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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da metodologia de sala de aula invertida aplicada na disciplina de Desenvolvimento de Jogos
    (2023-12-15) SILVA, Isaac R. Rodrigues da Silva; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este artigo apresenta a análise e a discussão dos resultados obtidos, através da aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida em uma disciplina do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará. Adicionalmente, ajuda a compreender como a aplicação desse método de ensino-aprendizagem contribuiu para que os alunos conseguissem atingir os objetivos da disciplina e concluir o que lhes foi proposto no início, expondo resultados obtidos na aplicação da metodologia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicativo móvel para rastreamento - estudo de caso : monitoramento de ônibus circular da UFPA
    (2017) REIS, Diórgino Rigles Alves; GUEDES, Manuely Barbosa; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221
    A funcionalidade de geolocalização, introduzida nos smartphones, se faz presente em uma série de aplicações capazes de identificar a localização de elementos de interesse ou definir trajetos eficientes para um deslocamento. Desta maneira, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel para rastreamento, objetivando propor uma solução simples e acessível para o rastreamento de dispositivos acoplados a bens ou pessoas. O aplicativo é divido em dois módulos: Rastreamento, utilizado para obter as coordenadas de localização do dispositivo rastreado e Usuário, utilizado para acompanhar a movimentação de determinado dispositivo através do mapa. A aplicação foi desenvolvida em Android, utilizando API Google Maps, tecnologia GPS e tecnologia webservice o qual é responsável por intermediar a comunicação entre os módulos e a base de dados MySQL. Um Estudo de caso foi realizado dentro da Universidade Federal do Pará, através da utilização do aplicativo no monitoramento do Ônibus Circular. Sendo assim foi possível verificar o funcionamento real da aplicação bem como os benefícios que esta poderá trazer para a comunidade acadêmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Automação residencial utilizando conceitos de IoT focado em eficiência energética
    (2018) QUEIROZ, Matheus Castelo Branco; SERUFFO, Marcos Cesar da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; CASTRO, Adalbery Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/5458858926370800
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto que engloba os conceitos de Automação Residencial, Internet das Coisas e Eficiência Energética. Trata-se de um sistema robusto e com baixo custo de implementação. Utilizando tecnologias recentes, foi criado um sistema que permite ao usuário final o acesso remoto às tomadas de sua residência, verificando o consumo das mesmas em tempo real e se há algum equipamento ligado em cada tomada. O sistema ainda possibilita ao usuário ativar ou desativar as tomadas remotamente. O sistema possui três componentes principais: o Hardware, construído utilizando um microcontrolador ESP8266, um sensor de corrente ACS712 e um módulo relé; o software embarcado desenvolvido utilizando a Arduino IDE; e o Website, desenvolvido utilizando as tecnologias HTML, CSS e Javascript. Além disso, foi utilizado o protocolo MQTT para o envio e recebimento de dados entre essas partes. Ao longo deste trabalho são explicados os conceitos principais que foram utilizados durante o desenvolvimento deste projeto, são descritos individualmente os recursos de hardware e software utilizados, como se deu o desenvolvimento do mesmo, seus resultados e também são expostos alguns trabalhos que se pretende desenvolver baseados neste.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de ferramentas de backup para implementação em uma organização empresarial
    (2018) REIS, Denisson Roney Alves; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137
    Este trabalho tem a finalidade de avaliar as funcionalidades de um sistema de backup bem estruturado aplicando-o dentro de uma organização empresarial, demonstrando a importância da configuração, execução, testes periódicos e documentação de todo o processo e mostrado as consequências de quando o backup não atende as melhores praticas. Faz-se uma breve explanação sobre o que é backup e como os dados armazenados em servidores têm aumentado significativamente a sua importância. No decorrer do trabalho foram analisadas ferramentas disponíveis no mercado e três delas de software livre foram separadas para uma analise comparativa mostrando vantagens e desvantagens de cada ferramenta, dando ênfase a ferramenta de backup Bacula, que foi utilizada neste estudo. Ao aplicar a ferramenta dentro de uma organização em que o sistema de backup estava ultrapassado, as qualidades da ferramenta escolhida ficaram mais evidentes, trazendo consigo não apenas a ferramenta visto que isto já torna todo o processo mais fácil, mas também trouxe as politicas de backup que deixaram todos os responsáveis cientes sobre as operações realizadas e suas diretrizes para a operação adequada na organização comercial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de sistemas de detecção de intrusão em uma rede acadêmica
    (2018-07-12) ARAÚJO, Glenon Mateus Barbosa; ARAÚJO, Roberto Samarone dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6894507054383644
    A todo momento novos ataques ou mesmo variações de ataques existentes surgem e são lançados às redes. Somente a utilização de firewall é insuficiente, pois o atacante pode utilizar portas, na qual rodam serviços fornecidos pela empresa/instituição, para realizar ataques. Diante desse cenário, é indispensável, para um administrador de rede, o uso de ferramentas auxiliares como um Sistema de Detecção e Prevenção de Intrusão (IDPS), que alertam ou até mesmo bloqueiam ataques. Esse trabalho tem o objetivo de avaliar os Sistemas de Detecção de Intrusão open source mais populares, Snort e Suricata. O Snort é um sistema de detecção, lançado em 1998 por Martin Roesch e foi uma das primeiras em seu segmento a realizar análise de tráfego em tempo real e registro dos pacotes de forma leve, utilizando recursos mínimos de processamento. Já o Suricata, foi lançado em 2010, e tem como principal característica, a utilização da tecnologia multithreading, tirando maior proveito dos processadores, visando melhorar o desempenho. A avaliação foi realizada comparando o desempenho e as detecções de intrusões as quais foram colocadas em funcionamento em uma rede de produção real, verificando suas vantagens e desvantagens. Nos testes realizados, foram utilizadas ferramentas auxiliares para simular ataques a uma máquina alvo instalada para essa finalidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um jogo mobile para promover a preservação do boto na Região Amazônica
    (2019-07-15) RIBEIRO, Jéssica de Paula Figueira; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116
    Os botos são animais encontrados em rios da região amazônica, fazem parte da cultura e estão presentes no dia-a-dia de comunidades ribeirinhas. Entretanto, existem lendas e crenças relacionadas aos botos, que acabam colocando as diferentes espécies em perigo. Este trabalho teve como objetivo central desenvolver uma versão móvel de um jogo educativo para ser utilizado na educação e sensibilização de crianças de regiões onde há ocorrências da presença do boto.. A existência de uma versão móvel do jogo torna sua distribuição mais fácil e aumenta seu alcance, não se limitando apenas ao uso em sala de aula. O jogo, intitulado Jogo do Boto apresenta conhecimentos gerais sobre a vida do boto e promove sensibilização ambiental sobre a cultura amazônica. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o motor de jogo Unity e foi elaborado um Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu), com a descrição da jogabilidade e dos elementos essenciais de um jogo. O modelo metodológico utilizado para desenvolvimento do jogo é um modelo iterativo, que reúne as características positivas de diferentes modelos de desenvolvimento e design de jogos, a fim de entregar um jogo de qualidade, seguindo as melhores práticas existentes. Foram realizados testes de funcionalidades e qualidade do software, os defeitos encontrados durante a realização dos testes foram corrigidos e melhorias de usabilidade foram realizadas, com o propósito de melhorar a experiência do jogador. O jogo mostrou-se uma ferramenta capaz de transmitir conhecimento, de maneira lúdica e divertida, trazendo informações reais sobre os botos, com o intuito de aliar o conhecimento ecológico local e o conhecimento científico, construindo um senso de conservação e valorização da fauna, da flora e do meio ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um protótipo para a modernização da emissão de diplomas e gestão acadêmica universitária
    (2023-12-21) VIEIRA, Marta Júlia Campos; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162
    Este artigo documenta o desenvolvimento de um protótipo de um sistema de entrega de diploma para gestão acadêmica com o objetivo de auxiliar a vida acadêmica no Campus Castanhal. A pesquisa concentra-se na análise e prototipação desse sistema, visando contribuir para a melhoria dos processos administrativos da instituição. A implementação bem-sucedida do protótipo não apenas resolverá as questões atuais, mas também servirá como referência para futuras melhorias e aprimoramentos em outros processos acadêmicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de caso da implantação de controle de acesso seguro para as redes sem fio abertas na Universidade Federal do Pará
    (2017) MOREIRA, Elder Thiago Costa; DIAS, Edson Lucas da Silva; http://lattes.cnpq.br/8585578666549802; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137
    A Universidade Federal do Pará, como instituição de ensino, oferece o serviço de rede sem fio aberta para visitantes. Porém, para que esse seja fornecida de forma adequada é necessário que tenha alguns cuidados de segurança, com o propósito de evitar práticas virtuais ilícitas dentro do domínio institucional. Este trabalho tem como escopo apresentar uma proposta de reestruturação da rede sem fio visitante da Universidade Federal do Pará, demonstrando através de implantação e utilização do software PacketFence, a gestão acesso dos usuários e dispositivos, para que seja possível controlar e/ou identificar os acessos dos usuários que na rede adentram, adequando-se às leis do país. A ausência dos registros de conexão e informações pessoais se configura como incidentes de inimputabilidade da informação, sendo assim, a instituição torna-se responsável pelos atos ocorridos em sua rede. Usando dos recursos tecnológicos é possível que particularidades como estas sejam tratadas e, assim, sendo garantir os previstos nos artigos da Lei 12.965, de 23/04/2014 Marco Civil da Internet ou Marco Regulatório da Internet.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de caso: infraestrutura de rede da faculdade gamaliel
    (2025-04-02) GAIA, Renan Garcia; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    Estudo de caso de uma empresa de educação privada com intuito de demonstrar as melhoras da infraestrutura de redes, equipamentos e serviços ao longo do tempo. O objetivo do estudo foi identificar desafios para otimizar a conectividade e a proteção dos dados. A metodologia inclui entrevistas com profissional responsável pelas melhorias e documentação da infraestrutura de rede. Os resultados demonstram que a adoção de tecnologias como VLANs, firewalls, unificação das redes Wi-Fi e atualização dos roteadores melhorou significativamente a segurança e a estabilidade da rede. O estudo demonstrou que a modernização da infraestrutura de rede pode trazer benefícios significativos para a segurança e a eficiência operacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo de mapeamento sistemático da literatura com foco em desenvolvimento ágil de requisitos no contexto de projetos de software
    (2017) LEITE, Manoel Victor Rodrigues; SOUZA, Adilson Francisco Ferreira; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    O processo Desenvolvimento Ágil de Requisitos (DRE Ágil) é uma abordagem relativamente nova de obtenção de requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto, pois se utiliza de uma metodologia que se consolidou apenas em 2001 com o “Manifesto para o desenvolvimento ágil de software”, tendo como objetivo melhorar os processos de Desenvolvimento de Software. Sendo assim, viu-se necessário analisar de maneira aprofundada todos os trabalhos publicados no meio acadêmico ou industrial acerca das metodologias, métodos, técnicas e práticas já exploradas, a fim de identificar gaps (lacunas) para melhorar as atividades de DRE Ágil. Este trabalho contribui com Engenharia de Software Baseada em Evidências apresentando um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) para Desenvolvimento Ágil de Requisitos no contexto de projetos de software, usando a metodologia de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Este MSL propõe-se a apresentar por meio de um Protocolo de Revisão Sistemática os autores, as nacionalidades, os tipos de publicação, entre outras informações encontradas na literatura mundial sobre Desenvolvimento Ágil de Requisitos em projetos de software, propostas em estudos publicados nos últimos quinze anos por estudiosos da área. Serão apresentados conceitos relacionados ao assunto, os resultados obtidos e as análises sobre os resultados a partir de quadros e gráficos com informações sobre os estudos obtidos por meio de fontes de pesquisa, relacionados aos processos de Desenvolvimento Ágil de Requisitos em projetos de software.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores de transcrição em cianobactérias: predição por genômica comparativa
    (2018-03-01) XAVIER JUNIOR, Roberto Brito; OLIVEIRA, Renato Renison Moreira; http://lattes.cnpq.br/4392006636286456; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116
    O avanço da biologia molecular nas últimas décadas permitiu que grandes quantidades de dados tornarem-se disponíveis, possibilitando a criação de bancos de dados e ferramentas de análise, com o objetivo de sequenciar genomas e conhecer seus genes. Os fatores de transcrição são um grupo de genes, e estudá-los é de grande importância para a investigação da história evolutiva dos organismos e suas características. As cianobactérias são um antigo grupo de bactérias e ainda pouco se sabe sobre seus fatores de transcrição. Neste trabalho, utilizou-se uma base composta por 52 genomas completos de cianobactérias obtidos no NCBI, e uma base de 1288 fatores de transcrição putativos identificados a partir de 21 genomas de cianobactérias completamente sequenciados disponíveis no banco cTFbase. Várias técnicas foram aplicadas para implementar um pipeline automático e abrangente usando uma combinação de softwares como AUGUSTUS e HMMER a fim de descobrir novos fatores de transcrição, por meio da predição por genômica comparativa, em cianobactérias que estão publicadas em bancos de dados públicos, mas não estão anotados, ajudando na análise evolutiva dos organismos e suas características. O pipeline obteve resultados importantes na descoberta de fatores de transcrição em novos genomas de cianobactérias, e também na identificação de novos fatores de transcrição em 8 cianobactérias que não foram identificados pelo cTFbase.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    GenTreat: pipeline computacional para montagem híbrida de genomas procarióticos
    (2024-09-19) SANTOS, Victória Cardoso dos; TEIXEIRA, Otávio Noura; http://lattes.cnpq.br/5784356232477760; VERAS, Adonney Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2201652617167877; https://orcid.org/0000-0002-7227-0590
    O desenvolvimento das ciências ômicas foi muito influenciado pelas tecnologias de sequenciamento. No entanto, o grande volume de dados gerados por essas tecnologias torna necessário o desenvolvimento de novas ferramentas computacionais para processamento e análise, principalmente na montagem do genoma. Duas abordagens principais são comumente usadas para montagem: montagem baseada em referência, que mapeia as leituras de sequenciamento em relação a um genoma de referência, e montagem de novo, que executa a montagem sem uma referência. Técnicas de montagem de novo incluem Overlap Layout-consensus, grafo De Bruijn e algoritmos gulosos. Embora inúmeras ferramentas tenham sido desenvolvidas ao longo dos anos, os desafios persistem, incluindo resultados de montagem fragmentados e contigs redundantes. Como resultado, surgiram novos métodos, como estratégias de montagem híbrida que combinam resultados de diferentes montadores. No entanto, as ferramentas existentes que utilizam essa estratégia geralmente envolvem linhas de comando extensas e complexas. O GenTreat é um pipeline computacional com uma interface gráfica intuitiva, foi desenvolvido para montagem híbrida automatizada de genomas procarióticos, realiza a montagem usando dois montadores, mescla os resultados e, em seguida, ordena e anota o genoma montado. A validação usando leituras brutas de 61 organismos demonstrou que é uma alternativa viável para montagem híbrida automatizada, eliminando a necessidade do uso de extensas linhas de comando. A ferramenta está disponível em: https://sourceforge.net/projects/gentreat/.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implementação de um fluxo dinâmico de dificuldade e viabilização de acessibilidade para o jogo “As Aventuras de Amaru”
    (2018-02-20) BRITO, Yvan Pereira dos Santos; SOUZA JÚNIOR, Gilberto Nerino de; http://lattes.cnpq.br/8391942175575646; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221
    No Brasil há um grande número de pessoas analfabetas. De acordo com estatísticas de 2015 do IBGE, cerca de 8% da população brasileira com 15 anos ou mais de idade são analfabetos. Apesar de políticas públicas serem implementadas nas regiões mais precárias do país, a eficiência das mesmas parece não ser suficiente para zerar estes dados ou, pelo menos, diminuir estes números a um nível satisfatório. Com isso, diversos projetos educacionais foram desenvolvidos para contornar estes problemas e um destes projetos foi idealizado a partir de uma parceria entre psicólogos e profissionais da área da computação gerando o jogo chamado “As Aventuras de Amaru”, com o intuito de auxiliar crianças na leitura e escrita utilizando tarefas que apresentam letras, sílabas e figuras. Para este trabalho foram desenvolvidos um sistema de balanceamento de dificuldades das tarefas executadas no jogo com o objetivo de balancear as tarefas que são atribuídas às crianças; e adaptações nas interações com o jogo adicionando uma ferramenta de detecção de movimentos chamada Leap Motion, onde o usuário pode usar movimentos de uma ferramenta acoplada em sua mão para guiar o Amaru pela fase caso o teclado e mouse não sejam a melhor opção. Além disso, foram realizadas mudanças na interface gráfica do jogo para melhor interação com o usuário e com o especialista que manipulará a aplicação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Next-generation firewall: implementando funcionalidades utilizando Snort e OpenAppID
    (2018) XAVIER, José Deivison Vieira; KAHWAGE, Cássia Maria Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9626971450974065
    A identificação do tráfego de aplicações é uma das principais funcionalidades presente em um Next-Generation Firewall. Este trabalho implementa a identificação do tráfego de aplicações catalogadas utilizando as ferramentas de código aberto Snort e OpenAppID, também utiliza a linguagem “Lua” para a identificação de aplicações não catalogadas. Foram realizados testes para demonstrar o funcionamento e limitações. Os resultados mostraram que é possível a identificação de aplicações utilizando ferramentas as citadas, com a possibilidade de incluir novas aplicações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de robô para futebol de robôs de baixo custo
    (2025-03-28) CARVALHO, Bruno João Batista; SOUSA, Marco José de; http://lattes.cnpq.br/4735402469304632
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um robô de categoria VSSS (Very Small Size Soccer) de baixo custo, utilizando componentes acessíveis e fabricação por impressão 3D. O projeto visa proporcionar uma alternativa econômica para equipes que desejam participar de competições de futebol de robôs sem comprometer o desempenho. Para isso, foram projetados um chassi e uma carcaça compatíveis com qualquer impressora 3D, além de um sistema eletrônico eficiente e um software de controle para validar sua funcionalidade. O desenvolvimento seguiu as especificações da categoria VSSS, garantindo conformidade com as competições da RoboCore. O resultado é um protótipo funcional, com estrutura otimizada e componentes de fácil obtenção, demonstrando a viabilidade técnica e econômica da solução proposta. A abordagem empregada possibilita maior inclusão de equipes em torneios de robótica, reduzindo barreiras financeiras e incentivando a inovação no desenvolvimento de robôs autônomos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de robôs para campeonato de futebol com sistema de controle remoto
    (2025-04-01) MACIEL, João Pedro Leite; SOUSA, Marco José de; http://lattes.cnpq.br/4735402469304632
    Este projeto investiga meios fáceis e baratos para que o futebol de robôs seja praticado. Seguindo como base a categoria MINI das competições da RoboCore. Onde tem como principal objetivo proporcionar o futebol acessível. Apesar da categoria possuir quatro opções existentes, o referido trabalho dá ênfase em uma categoria em especifico, o que possibilitará a construção de um sistema que requer peças básicas, como: capacitores, resistores, micro controladores, LEDs, etc., e a melhor maneira de fazer isso é com o sistema rádio controlado. Pois possui um desenvolvimento simples e fácil de se utilizar. Contando com o baixo custo e a facilidade de implementação, ideal para projetos didáticos. Contribuindo para que esse esporte se desenvolva de forma mais fácil. Pois, escolas públicas enfrentam dificuldades para desenvolver brincadeiras como esta. Na qual possam incentivar os jovens a seguir um rumo em suas vidas. Onde trará incentivo, para a área tecnológica, visto que é uma área que só tende a crescer.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de controle e monitoramento de vazão
    (2025-03-11) ALMEIDA, Victor Vinícius Eustáquio de; PINHEIRO, Daniel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2970581734279237
    Esta monografia trata do desenvolvimento de um sistema de controle e monitoramento de vazão para a gestão eficiente do consumo de água em banheiros, utilizando tecnologias de sistemas embarcados. O principal objetivo é desenvolver um sistema capaz de acionar a água em mictórios de forma autônoma e monitorar, em tempo real, a vazão, o que resulta em economia financeira e na redução dos impactos ambientais ao limitar o desperdício hídrico. O sistema foi desenvolvido com sensores de presença, sensor de fluxo, microcontrolador (NodeMCU ESP32 ), relé de controle e válvula solenoide. A programação do hardware foi realizada na plataforma de desenvolvimento Arduino. Esse hardware opera em conjunto com um banco de dados PostgreSQL e um servidor web em Node.js. O diferencial do sistema esta na abrangência das tecnologias utilizadas, que incluem desde sistemas embarcados para a coleta de dados ate uma plataforma web com interface para visualiza ̧c ̃ao, controle e analise das informações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de informação para a melhoria de manufaturas de cartelas de películas para unhas
    (2017) SYADE, Erick Cardoso; KAHWAGE, Cássia Maria Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9626971450974065
    Recentemente estão surgindo novas oportunidades na área da beleza, inúmeros prestadores de serviços estão encontrando boas oportunidades de lucro nesta área. Logo, empresas que queiram se inserir no mercado global, necessitam melhorar seu sistema produtivo, problema este enfrentado pela empresa JP Nail Art, que trabalha como manufatura de cartelas com películas para unhas. Este trabalho oferece uma solução direcionada para aumentar a produtividade da manufatura de cartelas com películas de unhas e melhorar as operações de produção JP Nail Art propondo desenvolver um Sistema de Informação de Processamento de Informações para otimizar a fabricação das cartelas com películas para unhas, tendo como fases a aplicação de um formulário para a coleta dos requisitos do usuário, o desenvolvimento utilizando-se a prototipação do sistema, a especificação dos diagramas do negócio, a criação do código fonte e a avaliação a partir dos testes de usabilidade e a aplicação de um formulário para verificar o nível de satisfação do usuário.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de notificação utilizando LoRa para monitoramento de impressão de pedidos em restaurantes
    (2025-03-29) CRUZ, Ronison Caldas; SOUSA, Marco José de; http://lattes.cnpq.br/4735402469304632
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de notificação baseado na tecnologia LoRa (Long Range), projetado para monitorar o status de impressão de pedidos em restaurantes. Asolução foi concebida para atender às demandas de uma empresa local e visa superar falhas de sistemas operacionais e limitações das redes tradicionais, como Wi-Fi e Ethernet, que podem ser instáveis em certos ambientes, não permitindo notificações corretas sobre o sucesso de impressões de pedidos. O sistema utiliza comunicação independente, garantindo confiabilidade e autonomia para notificações em tempo real. A metodologia aplicada incluiu uma revisão bibliográfica sobre LoRa e Internet das Coisas (IoT), além do desenvolvimento e teste de um protótipo funcional utilizando módulos LoRa SX1278 e microcontroladores ESP32. Os testes foram realizados em ambientes controlados e operacionais, demonstrando que o sistema é eficaz na comunicação de notificações das impressões de pedidos. Os resultados mostram que 100% dos dados enviados nos testes foram recebidos, confirmando que a tecnologia LoRa pode ser uma alternativa viável para aplicações de automação comercial, com potencial de expansão para outros setores que demandam comunicação remota confiável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Técnicas de gamification como auxílio ao ensino da disciplina redes de computadores
    (2017-04-20) SILVA, Gabriel Medeiros da; VIEIRA, Kelvin Teixeira; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137
    O avanço tecnológico trouxe para a sala de aula estudantes com um novo perfil, chamados nativos digitais, sua maneira de aprender é diferenciada, desafiando o professor a encontrar novas formas de engajar o aluno com a disciplina ensinada. Diante desse desafio este trabalho pretende auxiliar a formação do graduando em ciência da computação e sistemas de informação, melhorando sua experiência de aprendizado e seu desempenho na disciplina de redes de computadores. O objetivo do trabalho é, dentre uma miscelânea de programas quiz game, selecionar e avaliar três ferramentas que servirão de arcabouço para o estudo proposto, as três ferramentas deverão auxiliar na fixação e na revisão do conteúdo ministrado pelo professor na disciplina redes de computadores, esperando que essa seja uma forma inovadora de ensino da disciplina e que instigue a motivação e interesse dos alunos. O método de pesquisa utilizado é a análise da literatura de tecnologia e educação, redes de computadores e gamificação. Por conseguinte serão analisadas sucintamente algumas ferramentas de quiz game e dentre elas selecionadas três que serão aplicadas de forma prática em sala de aula, as impressões sobre as ferramentas serão coletadas através de questionários criados especificamente para esse contexto, onde é avaliada a motivação do aluno, sua experiência com a aplicação e o nível de aprendizado, os resultados serão avaliados e comparados. Espera-se que com a aplicação dos quiz games por meio deste trabalho haja uma melhora na experiência de aprendizado do aluno revisando e reforçando os conceitos aprendidos de maneira divertida e inovadora, oferecendo uma alternativa efetiva de aprendizagem que faça a diferença na formação de um profissional na área da computação.
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