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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem
    (2025-03-12) SANTOS, Heloisa Helena Alves Trindade dos; SANTOS, Renan Cardoso dos; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    As equações diferenciais ordinárias (EDOs) desempenham um papel fundamental na modelagem de fenômenos físicos, químicos, biológicos e de engenharias, sendo amplamente utilizadas para descrever sistemas dinâmicos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a aplicação do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem, destacando sua eficiência e acessibilidade. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica sobre equações diferenciais, seguida de aplicação prática do software wxMaxima na resolução dessas equações. Primeiramente, discute-se a teoria das equações diferenciais, abordando sua classificação, métodos de solução e conceitos fundamentais, como linearidade, homogeneidade, problemas de valor inicial (PVI) e problemas de valor de contorno (PVC). Em seguida, são apresentados os comandos e funcionalidades do wxMaxima, demonstrando sua aplicação na resolução de equações diferenciais de forma eficiente. Por fim, um exemplo prático baseado no Movimento Harmônico Simples (MHS) ilustra a utilização do software, evidenciando sua eficiência no ensino e aprendizagem de matemática aplicada. Conclui-se que o wxMaxima se mostra uma ferramenta eficaz para o estudo das EDOs, proporcionando maior agilidade e precisão nos cálculos, além de auxiliar na compreensão dos conceitos matemáticos e sua aplicação em diversas áreas da ciência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma abordagem da teoria combinatória de grupos aplicada no cubo de rubik 3 × 3 × 3
    (2022-12-20) LEITE, Rafael Weslley Barbosa; CANELLA, Juliana Silva; http://lattes.cnpq.br/1933036212945705
    Este trabalho tem como objetivo mostrar como a Teoria de Grupos pode ser utilizada para ajudar a entender e descrever a estrutura do cubo de Rubik como um objeto matemático. Para tanto, faremos um estudo detalhado das simetrias deste quebra cabeça, e mostraremos que o mesmo pode ser resolvido de modo puramente algébrico. Além disso, discutiremos sobre o Grupo de Rubik, alguns dos seus subgrupos e resolução possível ou impossível associada a movimentos ilegais. Por fim, apresentaremos métodos computacionais para auxiliar na análise de suas propriedades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma abordagem elementar do fractal árvore pitagórica
    (2023-12-21) PEREIRA, Matheus Valter da Silveira; VAZ, Cristina Lúcia Dias
    Neste trabalho, através de vasta pesquisa bibliográfica, faz-se um estudo sobre alguns aspectos da Geometria Fractal, caracterizada por ser um modo pioneiro de visualizar e conceber o conhecimento geométrico. Especialmente, apresenta-se uma abordagem sobre os fractais desde o seu surgimento, o emprego da terminologia fractal, desta cando suas propriedades e características. Mostra-se alguns dos fractais clássicos como o Conjunto de Cantor, Tapete de Cantor, Triângulo de Sierpinski, Tapete de Sierpinski e o Floco de Neve de Koch. Além disso, por meio do fractal Árvore Pitagórica busca-se a aplicação da geometria fractal nos conceitos matemáticos referentes ao perímetro, áreas, sequências e progressões geométricas. Este trabalho oferece, ainda, a apresentação de representações artísticas que utilizam o Teorema de Pitágoras e a Árvore Pitagórica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens teatrais no ensino da educação financeira
    (2020-01-09) RIBEIRO, Marcilene Carvalho; DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos; http://lattes.cnpq.br/3574720392498124; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798
    O contexto econômico está no cotidiano do brasileiro, considerando a influência que o exemplo dos pais exerce sobre as crianças, observa-se a importância de trabalhar, a educação financeira desde os anos iniciais, documentos como a BNCC já contemplam a educação financeira no currículo educacional do ensino fundamental I. O presente artigo possui o objetivo de descrever uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como objeto de estudo duas turmas de 4º ano do ensino fundamental I, de duas escolas localizadas na cidade Ananindeua, uma escola particular e uma escola pública. Visto que trabalhar a ludicidade estimula a criatividade dos alunos foi abordado praticas lúdicas teatrais como metodologia para o ensino, com o enfoque em educação financeira, a partir de uma atividade utilizada no ENEF 2018 realizada no banco central do Brasil, pelo grupo de educação financeira da Amazônia (GEFAM didático) as atividades serão descritas no decorrer deste trabalho com a hipótese de que com uma educação financeira na fase de desenvolvimento, a criança possui maiores chances de se tornar um adulto consciente no que tange às suas finanças, e aliada a educação de qualidade formamos melhores cidadãos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização no ensino fundamental: narrativas docentes em tempo de pandemia
    (2022-06-07) GONÇALVES, Alcilene Dias; Magno, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541
    Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, cujo objetivo geral foi conhecer e compreender as práticas de alfabetização desenvolvidas no período pandêmico, além de identificar, analisar e explicitar as concepções sobre esse processo por meio dos depoimentos, de duas professoras alfabetizadoras de uma escola pública do Município de Moju/PA, captados virtualmente por meio do aplicativo digital WhatsApp. Para análise do corpus da pesquisa fizemos o uso da Análise Textual Discursiva - ATD associado ao software Iramuteq. Dos resultados do processamento com a ferramenta Iramuteq selecionamos o grafo de similitude para com as lentes da ATD construir categorias analíticas, a partir das quais concluímos que no período pandêmico nas concepções das professoras os desafios enfrentados para alfabetizar foram relacionados ao precário acesso das famílias às tecnologias, o suporte familiar é essencial no processo e as questões da profissionalidade docente devem ser consideradas. Portanto para alfabetizar no período pandêmico o professor deve reinventar suas práticas, a responsabilidade de alfabetizar é do professor, da família e do governo e o profissional professor deve ser respeitado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano
    (2022-06-20) MEIRELES, Francisco Xavier Campelo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente artigo tem como tema, alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental, tem como objetivo revisar as operações básicas da matemática utilizando metodologias já estuda que pode ser aplicada facilmente em sala de aula. Destaca-se nessa pesquisa um estudo sobre o ensino e aprendizagem, o papel do professor e as metodologias que auxilia na aprendizagem das operações básica sendo elas: Tábua de Pitágoras; Multiplicação com as mãos; Multiplicação chinesa, o processo da divisão pela soma e atividades complementar para o ensino e aprendizagem das operações básicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise combinatória e aplicações no Excel
    (2023-04-19) GOMES, John Wesley dos Santos; RODRIGUES, Pedro Augusto de Freitas; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052
    Este trabalho de caráter qualitativo, estuda os conceitos sobre a Teoria da Probabilidade, a qual o foco é a Análise Combinatória, que no decorrer do trabalho percebe-se que tal assunto é um divisor de água, pois o alunado possui grandes dificuldades na análise e interpretação do problema, assim foi abordado a fragmentação de solução para conseguir melhores resultados no ensino, haja vista que foi preciso abordar o Letramento Matemático para que o aluno possa ter maiores conceitos e aplicações matemáticas em sua realidade, outrossim, para uma aplicação desse conteúdo foi escolhido a planilha eletrônica (Excel), para que possam desenvolver problemas de largas escala usando a tecnologia ao seu favor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da lucratividade do produtor rural familiar de pimenta-do-reino no município de Acará-PA
    (2022-12-29) CUNHA, Lisandra de Sousa; DAMACENO, Marcela Marques; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272
    O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da lucratividade dos agricultores familiares, sobre a produção de pimenta do reino no município de Acará. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa de campo na modalidade de entrevista direcionada aos agricultores familiares do município do Acará. Os dados coletados foram utilizados para analisar através do indicador Valor Presente Líquido (VPL) a viabilidade lucrativa do cultivo da pimenta do reino. Verificou-se que a produção em pequena escala de pimenta do reino para um determinado produtor caracterizou-se viável economicamente, haja vista que o indicador utilizado se mostrou positivo quando analisado, utilizando mesmo uma taxa atrativa de 10%.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica
    (2019-12-20) NUNES, Cristiane Shiley Araújo; SMITH, Silvia Danielle da Cunha; http://lattes.cnpq.br/2104524669185605
    O presente trabalho visa descrever e analisar atividades matemáticas desenvolvidas com alunos do 6º ano na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) no contexto do projeto de ensino “O Ensino da Matemática através de Oficinas de Aprendizagem para alunos do 6º ano” o qual atuamos como colaboradores do projeto e estagiários do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens (IEMCI) durante os anos de 2018/2019. Nele buscamos analisar como as atividades matemáticas, desenvolvidas ao longo do projeto, contribuíram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos durante as oficinas que foram realizadas neste percurso de ensino. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND) foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco. Os resultados obtidos foram percebidos durante as realizações das oficinas, pois houve avanços no nível de aprendizagem de alguns estudantes como, a dissipação no receio de enunciar dúvidas, melhor motivação para estudar matemática, maior interação com a professora regente de sala e com os estagiários da Residência Pedagógica, bem como, passaram a interagir uns com os outros pelos momentos de aulas agradáveis e mais significativas, no modelo do projeto. Desta forma, o desempenho dos alunos foi considerado bom.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental
    (2024-02-27) LOPES, Felipe Gonçalves; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente trabalho tem como objeto de estudo os Relatórios Finais de três turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola investigada, objetivando analisar o rendimento escolar na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental registradas no ano letivo de 2022 na perspectiva de compreender o comprometimento da aprendizagem no período pós-pandêmico, tendo como espaço temporal o ano de 2022. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória e descritiva, tendo como ambiente de pesquisa, uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino, localizada no distrito de Maú, no município de Marapanim – Pará. Nesse estudo, evidenciamos a importância da Estatística enquanto uma área do conhecimento que permite trabalhar com dados numéricos, a partir da compreensão de seus conceitos definidos por teóricos que discutem a temática. O trabalho aponta questões relevantes no que se refere a aprendizagem da Matemática, que foi agravado a partir das mudanças propostas pelo novo formato de ensino proposto, durante o período da pandemia da COVID-19, em que as escolas tiveram que ser fechadas, havendo mudanças no contexto do ensino e aprendizagem, que tomou um outro formato - o Ensino Remoto. Os resultados apontam que as dificuldades de aprendizagem da Matemática antes existentes, tiveram agravamento, não só por implicações da pandemia, mas por razões outras, que contribuíram para com as dificuldades de aprendizagem dos estudantes das turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental investigadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Analise do uso dos recursos de didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da matemática para alunos do 8º ano e do 9º ano do ensino fundamental
    (2022-02-18) PEREIRA, Luara dos Santos; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557
    Esta pesquisa refere-se à análise dos utilização de recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da Matemática para alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo Analisar de que forma a professora utiliza os recursos didáticos nas aulas de Matemática do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como a sua importância e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho está vinculada a uma abordagem do tipo qualitativa descritiva, composta por duas etapas, são elas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu por meio de observação, análise documental, entrevistas e aplicação de questionários com a coordenadora pedagógica, a professora e os alunos. A pesquisa nos possibilitou vivenciar como a professora faz uso desses recursos didáticos nas aulas de Matemática, como instrumentos facilitadores da relação professor-alunoaprendizagem, possibilitando tornar o processo de aprendizagem algo mais natural e menos desgastante para as pessoas envolvidas. Logo, a utilização de tais recursos é uma forma de aproximar os alunos do contexto social onde vivem, o que pode proporcionar maior interesse e maior absorção dos conhecimentos matemáticos de uma forma menos conteudista nas aulas de Matemática, tendo em vista que esses momentos de aprendizagem não devem ser monótonos e sim atraentes para o aluno, podendo assim gerar nos mesmos um desejo maior de aprender matemática com o auxílio do professor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia
    (2023) MONTEIRO, Alef Junior da Silva; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise epidemiológica da pandemia de Covid-19 em Cametá durante o ano de 2021
    (2023-11-24) BRITO, Sandro Willian Viana; SILVA, Júlio Roberto Soares da; http://lattes.cnpq.br/1449991706012638
    Na pandemia de COVID-19, a rápida disseminação do Coronavírus torna desafiador entender sua evolução. A modelagem matemática é essencial para estudos epidemiológicos. Neste artigo, abordamos um estudo de caso do tipo ex-post-facto em 2021 no município de Cametá, Pará, usando modelos SIR, SIRS e Verhulst. Com dados reais, ajustamos curvas usando o modelo logístico para casos confirmados e recuperados, e estimamos parâmetros dos modelos SIR e SIRS. Essa abordagem possibilitou simulações numéricas, compreendendo aspectos como taxa de reprodução, incidência, transmissão, casos e picos. Isso contribui para entender o impacto local da pandemia, orientando estratégias de saúde pública e controle do vírus.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise sobre os conhecimentos mobilizados por um carpinteiro de Breves-PA em sua atuação profissional
    (2021) PANTOJA, Edson Guimarães; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537
    Este trabalho trata de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo cujo objetivo é evidenciar a mobilização de ideias e habilidades matemáticas na construção de uma casa de madeira por um carpinteiro da cidade de Breves-PA. Para fundamentação teórica utilizamos a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio que considera o fazer matemático desenvolvido em diversos grupos culturais. Metodologicamente, para a coleta de dados da pesquisa de campo, utilizamos a observação, entrevista não estruturada, gravações de áudio e capturas fotográficas. Para melhor explicitar os resultados criamos categorias que evidenciam as habilidades e ideias matemáticas utilizadas pelo carpinteiro: habilidades para projeção da quantidade de material; técnicas para nivelamento; e técnicas para construir o telhado. Nessas categorias são evidenciadas habilidades matemáticas, bem como habilidades com operações básicas de adição e multiplicação, porcentagem, regra de três simples, proporcionalidade, unidades de medidas. Nesse sentido, consideramos que o objetivo da pesquisa foi alcançado, de modo que foi possível evidenciar o modo que a matemática está presente na realidade do carpinteiro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A aplicação da função linear na comercialização artesanal dos brinquedos de miriti no Ramal Tauerá de Beja no município de Abaetetuba-PA
    (2018-07-10) CARVALHO, Elliene Crisley Pires; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    Esse artigo aborda a aplicação da função linear na comercialização artesanal dos brinquedos de miriti no ramal Tauerá de Beja no município de Abaetetuba/PA. Para averiguar a comercialização dos brinquedos de miriti, utiliza-se uma pesquisa de campo com o artesão Augusto Costa da Costa que tem como atividade a confecção de diferentes designes dos brinquedos, vendendo-os no ramal, na festividade do círio em Belém/Pa e para o exterior (Guiana Francesa). A pesquisa de campo realizada no ramal Tauerá de Beja, corresponde a um questionário semiestruturado com perguntas de caráter qualitativa e quantitativa, buscando identificar a importância do artesanato como fonte de renda para o artesão, bem como o lucro obtido com a venda dos brinquedos de miriti no local, interior e exterior do país. Para uma melhor compreensão sobre a fonte de renda do artesão, desenvolve, paralelamente, um estudo sobre função linear, procurando equacionar as receitas relacionadas com custos e venda dos brinquedos, a fim de mostrar se a comercialização corresponde a um lucro satisfatório para o pesquisado. Dessa maneira, a função linear tem como relevância mostrar, ao mesmo tempo, uma forma eficaz do artesão realizar um balanço financeiro sobre a receita para os três locais de vendas. Conclui-se esse artigo considerando que a matemática referente ao estudo de função pode ser um forte aliado para avaliar lucros e prejuízos e ao mesmo tempo, construir um balanceamento financeiro sobre determinada atividade, que no caso presente, a comercialização dos brinquedos de miriti, cuja matéria prima é oriunda da própria propriedade de onde retira para confeccionar os brinquedos e vender como meios de sustento familiar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação da integração numérica na rotação das cônicas
    (2024-02-22) SILVA, Gizandra Nunes da; SAYAGO, Amilcar Montalbán; http://lattes.cnpq.br/7400715016773361
    Mostra-se que, a resolução de problemas relacionados a cônicas pela 2ª regra composta de Simpson, é um método de integração numérica eficiente. Este trabalho teve como objetivo mostrar a precisão desse método em comparação com a utilização de problemas resolvidos analiticamente, já que alguns problemas possuem soluções analíticas complexa. Durante os estudos, foram explorados os conceitos fundamentais da teoria e aplicada a 2ª regra composta de Simpson para aproximar integrais definidas associadas as cônicas, fazendo a divisão do intervalo em subintervalos menores, para obter um resultado preciso. Ao aplicar esse método em problemas de áreas, volume de revolução, áreas de superfície de revolução e áreas de comprimento nota-se que os resultados foram satisfatórios, pois os erros obtidos ficaram dentro de um valor aceitável para os problemas analisados e à medida que aumentava-se o numero de subintervalos a função aproximava-se mais ainda da solução analítica, comprovando assim a confiabilidade do método numérico empregado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação da integral na rotação das cônicas
    (2023-12-22) REIS, Cid Tadeo Silva dos; SAYAGO, Amilcar Montalbán; http://lattes.cnpq.br/7400715016773361
    Mostra-se que, o estudo de rotação das cônicas é uma base forte quando se tem por objetivo integrar as mesmas. Uma vez que, a inequação geral das cônicas apresenta em uma de suas parcelas um termos misto, isto é, com duas variáveis, sendo necessário fazer a eliminação destes por meio da rotação dos eixos coordenados. Diante disso, a análise das inequações reduzidas em um novo sistema fica mais flexível o estudo na fronteira, podendo ser expressada com a igualdade uma função. Assim, chega-se ao resultado esperado, por meio das fórmulas de área, volume de revolução, área de superfície de revolução e comprimento de arco.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação da matemática na atividade policial: a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial
    (2022-08-12) SANTOS, Nivaldo Silva dos; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Esse trabalho aborda como temática, aplicação da matemática na atividade policial:a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial. A abordagem consiste em utilizar as ferramentas computacionais, como o aplicativo Google Maps (GPS) e utilização de ARP (Drone), visando aplicação à área de segurança pública. Esses recursos tecnológicos contribuem significativamente no combate ao comércio ilícito, como plantio de cannabis sativa, por exemplo, e outras ramificações do narcotráfico que necessitam da tecnologia para agregação de conhecimento e assim identificar em áreas de difícil acesso. Para melhor descrever a aplicação, são usados três problemas que evidenciam a importância e utilidade indispensáveis de recursos como ARP e Google Maps na reunião de fatos que ajudam no combate ao crime. O terceiro problema tratará do uso da geometria plana e analítica no cálculo de área de plantio de cannabis e de distâncias de coordenadas no sentido de avaliar o modus operandi e como se estruturam e organizam-se os supostos traficantes donos dos plantios, usando, embora de forma empírica, os conhecimentos matemáticos no sentido de maximizar o plantio da erva, o que corresponde a um lucro máximo quando a droga é beneficiada. A ocupação de grandes áreas de plantio dificilmente acontece, pois, poderiam ser identificadas por drone que visualiza regiões de plantio. Conclui-se a pesquisa considerando que a tecnologia moderna, Google Maps, a ARP, assim como a matemática na contribuição de coordenadas em áreas de difícil acesso, tem sido de grande utilidade na produção do conhecimento, tendo em vista que essas medidas são essenciais para o combate do comércio ilícito.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação de jogos matemáticos no 1º ano do ensino médio
    (2022-07-08) QUARESMA, Mário Antonio Mata; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568
    Apesar da evolução do ensino que se tem nos dias atuais a disciplina de matemática continua sendo um dos motivos do grande número de reprovação dos alunos, não importa o nível de escolarização: fundamental, médio ou superior. Os motivos alegados para tal fato são diversos, mas há um consenso geral de que quando os professores utilizam métodos diferenciados, saindo daquela postura tradicional de lecionar, o resultado final melhora bastante. Por exemplo, a utilização de jogos matemáticos é uma das alternativas que diversos educadores usam para melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina, mas ainda são poucos os professores que utilizam os jogos em sala de aula e quando utilizam é mais para o ensino fundamental do que para o ensino médio. O presente trabalho objetivou mostrar, através de experiência realizada em sala de aula, com uma turma do 1º ano do ensino médio, que pudesse aplicar jogos matemáticos para o ensino médio e que faz com que o rendimento na aprendizagem aumente. Neste trabalho apresenta-se cinco jogos já existentes na literatura, que podem ser aplicados no ensino médio, mas na aplicação que ocorreu em uma escola do município de Abaetetuba, utilizouse apenas um devido ao tempo disponibilizado pelo professor. Durante a atividade foi possível perceber um interesse maior em aprender o conteúdo matemático para participar do jogo. Apresentou-se citações diversas dando um crédito à utilização desses jogos, então entende-se que é válido fazer essas experiências em sala de aula. Os jogos aqui propostos são sugestões simples que poderão ser utilizados nas escolas, com praticamente custo zero. Com a aplicação do jogo concluiu-se que a tentativa realmente é válida para melhorar a “imagem” desta disciplina temida por muitos, às vezes tão odiada e também muito amada por seu fascínio quando se cria estratégias de ensino diferenciadas e dinâmicas (“animadas”). E principalmente fazer com que os alunos não venham mais abandonar as salas de aula, desperdiçando a oportunidade de um futuro melhor, que na maioria das vezes só se pode alcançar através da educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A aplicação dos complexos à geometria: em busca de um tesouro perdido do século XX.
    (2023-07-06) SILVA, Caio Rafael Miranda da; SOUSA, Tamiris da Costa; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350
    O presente trabalho tem como objetivo uma Aplicação dos Complexos à Geometria. A esse respeito, partimos inicialmente do caráter histórico e seu desenvolvimento ao longo tempo acerca dos Números Complexos, com intuito de entender quais foram as primeiras pessoas que buscaram compreender e contribuir para essa parte tão fascinante da matemática. Em seguida, abordaremos de forma detalhada suas definições e propriedades, relacionando os conceitos algébricos, além de uma atenção especial ao aspecto geométrico e trigonométrico, pois, tudo isso, nos ajudará a resolver alguns impasses matemáticos. Por fim, este trabalho buscar solucionar um problema de geometria, motivado pela busca de um tesouro.
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