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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental
    (2021) RIBEIRO, Midiam Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    A matéria como é bem conhecido entre os estudantes, tem uma série de desafios, uma das quais é a falta de desejo/motivação de aprender contexto da material. As aulas de física são limitadas em sua dinâmica no ensino, marcada por rotinas monótonas, com aulas focadas na teoria e decoração de formulas. Diante destes desafios, é também responsabilidade do professor criar estratégias para incentivar os alunos e fazer com que eles vejam a importância dessa matéria em suas vidas, a final a física se encontra em praticamente tudo o que possuímos hoje, e a missão do professor não se volta em só ensinar mas também mostrar como o aprendizado daquele contexto é bom para os educandos e o seu autoconhecimento. Como resposta dessas problemáticas, uma opção é que os professores possam empregar uma variedade de metodologias em suas salas de aula sempre que possível mostrando que a física é importante e pode vir a ser mais interessante do que o imaginado. Com isso em mente, o principal objetivo deste estudo é usar a Robótica Educacional no Ensino da Física a fim de proporcionar um aprendizado mais atraente para os alunos do 9º ano. Dessa forma o estudo se voltou em abordar a aplicação da robótica educacional em conjunto com a disciplina de física, e em um contexto teórico a metodologia se baseio um questionário aplicado através do google forms e na observação dos estudantes durante as aulas de fisica e robótica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Apresentação de alunos sobre o aprendizado de física e química do 9º ano do ensino fundamental
    (2014-09-14) MACHADO, Juan Cleber; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3058263895154601
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as impressões que os alunos egressos do ensino fundamental possuem sobre as disciplinas de Química e Física, bem como identificar as principais dificuldades dos alunos relacionadas às disciplinas Química e Física, como também elencar as principais estratégias de ensino que os alunos tiveram contato durante o ensino fundamental. Com isso, aqui se destaca a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na educação de ciências. Estratégias de ensino adequadas pode ser uma solução para problemática gerada no ensino de ciências, são essas estratégias que fogem do velho modelo tradicional de aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa fundada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizamos levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e fechadas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa alunos do 1° ano do ensino médio que estudam em uma das escolas públicas do município de Breves – Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários demonstram que as estratégias não são utilizadas de forma ideal por boa parte dos professores de ciências o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. É de importância fundamental que durante o seu processo de formação, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estrelas negras e buracos negros
    (2024-06-10) BENTES, Thiago Alex Santos; BENONE, Carolina Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0528899709179831; 0000-0002-3675-9452
    As Estrelas negras de Michell são objetos astrofísicos previstos inicialmente a partir da Gravitação Newtoniana. A principal característica destes corpos compactos é que estes exercem uma força gravitacional tão forte que nem mesmo a luz poderia escapar de sua ação. Na atualidade, é sabido que a Teoria da Relatividade Geral é a teoria de Gravitação que melhor descreve o cosmos. A partir desses conhecimentos, é prevista a existência de Buracos Negros, objetos que distorcem o tecido do espaço-tempo de maneira tão forte que nada consegue escapar do interior de uma região no espaço-tempo cujo limite é denominado de horizonte de eventos. Neste trabalho iremos estudar as Estrelas Negras e os Buracos Negros estáticos, em conjunto com a Gravitação Newtoniana e o formalismo Tensorial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo do formalismo lagrangiano ehamiltoniano aplicados em sistemas de lançamentos verticais dissipativos
    (2021-10-05) CARDOSO, Cleber dos Santos; RODRIGUES, Manuel Eleuterio; http://lattes.cnpq.br/9488132180680912; https://orcid.org/0000-0001-8586-0285
    As mecânicas de Lagrange e de Hamilton constituem uma poderosa ferramenta no estudo dediversos sistemas físicos, no entanto, elas foram desenvolvidas para sistemas ideais, sem levarem consideração forças de natureza dissipativa. Em virtude disso, nesse trabalho buscou-se construir funções lagrangianas e hamiltonianas que permitem obter as equações demovimento do lançamento vertical de uma esfera sujeita à força resistiva do ar proporcioná-la velocidade linear e a quadrática, respectivamente. Para isso, foram utilizados como ferramentas matemáticas a função de dissipação de Rayleigh, os princípios de lagrangiana equivalente e do cálculo fracionário. Como resultado deste trabalho, conseguiu-se encontrar de forma satisfatória as equações de movimento e, além disso, formulou-se pela primeira vez uma função lagrangiana com derivada fracionária para uma força dissipativa proporcional ao quadrado da velocidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experimento para medir distâncias utilizando o arduino como proposta didática para o ensino de física
    (2019-12-20) CARVALHO, Matheus de Souza; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604
    A partir da observação dos métodos obsoletos e que produzem um ensino pouco animador para os estudantes, verificou-se a necessidade da produção deste estudo. O objetivo é mostrar que Física pode ser ensinada de forma mais atrativa com o uso de métodos de aprendizagem ativa, para tanto este estudo apresenta um experimento que utiliza a plataforma Arduino e o sensor HC-SR04 para medir distâncias e assim contribuir para o ensino da Física. São mostrados os componentes do experimento e sua construção é ensinada em formato de passo-a-passo mostrando seus detalhes. O código fonte a ser utilizado no experimento é mostrado juntamente com os conceitos físicos envolvidos. Espera-se com este estudo que o ensino de Física caminhe junto às novas tecnologias, com o intuito de se sobrepor aos métodos conservadores de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior
    (2020-02-17) SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    A abordagem de tópicos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) nas aulas de Física do Ensino Superior ainda é tema de debates e discussões entre pesquisadores da área. Embora nos dias atuais seja reconhecida sua importância para as tecnologias que encontramos em nosso cotidiano, ainda observamos inúmeros problemas para tratar desse tema em sala de aula. Vários fatores influenciam na abordagem da FMC no Ensino Superior, a começar pelo formação dos professores para com o tema, falta de tempo para aplicar um currículo extenso e aulas tradicionais que desinteressam os alunos. Tendo em vista esta perspectiva, o presente trabalho propõe alguns recursos didáticos diferentes dos habituais, visando facilitar o trabalho do professor e um modo de incentivar o aluno para assuntos de FMC. Para tal, trataremos do Efeito Fotoelétrico através de sua história, do contexto da luz até sua aplicabilidade hoje em dia, utilizando-se de experimento de baixo custo – um eletroscópio caseiro e uma fonte de radiação ultravioleta – além de uma proposta de aplicação da simulação do Efeito Fotoelétrico no site Vascak, buscando realizar uma aprendizagem ativa e significativa em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
    (2024-12-04) SOUSA SOBRINHO, Fábio José de; CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0867987653882344
    Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no ensino médio, utilizando animações desenvolvidas por meio da biblioteca Manim, da linguagem de programação Python. O desafio central do estudo reside na dificuldade dos alunos em visualizar e compreender conceitos abstratos de Física utilizando métodos tradicionais, especialmente em um contexto onde há pouca integração de tecnologias digitais nas salas de aula. A pesquisa foi conduzida em duas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o total de 31 estudantes. O trabalho foi realizado no Colégio Aspecto, localizado em Ananindeua, Pará. A metodologia envolveu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da programação nas aulas de Física, comparando a eficácia de métodos de ensino tradicionais com o uso de animações interativas. As principais contribuições da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física incluem a introdução de animações como uma ferramenta pedagógica para facilitar a visualização dos conceitos físicos, promovendo maior engajamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados indicaram que as animações foram essenciais para a melhoria da compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e acessíveis. Como principal resultado, observou-se que os alunos relataram um aumento no interesse e no engajamento com o uso da programação, destacando o papel das animações na facilitação do aprendizado de conceitos complexos em Física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de computação algebrica aplicada ao ensino de Ciências
    (2024-06-19) SILVA, Joedila Felipe da; BRAGA, Aline Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0260000901655507; https://orcid.org/0000-0002-5998-6615; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648
    Este trabalho, qualitativo e teórico, versa sobre Uso De Computação Algébrica Aplicada Ao Ensino De Ciências com a utilização de software Maxima como uma ferramenta tecnológica eficaz no ensino de Ciências. O presente trabalho tem objetivo introduzir noções e comandos básicos do software Maxima para auxiliar e estimular alunos e professores em sala de aula e aplicá-las em diversos contextos de ensino de ciências. O trabalho de curso apresenta- se em formato de livro o qual foi organizado do seguinte modo: introdução ao software, instalação do programa no computador e/ou celular e noções de como manuseá-lo; entendimento sobre a utilização de funções básicas, manipulações gráficas e animações em formato GIF da referida ferramenta; e a aplicabilidade da ferramenta no ensino de ciências destacando exemplos práticos de aplicação do Maxima em atividades de ensino de Ciências/Física, com o intuito de resolver alguns problemas de Física, abordando assuntos sobre como cinemática e dinâmica de Newton, posição, velocidade média, força, aceleração, trabalho e energia, demonstrando a praticidade e eficácia nas soluções, como forma de despertar o interesse de estudantes e professores interessados em compreender sobre a sequência lógica da Computação Algébrica CA aplicada ao ensino de Ciências. Conclui-se que o uso do software Maxima no ensino de Ciências/Física são de grande auxilio na construção do conhecimento uma vez que, melhora a compreensão dos conhecimentos tecnológicos aplicados ao ensino de Ciências e facilitam o aprendizado acadêmico.
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