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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso a informação sobre assistência segura: educação dos pacientes e acompanhantes(2016) GUTERRES, Ananda Raquel Reis; COSTA, Jamyle Guedes da; FIGUEIREDO, Maria Tereza Sanches; http://lattes.cnpq.br/0775554226874282; FIGUEIREDO, Maria Clara Costa; http://lattes.cnpq.br/8438468621018746O acesso à informação é fundamental na prática do cuidado integral à saúde, para incluir o usuário como aliado no processo cuidar, prevenção de riscos e o desenvolvimento de uma cultura de segurança, que ainda é insipiente nas instituições de saúde. Assim é importante que haja uma conscientização através da educação. Objetivo: Promover o acesso à informação aos pacientes e acompanhantes sobre riscos preveníveis e cuidado seguro. Justificativa: Os serviços de saúde são complexos e tem cada vez mais incorporado tecnologias e técnicas elaboradas, acompanhados de riscos adicionais à assistência. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso por ser observacional descritivo e explicativo, por permitir analisar e descrever o desenvolvimento de estratégia educativa sobre riscos preveníveis a 25 pacientes e 28 acompanhantes no período de julho a agosto de 2016, coleta de dados à partir do conhecimento adquirido através das ações com perguntas e respostas acerca dos temas abordados, para posterior análise. Resultados e discussão: A maioria das respostas obtidas foi satisfatória, por estar em consonância com as recomendações feitas durante as intervenções. Sob análise da opinião dos participantes, as ações realizadas receberam conceitos bom e excelente na maioria das respostas. As sugestões e observações os participantes consideraram falhas na estrutura do hospital e atendimento prestado pelos profissionais, todavia as ações foram elogiadas e os participantes reconheceram seu papel como minimizadores de riscos no hospital. Considerações finais: O estudo alcançou seu objetivo, todavia há a necessidade de apoio da instituição para que essas ações se fortaleçam e se multiplique.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alterações cérvico-uterinas em mulheres de municípios da ilha do Marajó no estado do Pará(2016) SILVA, Carlos Henrique Nascimento da; PENA, Rayssa Julienne Oliveira; FERREIRA, Elisângela da Silva; http://lattes.cnpq.br/5348628291529615O conceito clássico de lesões pré-invasivas do colo uterino consiste em um grupo heterogêneo de alterações, o período de evolução de uma lesão cervical inicial para a forma invasiva e, por conseguinte maligna (Câncer de Colo do Útero). Esse tipo de câncer se encontra entre os três mais frequentes em mulheres de países em desenvolvimento, tendo destaque a região Norte do Brasil por sua altaincidência. O exame Papanicolau é a principal ferramenta para o diagnóstico e prevenção do câncer de colo do útero. Este estudo tem como objetivodeterminar a frequência de alterações cérvico-uterinas nos exames citopatológicosde residentes nos municípios da Ilha do Marajó.Trata-se de um estudo descritivo e documental, de cunho quantitativo. O material foi coletado pelo projeto de extensão “Marcadores Epidemiológicos em Saúde no Arquipélago do Marajó” e analisado pelo Laboratório de Citopatologia sob coordenação do projeto de extensão intitulado “Projeto intitulado “Avaliação da citologia clínica na prevenção e detecção precoce de câncer” entre março de 2013 e fevereiro de 2015. Foram incluídas no estudo,405 amostras satisfatórias de mulheres residentes nos municípios de Chaves, Portel, São Sebastião da Boa Vista e Anajás, que compareceram no dia da coleta em local e horário, conforme cronograma pré agendado e entregue à domicilio no momento da visita dos profissionais atuantes no projeto. Quanto aos resultados dos exames, o presente estudo destacou as alterações cérvico-uterinas por sua alta frequência (234/405). Dentre essas alterações, verificou-se o maior índice do tipo inflamatória, sendo 39,26% (159) seguindo de 74 esfregaços com atipias (8%), e de35 lesões intraepiteliais escamosas (8,64%). Destaca-se, também,a ocorrência de casos de câncer do colo uterino identificados pelo exame citopatológico(7/405). O perfil sociodemográfico das mulheres aponta que a maioria estudou até o ensino fundamental, têm estabilidade conjugal e parceiro fixo, não fazem uso de preservativos nas relações sexuais e contraceptivo oral, e já haviam realizado PCCU anteriormente. Pode ser observado, através deste estudo, a precariedade na assistência à saúde desses municípios, tendo em vista o alto número de casos com alterações, chegando, até a identificar lesões mais graves como adenocarcinoma e câncer invasorTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do conhecimento de acadêmicos de pedagogia de uma universidade pública a respeito da utilização de técnicas adequadas de primeiros socorros em pediatria(2019-12-03) MARTINS, Elciane Calandrino; SILVA, Elianny Sousa; LIMA, Mariana Souza de; http://lattes.cnpq.br/8926250391706936; BELO, Francilene da Luz; http://lattes.cnpq.br/2298258875123233Os acidentes que ocorrem durante a infância são uma das causas de morbidade e mortalidade mais incidentes no mundo, tornando-se um grave problema de saúde pública. Este trabalho teve como objetivo conhecer o nível de conhecimento dos acadêmicos de pedagogia da Universidade Federal do Pará a respeito de técnicas de primeiros socorros. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo se trata de uma pesquisa de cunho quantitativo, analítica, do tipo transversal. O estudo foi realizado na Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Participaram desta pesquisa 81 discentes do curso de pedagogia. Destes 58,03% estavam cursando o 7º semestre e 41, 97% cursavam o 8º semestre. Todos os participantes da pesquisa frequentam estágio curricular de ensino. Destes, 88,89% estão cursando a primeira graduação e 11,11% estão na sua segunda graduação. No que concerne à idade dos entrevistados, estes apresentavam idade entre 20 a 47 anos sendo a média 27,59 anos. Quando indagados sobre a realização de algum curso de capacitação em primeiros socorros, 12,35% discentes responderam “Sim”, 85,19% responderam “Não” e apenas 2,46% não responderam à questão. Sobre a importância da instrução de primeiros socorros para a formação de futuros profissionais de educação, 98,77% responderam “Sim” e apenas 1,23% respondeu “Não”. Foi perguntado se durante a formação acadêmica, foi fornecida alguma carga horária sobre primeiros socorros, apenas 3,70% responderam que “Sim” e 96,30% responderam que “Não”. Sobre conhecimentos gerais em primeiros socorros obtivemos 35,80% de acertos e 64,20% de erros. No que diz respeito às técnicas adequadas em primeiros socorros em casos de intoxicação obtivemos 72,84% de acertos e 27,16% de erros da questão. Em relação às técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de OVACE, obtivemos como resultado 71,60% de acertos e 28,40% de erros da questão. No que se refere às técnicas adequadas em primeiros socorros em casos de convulsão obtivemos 59,26% de acertos, 39,51% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questão. A respeito das técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de queimaduras, obtivemos 62,97% de acertos, 35,80% de erros e 1,23% se absteve em responder à questão. No que concerne às técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de fratura, obtivemos 54,33% de acertos, 44,44% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questão. Portanto os resultados deste estudo mostram que o conhecimento de primeiros socorros por futuros profissionais de educação infantil é de extrema importância, pois os primeiros atendimentos adequados prestados à criança vítima de acidentes são primordiais para manutenção da vida e diminuição de agravos, contribuindo dessa maneira para uma melhor qualidade de vida da vítima de acidentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação de profissionais de enfermagem na área de fitoterapia: uma revisão integrativa de literatura(2019-12-19) DIAS, Bianca Duarte Vitorio da Fonseca; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086O uso de plantas medicinais é uma terapia milenar que era utilizada amplamente até o desenvolvimento da indústria farmacêutica. O objetivo geral é compreender o que as evidências cientificas apontam sobre a atuação dos profissionais de enfermagem na área de fitoterapia. Especificamente buscou-se investigar sobre a atuação de enfermeiros na área da fitoterapia e investigar sobre a importância do conhecimento fitoterápico no tratamento de algumas doenças. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura (RIL), descritiva com abordagem qualitativa, tendo como fonte a plataforma do Banco Virtual de Saúde (BVS), que agrada diversos sites relacionados à saúde humana, como o LILACs, Scielo, PUBMed, possibilitando uma pesquisa com relevância em trabalhos acadêmicos, de campo ou empíricos. A partir das evidências encontradas verificou-se a importância do conhecimento de fitoterápicos entre enfermeiros e a importância de seu papel na aplicabilidade destes junto á população assistida. É necessário também uma formação e capacitação permanente, não é sobre sua eficácia, mas sobre as leis e programas aprovados pelo Ministério da Saúde e que incluem o uso de plantas medicinais e fitoterápicos em alguns casos, principalmente para empoderar e valorizar a cultura e o saber local. É relevante, portanto o uso de estratégias que empreguem a fitoterapia na realidade assistencial, visando a promoção e prevenção na atenção básica, especialmente, de modo a garantir uma assistência de qualidade à saúde, ao mesmo tempo em que preserva a cultura e as práticas populares de determinadas regiões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aula invertida no ensino de processos educativos em saúde: experiência pedagógica na perspectiva de estudantes de enfermagem(2019-12-05) SANTOS, Bárbara Coelho dos; CARMO, Roberta Brelaz do; DIAS, Geyse Aline Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2890205174031488O estudo tem como objetivo conhecer a experiência pedagógica com o uso de aula invertida no ensino de processos educativos em saúde na perspectiva de estudantes de graduação em enfermagem, visto que este modelo pedagógico pode contribuir para o ensino na área, quando se considera a necessidade de formar profissionais crítico-reflexivos e criativos e embasados teoricamente no campo da Educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido com doze estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do norte do país. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevista individual com perguntas semiestruturadas. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) de Strauss e Corbin (2008). Para o processo analítico foi necessário conceituar, separar e interligar os dados entre si por meio das fases de codificação aberta e axial, desenvolvidas com o auxílio da versão trial do programa Atlas TI®. Emergiram da análise dos dados um total de seis categorias, a saber: Processo de aprendizagem dos estudantes; Compreensão sobre Aula invertida; O desenvolvimento do conteúdo ―concepções pedagógicas‖ a partir do método Just in Time Teaching; O desenvolvimento do conteúdo ―educação no processo educativo em saúde‖ a partir do método Peer Instruction; Dificuldades e desafios do processo de ensino-aprendizado; Avaliações e sugestões sobre o processo de ensino-aprendizado. Os resultados mostraram que a pesquisa foi satisfatória ao elucidar as principais percepções dos estudantes acerca da utilização da aula invertida. Percebeu-se que por se tratar de um modelo pedagógico diferente das abordagens habituais, de maneira geral os estudantes demonstram a necessidade de vivenciar mais experiências com a aula invertida, o que pode influenciar diretamente no processo de aprendizado dos mesmos, bem como no seu desempenho ao longo da formação. Identificou-se que os estudantes desenvolveram habilidades referentes à conceituação correta dos assuntos discutidos, mas nem todos alcançaram uma visão crítico-reflexiva acerca deles, o que pode se dar devido a frágil responsabilização diante do estudo prévio e o próprio negligenciamento da disciplina, a qual ainda é vista, por alguns estudantes como menos importante perante as demais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação comparativa dos efeitos gastrointestinais e renais do trometamol, cetoprofeno e diclofenaco de sódio em ratos(2013) LIMA, Mariana Souza de; HAMOY, Moisés; http://lattes.cnpq.br/4523340329253911; CRUZ, Andréia Pessoa da; http://lattes.cnpq.br/4497763824132523Os antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) são drogas frequentemente utilizadas para o controle da dor, febre e inflamação. Embora os benefícios obtidos com o uso de AINEs sejam importantes, em torno de 25% das pessoas que utilizam este tipo de medicação apresentam efeitos colaterais, o que limita a sua utilização. A partir deste principio, o estudo objetivou avaliar os efeitos adversos gastrointestinais e renais após a utilização do antinflamatório trometamol, e comparar com os antiinflamatórios mais utilizados: cetoprofeno e diclofenaco de sódio. O tipo de estudo utilizado foi de caráter experimental comparativo aplicado. Para isso, foram administradas doses sub crônicas dos medicamentos em 28 ratas Wistar divididas em 4 grupos experimentais. Foram analisados índice de ulceração do estômago, exames de hemograma e creatinina e análises histopatológicas das estruturais renais. O Trametamol e o Cetoprofeno foram os fármacos que mais se destacaram nos gráficos, pois seus índices relacionados aos efeitos adversos eram os maiores (hemácias, índice de ulceração, plaquetas e leucócitos). A diferença entre os 4 grupos experimentais não foi significativa, portanto estes medicamentos podem ser utilizados em doses sub-crônicas, por um período de 15 dias, sem causarem efeitos colaterais graves. Porém, os problemas provocados por estes fármacos são comprovados e os usuários de AINEs devem sempre ficar atentos aos seus possíveis danos ao organismo. Porém, estes se mostraram potenciadores para causar danos aos sistemas gastrointestinal e renal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Carga de trabalho de enfermagem: análise comparativa de métodos de distribuição diária de pessoal(2019-07-01) DIAS, Alana Celeste Campos; CORREA, Thais de Fátima Aleixo; MAESTRELLI, Rafael; http://lattes.cnpq.br/2132611954955159; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Este trabalho tem o objetivo de analisar a distribuição da carga de trabalho de enfermagem a partir da simulação de três métodos de distribuição diária. Ele apresenta três diferentes métodos para realizar a escala de distribuição diária de pessoal, o Método 1, da proporção equivalente, que se baseia na divisão proporcional de leitos ocupados entre os técnicos ou auxiliares de enfermagem, sem considerar o grau de dependência do paciente; o método de Menegaz (Método 2) e o método da Clínica Médica –adaptado do método Menegaz- (Método 3), ambos buscam distribuir a carga de trabalho e não somente leitos, utilizando-se diariamente um Sistema de Classificação de Paciente. Trata-se de Estudo de Simulação em quatro fases: Planejamento; Modelagem; Experimentação; Decisão e Conclusão. A coleta de dados para simulação foi realizada na clínica médica de um hospital universitário da região Norte do Brasil com a colaboração de 10 técnicos de enfermagem, sendo 6 do turno matutino e 4 do turno vespertino. A partir das atividades descritas no Manual de Enfermagem como de atribuição do pessoal de nível médio, os profissionais foram observados e o tempo de execução das atividades foram cronometrados no período de 30 dias. Com as informações coletadas foi construído um fluxograma representativo do processo de trabalho em um turno e inserido no Software Arena, versão estudante. Foram realizadas três simulações estocásticas, baseadas nas três escalas diárias oriundas do 1º, 2º e 3º método de distribuição diária, respectivamente, onde se inseriu as distribuições dos pacientes entre os técnicos no software para obter a carga de trabalho baseada nos dados levantados na coleta. Como resultado, houve a comparação dos três métodos sustentando a hipótese de que os métodos que levam em consideração o grau de dependência dos pacientes distribuem forma mais igualitária à carga de trabalho entre a equipe de enfermagem. No decorrer desse estudo surgiram limitações relacionadas à coleta de dados e aparecimento de outras variáveis que influenciavam no objeto de estudo, surgindo novas hipóteses. Apesar disso, foi possível obter o resultado que respondesse a hipótese sugerida nessa pesquisa. Tendo em vista esses dados e as hipóteses que surgiram ao decorrer da pesquisa, mostram-se necessárias outras investigações que aprofundem a correlação entre o grau de dependência do paciente e a carga de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções de acompanhantes de pacientes com câncer de mama sobre o acolhimento da equipe multiprofissional em âmbito hospitalar(2017) SILVA, Carla Steffane Oliveira e; BITAR, Maria Amélia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026; BRITO, Leidiane Mendes; http://lattes.cnpq.br/8842597912768905O número de mulheres portadoras de câncer de mama aumenta consideravelmente a cada ano e seu diagnóstico bem como processo terapêutico representa uma sobrecarga emocional para o paciente e a família, e cabe à equipe multiprofissional, inovar em suas propostas de interação e acolhimento. Com isso, esta pesquisa visou compreender e analisar as concepções dos acompanhantes de pacientes com neoplasia mamária, quanto ao acolhimento ofertado pela equipe multiprofissional em âmbito hospitalar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter transversal, de cunho descritivo, realizada em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia – CACON, referência em tratamento oncológico no estado do Pará. Os sujeitos da pesquisa foram acompanhantes de pacientes diagnosticadas com tumor mamário, internadas para tratamento e acompanhamento clínico. As investigações evidenciaram ferramentas que demonstram a importância do acolhimento ao acompanhante, o qual deve ser observado como um dispositivo de grande valor para atender as exigências do acesso aos serviços de saúde, como também proporcionar melhor o vínculo entre profissionais e a população. Todavia, evidenciou-se as repercussões geradas pela neoplasia mamária à dinâmica familiar, ratificando a importância do suporte aos familiares de pacientes com câncer de mama, dado os impactos gerados ao núcleo familiar do diagnóstico e do processo terapêutico, bem como a importância da representação familiar e sua inserção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contando das cotas – sua significância para uma comunidade remanescente de quilombo(2019-07-10) CONCEIÇÃO, Aurione Miranda da; LIMA, Mônica Santos de Araújo; BITAR, Maria Amelia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026; LIMA, Maria de Nazare Alves de; http://lattes.cnpq.br/4610926200786461O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção e as expectativas dos moradores da comunidade remanescente de quilombos de Umarizal em Baião/PA, a respeito da inclusão de alguns de seus moradores nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará. O estudo caracterizou-se como descritivo qualitativo, obtendo-se uma amostra de 10 pessoas, sendo 20% homens e 80% mulheres, na faixa etária entre 18-48 anos. Utilizou-se o questionário sobre cotas sociais que abrange características gerais dos participantes e questões relativas ao entendimento sobre o sistema de cotas raciais para negros quilombolas, aos benefícios e a importância que o PSE trouxe às famílias quilombolas, bem como suas expectativas em relação ao futuro da comunidade e perspectivas de retorno e atuação dos profissionais no quilombo. Identificou-se que 100% dos entrevistados compreendem que o sistema de cotas dá acesso a universidades públicas com reserva de vagas para negro e quilombolas, visando diminuir a lacuna desigual existente entre negros e brancos na história da sociedade. Para 60% dos participantes da pesquisa, dentre os benefícios alcançados, o recebimento de bolsas auxílio é um incentivo primordial em razão do estudante não ter condições de custear suas despesas sozinho. Foi verificado que todos os entrevistados (100%) esperam que os futuros profissionais retornem ao seu local de origem trazendo seus conhecimentos e projetos, atuando de maneira efetiva e ajudando no crescimento e desenvolvimento da comunidade quilombola. Destarte as cotas e o PSS serem um tema controvertido, que gera calorosas discussões, não sendo unânimes as posições favoráveis, são notório que essa ação afirmativa representa considerável vitória para a raça negra. O estudo demonstra que para os moradores da comunidade do Umarizal, remanescentes de quilombo, há esperança de melhoria de vida, de dignidade e de prosperidade, estando esses anseios intimamente ligados à educação e o processo seletivo especial é a luz aos precisam para a efetivação do direito que lhes é devido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corporeidade de adoecidos oncológicos em cuidados paliativos domiciliares: a vivência de familiares cuidadores(2016) CORREA JÚNIOR, Antonio Jorge Silva; MARTINS, Raisa Silva; SANTANA, Mary Elizabeth de; http://lattes.cnpq.br/6616236152960399Introdução: Cuidados paliativos domiciliares são direcionados aos sujeitos acometidos neoplasias terminais, viabilizando a interação entre o profissional, familiar e o adoecido. O cuidar na finitude e no ambiente domiciliar, exige noções abrangentes sobre corpo, entendidas como “corporeidade”. Objetivo: Descrever a vivência de cuidadores no que concerne aos cuidados às dimensões do corpo de adoecidos em cuidados paliativos domiciliares. Método: Estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa por intermédio da Análise de Conteúdo de Bardin, realizado com cuidadores domiciliares com familiares cadastrados pelo Serviço de Atendimento Domiciliar de um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Resultados e Discussão: A população estudada compreendeu 10 cuidadoras que recebiam visitas domiciliares. A partir da análise dos códigos e conteúdos das mensagens, foram categorizadas unidades dos discursos em dois eixos. São eles: “Corporeidade: Cuidados vivenciados que atendem as Necessidades Orgânicas” e “Corporeidade: Cuidados Vivenciados que atendem as necessidades Psicoemocionais, Psicoespirituais e Ambientais”. Considerações finais: o cuidado está compartimentalizado para os familiares que contrapõem os préstimos ao corpo social e préstimos ao corpo físico, recordando primeiramente do último. A maioria busca firmar dimensões imateriais e materiais do cuidado através do cuidado à corporeidade de seus familiares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O cuidado de enfermagem em saúde mental frente a gravidez na adolescência: revisão sistemática de literatura(2019-12-05) RÊGO, Ícaro Genniges; PEREIRA, Vitória da Silva Matos; QUEIROZ, Aline Macêdo de; http://lattes.cnpq.br/4054345516264560A adolescência é um período de muita importância na formação do indivíduo, nesta, muitas situações influenciam as questões psicossociais e interferem diretamente na saúde física e mental destes, como a gravidez na adolescência e as questões emocionais que estas podem ocasionar no indivíduo sem estrutura familiar, social e de saúde. A saúde do adolescente é uma temática permeada por diversos dilemas, manuais específicos que tratem da saúde do adolescente mental são inexistentes, o profissional Enfermeiro diante desta realidade não tem guias para permear seu exercício do cuidado. Por isso, este trabalho buscou por meio de uma revisão sistemática de literatura artigos que mostram qual cuidado de enfermagem tem sido realizado frente a saúde mental de adolescentes grávidas. Tendo como resultado que as práticas de Enfermagem realizadas são adaptadas de forma ineficaz de consultas e questionários para saúde mental de mulheres adultas grávidas, o que dificulta o vínculo entre profissional e usuárias e ocasiona lacunas para uma assistência humanizada e completaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios apresentados por primíparas frente ao processo de amamentação(2019-12-04) RODRIGUES, Gilcynara Maria Moura; FERREIRA, Elisângela da Silva; http://lattes.cnpq.br/5348628291529615Embora atualmente as vantagens da amamentação e os benefícios do leite materno sejam apresentadas cada vez mais de forma clara pela comunidade científica, os problemas que a mãe enfrenta durante a amamentação podem levar ao desmame precoce. Este estudo objetiva descrever as principais dificuldades encontradas por primíparas diante do processo de amamentação. Trata-se de um estudo descritivo, prospectivo e com abordagem qualitativa, realizado na Unidade Básica de Saúde da Sacramenta, nos meses de julho e agosto de 2019.Com a participação de puérperas, primíparas, independente se amamentam de forma exclusiva ou não, sem contraindicações na amamentação, acompanhadas de seu recém-nascido (RN), único, nascido a termo, sem malformações e que aceitaram participar da pesquisa. As principais dificuldades relacionadas à amamentação apontadas neste estudo foram: Fissura mamilar, pouco leite e má pega. Todos os problemas apresentadas pela nutriz estão relacionadas a técnica da mamada e o posicionamento materno para amamentar. O auxílio à puérpera primípara no processo de amamentação, pode evitaras intercorrências mamárias, bem como poderá auxiliar a resolvê-las quando estas já estiverem instaladas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desfechos neonatais de recém-nascidos submetidos à reanimação Neonatal em sala de parto(2019-12-04) ARAÚJO, Lilia Cristina Pantoja de; FREITAS, Ruan Matheus Silva de; PARENTE, Andressa Tavares; http://lattes.cnpq.br/2584253687792237O nascimento é considerado um evento crítico e dá início a uma fase da vida denominada de período de transição, com duração de 28 dias, exige adaptações fisiológicas essenciais à vida extrauterina. Logo após o nascimento, o neonato necessita, imediatamente, assumir suas funções vitais e caso não evoluam satisfatoriamente, poderão necessitar de assistência especializada, como a reanimação que é definida como um conjunto de medidas que visam promover e estabilizar a oxigenação e circulação sanguínea do recém-nascido. É um procedimento muito realizado nas salas de parto e nas UTIN, onde há todo o aporte adequado para aumentar a sobrevida dos neonatos. O objetivo deste trabalho foi investigar os desfechos neonatais de recém-nascidos submetidos à reanimação neonatal em sala de parto. Trata-se de um estudo descritivo, documental retrospectivo com abordagem quantitativa, constituído por uma amostra de 200 prontuários de RN’s que precisaram ser reanimados na sala de parto no ano de 2017. Os dados foram tabulados em tabelas e gráficos e analisados de forma descritiva. As genitoras tinham idade média 25,7 anos, 64% realizaram o pré-natal incompleto, 60,5% foram submetidas à cesariana. As intercorrências gestacionais mais observadas foram leucorréia (33,5%) e infecção de trato urinário (30%). A maioria dos recém-nascidos era do sexo masculino (57%), pré-termos (53,5%), baixo peso (67,5%) classificado como adequado para idade gestacional (54,5%). Quanto ao índice de APGAR, 85% atingiu nota maior que 7 no primeiro minuto e no quinto minuto 64% ficaram entre notas 7 e 10. Entre os investigados 25,5% apresentou malformação. O tempo médio de internação foi de 27 dias. A média de reanimação foi de 1,95 e a maioria necessitou de apenas uma vez (59%). As manobras mais realizadas foram a VPP(100%) e IOT(62,5%). 73% foram encaminhados para UTIN e 62% evoluíram a alta por melhora. Os resultados obtidos permitiram identificar o perfil materno encontrado de maioria apresentando: incompleta a realização do pré-natal; idade fora dos extremos de risco; sem antecedentes de abortos; na primeira gestação, com feto único e parto cesariano. O perfil neonatal foi de maioria do sexo masculino, Pré-termo, Baixo-peso com peso adequado para a idade gestacional. As manobras de reanimações mais realizadas foram a Ventilação por Pressão Positiva e Intubação Oro Traqueal e mais da metade dos recém-nascidos evoluiu com o desfecho de alta por melhora do quadro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação permanente como estratégia de intervenção na identificação do risco de fragilização em pessoas idosas(2018) SOUSA, Evandro Cesar Natividade de; LIMA, Julliana Santos Ribeiro; FERNANDES, Daiane de Souza; http://lattes.cnpq.br/4124678360512470O presente estudo teve como objetivo identificar o perfil dos profissionais envolvidos, sensibilizar sobre a importância na identificação dos idosos frágeis e demonstrar a importância da educação permanente como instrumento de intervenção. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Após a análise dos dados, houve a inquietação para algumas respostas, levando-nos a selecionar as que se corroboram para a divisão em quatro categorias, que expressam a importância da educação permanente no rastreio de fragilização de pessoas idosas, a saber: O processo de fragilização atrelado ao comprometimento da capacidade funcional, A importância de instrumentos de rastreio para identificação do idoso frágil, O ACS como elo entre a comunidade e a equipe de saúde na identificação do idoso frágil e Desafios para identificação do idoso frágil na Atenção Primária a Saúde. Observaram-se inicialmente algumas deficiências por parte dos profissionais quanto à caracterização do processo de fragilização e seus reais conceitos, bem como a utilização de instrumentos para sua identificação, logo após as capacitações ficaram evidente o empoderamento por parte dos profissionais quanto a real necessidade de conhecer o processo de fragilização em todas as suas dimensões, e a forma correta na utilização dos instrumentos de identificação do idoso frágil, portanto podemos afirmar que a educação permanente constitui-se como um importante instrumento de transformação, capaz de mudar realidades e pensamentos, e promover benefícios dentro da saúde coletiva tanto para os usuários quanto para os profissionais que nela atuam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração do rol de competências dos enfermeiros da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)(2019-07-09) SANTOS, Rayssa de Cássia Maués dos; FIGUEIREDO, Maria Clara Costa; http://lattes.cnpq.br/8438468621018746Para a consecução dos objetivos das organizações, é necessário o desenvolvimento de competências nos níveis individual e organizacional. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos: Elaborar o Rol de Competências dos enfermeiros atuantes no hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório descritivo, que foi desenvolvido a partir do projeto de extensão “Introdução de ferramentas estratégicas a gestão do pessoal de enfermagem”, ao qual esse estudo está vinculado. Utilizou-se a metodologia de pesquisa ação, onde criou-se o grupo de Seminário, responsável pelas decisões norteadoras da pesquisa. A coleta de dados foi dividida em etapas, em que a primeira (Análise documental) buscou identificar as competências necessárias para o enfermeiro, através da análise dos documentos institucionais. Na segunda etapa (Validação de Conteúdo), foram realizadas entrevistas com os enfermeiros através de um questionário online na Plataforma Survey Monkey, com o objetivo de mensurar a importância das 18 competências selecionadas. A terceira etapa (Validação Semântica), constituiu-se da análise semântica das 12 competências consideradas mais importantes e da tríade CHA (conhecimentos, habilidades, atitudes), através da instalação do grupo focal. A quarta etapa consistiu na aplicação de um novo questionário (Validação Estatística), para confirmação da importância das descrições das competências e o nível de desempenho dos profissionais em relação a elas. Verificou-se que a competência Ética foi classificada como “extremamente importante” pelo maior quantitativo de pessoas. Já as competências “Educação em Saúde, Resolução de Conflitos, Delegação, Produção Científica e Educação Permanente” foram selecionadas como pouco desempenhadas por alguns profissionais, e a competência “Sistematização da Assistência de Enfermagem” foi a única selecionada como não desempenhada por um pequeno número de pessoas. Em suma, a identificação desses elementos permite o planejamento de estratégias a fim de reduzir as discrepâncias entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A enfermagem frente à detecção precoce da sepse na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa de literatura(2019-07-22) MESQUITA, Isabela Araújo de; SARGES, Kevin Matheus Lima de; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086Entende-se por sepse uma condição clínica complexa, que tem por característica a presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida, em decorrência a resposta desregulada do hospedeiro perante uma infecção. Ademais, tem alta incidência, com custos elevados, sendo a principal causa de mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais públicos e privados. Nesse contexto, o seu reconhecimento precoce e tratamento adequado, são fatores primordiais para a mudança deste cenário. Assim, esta pesquisa tem como propósito discutir o papel da enfermagem frente à identificação precoce da sepse no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva, por meio de pesquisas científicas produzidas no período de 2010 a 2019. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), de abordagem qualitativa, entre os anos de 2010 a 2019, nas bases de dados BDENF, LILACS e MEDLINE disponibilizados na biblioteca virtual em saúde (BVS). Dos resultados mais relevantes, obteve-se para a amostra 8 publicações analisadas, correspondendo a 5 publicações encontradas na base de dados LILACS e 3 publicações encontradas na base de dados BDENF. Dentre as temáticas discutidas, abordou-se: O entendimento do enfermeiro sobre a importância da identificação precoce da sepse; O conhecimento dos enfermeiros sobre as ações na identificação precoce da sepse; Facilidades e dificuldades encontradas pelo enfermeiro na identificação precoce e por fim, as principais estratégias utilizadas para a identificação precoce da sepse na unidade de terapia intensiva. Considera-se uma escassez de estudos acerca da temática estudada. Observa-se ainda, que o enfermeiro compreende a sua importância nesse cenário, no entanto, encontra-se uma lacuna de conhecimento dos enfermeiros no que concerne ao reconhecimento efetivo de sinais clínicos de pacientes sépticos e da evolução para a sua forma mais grave, bem como na dificuldade de acesso a informação. Além disso, identifica-se que as ações do enfermeiro frente a detecção precoce estão voltadas principalmente na checagem de sinais vitais e monitorização a beira leito de possíveis manifestações de disfunção orgânica. Em relação as principais estratégias facilitadoras nesse processo, destacam-se os recursos tecnologias móveis utilizados como facilitador no reconhecimento precoce e aperfeiçoamento da assistência prestada ao paciente, promovendo ainda, a redução de erros humanos e contribuindo para o aprendizado aos profissionais de enfermagem. Assim, sugere-se o encorajamento ao desenvolvimento de programas de educação continuada aceca da sepse, bem como, a relevância do enfermeiro no gerenciamento deste agravo e a utilização de protocolos para otimizar o serviço na uti, proporcionando futuramente, desfechos positivos dessa realidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O enfrentamento dos portadores de insuficiência renal crônica: uma abordagem sobre a perspectiva e adaptação diante de um novo estilo de vida(2011) PINHEIRO, Márcia Cristina Abreu; MOTA, Vanessa Tavares da; CRUZ, Andréia Pessoa da; http://lattes.cnpq.br/4497763824132523; BITAR, Maria Amélia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026Esta pesquisa tem como objeto de estudo o enfrentamento dos portadores de insuficiência renal crônica diante do seu novo estilo de vida. Para nortear esta pesquisa, destaca-se uma única questão: Como se dá o enfrentamento de indivíduos, portadores de insuficiência renal crônica diante da mudança no seu estilo de vida? Para responder a estes questionamentos foi elaborado o seguinte objetivo: Conhecer para compreender a forma de enfrentamento dos pacientes renais crônicos em relação ao seu novo estilo de vida. O estudo foi do tipo descritivo, transversal com abordagem qualitativa, utilizando-se de mecanismos de adaptações psicológicas. Para obtenção das informações foi utilizada a entrevista semi-estruturada, aplicada a quinze portadores de IRC com pelos menos seis meses de diagnóstico confirmado e submetidos à hemodiálise, usuários da Unidade de Terapia Renal Substitutiva da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) do município de Belém/PA. Para análise optou-se pela técnica de análise temática, tendo como resultado o aparecimento de quatro unidades temáticas: Religiosidade e Espiritualidade: a base do enfrentamento, A importância do apoio familiar no tratamento da IRC, O trabalho: um desafio diante das limitações impostas pela doença renal e Sentimentos e perspectivas de vida do paciente em relação doença renal. Os resultados evidenciaram de que maneira os entrevistados reagem ante a nova realidade, bem como as estratégias psicológicas utilizadas pelos mesmos para se adaptarem a sua nova condição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de enfermagem em centro cirúrgico e central de material e esterilização: avaliação das matrizes curriculares dos cursos de graduação no estado do Pará(2019-12-05) COSTA, Pedro Paulo da Silva; SILVA, Eliane da Costa Lobato da; http://lattes.cnpq.br/0957300825827165Introdução: As transformações curriculares têm modificado os modelos de atenção do ensino do indivíduo para a coletividade, e com isso os conteúdos programáticos, como os de Centro Cirúrgico E Central de Material e Esterilização, tendem a ser reduzidos e/ou abstraídos dos currículos de graduação em enfermagem. Cujo atualmente, no contexto do CC e na CME, os enfermeiros que trabalham nesses setores têm primordial contribuição assistencial e cientifica, por corresponderem como os principais responsáveis técnicos dessas unidades Objetivo: Analisar as disciplinas de Enfermagem em Central de Material e Esterilização e Centro Cirúrgico nas estruturas curriculares dos cursos de graduação em enfermagem paraenses. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem, a partir das disciplinas de Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização, cujo os dados foram coletados nos websites das instituições que possuíam cadastro na plataforma e-MEC, através de instrumento elaborado para esse estudo, com informações relacionadas à instituição, disciplinas oferecidas na área, localização da(s) disciplina(s) no currículo e carga horária. Os dados obtidos foram lançados no Excel 2016 para realização da estatística descritiva. Resultados: Dos 23 cursos analisados, duas cidades paraenses concentram 62,97% das vagas de todo o estado do Pará,78% são oferecidos por instituições privadas, com média de 11.28 horas nas instituições privadas e 88.8 horas nas públicas. No qual, 56,42% das IES apresentavam uma lógica preferencial de distribuição de carga horária para as disciplinas entre 60 a 120 horas nas disciplinas de CC e CME. Considerações Finais: Verificou-se a predominância de instituições privadas ofertando graduação em enfermagem e que há cursos que não oferece disciplina relacionada à Enfermagem Perioperatória. Evidenciou-se também que não houve uma padronização de nomenclatura e do período para oferecimento dessa disciplina. Sugere-se concomitantemente, o incentivo para novas pesquisas na área sobre o modo de como são ministrados os conteúdos teóricos e prático dessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O entendimento de idosos hipertensos sobre a doença e as complicações advindas da não adesão ao tratamento(2016) NASCIMENTO, Cláudia Lima do; NOVAIS, Tamyris Ayline Maia; VASCONCELOS, Esleane Vilela; http://lattes.cnpq.br/3557011938603953Objetivo: Compreender o entendimento dos idosos hipertensos sobre a doença e as complicações advindas da não adesão ao tratamento. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo descritivo de abordagem qualitativa, realizada com 28 idosos matriculados na Unidade Básica de Saúde da Cremação, no Município de Belém. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada no período de Abril a Junho de 2016. As respostas dos sujeitos do estudo ás questões subjetivas foram analisadas de acordo com análise do discurso. Obedeceu-se a resolução 466/2012 e foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Pará, através do parecer de número 1.389.712. Resultados: Os dados obtidos foram agrupados em três unidades de estudo, denominadas “O (des) entendimento de idosos sobre a hipertensão arterial”; “O Tratamento da Hipertensão na percepção dos idosos” e “Complicações da não adesão ao tratamento da Hipertensão”. Percebeu-se com as unidades que a maioria dos idosos desconhece os conceitos sobre a doença, associando-a com as sintomatologias de picos hipertensivos, além disso, verificou-se que grande parte dos idosos entende como tratamento para hipertensão a utilização de medicamentos, não fazendo a associação dos medicamentos com a mudança do estilo de vida. Porém houve os que relataram em seu discurso que o tratamento deve ser tanto por meio de medidas farmacológicas quanto a hábitos de vida saudáveis. Em contrapartida, a maioria soube informar às complicações que podem ocorrer devido á não adesão ao tratamento. Considerações Finais: Conclui-se que os idosos hipertensos não possuem informações suficientes do que seja a hipertensão arterial. Percebendo assim a importância do idoso hipertenso conhecer esta doença crônica, entendendo como ela ocorre e o que pode acontecer caso não haja a adesão ao tratamento. Logo, é necessário que os profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, tenham uma comunicação eficiente com o paciente, informando-o por meio da educação em saúde acerca da doença, do tratamento e as consequências de sua não adesão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de coping adotadas por enfermeiros em unidades de terapia intensiva(2019-12-05) BASTOS, Tainara Cristina Lopes; ALBERNAZ, Tiago dos Santos; MENEZES, Cláudia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4581912040811998As Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), configuram-se dentro do suporte avançado como uma área que requer cuidado e atenção redobrados dos profissionais de enfermagem para que possam estar alinhados ao cuidado e organização dos serviços. Sendo um espaço que conta com equipamentos de alta tecnologia e pacientes em estado de saúde crítico e complexo, necessita-se ter uma equipe dentro da unidade hospitalar, capacitada com profissionais especialistas na área, tendo como membros da equipe profissional de suporte os profissionais de enfermagem. Os fatores que interferem na saúde do trabalhador de enfermagem estão relacionados às condições inadequadas de trabalho, jornadas prolongadas, excesso de tarefas, ambiente físico inadequado, dentre outros. Portanto, se faz necessário discutir e analisar as causas que influenciam na saúde desses trabalhadores que culminam em um estado de saúde comprometido e com altos índices de estresse ocupacional nos mesmos. O objetivo geral é identificar as estratégias de coping adotadas pela equipe de enfermagem em UTIs, uma vez que o estresse ocupacional pode levar a diversas consequências negativas tanto à equipe quanto aos pacientes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, por meio da busca em bases de dados especializada, nas publicações nacionais e internacionais indexadas na Biblioteca virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), com os descritores cruzados da seguintes formas: “Enfermagem em cuidados críticos and Estresse ocupacional”; e “Unidades de terapia intensiva and Estresse ocupacional and Adaptação psicológica”, selecionados a partir da consulta ao DeCS - Descritores em Ciências da Saúde na página da BVS. A amostra deste estudo foi composta por oito publicações, e após a leitura e análise minuciosas e categorização dos artigos, foram identificadas três categorias: “Estratégias individuais e coletivas de enfrentamento ao estresse na UTI”; “Controle e resolução de problemas como estratégias facilitadoras de enfrentamento ao estresse” e “Desafios para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento ao estresse no âmbito das UTI’s”. O estresse ocupacional mostra-se, no âmbito das UTIs, como uma realidade de graves consequências relacionadas à qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem, havendo a necessidade da difusão do conhecimento a respeito do uso de estratégias de enfrentamento pelos profissionais. Embora as utilizações dessas estratégias sejam consideradas favoráveis aos profissionais, é válido destacar que o aprimoramento e desenvolvimento das mesmas na equipe de enfermagem precisa ser alvo de mais estudos, uma vez que se constatou escassez nas publicações relacionadas ao tema. São necessárias intervenções capazes de implementar diretamente as estratégias de enfrentamento ao estresse, haja vista que os agravos do adoecimento profissional repercutem tanto na dinâmica da equipe quanto nos pacientes naturalmente debilitados.
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