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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte
    (2017-11-08) RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424; http://orcid.org/0000-0002-8963-3108
    Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nossites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus analítico foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus analítico. Foi identificado que as produções teóricas sobre o PNAES na UFPA são incipientes. De maneira geral nos estudos são propostas discussões sobre aspectos relacionados à necessidade de implantação de ações referentes à assistência estudantil com vistas a contribuir para a permanência do estudante no ensino superior e apontam limites e fragilidades em relação à implementação dessas políticas principalmente nos campi do interior sobre os quais não foram identificadasproduções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna nessa discussão e um campo para novas pesquisas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Currículo e educação do campo na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir da ótica docente
    (2018-01-01) QUARESMA, Rafael de Jesus Corrêa; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    As políticas públicas educacionais voltadas para o campo se estruturam a partir de duas determinações, uma que segue os moldes do sistema capitalista e outra que busca o seguimento da ótica urbana, porque é considerada mais desenvolvida, contudo, é evidente que o ensino urbano segue uma lógica que não é a mesma da educação do campo, seguindo os aspectos da padronização curricular, por outro lado, a educação do campo visa um modelo de ensino que dialogue com a realidade dos educandos. O objetivo geral dessa pesquisa compreende a investigar as principais dificuldades que interferem em relacionar os saberes ocultos dos alunos do campo com os conteúdos escolares. A metodologia utilizada neste estudo é um estudo de caso, acometido previamente por pesquisa bibliográfica, apoiando-se em uma abordagem qualitativa, essa etapa foi realizada com professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho - Abaetetuba/PA. Nesse estudo, leva - se em consideração que a aproximação do cotidiano escolar com a realidade social do educando resulta na formação integral do estudante, respeitando toda a dimensão que envolve o campo, sendo base de um currículo plural e inovador, alicerçado a uma educação democrática. Portanto, a partir das análises foi possível identificar que os maiores desafios da educação do campo, perpassam pela formação dos professores, o currículo fragmentado ou inexistente, além do acesso fácil ao ensino, o desinteresse pela pesquisa, e a falta de um vínculo próprio e engajamento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma olaria artesanal em uma comunidade ribeirinha no município de Abaetetuba/PA: relações possíveis com o ambiente e a escola
    (2018-07-20) RODRIGUES, Francenilson Santos; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067
    O lócus deste estudo se concretiza na relação da natureza com o homem por meio do seu trabalho. Na comunidade do rio Tucumanduba, no município de Abaetetuba/PA, onde vivem os ribeirinhos, durante muito tempo a principal maneira de se garantir o sustento da família foi por meio do trabalho nas olarias. Estás eram pequenas fábricas podendo ser chamadas de artesanais, onde a argila (vulgo barro) passava por um processo de beneficiamento fabril dando origem a telhas e tijolos muito utilizados na construção civil. Mas ao passar do tempo está cultura perdeu espaço dando vez para outras maneiras de comércios. No entanto mesmo nos dias atuais as olarias ainda são responsáveis por gerar sustento de diversas famílias, além de guardarem a história de um povo muito conhecedor. Para que pudessem ser levantados dados concretos enquanto a está importância e ao funcional real das olarias, o estudo deixou de ser unicamente bibliográfico e deu vez a dois capítulos de cunho prático, a partir de pesquisas de campo dentro dos espaços das olarias, bem como em escolas, casas dos moradores, donos de olarias e dos trabalhadores. As análises de cunho quantitativo e qualitativo compõem o percurso técnico de métodos e conceitos obtidos diretamente com os sujeitos desta relação. Como morador da comunidade e graduando do curso de ciências naturais, elenco como passos essenciais para uma boa interpretação do tema proposto, a compreensão de que o povo ribeirinho ainda que distante da realidade urbana, convive diariamente com políticas falhas e insuficientes advindas do poder público. Apesar de ainda não ser o suficiente, a natureza é o único lugar de onde as famílias podem buscar a esperança de um futuro melhor, e dentro deste quadro a atividade oleira é apenas um reflexo que pode ser somado a uma diversidade de outros fatores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local
    (2019-12-19) SILVA, Edilza da Silva Souza; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410; https://orcid.org/0000-0002-1261-1533
    Este trabalho trabalho tem por objetivo analisar a participação da agricultura familiar na merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município de Acará, nordeste paraense. Local com forte potencial de produção agropecuária familiar. Analisou-se o ano de 2018, tendo por metodologia revisão bibliográfica e trabalho de campo, com aplicação de questionários diretamente aos agentes envolvidos com o programa. Como principais resultados, identificou-se que foi aplicado os 30% dos repasses financeiros destinado a compra dos gêneros advindos da agricultura familiar em 2018, fornecidos por uma associação local e uma cooperativa localizada no município de Capanema, Pará. A entidade executora não encontra dificuldades para aquisição de gêneros da agricultura familiar, já os fornecedores relatam limitações relacionadas à baixa frequência de aquisição, problemas com as hortaliças, entre outras. Em comum, há otimismo em relação à continuidade do programa e a certeza de que o mesmo é relevante tanto no âmbito das escolas quanto para os agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Política educacional e participação: a organização do ensino de Abaetetuba/PA
    (2022-07-22) BARBOSA, Thayane Silva; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    No sistema democrático o ensino apresenta muitas mudanças ao longo da história e por isso a participação é efeito imprescindível para a organização. Dessa forma, torna-se importante entender a organização do sistema educacional do município de Abaetetuba/PA e fomentar debates sobre o processo decisório sobre a participação nesse funcionamento. Foi utilizado as referências da pesquisa qualitativa em educação por entender que este tipo de investigação é o mais usado nas pesquisas em ciências humanas e sociais e como estratégia de estudo trataremos de uma pesquisa documental. Objetivamos analisar como ocorrem as relações de participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões da gestão no sistema educacional e perceber de que forma a comunidade escolar contribui na ordenação do sistema educacional neste município. A partir dessa incursão foi possível perceber que o sistema educacional em Abaetetuba ainda está caminhando a passos lentos no que diz respeito a política educacional, ainda que haja participação da comunidade na elaboração de políticas públicas a implantação efetiva é inexistente dentro das gestões democráticas da escola analisada para a pesquisa. Consideramos que o estudo se mostra relevante para a avaliação da organização do sistema municipal de ensino no Baixo Tocantins e assim fomente novas perspectivas de política educacional para a população em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Políticas públicas para agricultura familiar: avaliação do acesso ao PRONAF na associação dos agricultores familiares de Abaetetuba (AFAFA), Pará, Amazônia brasileira
    (2018-12-12) PIMENTEL, Walbert Cardoso; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410
    Essa pesquisa teve como objetivo analisar as condições de acesso as políticas públicas com enfoque no acesso ao PRONAF entre agricultores familiares no município de Abaetetuba-Pará, integrantes de uma Associação da Feira da Agricultura Familiar (AFAFA). As metodologias adotadas para subsidiar a pesquisa se deram por meio de 30 entrevistas com aplicação de questionários diretamente aos feirantes. As questões buscavam um levantamento de perfil socioeconômico e também os fatores limitantes de acesso ao crédito. Além desses dados primários, foi realizada pesquisa em sites oficiais do governo a fim de quantificar os contratos em diversas escalas, do nacional ao municipal. Os dados obtidos foram sistematizados em tabelas e gráficos contendo características sociais e econômicas dos agricultores, bem como de suas possíveis relações com os limitantes ao crédito. Utilizamos principalmente a média interna divida em dois grupos (os que acessaram o crédito e os que não acessaram) como ferramenta de análise. Como principais resultados, detectamos que 50% da amostragem obteve acesso ao crédito PRONAF. Entre os fatores que condicionam o acesso ou não acesso ao crédito há algumas predominâncias, que destacamos: o tamanho da terra; o gênero; a posse de Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP).
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