Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por CNPq

Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
    (2019-12-18) LISBOA, Vitor Marone Teixeira; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este artigo apresenta e discuti sobre uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA, realizado em uma escola pública municipal de Belém-PA. Durante o período de ambientação, observamos dificuldades nos alunos do 6˚ ano do Ensino Fundamental, relacionadas as quatro operações matemáticas. Elaboramos e aplicamos um questionário para alunos egressos do 6˚ ano, para identificar em qual das operações os alunos apresentavam maior dificuldade. Diante dos resultados obtidos, a partir da tabulação e da verificação de acertos e erros, elaboramos e aplicamos uma intervenção, em uma turma do 6˚ ano, que teve como objetivo proporcionar o envolvimento dos alunos com atividades que permitissem a compreensão do algoritmo da divisão. Tal intervenção foi pautada em Lara e Borges (2012) por considerarem que é necessário proporcionar aos alunos condições que os estimulem a expressarem o que pensam e o que acreditam. Essa experiência trouxe reflexões relevantes ao percurso formativo, especialmente quanto à necessidade de inserir nos anos iniciais diversidade de estratégias e metodologias, de modo que os alunos possam compreender os conteúdos matemáticos deste nível de ensino.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA