisar o processo de alfabetização e letramento por meio de um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe de Novo Repartimento – PA. O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição do uso do gênero textual História em Quadrinhos na alfabetização e letramento dos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental. Desta forma, obtiveram-se resultados positivos: o despertamento para leitura e a escrita, interação social, alegria, afetividadepois despertou nos alunos a motivação para as aulas por meio da leitura de diversos textos em História em Quadrinhos, dispostos em folhas impressas, revistinhas entre outros elevando-os ao melhor desenvolvimento da leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-06-26) RIBEIRO, Sâmia dos Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Alfabetização e letramento são processos distintos, mas necessariamente interligados, que abrangem um amplo conjunto de aprendizagens específicas e complexas, constituindo, juntos, a base da escolarização de um indivíduo. Por ser reconhecida como aprendizagem fundamental na trajetória escolar desde muito tempo, a apropriação do sistema de escrita alfabética configura-se como um objeto de estudo que atrai o olhar de diversos campos científicos a cada vez mais, proporcionando novas descobertas e a construção de novas ideias sobre a alfabetização e o letramento. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por análise bibliográfica, este trabalho tenciona analisar o desenvolvimento de alguns aspectos, práticos e teóricos, dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo esta temática pela investigação de algumas questões englobadas por estes processos, tais como, o avanço da concepção de alfabetização ao longo do tempo; a diferenciação entre os dois conceitos centrais desta pesquisa e o modo como interagem na prática; a importância das práticas de leitura e escrita para a formação de leitores e produtores de textos; e, por fim, uma análise sobre a importância da participação familiar para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no ciclo escolar de alfabetização e letramento. As informações obtidas, possibilitaram uma compreensão de que, apesar de distintos, alfabetização e letramento podem e devem, acontecer de maneira paralela em um contexto significativo de aprendizagem, pela reflexão e ação pedagógica planejadas e guiadas com base no ritmo de desenvolvimento dos educandos, com a realização de atividades contextualizadas de leitura e escrita, com o objetivo central de formar indivíduos que, ao passarem pelo ciclo de alfabetização e letramento, não apenas apropriam-se de técnicas de codificação e decodificação, mas que desenvolvem as habilidades fundamentais de produção e interpretação textual. E por fim, levando à consideração sobre a importância inegável que a família, como o círculo de socialização primária do ser humano, desempenha nos processos de aprendizagem das crianças, nos anos iniciais de escolarização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista(2022-12-09) LIMA, Alessandra Cristina da Silva; CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; SOUZA, Maria Vitória Pimentel; SOUZA, Sônia Helena da Silva; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837O presente trabalho tem como objetivo apresentar procedimentos e recursos para prática pedagógica que auxiliem a construção da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental com base na perspectiva construtivista e verificar a motivação das crianças para as atividades pedagógicas. Inicialmente foi feito uma reflexão sobre construtivismo enquanto perspectiva teórica que fundamenta a construção da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento, apesar de distintos, se complementam e interligam, como elementos primordiais, no desenvolvimento da leitura e da escrita. As ações pedagógicas foram realizadas com crianças do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Foram elaborados vários recursos e atividades de construção de leitura e escrita por meio de jogos e brincadeiras (por exemplo, construção de frases com rótulos, caça palavras, etc.). O trabalho gerou a produção de uma cartilha.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e o letramento na compreensão e nas práticas dos professores alfabetizadores de uma escola no município de Barcarena-PA(2022-07-19) BRABO, Elizyane Valente; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Durante muitos anos a alfabetização foi reduzida a simples obtenção de um código baseado na correspondência entre fonemas e grafemas. Entretanto, as principais críticas ocorrem pelo fato de que por meio desse modelo tradicional de ensino, tem-se formado sujeitos que leem e escrevem mecanicamente. Nesse cenário, é necessário reconhecer novas práticas visando superar o tradicionalismo, emergindo assim, o letramento, que carrega em seu contexto a dimensão sociocultural da língua escrita. Ao docente, cabe utilizar as práticas sociais para mediá-las no espaço escolar, assim, na medida em que é alfabetizada, a criança tomará conhecimento do mundo a sua volta. Portanto, reconhecendo sua importância para viabilizar o processo de alfabetização, surge a problemática: como o letramento se reflete na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? O principal objetivo deste estudo é identificar de que maneira os professores alfabetizadores introduzem a cultura letrada nas suas práticas, e para isso, a pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma escola no município de Barcarena e incluiu observação em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental e entrevistas com as professoras das classes. Os resultados obtidos no recorte das entrevistas nos levam a pensar que ainda existem lacunas na compreensão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o que de certa forma, acaba dificultando a inserção da cultura letrada na prática docente. Portanto, esta pesquisa buscou contribuir com a comunidade acadêmica para a ampliação da compreensão destes dois processos, bem como a sua relevância para o meio social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e trajetória de uma ribeirinha: da educação básica ao ensino superior(2023-01-24) SOUZA, Bruna Souza e; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O presente trabalho é uma abordagem qualitativa, por meio do método narrativo aborda a trajetória de uma ribeirinha do Rio Cojuba, localizado no município Gurupá-Pará, da educação básica ao ensino superior. Tem por objetivo identificar e analisar as ações estratégicas para educação pública ribeirinha no município de Gurupá-Para, relatando os desafios e dificuldades, enfrentadas diariamente pelos alunos de uma comunidade ribeirinha localizada no Pólo Cojuba, explicitar as consequências que a falta de estrutura no âmbito educacional tem acarretado no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos da educação básica ofertada para o campo. Bem como, constata-se a aplicação de algumas mudanças compatíveis com a realidade local, favorecendo o acesso e permanecia dos alunos na escola.