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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Amplitude de movimento e dor lombar durante a execução do agachamento livre em mulheres praticantes de musculação
    (2021-10-08) LIMA, Anderson Muller Souza da silva de; SANTOS, Jorge Monteiro França dos; http://lattes.cnpq.br/3739093883921087
    Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre a Amplitude de Movimento do quadril e joelho e a prevalência de dor lombar inespecífica em mulheres praticantes do treinamento resistido. Foram avaliadas 41 mulheres praticantes de musculação, com mínimo de 1 ano de prática, tendo frequência semanal de treino de no mínimo 3 vezes por semana, com média de idade de 30 ± 7,4 anos. Utilizou-se a goniometria ativa para avaliar a amplitude de movimento das articulações e a escala analógica de dor (EVA) para avaliar a prevalência e a intensidade da dor lombar na execução do exercício de agachamento livre. A análise estatística foi realizada por meio do software BioEstat 5.0, sendo adotado o nível de significância de p < 0,05. Na análise da prevalência da dor foi encontrada uma porcentagem de 41,5% para os que não relataram dor e 58,5% para os que apresentaram dor, indicando uma alta prevalência de dor lombar durante o exercício de agachamento livre. Para a intensidade da dor, encontramos tais percentuais de 73,2% que relataram dor leve e 26,8% para dor moderada, apontando uma alta taxa percentual dos que sentem dor lombar durante o exercício de agachamento livre. Além disso, foi encontrada uma correlação inversa significativa p < 0,03 entre a idade e a intensidade da dor, indicando que quanto maior a idade, menor é a intensidade da dor apresentada no exercício de agachamento livre. Já para a prevalência da dor e o tempo de prática, foi encontrada uma correlação direta significativa p < 0,04, apontando quanto maior o tempo de prática, maior é a prevalência de dor lombar durante a execução do exercício de agachamento livre.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da agilidade em atletas de voleibol juvenil: comparação entre as respectivas posições do voleibol
    (2019-12-10) SOUSA, Alan Medeiros de; KANEKO, Gláucia Lobato; http://lattes.cnpq.br/0456686615099537
    A agilidade em atletas de voleibol em comparação a seus posicionamentos, envolve um papel crucial no processo de avaliação física e de entendimento do indivíduo dentro do esporte. O estudo teve como objetivo analisar os perfis de atletas em correlação com os posicionamentos do voleibol utilizando a valência física de agilidade como parâmetro de comparação. Este estudo avaliou 37 atletas, com idades entre 15 e 17 anos, sendo critério para participação estarem jogando o JEP (Jogos Estudantis Paraense); sendo a agilidade avaliada por meio do teste de Shuttle Run. Com os resultados das médias entre ponteiras (12,1s), levantadoras (12,6s), opostas (12,3s), líberos (11,8s) e centrais (12,6s) foi constatado que não houve diferença estatística (p>0,5) entre os posicionamentos referentes. Concluindo-se que mesmo sendo uma idade de maturação avançada, não se deve especificar os atletas dentro da categoria juvenil em posicionamentos físicos utilizando a agilidade como variável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da compreensão dos pais e professores sobre o processo pedagógico de ensino: aprendizagem nas aulas de natação infantil
    (2021-10-11) GONÇALVES, Rodrigo Moreira; REZENDE, Mônica dos Anjos Costa de; http://lattes.cnpq.br/8633008914586014
    O presente estudo, teve como objetivo analisar a visão dos pais sobre o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de natação infantil, e correlacionar com a visão dos professores e da observação das aulas da natação infantil de 3 a 7 anos na cidade de Belém-Pa. Para tanto, foi realizado um estudo em três blocos, com entrevista com 40 pais/responsáveis, questionário com os 11 professores, e ficha de observação das aulas de natação realizada pelo pesquisador, em 1 clube e 3 academias com aulas de natação infantil da cidade de Belém-Pa. No qual, identificou que há uma instabilidade e um pensamento antagonista na compreensão por parte dos pais/responsáveis e professores. E os professores possuem experiência, compreensão e conscientização da metodologia de ensino, porém aplicam aulas muitas vezes mecanicistas. Foi possível realizar um panorama e identificar dificuldade e possibilidades de soluções para problemáticas identificadas no desenvolvimento das aulas, como por exemplo explorar o planejamento de forma mais lúdico-pedagógico e passar o conhecimento aos pais por meio de conversas, palestras e aulas em que o pai/responsável participe.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de flexibilidade e força e resistência muscular de atletas de voleibol feminino juvenil, correlação entre as respectivas posições do voleibol
    (2019-12-17) FREIRE, Roberto Caxias; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A flexibilidade e a força e resistência muscular em atletas femininas de voleibol em comparação a seus posicionamentos e funções em quadra, envolve um papel primordial no processo de avaliação física e de entendimento e seleção do indivíduo dentro do esporte. O trabalho teve como objetivo analisar os perfis de atletas em correlação com os posicionamentos do voleibol utilizando as valências físicas da flexibilidade e da força e resistência muscular como parâmetro de comparação, além de dados antropométricos e morfológicos. Este estudo avaliou 33 atletas, com idades entre 15 e 17 anos, sendo critério para participação terem jogando o JEP’s (Jogos Estudantis Paraenses); sendo a flexibilidade avaliada através de uma adaptação do Flexiteste, a força e resistência muscular de membros superiores através do teste de repetições máximas em 1 minuto de flexão de braços em 6 apoios e a força e resistência muscular abdominal através do teste de repetições máximas em 1 minuto de abdominal no solo. Conclui-se que mesmo com as limitações do trabalho, existe uma tendência de seguir o padrão do esporte de alto nível como referência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A aptidão física relacionada à saúde: uma análise do perfil de escolares de uma escola básica do município de Ananindeua-PA
    (2018-12-21) BRITO, Walber Martins; CORRÊA, Daniel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9207465564686574; https://orcid.org/0000-0003-2315-5753; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O presente estudo surge de uma pesquisa cujo objetivo geral consiste investigar o nível de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de jovens escolares de uma escola básica do município de Ananindeua-PA, com os seguintes objetivos específicos: comparar os componentes de aptidão física relacionada à saúde entre sexos e identificar a prevalência de escolares que atendem os valores críticos de saúde estabelecidos pelo PROESP – Br, para aptidão física relacionada à saúde. Tratou-se de uma pesquisa desenvolvida na abordagem quali-quantitativa, correlacional, transversal e descritiva. A amostra foi composta por escolares, de ambos os sexos, com idade entre 11 e 16 anos de uma escola Estadual do município de Ananindeua - PA, sendo 30 do sexo feminino e 30 do sexo masculino. Foram realizados os testes antropométricos, de força, de resistência e de flexibilidade com base no instrumento do PROESP-Br. O tratamento estatístico empregado no presente estudo foi composto da análise descritiva dos dados. Dados estes que foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste complementar de médias de Turkey a 5%, utilizando o programa Statistica 7.0. Para todos os procedimentos estatísticos adotou-se um valor de (p≤ 0,05). Os resultados possibilitaram concluir que: na faixa etária de 14 anos, os rapazes apresentam diferença significativamente (p≤ 0,05) maiores na variável de resistência geral do que as meninas; força/resistência abdominal na faixa de 14 anos, sendo maior no sexo masculino e IMC na faixa de idade de 12 e 13 anos, tendo o sexo feminino em ambas as idades valores superiores aos do sexo masculino. Referente aos valores críticos de saúde do IMC, zona saudável: todos os meninos e 83% das meninas e zona de risco: 16% das meninas; resistência geral, zona saudável: 33% de ambos os sexos e zona de risco: 66% de ambos os sexos; flexibilidade, zona saudável: todos os meninos e 66% das meninas e zona de risco: 33% das meninas e força/resistência geral, todos se encontram na zona de risco. Com os resultados encontrados, é importante a realização de atividade física para melhorar os níveis de aptidão física relacionada à saúde dos escolares, desta forma, sugere-se programas de intervenção que objetivem à saúde e qualidade de vida desses alunos, apontando também a importância das aulas de Educação Física no que tange ao aumento do nível de atividade física deles.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O atleta de luta marajoara: percepções do passado e narrativas do presente
    (2021-10-11) DELGADO, Elder Luiz Souza; CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; http://lattes.cnpq.br/5549357037582788; https://orcid.org/0000-0002-0761-6575
    A Luta marajoara (LM) enquanto prática corporal tradicional é uma importante manifestação cultural do Arquipélago do Marajó. Elementos que compõem a luta, são tradicionais da vivência local, e possuem uma valorização histórica, presente na memória dos moradores residentes. Esta investigação tem como objetivo analisar o cenário atual da LM em relação ao seu passado, através das percepções de atletas de elite da modalidade. O estudo se configura como qualitativo, e buscou analisar o discurso de três informantes de elite selecionados por conveniência, nas cidades de: Cachoeira do Arari, Salvaterra e Soure, na ilha do Marajó- Pará. Diante dos resultados obtidos, foram evidenciadas as seguintes categorias temáticas a partir das falas dos participantes: brincadeiras locais, que gerou a subcategoria, influência dos pais; tradição, a qual gerou a subcategoria, manifestação cultural; e esportivização, que absorveu duas outras subcategorias, incentivos esportivos e regras de competição. Diante dos dados evidenciados alguns elementos do passado como, prática voltada ao lazer, a LM atrelada aos períodos festivos e religiosidade local e a tradição, são elementos que também expressavam e contextualizam a LM na atualidade. Além disso, o processo de esportivização frente o contexto educacional também são questões que criam alguns tensionamentos em tempos atuais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autoestima e autoeficácia de atletas de futsal feminino
    (2019-11-16) SILVA, Rílary Neves da; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868; https://orcid.org/0000-0003-2163-5606
    Este trabalho trata-se da investigação de aspectos psicológicos em atletas de futsal feminino de Belém/PA. Foram avaliadas 50 atletas praticantes da modalidade de futsal por, no mínimo, 1 ano, com faixa etária de 15 a 27 anos, média de idade de 21,4 anos e tempo de prática 01 a 20 anos (média de 7,9 anos). Utilizou-se o inventário de autoestima para atletas (OKAZAKI, 2004) para avaliar a autoestima e a escala de autoeficácia de tarefa específica no futebol (BRAY; BALAGUER; DUDA, 2004) para avaliar a autoeficácia. A análise estatística foi realizada por meio do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) com nível de significância de p ≤0,05. A amostra analisada apresentou uma média geral de autoestima de 64,24%, com 36% das atletas em nível baixo, 28% em nível normal e 36% em nível elevado. Na autoeficácia, a média geral foi de 66,96%, e 5% das atletas com pontuações baixa-moderada e 95% de moderada-alta. Além disso, foi encontrada uma correlação de Sperman fraca e significativa (rho= 0,392; p= 0,005) entre a autoestima e a autoeficácia. Portanto, este trabalho demonstra que ainda que a autoestima e a autoeficácia se relacionem, um alto nível de autoestima não determina, necessariamente, também um alto nível de autoeficácia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém
    (2019-12-18) CONEGUNDES, Lucas Araújo; GUEDES, Edna Leonor Reis; http://lattes.cnpq.br/9758946752814065
    Este estudo aborda a avaliação de aprendizagem realizada por professores de Educação Física do Instituto Federal do Pará Campus Belém a fim de entender a avaliação no contexto da educação física escolar. Os resultados obtidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, evidenciam que a prática de alguns docentes sobre avaliação em Educação Física Escolar diverge em alguns pontos aos recomendados pela Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A prática de avaliação em Educação Física de forma classificatória que visa a aptidão física ainda pode ser identificada em algumas práticas docentes. Este estudo buscou analisar os métodos de avaliação que são utilizados pelos professores, interrelacionando os mesmos com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, debruçando seus pensamentos na perspectiva crítico-superadora da Educação Física, que visa uma avaliação onde o foco é a assimilação crítica do aluno sobre o conteúdo ministrado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do condicionamento de jogadoras amadoras de futsal indígenas da associação dos povos indígenas estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA) e de futebol de campo das indígenas da etnia Tembé
    (2019-12-17) COSTA, Erick Sander Tavares; CAMPOS, Italo Sergio Lopes; http://lattes.cnpq.br/5549357037582788; https://orcid.org/0000-0002-0761-6575; REZENDE, Mônica dos Anjos Costa de; http://lattes.cnpq.br/8633008914586014
    Introdução: a pesquisa se estruturou, baseada, em um estudo com as jogadoras indígenas da UFPA, na modalidade de futsal, e também das jogadoras de futebol da etnia Tembé. Objetivo: avaliar o nível do condicionamento físico do time do futsal indígenas da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da Universidade Federal do Pará (APYEUFPA) e do time de Futebol de campo da etnia Tembé”. Métodos: foram voluntárias 12 jogadoras indígenas universitárias da APYEUFPA com média de idade de 25,8 anos ( 6,1), e de massa corporal 61,9 Kg ( 3,27) e estatura de 1,56 m ( 0,04). E 24 jogadoras da etnia Tembé, da aldeia Frasqueira, com média de idade 17,8 anos ( 3,8), massa corporal de 54,9 Kg ( 1,75) e estatura de 1,54 m ( 0,04). As atletas foram submetidas a testes para avaliar o condicionamento físico. A comparação entre os grupos foi realizada através de ANOVA de uma via para cada quesito (p<0,05). Resultados: A analise estatística demostrou que houve diferenças entre os dois grupos em todos os testes realizados. Conclusão: Os resultados comparados entre os grupos foram diferentes, porém quando comparados com a literatura disponível demonstrou que o nível de condicionamento das jogadoras indígenas esta abaixo do nível de atletas das de futsal e futebol.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do uso de suplementos nutricionais por adolescentes de uma escola de Belém - PA
    (2018-12-18) FERREIRA, Damyles Nunes; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza como adolescência a faixa etária que compreende entre 10 a 19 anos, sendo dividida em duas fases. A primeira fase é determinada de 10 a 14 anos de idade e tem como característica o início das mudanças puberais; a segunda fase é definida de 15 a 19 anos de idade, e caracteriza-se pelo término da fase de crescimento e desenvolvimento morfológico. A autoimagem dos adolescentes está diretamente associada não só à autoestima como também à inserção social em seus grupos e, assim, estimulados por essa massiva propaganda, utilizam diversas substâncias ditas ergogênicas com a intenção de rápidas mudanças estéticas e visuais, sem se preocupar com os efeitos nocivos ou legalidade das mesmas (BARROS, 2014). Este estudo tem por objetivo avaliar a ocorrência do uso de suplementos nutricionais em estudantes do Ensino Médio. Foi realizado um estudo descritivo transversal analítico, com estudantes de uma escola pública da cidade de Belém-Pa, com idades entre 15 e 17 anos, de ambos os sexos, que afirmaram utilizar suplementos nutricionais, foi aplicado um questionário semiestruturado. A maioria da amostra era composta por alunos do sexo masculino. Todos os alunos entrevistados confirmaram participar das aulas de Educação Física na escola. E além dessas aulas, praticavam outros exercícios físicos. Dos 10 produtos citados, prevaleceu a utilização do BCAA, Whey protein, e Creatina. Sobre a indicação para o uso de suplementos nutricionais, prevaleceu a indicação por nutricionista. Com relação à motivação para o uso de suplementos, a maioria respondeu que o fator saúde foi primordial. O objetivo quanto ao uso de suplementos para a maioria é o ganho de massa muscular. Sobre os critérios utilizados para a compra dos produtos, o fator que mais se destacou foi o preço. Apesar de grande parte dos participantes desse estudo possuir a indicação e acompanhamento do uso de suplementos por profissionais habilitados, essa pode não ser a realidade de muitos usuários desses produtos. Portanto, é imprescindível a necessidade de ações que permitam o acesso dessas pessoas a esses profissionais, possibilitando a promoção da saúde. É importante ressaltar também a necessidade de mais estudos relacionados ao assunto para o acréscimo de mais informações sobre o tema.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Capacidade funcional, estresse percebido e a satisfação com a vida em idosos portadores de artrose ativos e sedentários
    (2021-10-11) SILVA, Murilo Augusto Martins; SANTOS, Jorge Monteiro França dos
    Neste trabalho tem como objetivo comparar o nível de capacidade funcional, estresse percebido e satisfação com a vida em idosos praticantes de exercícios físicos e sedentários. Foram avaliados 27 idosos sendo 15 sedentários e 12 ativos, com idade entre 60 e 83 anos. Para a avaliação da capacidade funcional foi utilizado o protocolo GDLAM que é constituído pelos testes: caminhar 10 m, levantar-se da posição sentada, levantar-se da posição decúbito ventral e levantar-se da cadeira e locomove-se pela casa. Para avaliar o estresse percebido foi utilizado um Questionário de Escala de Estresse Percebido. Para a avaliação do nível de satisfação a vida foi utilizado o questionário de SWLS Satisfactionwith Life. A análise estatística foi realizada por meio do software Bioestat 5.0, com nível de significância de p<0,05. Os resultados do estudo demonstram que os idosos fisicamente ativos apresentam melhores resultados nos testes de capacidade funcional realizados, não foram observados diferenças significativas entre o nível de estresse percebido e satisfação com a vida dos dois grupos. Constatou-se ainda uma correlação direta entre o nível de capacidade funcional dos idosos e seu nível de satisfação com a vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima
    (2019-12-17) BATISTA, Júlio César de Souza; MATOS, Lucília da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195
    O objetivo da presente pesquisa foi o de compreender como os sujeitos envolvidos com o projeto de capoeira da Escola Municipal Cordolina Fontelles Lima (estudantes, direção, professor e responsáveis), compreendem a importância da Capoeira na escola e como objetivos específicos, apresentar o processo do trabalho de campo com a inserção do pesquisador no lócus de pesquisa, apreender para sistematizar alguns aspectos da história da capoeira no Brasil e analisar aspectos educativos do projeto capoeira na escola, para tanto desenvolvemos pesquisa de cunho qualitativo com entrevista semiestruturada com a direção da escola, professor de capoeira, alunos do projeto e responsáveis pelos alunos. Dentre os resultados podemos apontar, que a capoeira deve ser utilizada como instrumento no processo pedagógico da escola Cordolina Fontelles de Lima, bem como a necessidade de implantação de mais projetos em espaços escolares que venham a valorizar a nossa cultura, e uma maior participação do poder público para que esses projetos possam ser efetivamente postos em pratica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ciclismo: mulher e sociabilidade em Belém do Pará ao final do século XIX
    (2021-02-25) LOBO, Louise Barbosa; FERREIRA, Verônica Moreira Souto; http://lattes.cnpq.br/7744050794372735; https://orcid.org/0000-0002-1560-5120; DIAS, Douglas da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5948241213510436
    O recorte histórico-temporal da pesquisa foi a cidade de Belém do Pará, entre as décadas de 1870 e 1890, período que abrange parte da belle époque amazônica. Elegendo a mulher belenense como sujeito da pesquisa, adotou-se o ciclismo qual fio condutor, objetivando compreender essa prática como partícipe da inserção daquelas mulheres no mundo das sociabilidades próprias de uma dinâmica de urbanização em curso. A pesquisa foi de caráter histórico-documental, e sua metodologia implicou a definição do acervo, bem como a seleção, catalogação, manuseio e análise das fontes documentais, a saber, jornais belenenses do período aqui evocado. Discutiu-se formas de sociabilidade da mulher belenense a partir dos anos de 1870, culminando com s chegada do ciclismo na cidade e a participação da mulher nos primórdios dessa prática. Concluiu-se que a inserção da mulher no ciclismo enquanto sociabilidade ocorreu, incialmente, sob a forma de espectadora e, em um segundo momento, como participante de passeios ciclísticos, para então, por fim, apresentar-se sob a condição de atleta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a organização do trabalho pedagógico do professor de educação física em diferentes espaços de atuação: limites e possibilidades
    (2021-10-18) CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente escrito apresenta a pesquisa de um trabalho de conclusão do cursode Graduação em Licenciatura em Educação Física da UFPA, cujo objetivo consiste em investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e abordagem metodológica Crítico-Superadora (CS) como referenciais teórico-metodológicos para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Física no processo de ensinoem espaços não escolares. A metodologia da pesquisa se insere em meio às pesquisas de campo. Os sujeitos da pesquisa foium grupo composto por 12 professores que pautam sua prática pedagógica pelo viés metodológico da PHC. A pesquisa encontra-se então no campo metodológico das pesquisas de campo, propostas por GIL (2002) e pauta-se na resposta da seguinte pergunta: Quais as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da abordagem CríticoSuperadora (CS) como referenciais teórico-metodológicos para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Física em espaços não escolares?O instrumento de coleta de dados se deu por meio de um questionário, na plataforma Google Forms, disposto em três eixos, com 16 perguntas mais o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).Para fundamentação teórica da pesquisa, foi realizado também um levantamento bibliográfico em revistas, artigos e teses sobre o referencial da PHC e da abordagem Crítico-Superadora para a organização do trabalho pedagógico de professores de EF em diferentes espaços, delimitando como principais fontes bibliográficas as produções publicadas no período de 2011 a 2020 das revistas eletrônicas e impressas: Pensar a Prática, Motriviência, CBCE e Germinal, visto que as mesmas ostentam caráter de referência na elaboração qualitativa para produções científicas.Por meio dos referenciais estudados, foi possível constatar que a função social do professor consiste em propiciar aos alunos envolvidos em sua prática acesso ao acervo cultural historicamente elaborado pela humanidade, em sua forma mais desenvolvida, de forma a articular estes conhecimentos com a prática social destes indivíduos, para que estes venham a intervir de forma qualitativa na sociedade que os permeiam. Pôde-se inferir também que a PHC agrega elementos norteadores que favorecem este processo de ensino-aprendizagem, tal qual a abordagem CS, metodologia que aproxima a PHC da Educação Física, agrega valor metodológico para o processo de ensino em qualquer espaço de acesso a elementos da cultura corporal de movimento. A partir das respostas dos docentes pôde-se constatar que não há diferença metodológica na organização dos planos de ensino voltados para os campos escolares e não escolares, de forma que os pressupostos da PHC contribuem de forma qualitativa para a organização do trabalho pedagógico em ambos os espaços, além de também contribuir para transformação social e superação da sociedade de classes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará
    (2022-07-14) FREITAS, Tayná Keicy da Silva; FURTADO, Renan Santos; http://lattes.cnpq.br/0724633321532061; https://orcid.org/0000-0001-7871-2030
    Esta pesquisa buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental nas aulasde Educação Física na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a partir das perspectivas de docentes dainstituição. Tem como objetivo compreender o modo como professores do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Como método de analise dos dados fizemos uso da pesquisa documental e da análise dos conteúdos para a interpretação dos dados oriundos de entrevista semiestruturada e planos de ensino. Apontamos que para as docentes da Escola de Aplicação o corpo faz parte do conjunto total do ser humano, não podendo ser separado em suas aulas. Assim, existem indicativos de um corpo sujeito nas aulas de Educação Física na Escola de Aplicação, sendo este um caminho para a inovação e legitimação da disciplina. O estudo indica que haja um pensamento mais crítico por parte dos professores e gestores em relação à disciplina de Educação Física no campo escolar para além do olhar fragmentado dela enquanto uma área de práticas esportivas que acabam por deslegitimar sua importância.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corporalidade feminina: feminilidade da mulher atleta
    (2022-07-12) OLIVEIRA, Aline da Silva; BARBOSA, Felipe Amaral; ARAUJO, Carla Isabel Paula da Rocha de; http://lattes.cnpq.br/0430469792419266; https://orcid.org/0000-0002-4644-6310
    A partir do panorama nacional acerca do esporte feminino analisamos como se configura a vida profissional de mulheres atletas. Metodologicamente, realizamos um ensaio etnográfico usando o instrumento entrevista semiestruturada e discutimos os termos que surgiram das falas. As entrevistadas afirmam que praticar esporte não altera a representação feminina do seu corpo. Por fim, identificamos que o cenário machista instalado no âmbito do esporte abre margem para a reafirmação da presença feminina nas atividades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Correlação de indicadores antropométricos e de desempenho muscular em atletas masculino de judô e taekwondo
    (2019-12-17) CRUZ, Amanda Suélen Costa da; CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; http://lattes.cnpq.br/5549357037582788; https://orcid.org/0000-0002-0761-6575
    Indicadores antropométricos podem estar associados com o desempenho em praticantes de Judô (JD) e Taekwondo (TKD). O objetivo deste estudo foi comparar a força escapular e a flexibilidade tóraco-lombar em atletas de Judô e Taekwondo. A amostra do estudo foi composta por 18 atletas masculinos (11 atletas de Judô e 7 atletas de Taekwondo), com idade entre 18 e 50 anos, selecionados de forma intencional. Como critério de inclusão, deveriam ser graduados como faixa preta em suas modalidades, com no mínimo cinco anos de prática esportiva, regime de treino habitual e experiência competitiva variando de regional para nacional. Todos os avaliados foram submetidos à mensuração da massa corporal, estatura, IMC, aliados aos testes motores de flexibilidade toraco-lombar e força escapular. Os resultados do estudo demonstram que não houve diferenças estatísticas entre os grupos TKD e Judô (p<0,05). Entretanto, a análise de correlação bivariada (Pearson) identificou a existência de uma correlação positiva (p < 0,05) entre os parâmetros de massa corporal e IMC (r=0,910, p < 0,000); massa corporal e força escapular (r=0,581, p < 0,015) e entre IMC e força escapular (r=0,686, p<0,003). Observou-se ainda uma correlação negativa entre força escapular e flexibilidade (r= -0,531, p< 0,025). (Figura 2). Tais resultados sugerem que apesar das duas modalidades apresentarem características funcionais diferentes provavelmente os atletas da amostra apresentam uma adaptação neuromuscular muito similar, sugerindo que este fato pode ser em decorrência do treinamento que os atletas foram submetidos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Correlação entre IMC e parâmetros motores: uma análise em atletas masculinos de futevôlei
    (2021-10-14) RODRIGUES, Gabriel Moutinho; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O presente estudo busca esclarecer as capacidades físicas envolvidas no futevôlei e suas influencias. Este trabalho foi realizado em Belém do Pará e tem por objetivo analisar a relação do IMC e sua influência no desempenho motor em atletas amadores da modalidade. Estudo transversal e observacional, com amostra por conveniência de voluntários atletas amadores de futevôlei do sexo masculino na cidade de Belém, no estado do Pará. Como critério de inclusão todos os jogadores testados obrigatoriamente são praticantes regulares de pelo menos duas vezes na semana, ter no mínimo um (01) ano de prática e idade entre 18 e 35 anos (média: 26,6 anos/ Desvio padrão: ±4,14) . Todos foram avaliados igualmente através de uma avaliação antropométrica que mediu a massa corporal (kg) e a estatura (m). Aplicação de testes pliometricos de salto vertical e agilidade (shuttlerun). Foi relizada a análise descritiva por meio da correlação de Pearson um valor maior que 0 indica uma associação positiva, isto é, a medida que o valor de uma variável aumenta, o mesmo acontece com o valor da outra variável. Um valor menor que 0 indica uma associação negativa, isto é, a medida que o valor de uma variável aumenta, o valor da outra diminui. Foi encontrado uma correlação de (ρ) = - 0,80 para IMC e Salto Vertical, sendo variáveis inversamente proporcionais e (ρ) = 0,85 para IMC e Shuttlerun, como variáveis diretamente proporcionais, além de evidenciar uma forte relação entre eles. Portanto, foi possível observar que há uma influência direta do IMC no desempenho motor dos atletas avaliados. Logo, atletas com IMC mais elevados apresentam uma potência de salto menor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Crossfit: abordagem metodológica dos seus professores da cidade de Belém do Pará
    (2019-01-08) SANTOS, Marcos Moraes dos; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784
    Este trabalho vem explorar a metodologia utilizada pelos coaches de Crossfit com relação à transmissão de conhecimento acerca da modalidade aos alunos / atletas. A investigação foi realizada por meio de uma entrevista estruturada respondida por alguns coaches que atuam em Belém do Pará a fim de identificar se as metodologias empregadas no ambiente escolar também estão sendo abordadas na modalidade Crossfit em função do cenário atual. A questão problema do trabalho é saber se as metodologias do âmbito escolar são utilizadas pelos Coaches de Crossfit durante suas aulas / treino. A criação da modalidade Crossfit antecede a atuação do bacharel em Educação Física no mercado de trabalho. Inicialmente os professores que estavam atuando como coaches eram exclusivamente licenciados, o cenário mudou e atualmente há uma demanda de bacharéis que também atuam como coaches de Crossfit. A investigação demonstrou que apesar deste novo cenário, com diferença na formação entre licenciados e bacharéis, houve a constatação de uma proximidade nas metodologias empregadas no ambiente escolar também na modalidade Crossfit.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua
    (2021-10-07) FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano; MOREIRA, Fátima de Souza; http://lattes.cnpq.br/0896290307942939; https://orcid.org/0000-0001-8563-6750
    Este estudo tem por objetivo analisar como é desenvolvido o currículo da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual. A partir de referências que corroboram o desenvolvimento da temática, analisamos a EJA, enquanto modalidade de ensino pertencente à Educação Básica no Brasil, por meio da perspectiva Freireana, compreendendo o papel da EF enquanto componente curricular obrigatório da EJA, observando o processo dos conteúdos da EF na modalidade e a forma como alunos da EJA se relacionam com estes conteúdos durante as aulas. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos, professor e coordenadora pedagógica, das turmas da EJA da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos, localizada em Ananindeua-PA. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que o trato com a escolha e a forma como os conteúdos são abordados influenciam a participação dos alunos nas aulas, e que existe um centralismo asfixiante na esportivização das práticas e na lógica de promoção da saúde nas atividades dentro do ambiente escolar. Esses resultados refletem uma necessidade de reformulação dos instrumentos legais e do currículo da EJA, bem como uma mudança de abordagem dos conteúdos da EF dentro da escola e na EJA, a fim de torná-los instrumentos para a formação social dos alunos.
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