Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise do desenvolvimento dos níveis do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele dos alunos do 9° ano de uma escola pública no bairro Aviação em Abaetetuba-PA(2018-12-18) SENA, Regina Maciel; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039Considerando que a geometria está presente em quase todos os lugares em que estamos e muita das vezes passa completamente despercebida o seu ensino se torna indispensável nos currículos escolares. Partindo desse pressuposto e tendo como fundamentação teórica o modelo da Van Hiele onde diz que o processo do desenvolvimento do pensamento geométrico tem como base cinco níveis de compreensão e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, o presente estudo edifica suas bases nas orientações descritas por Van Hiele para o ensino de geometria, onde sua finalidade é relatar uma prática realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Abaetetuba - PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar e detectar, por meio da Teoria de Van Hiele, o nível de pensamento geométrico dos aprendentes, onde foi proposto o teste de Van Hiele respeitando as características, propriedades e fases de cada nível de aprendizagem. Como conclusão a pesquisa revela as dificuldades que os alunos enfrentam quando o conteúdo e geometria o que indica que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais e que esta ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Por tanto a necessidade de um maior aprofundamento no ensino da geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise do nível de pensamento geométrico segundo modelo de Van Hiele dos alunos no ensino fundamental no bairro Novo II em Barcarena-PA(2018-12-18) CORRÊA, Márcia da Silva; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039O ensino da Geometria tem adquirido nos últimos anos, uma importância maior no senário das reformas educacionais do país tem sido proposto como fator fundamental das habilidades e competências matemáticas nos níveis de ensino fundamental e médio. O objetivo desse trabalho é através de um estudo de casos analisar e detectar o nível de pensamento geométrico dos alunos do ensino fundamental maior, utilizando como ferramenta principal o teste de Van Hiele. Com o resultado obtido da pesquisa poderemos analisar como está o conhecimento em geometria dos alunos pesquisados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II(2022-08-20) NAZARÉ, Wenderson Araújo de; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557O Foco deste trabalho foi elaborar uma revisão bibliográfica sobre o número de ouro e a sequência de Fibonacci com objetivo de contribuir como base de estudo para alunos do ensino fundamental II para afins de conhecimento, aprendizagem e na busca de integralizar ainda mais o conceito sobre geometria, álgebra, números irracionais, proporções, aritmética e razão. Analisando o tema sobre o assunto, obteve se uma pesquisa qualitativa através do google acadêmico com cerca de 15.000 pesquisas relacionadas ao número de ouro e 2.470 sobre a sequência de Fibonacci entre o período de 2011 – 2022 pelo qual foram filtradas vinte e uma obras para a construção deste trabalho, sendo que, dois deles está diretamente relacionado com o ensino nas escolas, como a BNCC e o PCN. Além disso, a análise foi feita de forma descritiva, permitindo reduzir de forma significativa o material que foram catalogadas como de acervos públicos, livros, Monografias, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, revistas eletrônica, repositórios acadêmicos e sites. Para realizá-la, foram abordados temas do cotidiano do aluno para que possa visualizar, identificar e resolver problemas relacionado com o assunto de forma crítica e construtiva, aprimorando sua capacidade de raciocinar e solucionar conteúdos de matemática, partindo de sua origem, seguido com o seu desenvolvimento matemático, geométrico até a constatação de suas aplicações em diversas áreas da natureza, além de sugestões de atividades baseado neste artigo. É importante ressaltar que esse estudo é essencial em sala de aula, pois desperta o interesse do aluno sobre a importância da matemática em nosso dia a dia. Os resultados sugerem que através desta temática, figuras, tabelas e gráficos mostraram que o número de ouro encontra se em obras de arte como a Mona lisa, na arquitetura como na pirâmide de Gizé, na Biologia como nas dimensões do corpo humano e até mesmo na religião como no cronograma de Cristo. Com isso, conclui-se que o estudo sobre o número de ouro traz possibilidades para que o aluno aprenda ainda mais sobre conceitos de Matemática, além de ser interessante que faz com o que se torne motivador, tornando o aprendizado bem mais didático e proveitoso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções geométricas: as dificuldades na aprendizagem da geometria(2019-07-16) PINHEIRO, Giselle Feio; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem por objetivo apresentar as dificuldades encontradas por alunos em diversas etapas do ensino e da aprendizagem da geometria. Nesse contexto, observa-se as dificuldades de percepção e visualização geométrica que surgem devido o defict na aplicação dos seus conceitos fundamentais. Por isso, é necessário investigar e desenvolver novas estratégias metodológicas as quais simplifiquem a compreensão dos conceitos básicos da geometria. Dessa forma, o trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisas bibliográfica e aplicação metodológica em sala de aula para identificar as principais necessidades. Assim, gerar uma reflexão em torno das práticas atuais de ensino e colaborar para a problemática da aplicação da geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança no ensino de geometria(2019-12-06) CUNHA, Eliana Catarina Farias; MARTINS, Jeová Pereira; http://lattes.cnpq.br/3909598558519646O ensino da geometria nos anos iniciais pode ser prioritário no trabalho docente, com foco em desenvolver nos alunos competências necessárias para que compreendam o contexto em que vivem e nele se desenvolvam. Assim, este trabalho tem por objetivo propor atividades de ensino de geometria para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pautadas na problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que contou com o estudo de fotografias de duas igrejas de Bragança-Pa e com um levantamento bibliográfico com foco nos documentos curriculares oficiais, resultados de pesquisas já realizadas sobre o tema em fundamentos teóricos para o trabalho que advém das ideias de Miguel e Mendes (2010) e de Farias e Mendes (2014) sobre o ensino de matemática por meio de artefatos da cultura. Os resultados apontam que prédios antigos de Bragança, no Pará, quando submetidos a problematizações poderão fornecer elementos que remetem à geometria plana dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que poderá favorecer a aprendizagem dessa geometria pelos estudantes desse nível.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do Tangram no ensino e aprendizagem de geometria plana no ensino fundamental II(2022-08-26) SILVA, Renato Cardoso da; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776O objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso do Tangram como estratégia pedagógica no ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos foram: caracterizar e definir o Tangram; observar o Tangram enquanto recurso didático e relacionar o Tangram e o ensino da matemática (geometria) no ensino fundamental II. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa que buscou identificar a aprendizagem da matemática aplicada no ensino fundamental II, com o uso do Tangram em livros, revistas, artigos científicos e produções acadêmicas, resultando em pontos importantes para o estudo e discussão do tema. Desse modo, a partir dos autores consultados, observou-se que uso e a aplicabilidade do Tangram no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental II se mostrou, segundo experiências de professores em sala de aula, além de lúdico, valioso para despertar um maior estímulo ao raciocínio lógico e matemático, além de contribuir também para associabilidade dos alunos, que trabalhando em grupo, podem se ajudar mutuamente, esclarecendo questões e tomando decisões coletivas. Assim entende-se que o uso do Tangram no ensino fundamental II é relevante para o aprendizado do aluno de Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização de recursos visuais no ensino de geometria para estudantes surdos(2023-01-20) DOURÃO, Isane Pantoja; BRITO, Jaqueline Gonçalves; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente artigo tem como objetivo tecer reflexões acerca do ensino de matemática para estudantes surdos no âmbito educacional, e nessa perspectiva buscou-se analisar e assim evidenciar através de uma intervenção formas de oportunizar um ensino inclusivo âmbito do ensino regular. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo e exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, pôde-se observar que a intervenção que foi explanada no presente trabalho, teve uma pontos positivos, visto que esta possibilitou a estudante surda e aos demais colegas de classe, a visualização e identificação de algumas figuras geométricas e suas características, através dos conceitos apresentados, como área e perímetro. Sendo o geocampo, apenas um exemplo do que pode ser utilizado pelos professores de matemática no âmbito educacional, visando de fato a aplicabilidade o que se é garantido pela legislação, e assim, oportunizando a construção de uma escola inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus estudantes e sempre levando em consideração as diferenças de cada estudante