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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem CTS com enfoque em óleos essenciais: uma contextualização no ensino de Química
    (2022-12-09) REIS, Gabriel Kitlis da Costa; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    No âmbito de educação em ciências, é notável como tem sido desafiador transmitir o conteúdo com um propósito maior ao de avançar de nível durante a educação básica. A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) busca inserir no meio escolar, um passo avante no processo de ensino-aprendizagem ao aliar os conteúdos teóricos (os quais muitas vezes são apenas fórmulas complexas ou mera preparação para um vestibular), com elementos presentes no cotidiano dos estudantes, visando favorecer, além de melhor assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula, uma formação voltada para a cidadania. O principal objetivo neste trabalho foi gerar, a partir de um estudo prévio sobre óleos essenciais, uma intervenção metodológica através de abordagem CTS em uma turma de 3º ano do ensino médio. Para tal, esta breve contribuição utilizou-se de elementos prévios de pesquisa em óleos essenciais como introdução para intervenção metodológica que abordou alguns pontos presentes na abordagem em questão. Após dois questionários aplicados em momentos deferentes (pré e pós intervenção metodológica) obteve-se alguns resultados: no primeiro momento, 61,1% dos alunos não conseguiam observar os conteúdos de Química além da sala de aula, ou seja, em seu cotidiano. No momento posterior à proposta, 77,8% já afirmavam ter tal percepção, o que foi um grande avanço. No final, a metodologia de ensino teve aprovação de 94,4% por parte da turma a qual foi o espaço amostral de obtenção de dados. De modo geral, a proposta apresentou-se eficaz para o objetivo proposto, podendo ser adaptada para diversos assuntos e em qualquer ano de ensino que contenha a componente curricular Química.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ação inibitória de flavonóides frente a enzima Mpro do SARSCOV2: estudo de docagem e dinâmica molecular
    (2022-02-22) RODRIGUES, Laíza Neves; BRASIL, Davi do Socorro Barros; http://lattes.cnpq.br/0931007460545219; https://orcid.org/0000-0002-1461-7306
    A pandemia da COVID-19 (SARS-CoV-2) é uma emergência de saúde global. Diversas vacinas com alta eficácia foram desenvolvidas, mas o vírus, com certa rapidez, vem apresentando mutações que afetam suas características, como a transmissibilidade. A possibilidade de mutações que afetam a capacidade de proteção da vacina é algo alarmante. O presente estudo foi desenvolvido visando que diante desse cenário cada nova descoberta é bem-vinda, bem como a contribuição às pesquisas por fármacos de produtos naturais de origem nacional. Para tanto, técnicas aliadas ao planejamento de novos fármacos foram aplicadas, simulações de docagem molecular e dinâmica molecular utilizando a protease Mpro (principal protease do SARS-CoV-2) como alvo enzimático e ligantes flavonoides (classe de produtos naturais com atividade farmacológica antiviral relatada) selecionados de uma biblioteca de produtos naturais da biodiversidade brasileira. Resultados condizentes com a literatura foram encontrados, dois ligantes se destacaram tanto nas simulações de docagem quanto na dinâmica molecular, e foram sugeridos para etapas posteriores de planejamento de fármacos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ações significativas na formação de Professores de Química inventivos através do Residência Pedagógica
    (2024-08-04) SOUZA, Juliana da Silva; LIMA, Luciene Maria do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8330265229410342; https://orcid.org/0000-0002-8220-081X; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O presente trabalho abrange os aspectos estruturais baseados na Instrução Normativa n° 05/2023 da Pró-reitoria de Graduação, que regulamenta o Trabalho de Curso no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará e da Resolução do Trabalho de Curso da Faculdade de Química N. 1 de 2024. Nesta configuração de possibilidade, será utilizada uma publicação científica feita em formato de comunicação oral no I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP realizado no ano de 2024 na cidade de Salvador-Bahia. Isto posto, destaca-se que a presente pesquisa versa sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), componente importante na formação de professores, proporciona a aplicação prática de conhecimentos teóricos em contextos reais de ensino. Este estudo qualitativo, de análise documental, com recorte temporal entre 2023 e 2024, objetivou desvelar as contribuições do PRP na formação de professores de Química e Física, com base em experiências vivenciadas por residentes. A análise de conteúdo, inspirada por Bardin (2011), aplicada aos relatórios dos residentes e documentos norteadores do programa, evidenciou três categorias: (I) Regência: o constituir-se professor; (II) Projeto de Intervenção na Residência Pedagógica; e (III) Atividades Específicas. Os resultados descortinaram que a imersão no PRP atua como um catalisador de mudanças, promovendo o desenvolvimento de habilidades docentes e a construção de uma identidade profissional autêntica. A vivência em sala de aula permitiu aos residentes experimentarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, refletir criticamente sobre a prática docente, desenvolver estratégias para lidar com os desafios da sala de aula e construir relações significativas com os alunos e a comunidade escolar. Sumariamente, o programa emerge como um espaço ímpar de formação, proporcionando aos futuros professores de Química e Física a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para atuarem de forma crítica, reflexiva e inovadora na educação contemporânea.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Adsorção de Cr (VI) em coluna de leito fixo utilizando hidroxiapatita – hidrotalcita dopada com nanotubo de carbono como adsorvente
    (2017) PEREIRA, Clarissa Cruz; ALMEIDA, Ossalin de; http://lattes.cnpq.br/7040173036131516; RODRIGUES, Elizabeth Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/4870507884762615
    Os materiais Hidrotalcita (HT) e Hidroxiapatita (HAp) são minerais com propriedades adsortivas e catalíticas, enquanto que os Nanotubos de carbono (NTC) são nanomateriais capazes de aperfeiçoar as características físicas, químicas e elétricas de diversos materiais. O presente trabalho teve como objetivo, sintetizar o material HAp-HT e dopá-lo com duas diferentes proporções de NTC (5 e 15% p/p) a fim de aplicá-lo como adsorvente de Cr (VI) em meio ácido. O material HAp-HT foi sintetizado através do método de coprecipitação, com pH variável, 10≤pH≤11, sendo dopado com NTC e submetido a banho ultrassônico e tratamento hidrotérmico (80°C/24h). A caracterização foi realizada através das técnicas: DRX, MEV/EDS, FTIR, Raman e BET/BJH. O estudo de adsorção foi realizado em coluna de leito fixo, sob condições: T = 40 e 60°C, Q = 2mL/min, t = 10h. Os difratogramas comprovaram que houve melhoria na cristalinidade do material em ~ 66%, com a inserção dos NTC. As micrografias das amostras HAp-HT/NTC5 e HAp-HT/NTC15, apresentaram cristais superiores em dimensão (5 μm), enquanto que a análise química semi-qualitativa de todas as amostras apontou uma razão Ca/P diferente de 1,67 (HAp estequiométrica) e Mg/Al ~ 3 (HT estequiométrica). Nos espectros FTIR e Raman foram registradas as principais bandas pertencentes as fases HAp e HT, foram observados desvios tênues com a inserção dos NTC, provocados, provavelmente, devido as interações moleculares entre as fases HAp-HT com o NTC. O aumento de área superficial (~78%) foi registrado na análise BET/BJH, comparando a amostra HAp-HT/NTC15 com HAp-HT. Na modelagem da curva “quantidade adsorvida x tempo” obteve-se uma isoterma do tipo L em todas as amostras, os parâmetros se ajustaram a isoterma de Freundlich (R2 = 0,92), os parâmetros indicam maior heterogeneidade dos sítios nas amostras dopadas com NTC (nHAp-HT = -3,4893, nHAp-HT/NTC5 = -1,7389, nHAp-HT/NTC15 = -1,6460) enquanto que o maior valor de KL foi registrado em HAp-HT/NTC15 (KL = 5,73x1014), esta amostra também apresentou melhor desempenho, com retenção 60% superior a amostra HAp-HT a 60°C. A modelagem cinética do sistema foi ajustada nos modelos de primeira e segunda ordem, apresentando melhor correlação dos dados no modelo de segunda ordem (R2 = 0,99). A amostra com melhor eficiência, HAp-HT/NTC15, apresentou pouca variação em k (4,3 x 10-4 min-1) e maior quantidade de soluto adsorvida (7575,06 mg.g-1).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química
    (2022-12-13) SOUZA, Geane da Silva de; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    Dentre as inúmeras possibilidades de ensinar química de forma lúdica, o uso de personagens contextualizados é uma estratégia de ensino para despertar o interesse dos estudantes. Nesta direção, o presente trabalho apresenta um recurso didático de produção autoral, produzida com base na característica da super-heroína, Honey Lemon, difundida no cotidiano da geração dos estudantes através de filme Big Hero 6. Nessa ficção, tal personagem usa uma bolsa química que cria bolas contendo substâncias oriundas da combinação dos elementos químicos presentes na tabela periódica. Isto posto, o material didático faz associação dos produtos gerados pela bolsa com a combinação de tais elementos na composição das substâncias químicas. Além disso, traz algumas curiosidades de forma interdisciplinar sobre o assunto, destacando aplicações no cotidiano, também contém uma síntese conceitual e atividades para fixação das informações presentes no mesmo. Destarte, esta pesquisa objetiva analisar o uso do recurso didático no âmbito da componente curricular Química desenvolvida no Ensino Médio, avaliando sua viabilidade para no ensino de Substâncias Químicas, com base na percepção inicial de um grupo de alunos acerca do material produzido. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido com uma turma de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do município de Ananindeua/PA. A ação foi executada durante o período de Estágio Supervisionado obrigatório, ocorrido no segundo semestre letivo do ano 2022. Mediante os resultados alcançados, tais como, melhor compreensão dos alunos sobre o conteúdo, acredita-se que o material pedagógico se apresenta como uma ferramenta educacional que dá suporte ao ensino de Substâncias Químicas, cujo uso poderá trazer benefícios diversos, bem como tornar as aulas da disciplina de Química mais atrativas, divertidas e compreensivas favorecendo o entendimento e aprendizagem da mesma.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA
    (2020-02-18) RODRIGUES, Carlos Eduardo Conceição; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228
    O desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da necessidade de se constatar a efetividade do ensino inclusivo oferecido por uma escola estadual do município de Ananindeua. Para tal, buscou-se realizar uma análise deste ensino inclusivo para alunos surdos, durante as aulas de química. Assim, foi necessário conhecer a realidade do ensino inclusivo, identificar as principais metodologias adotadas pelos professores durante o ensino e avaliação dos mesmos e conhecer as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, onde fez-se uso das observações, junto a aplicação de questionários para professores e alunos surdos como técnica de coleta de dados, sendo esta realizada no período de 18 a 29 de novembro de 2019. Diante disso, verificou-se que aspectos básicos necessários para o desenvolvimento do ensino inclusivo estão sendo oferecidos, porém vale direcionar o olhar para a formação dos professores, tendo em vista que se constatou que estes docentes atuantes na área, não possuem formação especifica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise físico-química da água dos poços artesianos da comunidade monte Horebe no município do Acará-Pará
    (2019-12-19) PIRES, Evair José Gemaque; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    Este trabalho tem como temática a análise físico-químico de poços artesianos da comunidade Monte Horebe no Município do Acará. O estudo tem como objetivo analisar três pontos distintos com intuito de realizar análise físico-químico e bacteriológica de um Poço da Vila Monte Horebe, do Poço da Escola Monte Horebe e do Bebedouro da Escola, com intuito de verificar a potabilidade da água consumida pela comunidade. As amostras foram levadas para o Laboratório Central do Estado do Pará – Lacen considerando alguns parâmetros para serem analisados, o sabor, pH, sólidos totais, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda biológica de oxigênio, cor aparente, cloro residual livre, ferro, sulfato, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal total, alcalinidade total, odor, condutividade, acidez, coliformes termotolerantes e coliformes totais. Os resultados das anailises forma comparados com os valores de referência da Portaria do Ministério da Saúde nº 2914 de 12 de dezembro de 2011, que é usada como base para verificação de consumo de água. Conclui-se com a pesquisa mostrando que os resultados das análises obtidos nos poços artesianos e no bebedouro da escola da Comunidade demonstram a não utilização do cloro na água, o que poderia causar a desinfecção (destruição de microorganismos patogênicos), o que com a comparando a Portaria 2914 do Ministério da Saúde está completamente desapropriada a análise do cloro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise teórica de dados espectroscópicos de dihidrochalconas derivadas do produto natural Metrodorea stipularis
    (2018-01-04) NASCIMENTO, Fabiana Cristina de Araújo; COSTA, Renato Araújo da; http://lattes.cnpq.br/6578338979054891; BRASIL, Davi do Socorro Barros; http://lattes.cnpq.br/0931007460545219
    O presente trabalho baseou-se no estudo teórico via RMN através do método DFT da subclasse dihidrochalconas pertencente a classe de produtos naturais denominada flavonoides, isoladas da espécie vegetal Metrodorea stipularis .Os Cálculos computacionais, vêm sendo utilizados amplamente em auxílio às análises espectroscópicas, bem como na elucidação estrutural de substâncias orgânicas, pois dados espectroscópicos experimentais não identificados dificultam a aquisição de informações sobre várias propriedades químicas e estruturais, sendo a modelagem molecular uma ferramenta promissora para o entendimento dessas características. O metódo quântico de DFT tem se tornado uma ferramenta computacional útil para ajudar na interpretação de dados experimentais de produtos naturais via RMN. Recentemente, foram isoladas duas dihidrochalconas: 1-(5,7-dihidroxi-2,2-dimetilcroman-6-il)-3-(2,2-dimetilcroman-6-il)-3-[4-hidroxi-3-(3-metilbut-2-en-1-il-fenil]propan-1-ona e 1-(5,7-dihidroxi-2,2-dimetilcroman-6-il)-3-(1,1,4a-trimetil-2,3,4,4a,9a-hexahidro-1H-xantona-7-il) propan-1-ona a partir da especie Metrodorea stipularis. Os métodos computacionais DFT/B3LYP/cc-pvDZ e B3PW91/ DGDZVP foram aplicados para otimização das estruturas estudadas, que quando obtidas energia mínina foram submetidas a cálculos de deslocamentos químicos (δH e δC). Os δH e δC teóricos quando comparados aos experimentais através de Regressão Linear Simples, onde foi obtido resultados estatisticamente satisfatórios para o grau de correlação (R2) e previsibilidade (Q2) demonstrando, com isso, a eficiência do método empregado para a descrição dos dados de RMN das dihidrochalcona 1 e 2. Além disso, os resultados obtidos permitiram elucidar qual a melhor estereoquímica da dihidrochalcona 2, ja que essa apresenta dois pares de enanciômeros prováveis.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Animes no ensino de Química: uma revisão de literatura da última década (2014-2024)
    (2025-02-19) SILVA, Breno Gales da; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; https://orcid.org/0000-0001-6577-5622
    Considerando a importância das diversidades culturais do meio em que os estudantes estão inseridos como fundamental na motivação para a aprendizagem de novos saberes e o crescente consumo de animes por crianças e jovens em idade escolar no Brasil, este trabalho teve por objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre animes no ensino de química. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, com coleta de dados nas bases Google Acadêmico, Google, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Eletrônica Científica Online. As análises apontam que há convergências entre os autores quanto às motivações para o uso de animes no ensino de Química, evidenciando sua capacidade de despertar o interesse dos alunos e favorecer a contextualização e a compreensão de conceitos científicos de forma atrativa e envolvente. Ademais, observa-se que, embora os animes não tenham um propósito didático explícito, podem servir como ferramenta complementar no ensino, especialmente na abordagem de diversos objetos do conhecimento da Química, desde que integrados a estratégias técnico-pedagógicas adequadas. No entanto, os estudos analisados evidenciam desafios, como a necessidade de alinhamento dos conteúdos apresentados nos animes aos conceitos químicos curriculares e a escassez de pesquisas que comprovem de maneira sistemática a aprendizagem efetiva dos estudantes em decorrente da utilização desse recurso. Dessa forma, conclui-se que os animes apresentam potencial para enriquecer o ensino de química, mas há a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que avaliem sua efetividade, com rigor metodológico, sua eficácia na construção do conhecimento científico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio
    (2022-12-06) MONTEIRO, Christian da Silva; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736
    Diante das dificuldades dos métodos de ensino tradicionais e visando estimular o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Química para o ensino médio, esta produção teve como objetivo trabalhar e avaliar um jogo RPG (Role-Playing Game) como método pedagógico em aulas de Química Orgânica para turmas do 3º ano do ensino médio do colégio Antonio Lemos durante o período de estágio supervisionado. O roteiro do jogo foi desenvolvido com adaptações de suas regras, tendo o seu contexto e histórias voltadas para as funções orgânicas mais recorrentes e suas utilidades no cotidiano, visando assim, chamar a atenção dos alunos e desenvolver suas habilidades nesta área de conhecimento, em seguida os seus desempenhos foram analisados de forma qualitativa através de observações durante a aplicação do jogo e de forma quantitativa por meio de suas performances em uma prova aplicada posteriormente, contudo, observou-se um bom desenvolvimento dos alunos durante o jogo com resultados promissores, com aproximadamente 66% destes alunos avaliados acertando no mínimo 80% da prova aplicada após o jogo, estimando em um desvio padrão de 0,834847. Desta forma, mostrando o RPG como uma ferramenta útil e alternativa para o ensino de Química de uma forma mais dinâmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades remotas no ensino de Ciências da Natureza conforme a Base Nacional Comum Curricular em tempos de pandemia
    (2022-12-22) SANTANA, Nayara Layane das Mercês; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi uma exigência dos organismos internacionais, da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2012) de 1996 e de três das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. O Brasil, assim como os demais países do mundo, enfrenta uma complexa conjuntura provocada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, cujo quadro clínico varia de infecções assintomáticas a crise respiratória grave (BRASIL, 2020). Com a medida de isolamento social adotada como meio de controle e contenção à propagação da Covid-19, assim como meio de evitar um possível colapso da saúde pública brasileira, as escolas iniciaram a suspensão de suas atividades presenciais a partir de março de 2020. O presente artigo teve como objetivo verificar se professores de ciências da natureza conseguiram programar suas atividades remotas conforme a BNCC estabelece. A busca dos trabalhos ocorreu na base de dados “Google Acadêmico” no período de agosto a setembro, sendo a busca feita inicialmente pelos títulos, leitura dos resumos, em alguns casos leitura do documento na íntegra, a partir da busca pelas palavras-chave. O trabalho foi desenvolvido com professores da área de Ciências da Natureza atuantes no ensino Fundamental Maior e Médio, sendo um professor de escola particular, do município de Castanhal-PA e os demais escola pública do município de Curuçá-PA. A amostra foi constituída de quinze (15) professores, com faixa etária de 24 a 50 anos. O questionário foi composto por 13 questões relacionadas à temática. Das 13 questões, 09 foram objetivas e 04 questões discursivas, com data de aplicação entre os dias 14 a 24 de setembro de 2021. A divulgação ocorreu através de convites enviados pelo aplicativo de mensagens instantâneas, (WhatsApp) pessoal dos professores. Em 2019 foi realizada a pesquisa sobre Perfil Tecnológico de Alunos do Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Júpiter Maia de Curuçá - PA, o trabalho contou com a colaboração de 42 alunos do 9° ano, com faixa etária de 11 a 15 anos, o objetivo da pesquisa foi analisar o uso das tecnologias digitais para avaliar o seu uso na aprendizagem. As informações obtidas nas pesquisas foram organizadas e analisadas mediante as figuras construídas através do Google Formulários e Excel. Os resultados da pesquisa realizada em 2019 antes da pandemia, apontaram que a maioria dos alunos têm amplo acesso aos dispositivos tecnológicos, contudo necessitam de Alfabetização Digital. Diante da nova forma de ensino que surgiu no cenário brasileiro, foi possível verificar que a BNCC está auxiliando no planejamento das aulas remotas, mas que não é trabalhada por completa como deveria com suas habilidades e competências.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aula experimental sobre misturas químicas: uma abordagem no ensino de Química
    (2023-12-08) BATISTA, Renata Gabriela da Cruz; CASTRO, Ana Carla Gomes; http://lattes.cnpq.br/1893508281977206; https://orcid.org/0000-0003-0461-9225; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736
    O presente trabalho refere-se a uma atividade experimental realizada com duas turmas de alunos do 9º ano da Escola EEEFM Zulima Vergolino Dias. Seu objetivo foi mostrar experimentos sobre misturas químicas que podem ser observadas no dia a dia, bem como estimular os alunos a se interessarem pelo ensino de química experimental e investigativa. Além disso, o propósito do trabalho foi fazer com que os alunos compreendessem os conceitos relacionados ao conteúdo. Nesse contexto, por meio dessa aula prática, pode-se afirmar que os alunos obtiveram um melhor desempenho no assunto. Isso pode ser observado ao comparar os resultados antes e depois da aplicação dos questionários, o que revelou um aumento no conhecimento dos alunos sobre o assunto. Além disso, o trabalho serviu de inspiração para que eles se interessassem pelo estudo das ciências naturais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas de Química com experimentos: condições e dificuldades para sua realização na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo, em Ananindeua-PA
    (2020-02-17) DIAS, Ítalo Yuri Barros; FERREIRA NETO, João Amaro; http://lattes.cnpq.br/3623088426108827; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    A utilização de atividades experimentais nas aulas de Química é defendida por vários autores como estratégia didática que contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes. Partindo deste pressuposto, este trabalho foi desenvolvido com a perspectiva de investigar possíveis dificuldades que podem comprometer ou impossibilitar que tal proposta de ensino seja executada nas aulas da componente curricular em questão. Nesta direção, a pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo no ano de 2019, configurando-se como um estudo de caso de natureza qualitativa. Como resultado, apresentou-se as condições estruturais dos espaços da escola, os projetos e financiamento recebidos, a lotação dos professores, os roteiros e temáticas experimentais mais utilizadas. Isto posto, através das principais informações obtidas foi possível conhecer a dinâmica geral da abordagem de realização de atividades práticas na escola, onde observou-se a elevada concentração de tal estratégia didática no ensino, muito provavelmente possibilitado pela participação de seis bolsistas do Programa Residência Pedagógica da área de Química que, entre outras coisas, auxiliavam na realização de práticas experimentais. No aspecto orçamentário, não houve a inserção de recursos direcionados à aquisição de reagentes ou equipamentos laboratoriais e/ou que fossem utilizados para a realização de experimentos, quando estes precisavam ser feitos, os alunos e professores eram responsáveis pela aquisição dos materiais. Sobre a lotação, dois dos três professores de Química da escola apresentaram carga horária docente no Laboratório Multidisciplinar. No que tange às atividades mais realizadas e as respectivas temáticas dos roteiros experimentais, as turmas de primeira série do ensino médio foram as que mais tiveram acesso à realização de experimentos envolvendo temáticas de ligações e reações químicas, por exemplo. Em síntese, esta compilação dos resultados expressam uma síntese dos fatores que podem ajudar a entender o contexto e as dificuldades para a realização de atividades experimentais na escola em questão, mas, sobretudo, também, apresentam mobilização dos sujeitos (alunos e professores) para que a Química seja ensinada não apenas através de abordagem teórica. Todavia, isso não quer dizer que este tipo de estratégia seja sem valor, tampouco que a perspectiva de utilização observada na escola seja a recomendada pelos defensores de um ensino de Química contemporâneo. Essa tal análise poderia ser realizada em outras pesquisas para delinear tal perspectiva e/ou aprendizagens dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da qualidade hídrica na área de ostreicultura da resex Mocapajuba - São Caetano de Odivelas - PA
    (2018) SILVA, Wilson Jefferson Silva e; PEREIRA, Simone de Fátima Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6059412003152989
    Nesse contexto, o desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da qualidade da água e das condições ambientais em que se encontra a área da Resex-Mar de Mocapajuba, e avaliar se o modelo de RESEX-Mar implantado atende as condições necessárias para uma efetiva cogestão, se a opção de tomada de decisão coletiva e definição de regras pelos usuários são pertinente e ecologicamente viáveis sob o ponto de vista da perpetuação dos recursos naturais e como influenciam a qualidade de vida dos pescadores no município de São Caetano de Odivelas, zona costeira do estado do Pará, onde se realiza o cultivo de ostras da comunidade Alto Pereru, de onde se retiram os recursos necessários à reprodução social das famílias. Realizaram-se análises de parâmetros físico-químicos na comunidade Pereru de Fátima, localizada ao longo do rio Pereru. A partir dos resultados obtidos, pode-se observar que alguns parâmetros indicaram uma possível ação antropogênica sobre o rio Pereru, também se observou que determinados parâmetros, indicam que a qualidade hídrica apresentada pelo rio possa influenciar quanto a efetiva congestão do manejo da criação de ostra, bem como o crescimento, desenvolvimento ou reprodução dos mariscos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do processo de adsorção de íons cobre (II) em meio aquoso empregando o pó da folha de castanhola (Terminalia catappa Linn)
    (2018-12-14) SILVA, Josélia Alves de Almeida; PINHEIRO, Marta Helena Tavares; http://lattes.cnpq.br/0170773135905745
    O presente estudo investigou a viabilidade do uso da folha de castanhola (Terminalia catappa Linn) in natura, na remoção dos íons cobre (II) de uma solução aquosa. Sendo assim a caracterização do biossorvente foi realizada, assim como foram avaliados os fatores que influenciam o processo de adsorção, tais como pH, tempo de contato e massa do biossorvente. A capacidade de remoção do biossorvente foi realizada em ensaios em batelada, sendo estudados os parâmetros de equilíbrio utilizando os modelos de isotermas de Langmuir e Freundlich. O estudo cinético foi realizado segundo os modelos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem. A caracterização do biossorvente evidenciou condições favoráveis para a adsorção. O tempo necessário para que o sistema atingisse o equilíbrio foi de 1 h, seguindo uma cinética descrita pelo modelo de pseudo-segunda ordem. As adsorções foram melhor conduzidas em pH 5. A isoterma de adsorção para os íons Cu (II) se ajustou melhor ao modelo de Langmuir, com capacidade máxima de adsorção de 10,83 mg g-1. O processo de adsorção do íon Cu (II) foi favorável e espontâneo (ΔGº = -21,92kJ mol-1). O estudo mostrou que a folha de castanhola possui potencial para o tratamento de águas residuais contaminadas com íons cobre (II) com remoção de 86% do poluente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química
    (2022-08-29) MACIEL, Mayra Mylla Pereira; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228; FERNANDES, Adriano Caldeira; http://lattes.cnpq.br/9834361105587561
    No ensino de química é possível destacar as dificuldades que os alunos têm em conectar as teorias desenvolvidas em sala de aula com a realidade ao seu redor. Nesse caso, é necessário utilizar diferentes estratégias de desempenho de aprendizagem. A aprendizagem significativa torna-se efetiva quando ocorrem relações entre novos conceitos e conhecimentos prévios armazenados nas estruturas cognitivas. Neste âmbito os mapas conceituais podem ser usados como ferramentas para a construção da hierarquia e do conhecimento. Uma ferramenta para identificar o conhecimento prévio dos alunos. Um mapa conceitual é um diagrama que representa a relação entre conceitos contidos em uma hierarquia proposicional. A ferramenta é um estilo de aprendizado ativo. Os mapas conceituais vêm sendo cada vez mais estudados e explorados no âmbito educacional por sua potencialidade como ferramenta metodológica a fim de alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz. Diante disto uma turma de graduação do curso de Licenciatura em Química foi submetida a uma pesquisa quali-quantitativa. Essa turma participou de um processo de produção de mapas conceituais acerca do conteúdo de Ligações Químicas, sendo um mapa construído sem fundamentação teórica e outro construído após aula expositiva tanto do conteúdo, quanto do processo de elaboração de mapas conceituais, a fim de avaliar as diferenças entre estes. Os dados foram coletados e analisados de forma quantitativa e qualitativa, sendo possível observar considerável melhoria nos mapas elaborados pós-aulas. A metodologia foi considerada eficaz e satisfatória no âmbito avaliativo, demonstrando ser um subsídio importante para o ensino de química.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Baterias: evolução e sustentabilidade
    (2021-10-04) SAMPAIO, Luciano Silva; DUARTE, Ana Rosa Carriço de Lima Montenegro; http://lattes.cnpq.br/6575305310211391
    Baterias são dispositivos eletroquímicos nos quais ocorre uma reação de oxirredução, onde o ânodo cede seus elétrons (oxida) para o cátodo, promovendo sua redução (ganho de elétrons), dando origem a um processo chamado espontâneo, onde energia química é convertida em energia elétrica. Essa reação é dado por finalizada quando o eletrodo de oxidação acaba, ou seja, não possui mais elétrons para fornecer ao eletrodo de redução, entretanto, ao receber uma descarga elétrica, o eletrodo de oxidação volta a possuir elétrons para doar, iniciando um novo ciclo de oxirredução que produz corrente elétrica. As baterias estão muito presentes no dia a dia, tanto na geração de energia, bem como em veículos elétricos, relógios, notebooks, celulares, etc. Desta forma, neste trabalho, apresenta-se uma discussão sobre o uso de baterias como fonte de energia renovável e seus impactos ambientais, dentre eles, a emissão de gás carbônico para a atmosfera conforme é utilizada, os custos de seu uso e o tempo de sua vida útil; isso com o intuito de trazer ao leitor um conhecimento prévio de como esta fonte de energia pode ser extremamente benéfica para o meio ambiente, quando usada e descartada de forma correta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Bebidas alcoólicas: uma análise comparativa entre bebidas fermentadas e bebidas destiladas
    (2022-01-07) MACHADO, Amanda Arieta Silva; DUARTE, Ana Rosa Carriço de Lima Montenegro; http://lattes.cnpq.br/6575305310211391
    Esse trabalho teve como principal objetivo conhecer os principais aspectos das bebidas alcoólicas, evidenciando seu histórico, suas características quanto a suas diferenças e processos produtivos, além de compreender a importância da fermentação alcoólica no que diz respeito a produção de bebidas alcoólicas fermentadas e destiladas. Trata-se de um trabalho de pesquisa bibliográfica qualitativa para melhor compreensão do assunto, buscando contextualizar de maneira clara e objetiva. Para esse fim foram realizadas pesquisas em artigos, monografias, teses, revistas, dissertações, livros e sites da internet referentes ao tema. Apresenta-se nesse trabalho pesquisa sobre fermentação alcoólica, bebidas alcoólicas, sua origem e evolução, o processo de destilação, a diferença entre bebidas fermentadas e bebidas destiladas, e o processo produtivo das bebidas alcoólicas mais comuns: cerveja e vinho. Vários fatores motivaram a realização desse estudo, entre eles, a importância da fermentação para a produção de bebidas alcoólicas e evidenciar a diferença entre bebidas fermentadas e destiladas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização de resíduos da agroindústria amazônica: Astrocaryum murumuru e Oenocarpus bataua
    (2021) VIEIRA, Patrick Luiz de Almeida; RAMOS, Ricardo Briglia; http://lattes.cnpq.br/9100612516753053; CORRÊA, Nádia Cristina Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5763999772352165
    O aumento das atividades agroindustriais na Amazônia, em decorrência de estratégias de desenvolvimento da região, tem agregado valor às matérias-primas regionais, mas também, gerados resíduos como: cascas, bagaços de frutas, tortas entre outras, que são denominados biomassa residual e são uma importante fonte de matéria-orgânica renovável com potencialidade de aproveitamento. O aproveitamento integral e racional das matérias-primas lignocelulósicas poderá revolucionar uma série de segmentos industriais, tais como os de combustíveis líquidos, de alimentos/rações e de insumos químicos, trazendo benefícios imensuráveis para o meio ambiente, bem como para países de grandes extensões territoriais e de elevada geração de biomassa como o Brasil. Dentro desse contexto, objetivou-se com este trabalho, analisar diferentes resíduos de biomassa vegetal, caracterizando-os como potenciais para aplicações industriais. Para isto, foram utilizados os seguintes resíduos da agroindústria: caroço e torta de patauá (Oenocarpus bataua) e torta de murumuru (Astrocaryum murumuru). Foram realizadas análises imediatas dos resíduos – teor de água, extrato etéreo, cinzas, proteína macro, voláteis, carboidratos, fibra bruta e suas frações (celulose, hemicelulose e lignina). Devido ao enorme desenvolvimento de alternativa para reaproveitamento de rejeitos industriais disponíveis como passivo ambiental, pode-se verificar após análise dos resultados, que tais resíduos desmonstraram um significante potencial para reutilização para verticalização de produtos derivados dos mesmos, podendo ser aplicados para ração animal ou piscicultura devido apresentarem valores de fibras em torno de 65,57% para a torta de patauá. Sendo também interesante ressaltar como fonte de carboidratos contidos em 38,97% na torta de patauá, o que indica ser uma nova matriz, substituta da cana-de-açúcar, para extração de acúcares. Com relação as proteínas macro obtidas, as quantidades encontradas tem uma escala de possivel aplicação coparticipativa em composição centesimal de compostos nutricêutcos para suplementação alimentar ou ração animal. A lignina disponível nas três amostras apresentou um valor atrativo para um possivel estudo termocatalítico, onde o caroço do murumuru com 15,16% e a torta do patauá com 17,94% pode tornar possivel a exploração científica em torno do tema para alternativa energética de combustíveis de segunda geração. O potencial energético, através dos resultados do poder calorífico superior abre a possibilidade de aplicação de bríquetes em caldeira de força com a finalidade de geração de vapor. Dessa forma, esse estudo visa contribuir para a minimização do passivo ambiental, tornando os resíduos, produtos nobres para utilização no mercado de forma competitiva, consolidando a economia verde no Brasil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Chemical composition of the fruit smell of two unexplored varieties of Antrocaryon amazonicum occurring in Curuça, Pará
    (2022-09-09) SALDANHA, Luciana dos Santos; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    O artigo objetivou evidenciar a composição química dos aromas dos frutos de duas variedades de taperebá-cedro coletadas em Curuçá, Pará. Os aromas foram obtidos por destilação/extração simultânea, utilizando 112 g e 57 g da polpa do fruto grande e pequeno, respectivamente. A composição química foi analisada por CG-EM. A identificação dos componentes químicos foi baseada no tempo e índice de retenção linear, na interpretação e comparação de espectros de massa obtidos na literatura. O principal componente identificado no aroma do fruto grande e pequeno foi o hexadecanoato de metila, com 37 % e 23%, respectivamente. No cedro grande, destaca-se o linoleato de metila (12%) e no pequeno, o ácido hexanóico (14%). Este é o primeiro registro na literatura sobre a composição química do aroma do “antrocaryon amazonicum”.
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