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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem significativa do ensino de física por investigação com alunos da EJA no ensino médio
    (2021-01-21) BARBOSA, Paulo Sérgio Mendes; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248
    Vivenciamos um cenário de grande insatisfação com práticas de ensino e aprendizagem pouco atrativas tanto por parte do professor quanto do aluno, o que contribui para um grande desinteresse e falta de motivação entre os pares envolvidos neste processo. Embora nosso contexto seja repleto de excelentes professores com as mais diversas qualificações, ainda é muito comum nos deparar com práticas de ensino baseadas, unicamente, em aulas conteudistas de caráter meramente expositivas, onde o aluno participa apenas como um sujeito passivo no processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa com ênfase na proposta de ensino investigativo na disciplina de Física com turmas do ensino médio da primeira etapa da Educação e Jovens e Adultos - EJA, trata de um uma metodologia que se diferencia pela maneira de apresentar o conteúdo para os alunos, visando estimula-los a refletir, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema ou temas geradores indicados por eles próprios, como resultado de suas próprias vivências. Discute-se como objetivo principal, o de verificar de que maneira a aprendizagem dos conceitos de Física é significativa quando os estudantes são submetidos à metodologia de ensino por investigação, principalmente quando inicialmente são abordados os conhecimentos prévios para os conteúdos curriculares a serem ensinados, além de avaliar como o ensino por investigação mediado por experimentos práticos pode ser uma ferramenta eficaz a ser adotada como recurso principal no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, elaborou-se uma proposta de sequência didática abordando como tema central, os principais fundamentos da Cinemática, onde os próprios alunos serão responsáveis por organizar, testar e tirar suas próprias conclusões a respeito do experimento por eles executados, onde o professor tem o papel de mediador, sendo responsável por sistematizar os resultados e ajustar as lacunas para que de fato, a aprendizagem seja estabelecida como sendo significativa em todo processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens do tema astronomia no ensino médio: uma revisão da literatura
    (2024-03-08) RAIOL, Rômulo Victor Ramos; SILVA, Jeferson Danilo Lima; http://lattes.cnpq.br/7332483848549842; 0000-0001-6333-2975
    O presente trabalho consiste em uma Revisão da Literatura, do tipo estado do conhecimento. Tem como objetivo identificar e catalogar os resultados e as metodologias que foram adotadas nos artigos sobre Astronomia no Ensino Médio, publicados entre os anos de 2013 e 2023. A busca foi realizada na plataforma Google Acadêmico, utilizando os termos de busca “astronomia” e “ensino médio”. Como critério de seleção, os artigos deveriam conter os termos de busca explicitamente no título e/ou no resumo, estar disponíveis em língua portuguesa e serem de livre acesso. Considerando os critérios de inclusão, foram selecionados 25 artigos. Foi analisado se os artigos selecionados estão de acordo com o definido pelas normativas e diretrizes do ensino médio com base nos documentos oficiais. As pesquisas aplicadas e questionários foram as metodologias mais adotadas, seguidas por projetos educacionais aplicados em sala de aula. Todos os trabalhos corroboram com as definições implementadas nos PCNs, PCN+ e BNCC.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A adaptação de Comunidade Ribeirinha às novas tecnologias: a Energia Solar Fotovoltaica
    (2023-12-20) BARBOSA, Geize Cristina Vidal de Sá; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329
    O trabalho de extensão "A Adaptação de Comunidade Ribeirinha às Novas Tecnologias: A Energia Solar Fotovoltaica" que contempla o plano de trabalho vinculado ao projeto de extensão: A Apresentação da Física Quântica como Porta de Ingresso acadêmico, teve como objetivo primordial de explorar as percepções, experiências e conhecimentos das famílias ribeirinhas sobre energia solar. A primeira etapa contou com um estudo bibliográfico sobre o tema e posteriormente seleção aleatória de 20 representantes de famílias na comunidade da ilha de Urubuoca -Icoaraci-Outeiro/Belém-PA. Isso garantiu uma amostra representativa que reflete a diversidade de perspectivas e experiências presentes na comunidade. Em seguida, foram realizadas entrevistas de caráter qualitativo e quantitativo, adotando uma abordagem flexível que permitiu uma exploração aprofundada. As entrevistas abordaram temas essenciais, como o conhecimento prévio das famílias sobre energia solar, suas percepções em relação à tecnologia e experiências com eletricidade na comunidade. Questões cruciais, incluindo o acesso à eletricidade, as necessidades energéticas específicas e as expectativas quanto à energia solar, foram minuciosamente investigadas. O projeto se comprometeu a compreender de maneira abrangente o contexto local, identificando não apenas as demandas, mas também as vantagens da energia solar para as comunidades ribeirinhas. Essa abordagem aberta proporcionou uma base sólida para a obtenção de informações importantes que podem orientar futuras iniciativas relacionadas à energia solar nessas comunidades. Em resumo, o projeto atingiu seu objetivo, e também desenvolveu uma abordagem cuidadosa, garantindo que as vozes das famílias ribeirinhas fossem ouvidas e suas necessidades específicas. Os resultados encontrados são um recurso importante para o desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis que beneficiam essas comunidades de forma significativa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma alternativa para incentivar o ensino e aprendizagem de física por meio de simulações no algodoo
    (2021-01-21) MARTINS, Leandro Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    Mediante aos problemas enfrentados pela falta de interesse e o alto índice de evasão escolar no ensino de Física devido ao uso de celulares em sala de aula, o presente trabalho busca responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições que o software Algodoo pode ter na aprendizagem dos conteúdos da queda livre e do lançamento horizontal? E mediante ao problema apresentado, a presente pesquisa terá como objetivo geral propor o uso do software Algodoo como ferramenta pedagógica atrativa para o ensino e aprendizagem de Física, visando melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos relacionados à Queda livre e ao Lançamento horizontal. A metodologia utilizada foi de cunho exploratória quali-quantitativa. Durante o desenvolvimento das atividades, foram aplicadas simulações computacionais no software Algodoo contendo uma análise histórica ou conceitual para o estudo da queda livre e do lançamento horizontal. A coleta dos dados ocorreu com uma turma de 40 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Magalhães Barata/PA, Brasil. Os resultados mostraram que a visualização dos fenômenos físicos modelados no software Algodoo, contribui de maneira positiva para uma melhor compreensão na aprendizagem dos alunos, além de mostrar a eficiência do software para o ensino de Física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise bibliométrica sobre acidentes nucleares: um estudo na base de dados da Web of Science
    (2021-12-10) NASCIMENTO, Marciel de Sousa; REIS, Marcos Allan Leite dos; http://lattes.cnpq.br/8252507933374637; https://orcid.org/0000-0003-2226-2653
    Este trabalho mostra a importância da bibliometria para a análise das publicações científicas indexadas, especificamente sobre acidentes nucleares, haja vista de ser um tema ainda pouco explorado no meio cientifico, porém de grande relevância, por conta disso procurou-se enfatizar os principais países que mais publicam sobre o assunto, quais os tipos de acidentes nucleares de maior interesse nas publicações. Destacando ainda, quais as áreas de maior importância nas pesquisas sobre acidente nuclear, os registros mais citados, os periódicos com maior fator de impacto, autores e instituições que são referências neste assunto no meio científico mundial, depois da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A presente pesquisa auxiliará futuros trabalhos na área da ciência da informação quando se tratar do tema acidente nuclear. A presente pesquisa consistiu em uma análise bibliométrica e cienciométricas, na base de dados da Web of Science (WoS), considerada uma das mais antigas e maiores bases de trabalhos científicos do mundo, nela foram selecionados artigos científicos dos últimos 53 anos (1965 a 2018), selecionando-se trabalhos relacionados ao termo de busca “nuclear accident”, palavra chave em inglês que foi utilizado na base para seleção dos trabalhos científicos. Por meio da pesquisa concluiu-se que, o Japão e Estados Unidos foram os países que lideraram no ranking de publicações sobre acidente nuclear com 30% e 15% das publicações totais respectivamente, percebeu-se ainda, que as instituições japonesas foram as mais produtivas em questões de registros sobre o tema pesquisado comparando com instituições argentinas e portuguesas. Por conseguinte, o acidente mais estudado foi o que aconteceu na usina nuclear de Fukushima, cidade japonesa. Também foi observado que a maior parte dos autores responsáveis pelos registros publicados na base de dados WoS são de origem japonesa. Nota-se ainda, que uma das áreas de maior preocupação dos autores está relacionado às questões ambientais e de segurança. Por fim, foi possível perceber que, países onde ocorreram acidentes nucleares de grandes proporções foram os que mais investiram em pesquisas relacionadas ao tema citado, visando tomar medidas protetivas, para que tais acidentes não ocorram novamente causando danos potenciais e socioambientais sem precedentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das questões de física do novo exame nacional do ensino médio
    (2019-12-18) MOREIRA, Rogério de Oliveira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706
    Devido a importância do Enem para os alunos dos anos finais do ensino básico, a nossa pesquisa é sobre a análise das provas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio com o objetivo de avaliar as questões do exame e relacioná-las com as recomendações e orientações de conteúdos para o Ensino Médio. Para isso é necessário identificar as características das provas, relacionar as questões por área de conhecimento da física e dentro dessa áreas os assuntos mais cobrados, selecionar os conteúdos mais importantes e como são cobrados. Inicialmente, fizemos um estudo das características do PCN para o Ensino Médio e ENEM correlacionando os temas estruturadores com a matriz de referência juntamente com a propostas dos livros didáticos e em seguida analisamos as 10 provas de 2009 à 2018 afim de levantar as suas características. Dessa pesquisa verifica-se que as provas são contextualizadas e com questões conceituais, permanece uma predominância das áreas de eletricidade e mecânica e por fim foge em parte das antigas provas de vestibulares tradicionais. Dessa forma, constatamos que o Enem está em ressonância com as recomendações do Ensino Médio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análises elétrica e morfológica do efeito de revestimento de cobre sobre condutores elétricos de alumínio Liga 1350
    (2023-12-22) MELO, Mauri Silva; MOTA, Elder Augusto Viana; http://lattes.cnpq.br/9918962099819860; https://orcid.org/0000-0001-5873-4865
    Este trabalho investigou os efeitos que o revestimento de cobre (Cu) causa em fios de alumínio (Al-1350) através do processo de eletrólise. Esses fios são utilizados na fabricação de cabos para serem comercializados nas linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica. A realização do trabalho tem o intuito de utilizar esse processo de eletrodeposição para diminuir a resistência elétrica dessa liga de Al e consequentemente aumentar a condutividade elétrica do material. Utilizando o processo de exposição eletroforética com uma solução de sulfato de cobre dissolvido em água, como solução eletrolítica, sob uma corrente que varia entre 1(A) a 1.5 (A) e uma tensão fixa de 1 V, foram adotados parâmetros que mais se adequem com o aumento da condutividade do material. A técnica de microscopia eletrônica de varredura foi utilizada para fazer a caracterização morfológica do material, e medidas de resistência elétrica foram utilizadas para verificar a eficiência da eletrodeposição na condutividade do fio. Os resultados mostram que houve uma diminuição na resistência elétrica de aproximadamente 7% em relação ao condutor padrão de alumínio. Portanto, a partir desses resultados, pode-se dizer que esse processo de eletrodeposição pode se tornar uma ferramenta promissora no avanço da busca por condutores elétricos nanoestruturados, que possibilitem aumentar a qualidade dos cabos de alta tensão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicações do decaimento radioativo na glândula da tireóide
    (2022-01-28) OLIVEIRA, Carlos Augusto dos Santos; SALES, Isaac Torres; http://lattes.cnpq.br/1292475586491287; https://orcid.org/0000-0003-0229-1705
    O trabalho é uma revisão pesquisa bibliográfica e mostrou a importância que estudo do núcleo atômico desempenha na Física especialmente na Física Nuclear de onde podemos obter aplicações importantes no ramo da medicina nuclear. O objetivo do trabalho é estudar uma das aplicações do decaimento radioativo da Física Nuclear na Medicina Nuclear, especialmente na glândula da Tireoide. Metodologicamente o trabalho abordou como se deu a descoberta do núcleo do átomo e suas implicações dentro do contexto da Física nuclear, suas propriedades nucleares e o decaimento radioativo envolvendo alfa, beta e gama. Abordando resultados importantes como os benefícios e as aplicações na medicina nuclear e dos isótopos radioativos, de que forma podem ser usados como traçadores nos diagnósticos de nódulos e o uso da radioterapia como tratamento da Tireoide. Concluímos mostrando a importância do decaimento radioativo no estudo da medicina nuclear, uma área da Ciência Biológica e da Física que tem evoluído bastante nos últimos anos, tratando e salvando muitas vidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica
    (2019-11-27) SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues; SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos; http://lattes.cnpq.br/6665011543298598
    Tendo em vista que a aprendizagem significativa apresenta vantagens relevantes em relação ao método tradicional, no qual o professor expõe o conteúdo de maneira teórica e repetitiva, e sendo a conservação da energia mecânica um tema central da Física trabalhada no ensino médio, a fim de relacionar essa metodologia ao conteúdo proposto, além de utilizar o aplicativo Plickers como sistema de votação. Para tanto, é necessário descrever as condições para a conservação da referida energia, explicar os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa, descrever os principais recursos do aplicativo Plickers e aplicar a metodologia proposta ao conteúdo de conservação da energia mecânica utilizando o aplicativo de votação. Diante disso, este trabalho visou aplicar à teoria da aprendizagem significativa em quatro horas-aula a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Vilhena Alves. O referencial teórico está fundamentado nesta teoria de David Ausubel segundo a leitura, ou releitura, do professor Marco Antonio Moreira, também na teoria física de energia mecânica e sua conservação, escrita pelo professor Renato Brito Basto Neto, além de uma breve pesquisa relacionada ao aplicativo Plickers e suas aplicações em sala de aula, desta forma, a análise dos resultados obtidos indicaram que as estratégias adotadas nesta metodologia, são eficientes ao ensino de conservação da energia mecânica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Bioassinaturas: uma proposta de astrobiologia para educação básica e a nova BNCC
    (2022-02-08) SANTOS, Tainah Campelo; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474; SILVA, Lizangela Maria Almeida da; http://lattes.cnpq.br/7835150723151569
    O distanciamento entre as disciplinas escolares das ciências da natureza impossibilita a compreensão plena dos fenômenos que permeiam a vida cotidiana, afetando o histórico de aprendizagem dos alunos, uma vez que esses eventos não ocorrem de maneira isolada, ou seja, não são específicos de área da Física, Química ou Biologia. No entanto, inserir nesse contexto a prática interdisciplinar no âmbito escolar, levanta uma série de desafios que perpassam principalmente na própria preparação dos professores colocando em evidência a necessidade de se reinventar diante desse cenário. Sendo assim, o uso da Astrobiologia como um tema transversal às Ciências da Natureza pode contribuir para o desenvolvimento de ensino e aprendizagens essenciais embasados na interdisciplinaridade entre conceitos presentes em ciências da natureza a fim de sanar as lacunas deixadas na educação básica por conta de um ensino fragmentado, assim como ajudar os professores da educação básica na criação de um plano de trabalho norteador. Dessa forma, o presente estudo propõe-se a apresentar uma alternativa de trabalho para o corpo docente de modo a contribuir com a prática interdisciplinar e transdisciplinar associando conteúdos referentes ao estudo de bioassinaturas, de maneira a integrar as disciplinas das ciências da natureza para trabalha-las em conjunto com o currículo escolar do ensino médio. Para isso, buscou-se identificar e interligar tópicos de estudo comuns entre a Astrobiologia e o ensino de ciências através da analise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) identificando e agrupando os temas estruturadores com a finalidade de desenvolver uma visão de mundo nos alunos e proporcionar um conhecimento mais amplo e contextualizado de fenômenos a partir do olhar integrado da Física, Química e Biologia. Assim, almeja-se que este trabalho seja capaz de nortear os professores da educação básica através de uma proposta de cunho interdisciplinar que possa ser incorporadas ao seu planejamento de aula sem alterar os objetos de conhecimentos estabelecidos, proporcionando um ambiente motivador e que favoreça o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à formação dos educandos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biomecânica: fundamentos físicos e análise de exercícios resistidos
    (2022-02-05) QUEIROZ JÚNIOR, Walter Moura de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    O presente trabalho visa expor os conceitos fundamentais de física para contextualizar e aplicar em uma realidade multidisciplinar da Biomecânica, área que identifica e compreende o movimento humano e a relação deste com ambiente externo e com outros corpos. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica em autores profissionais da saúde do esporte, artigos científicos e cursos em Biomecânica, investigamos as áreas de pesquisa mais evidentes atualmente e qual a relevância da física para esta disciplina. Especialmente focado na área de exercício resistido, popularmente conhecida por musculação, o trabalho atende pessoas que tem pouco ou quase nenhum conhecimento em biomecânica até pessoas que já possuem alguma bagagem em física, seja discente ou docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização por espectroscopia raman do polivinil álcool, poliestireno e polimetilmetacrilato puro e modificados com nitrato de érbio
    (2022) FERNANDES, Rosany Andrade; MOREIRA, Sanclayton Geraldo Carneiro; http://lattes.cnpq.br/7312223977002681; https://orcid.org/0000-0002-9934-5169
    A espectroscopia Raman é uma técnica que utiliza radiação monocromática para identificar a composição de uma molécula e, através desta técnica, é possível identificar as características de materiais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo conhecer as estruturas moleculares dos polímeros Polimetilmetacrilato (PMMA), Polivinil Álcool (PVA) e Poliestireno (PS) puros e modificados com Nitrato de Érbio Pentahidratado com 5%, 10% e 20% através da técnica apresentada e utilizou – se os lasers 532nm e 785nm. No espectro de PMMA com o NE mostrou uma mudança significativa na blenda com concentração de 20% na região entre 3070 cm-1 a 4290 cm-1. Nas blendas de PS não apresentou mudança nos modos vibracionais em relação ao PS puro e nas blendas de PVA apresentou mudanças nos modos vibracionais em relação ao material puro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ciência na praça: a divulgação científica e tecnológica na Amazônia
    (2019-12-20) FERREIRA, Igor do Nascimento; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    Este trabalho visa apresentar o projeto Ciência na Praça, seu funcionamento, seus objetivos e os resultados obtidos. Finalidade esta que busca a elaboração e exposição de diversos experimentos, palestras e oficinas, de forma didática e lúdica, em diversas áreas do saber tais como: física, biologia, astronomia, engenharias, medicina e outros. O projeto tem por público alvo as comunidades da capital e do interior do estado do Pará, em especial, aos jovens estudantes do ensino básico das redes públicas de ensino. Em cinco anos de existência, foram visitadas mais de vinte localidades do interior do estado. Notamos, a cada evento, que os objetivos do projeto estão sendo alcançados, haja vista que o público é crescente a cada edição, além da visibilidade que este vem ganhando junto aos órgãos administrativos e instituições de ensino dos locais visitados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comparação de métodos numéricos em modelos de movimento browniano
    (2021-06-01) SILVA JÚNIOR, Felipe Pinheiro da; POTIGUAR, Fabrício Queiroz; http://lattes.cnpq.br/7494876712003110; https://orcid.org/0000-0002-4922-9151
    O presente trabalho é o estudo da comparação de métodos numéricos estocásticos em modelos de movimento browniano, dentre eles matéria ativa. Matéria ativa consiste num conjunto de fenômenos fora do equilíbrio em que há movimentos de partículas autopropelidas gastando sua própria energia interna. É bem sabido que sistemas fora do equilíbrio apresentam certa complexidade em suas propriedades. No contexto de simulação, queremos estudar a utilização de diferentes métodos numéricos, no caso Euler e Runge -kutta, para diferentes medidas e comparar suas performances (precisão e concordância das medidas, bem como tempo de execução dos cálculos) em medidas de difusão e corrente de partículas (velocidade média).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comparação entre as soluções analítica e numérica da equação da onda
    (2018-12-21) BARROS, Leandro Pereira; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    Um dos problemas fundamentais da física é a ondulatória, a qual envolve equações diferenciais parciais. Dentre os métodos empregados na solução da equação da onda unidimensional, destacam-se os métodos de separação de variáveis e diferenças finitas. Para isso, realizou-se uma descrição dos conceitos fundamentais sobre ondas com ênfase em ondas mecânicas. Para a equação da onda unidimensional foram feitas três demonstrações distintas para sua obtenção, a qual se trata de uma equação diferencial de segunda ordem dependente de uma variável temporal e uma espacial. Através dos métodos de separação de variáveis e diferenças finitas, encontrou-se suas soluções analíticas e numéricas, respectivamente. Foram feitas as comparações entre elas em dois problemas, e apresentou-se um problema para a análise de estabilidade do método numérico. Verificou-se pelos gráficos um ajuste satisfatório entre as soluções analítica e numérica, tornando uma alternativa a utilização do método numérico, em especial para resolver problemas que não exista solução exata pelo método analítico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conceitos de física a partir de energia eólica: Uma proposta de ensino para educação de jovens e adultos
    (2019-12-19) MOURÃO, Fábio André Pena; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    O trabalho proposto possibilitou a aplicação de uma metodologia que aproveita a vivência de alunos, da educação de jovens e adultos (EJA), de maneira a transcender o método conteudista, levando o aluno a refletir sobre questões mais profundas referentes a energias alternativas e renováveis, particularmente a energia eólica. Além de temas relacionados, como o meio ambiente, geração e uso de energia. Os alunos dessa modalidade de ensino, em sua maioria, costumam ter dificuldades na compreensão da Física que, no geral, é ensinada de forma densa e cansativa, por na maioria das vezes ser enfatizado apenas as fórmulas. Como a EJA é constituída por alunos de diferentes faixas etárias, e com diversos níveis cognitivos de aprendizado, trabalhou-se em sala de aula os conceitos da Física que estão envolvidos no processo de transformação da Energia Eólica em Energia Elétrica, além da construção de um aerogerador de baixo custo que auxiliou os alunos a relacionarem o cotidiano aos conceitos da Física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção de um forno tubular elétrico alternativo e de baixo custo
    (2021-10-13) RAIOL, Wesley Richeley da Cunha; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060
    Este trabalho de conclusão de curso consiste na construção de um forno tubular elétrico de baixo custo financeiro. O forno tem como características principais seu custo/benefício e sua temperatura de trabalho, podendo atingir dentro de uma margem de segurança 1000ºC, sendo operado em rampas de temperatura, de acordo com as necessidades dos trabalhos executados. Outro grande diferencial na construção deste forno, além do custo/benefício, seu projeto permite que o mesmo seja operado nas posições vertical e horizontal. Com similar atividade de funcionamento, mas com custo/benefício muito abaixo dos fornos industriais e tradicionalmente comercializados, o forno tubular apresenta-se como alternativa para tratamentos térmicos em análises metálicas, calcinação de amostras, produção de óxidos e em inúmeros trabalhos onde se faz necessário uso gradual de temperatura. Foram utilizados para construção do forno controlador CONTEMP CTM 45, chaveamento, cabos de alimentação elétrica, sensor de temperatura (termopar do tipo K), relé de estado sólido (SSR), resistência de aquecimento (Nicromo V) e componentes eletroeletrônicos requeridos para a construção deste trabalho. Para reduzir o aquecimento térmico nas imediações da máquina, foi aplicando o isolamento térmico no cilindro de resistência (câmara de trabalho). Além disso, foram descritas características do equipamento, e dos circuitos de potência. Por fim, foi apresentada a conclusão, que destaca o trabalho como alternativa de baixo custo financeiro em comparação com fornos industrializados e de mesmo porte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O contexto histórico das ondas eletromagnéticas
    (2019-07-11) ALMEIDA, Aguinaldo Pantoja de; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706
    Neste trabalho será abordado as principais experiências, métodos e cientistas que foram responsáveis pelo desenvolvimento da eletricidade e magnetismo seguindo uma linha cronológica no tempo de 650 a.c até 1911. Sendo a metodologia que se utilizou bibliográfica, analisando principalmente artigos e livros referentes ao assunto em questão, tentando mostrar principalmente as suas experiências que levaram ao desenvolvimento do eletromagnetismo atual e os pensamentos dos gênios na elaboração de suas experiências e na forma de tratar o problema em questão, a curiosidade que tiveram, e suas rivalidades no meio acadêmico e na sociedade cientifica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Deflexões ao redor de buracos acústicos canônicos
    (2019-12-16) RODRIGUES, Luiz Felipe Garça; OLIVEIRA, Ednilton Santos de; http://lattes.cnpq.br/8995731908274747
    Os buracos negros são uma consequência extraordinária da teoria da relatividade geral, previstos inicialmente pela solução de Schwarzschild, a primeira das equações de Einstein. Estes objetos são capazes de desviar consideravelmente a trajetória da luz, e até aprisiona´-la, devido à forte interação gravitacional. Todavia, eles são objetos que estão longe de alcance para um estudo detalhado, de forma que modelos análogos acústicos de gravitação foram propostos pelo físico William George Unruh com o objetivo de analisar algumas propriedades de buracos negros em sistemas fluido-dinâmicos. Neste trabalho, é apresentado o estudo do buraco acústico canônico - análogo acústico ao buraco negro de Schwarzschild, dando ênfase á deflexão de ondas sonoras causada por ele de modo a comparar com a deflexão da luz causada por um buraco negro de Schwarzschild. A partir das equações da geodésica, é analisado o comportamento da trajetória de fótons que trafegavam longe de um buraco negro e aplica-se o mesmo processo ao estudo de ondas sonoras passando longe de um buraco acústico canônico. Verificam-se que os ângulos de deflexão em ambos os casos dependem do parâmetro de impacto, além do raio do horizonte de eventos (do buraco negro ou acústico). Entretanto, o desvio na trajetória das ondas sonoras pelo buraco acústico é menor que o desvio da luz pelo buraco negro. Conclui-se que essa diferença nos desvios decorre do fato de que as geometrias são diferentes em cada caso, apesar de terem estrutura semelhante. Isso acontece porque os dois sistemas são fundamentalmente distintos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios na criação de um projeto educacional: multiverso da física moderna
    (2024-01-03) RIBEIRO, Luis Maria Costa; SOARES, Pedro Henrique da Fonseca; FERNANDES, Leonardo José Nogueira; http://lattes.cnpq.br/2801637840937606; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O projeto intitulado “Multiverso da Física Moderna” foi desenvolvido por alunos do curso de Ensino de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Salinópolis, com o objetivo de apresentar os conceitos da Física Moderna de forma inovadora no contexto da alta Educação escolar. O projeto aconteceu na Escola Estadual Dr. Miguel de Santa Brígida e envolveu diversas atividades, que vão desde apresentações teatrais, jogos e experimentos até a criação de uma história em quadrinhos sobre física moderna. performance que levou os alunos a uma viagem no tempo, encontrando figuras icônicas da ciência como Aristóteles, Galileu Galilei, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Isaac Newton e Albert Einstein. Cada personagem apresentou seus estudos e teorias, orientados por um narrador. Posteriormente, o projeto abordou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein através de uma representação visual da curvatura do espaço-tempo utilizando um leito elástico. Os alunos também participaram de experimentos e dinâmicas sobre o efeito fotoelétrico, explorando o paradoxo dos gêmeos e vivenciando o experimento mental do gato de Schrödinger. Além disso, o projeto incorporou elementos lúdicos, como o uso de jogos eletrônicos, óculos de realidade virtual e um divertido desafio tipo torta na cara que incluía questões relacionadas às etapas anteriores do projeto. A avaliação do projeto levou em consideração as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Ciências Naturais, adequando-as ao contexto do ensino médio. explore os mistérios do universo de uma forma envolvente e significativa. O relato apresentado neste resumo visa auxiliar professores e futuros professores da rede de Ensino Básico no desenvolvimento de seus próprios projetos educacionais, destacando as características e diferenciais do projeto “Multiverso da Física Moderna” como um exemplo de sucesso de ensino de Física atrativo e contextualizado.
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