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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do status de conservação e distribuição geográfica da ictiofauna do Estuário do Taperaçu, norte do Brasil(2023-12-15) SANTOS, Micheli de Cássia Sousa dos; COSTA, Aurycéia Guimarães; http://lattes.cnpq.br/5342395629825218; SAMPAIO, Iracilda; http://lattes.cnpq.br/2482763145819602Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Citogenotoxicidade da Selaginella Amazônica, Spring(2022-12-21) ROSÁRIO, Maria Letícia Cerqueira; RODRIGUES, Maiara dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2017673288728245; GARCIA, Magali Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9826011171983187; https://orcid.org/0000-0002-3166-2483A floresta amazônica, por ser rica na sua biodiversidade, existe espécies vegetais que ainda não foram estudadas, correndo o risco de serem extintas e com isso levando a perda de compostos químicos que podem ser importantes. Esses compostos químicos são chamados de metabólitos secundários que são produzidos pelas plantas e fundamentais para a sua adaptação e defesa, podendo também serem utilizados na medicina científica e popular, e podem ainda ser úteis para a agricultura na produção de fertilizantes e herbicidas naturais. Não obstante, para que isso seja levado a prática, é necessário que se identifique possíveis riscos toxicológicos associados a essas aplicações. Este trabalho teve como objetivo analisar o potencial citogenotóxico do extrato aquoso da espécie Selaginella amazônica, que é uma samambaia nativa da floresta amazônica. Para a análise do potencial citogenotóxico dessa espécie, foram preparados extratos aquosos nas concentrações de 10mg/ml, 25mg/ml e 50mg/ml, posteriormente submetidos a avaliação por meio do teste Allium cepa e comparados com um controle negativo contendo água destilada e um controle positivo contendo glifosato a 15%. Para a realização desses testes, foi avaliado o índice mitótico (IM) e o índice genotóxico (IG). Os resultados obtidos foram submetidos a análise de variância de Kruskal-Wallis sendo, as médias foram comparadas pelo teste de Dunnet. Os resultados mostraram atividade citotóxica na concentração de 50 mg/ml, sendo estatisticamente igual ao controle positivo. Na concentração de 10 mg/ml mostrou um alto IM e consequentemente um alto IG em relação a concentração de 50 mg/ml que apresentou baixo IM e baixo IG.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sem corpo, sem crime:uma proposta de jogo didático, como recurso no ensino de Genética(2022-12-12) VILLAMAR, João Vitor Neves; GARCIA, Magali Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9826011171983187; https://orcid.org/0000-0002-3166-2483Alunos do Ensino Médio e de nível universitário veem a Genética como uma das mais complexas disciplinas da Biologia, visto que abordam cálculos, termos e conceitos complexos e assuntos não práticos, por isso, o uso de recurso didático como estratégia para motivar e despertar o interesse pelos conteúdos, vem se consolidando. Teve como objetivo, produzir uma proposta de um jogo didático, para trabalhar aspectos teóricos e práticos da genética de forma contextualizada com o cotidiano da Perícia Criminal, visando uma melhor compreensão e fixação dos conceitos e processos da genética. O jogo é baseado nos jogos de tabuleiro: “Detetive” (Estrela), juntamente com o jogo “Detective de DNA" de Kenneth Wallace-Müller da equipe Gene Jury. O jogo é composto por: 1 tabuleiro; 8 peões; 2 Dados; 8 cartas de personagens; 11 cartas de locais de crime; 8 cartas de tipagem sanguínea; 8 cartas de grupos sanguíneos; Apresentação do relato do crime; 50 Blocos de anotações; 7 cartas de perguntas de genética; 1 Envelope; 10 Carta Crime; objetivando a resolução de um crime. Este recurso didático, fundamentado na ludicidade e na contextualização, pode facilitar e ampliar o entendimento acerca do conhecimento de conceitos genéticos, e despertar o interesse em aprender, participar das atividades e promover a interação entre os alunos.