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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::PSIQUIATRIA"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ADOECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE: a Síndrome de Burnout e suas implicações na vida profissional do professor (a) no município de Curralinho-PA
    (2020-11-26) CORREA, Nino Castilho; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar se há a presença de Síndrome de burnout nos professores. Primeiramente foi realizada uma pesquisa de natureza teórica com enfoque na definição da patologia abordada e nas múltiplas dificuldades existentes no ambiente escolar que podem gerar o burnout. De acordo com essa realidade foi realizada a coleta de dados através do questionário Instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI), entregues em duas escolas municipais de Curralinho, sendo utilizadas amostras de 10 professores de cada uma. Os métodos utilizados foram observação sistemática, entrevista, questionário, carta de apresentação, orientação, termo de consentimento livre esclarecido e questionário preliminar de identificação da Síndrome de Burnout. De acordo com os dados coletados e analisados constatou-se a existência da Síndrome, na fase inicial em 50% dos professores entrevistados de uma das amostras. Chegou-se a conclusão da necessidade dos professores terem uma melhor qualidade laboral, pois o Burnout interfere de forma significativa no ambiente de trabalho, na relação professor - aluno e na saúde do profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da saúde mental dos profissionais de saúde durante a pandemia da covid-19
    (2022) ROSAS JUNIOR, Francisco Ipslon Terezo; SARMANHO, Natália Barata; BRITO, Caio Vinicius Botelho; http://lattes.cnpq.br/9231585273571040; https://orcid.org/0000-0002-7629-8419
    Introdução: A pandemia de COVID­19 teve seu início no ano de 2020, assolando países e matando centenas de milhares de pessoas no mundo todo. Nesse cenário, muito se exigiu dos profissionais da área da saúde. Em meio a tantas incertezas em relação ao prognóstico das infecções, à falta de perspectiva de melhora no curso do cenário mundial, os profissionais da saúde se viram obrigados a encarar de frente esse agente até então desconhecido, mergulhando em desgastantes rotinas laborais, muitas das quais ofertavam condições precárias de trabalho, além de jornadas de trabalho cada vez mais longas por conta do aumento excessivo da demanda de pacientes em condições que necessitavam de algum cuidado hospitalar. Nesse contexto, notou­se a necessidade de se investigar a condição de saúde mental dos profissionais que estavam inseridos nos centros hospitalares de Belém­PA. Objetivo: Analisar o impacto da pandemia de COVID­19 na saúde mental de profissionais da área da saúde que atendem em regime de plantão nos prontos atendimentos. Metodologia: Estudo transversal, desenvolvido a partir da elaboração de questionário submetido aos participantes via Google Forms, no qual conteve perguntas que compunham três escalas de avaliação diferentes já validadas na literatura nacional: uma para ansiedade, outra para insônia e uma terceira para avaliar o estresse do entrevistado. Os dados obtidos foram levantados e analisados pelo teste de Qui­quadrado. Resultado: A pesquisa contou com a colaboração de 43 profissionais da área da saúde que estiveram na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus, atuando no município de Belém­PA. Notou­se uma maior prevalência do sexo feminino, que representou 65,1% do número total de entrevistados. Além disso, foi percebido uma maior prevalência de participantes com menos de 30 anos (53,5%), bem como uma maioria possuía uma jornada de trabalho na linha de frente maior que 36h semanais. Outro ponto identificado nos dados obtidos, foi a ausência de quaisquer comorbidades na maior parte dos entrevistados (60,5%). Outrossim, foi relatado que mais da metade dos entrevistados (72,1%) possuía algum grau de dificuldade para dormir de maneira adequada. Somado a isso, foi projetado um gráfico de dispersão que revelou um R= 37,98%, permitindo a conclusão de que existe uma associação entre a estafa e a insônia. Por fim, a partir de dados colhidos das respostas do questionário da Escala de Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD­7), constatou­se que 77,3% dos pesquisados apresentou algum grau de ansiedade durante o período estudado. Conclusão: Diante dos dados coletados e dos resultados obtidos, pôde­se concluir que a pandemia da COVID­19 afetou a saúde mental dos profissionais de saúde.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prevalência de ansiedade e/ou depressão em acadêmicos de medicina da universidade federal do Pará atendidos no serviço de apoio psicossocial ao discente-SAPS - janeiro de 2005 a dezembro de 2010.
    (2011) BASTOS, Lorena Iris Seabra; PENA, Syrlei de Sousa; SOUZA, Rosana Nazaré Leão; http://lattes.cnpq.br/3042295253924570; https://orcid.org/0000-0001-6269-9249; BEZERRA, Benedito Paulo; http://lattes.cnpq.br/9414720167627002
    Objetivo: Investigar a prevalência de sintomas de ansiedade e/ou depressão em alunos de medicina da Universidade Federal do Pará no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2010 atendidos no Serviço de Apoio Psicossocial ao Discente e avaliar o seu papel. Método: A coleta de dados foi realizada por meio da revisão de prontuários que ocorreu no período de janeiro de 2010 a maio de 2010. Resultados: O presente estudo contou com o levantamento de 663 prontuários dos quais 190 (28,7%) eram alunos do curso de medicina. Destes 190 42,5% não apresentaram diagnóstico de ansiedade e/ou depressão, 5,7% pacientes estavam com prontuário com dados incompletos, logo apenas 98 compuseram a amostra. A prevalência do índice de depressão foi maior no gênero feminino (59,2%), na faixa etária de 22 a 25 anos (55,1%), solteiros (96,9%), católicos (68,4%) e provenientes do próprio estado (51%). Os maiores riscos de desenvolvimento dessas patologias encontram-se entre os alunos do primeiro (25,5%), quarto (25,5%) e sexto ano (19,4%). Os sintomas depressivos mais freqüentes foram as crises de choro, tristeza e distúrbios do sono. Já os de ansiedade foram angústia e choro fácil. Constatou-se que a porcentagem de abandono (35,8%) do serviço foi significativa, uma vez que esta taxa apresentou se muito semelhante a taxa de alta melhorada (36,6%). Conclusões: O curso médico parece estar associado ao desenvolvimento de quadros ansiosos e depressivos nos estudantes de medicina. Maiores taxas de sintomatologia ansiosa foram encontradas no início do curso, sugerindo dificuldades na adaptação de novos métodos de ensino, assim como no quarto ano que antecede o internato e no sexto ano quando acontecem, as provas de residência. A existência de programas que possam identificar e tratar esses alunos precocemente são fundamentais para o aprimoramento de futuros médicos. Por fim, observou-se a importância de ter um serviço que consiga identificar precocemente os estudantes de risco, assim como tratar os doentes com diagnóstico de ansiedade e/ou depressão e outras patologias.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Significados dos atendimentos psicossociais on line para a saúde mental de estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid-19 no município de Belém-Pa
    (2022) MONTEIRO, Evanildo Lopes; FREITAS, Sinara Franco; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922; https://orcid.org/0000-0003-1408-8384
    As universidades apresentam índices de desistência/evasão, por inúmeros motivos e aqui se destaca a pandemia de COVID-­19, com o emergir dos problemas psicossociais, devido ao isolamento social, à crise econômica e à instabilidade emocional, por medo do futuro, da sensação de insegurança, do advir da morte de parentes e amigos e a sensação de impotência frente aos acontecimentos na sociedade devido às consequências à saúde humana e ao seu contexto social. Dessa maneira, muitos discentes precisaram dos atendimentos psicossociais on line durante a pandemia do COVID-­19 e pós-­pandemia. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os significados dos atendimentos psicossociais on line para a saúde mental de estudantes universitários no contexto da pandemia de COVID-­19 do município de Belém/PA. Para a realização dessa pesquisa, foi realizado, inicialmente, a elaboração de um Projeto Guarda Chuva, Projeto de Extensão vinculado ao Edital Navega Saberes da PROEX­-UFPA. Nesse projeto, realizavam-­se os acolhimentos dos alunos, em aplicavam-­se 10 sessões de atendimento psicossocial on line. Desse Projeto Guarda Chuva de Extensão, elaborou­-se o Projeto de TCC. Do universo de alunos atendidos no Projeto Guarda Chuva, elegeram-­se 10 estudantes para verificação, por meio de uma Entrevista, sobre quais os significados das sessões de atendimento psicossocial on line para a saúde mental dos mesmos no contexto da Pandemia COVID­-19. A análise dos dados foi realizada por meio da Fenomenologia, as entrevistas foram transformadas em textos e após leitura e releitura das mesmas, identificadas as Unidades de Significação que foram descritas nos resultados. Concluiu -se com essa pesquisa que no contexto pandêmico, os atendimentos psicossociais on line contribuíram para a saúde mental dos estudantes, oportunizaram reflexões sobre as suas subjetividades no contexto da pandemia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Síndrome de burn-out em docentes no Brasil: uma revisão de literatura
    (2021-11-18) PARENTE, Mariellen Aguiar; BARBOSA, Nathália Kemilly Ferreira; LAURENTINO, Rogério Valois; http://lattes.cnpq.br/1614212724390938
    O ofício de professor sofreu muitas modificações ao longo do tempo. O ato de ensinar se tornou um grande desafio, afinal, atualmente, as múltiplas funções que competem a esse profissional podem gerar períodos de estresse em demasia, o que pode vir a se tornar um estado patológico. Em virtude disso, o estresse crônico está associado diretamente com o desenvolvimento da Síndrome de Burn-out (SB). Sabe-se que a profissão docente é uma das mais acometidas pela Síndrome, nesse viés, pode-se destacar como principais consequências de Burn-out em professores o maior absenteísmo, diminuição da qualidade de ensino e relação fragilizada com os alunos, além do comprometimento da sua vida pessoal e social. Em virtude dos impactos tanto físicos quanto psíquicos para o profissional da educação, definiu-se como objetivo deste estudo a análise da prevalência da Síndrome de Burn-out em docentes no Brasil. O estudo foi realizado através de uma revisão integrativa, a partir da qual foram selecionados 25 artigos nas bases de dados PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola dos últimos 10 anos (2011-2020), a fim de analisar a prevalência de Burn-out em docentes no Brasil e de identificar o perfil sociodemográfico e laboral desses docentes acometidos pela Síndrome. No que tange às variáveis sociodemográficas, notou-se uma predominância de mulheres no ambiente docente; a média de idade dos indivíduos variou de 32,2 a 50,55 anos; e, quanto ao estado civil, a grande maioria era casado ou mantinha união estável. Ademais, a média do tempo de docência foi de 11 a 25,96 anos, enquanto a média de horas semanais trabalhadas esteve entre 28,24 a 45,8 horas. Notou-se grande variabilidade dos resultados obtidos, o que dificultou a análise comparativa da prevalência da SB no público em questão. Relacionando os dados sociodemográficos e laborais com a Síndrome, denota-se que há uma relação de maior Exaustão Emocional (EE), Realização Pessoal (RP) e Culpa em mulheres e maior Despersonalização (DP) e Indolência no sexo masculino. Ademais, os docentes solteiros apresentaram maior RP, porém, maior EE; por outro lado, os casados ou em união estável mostraram-se menos suscetíveis à SB. Por fim, os docentes mais jovens, com maior carga horária de trabalho e que atuam na rede pública de ensino apresentaram maior predisposição ao Burn-out. Em virtude da relevância da Síndrome de Burn-out no comprometimento do bem-estar dos docentes e, consequentemente, da educação, torna-se imprescindível estudos mais robustos para uma melhor avaliação e correlação de dados.
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