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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA(2017-04-26) PEREIRA, Tainara Helena de Assis; SANTOS, Viviane Barbosa dos; http://lattes.cnpq.br/4173418010691034; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391As práticas de atividades realizadas dentro/fora da sala de aula, contribuem para a formação de futuros docentes, podendo ajudar a refletir quanto a sua própria prática, na qual essas práticas proporcionam que os futuros professores possam organizar, planejar atividades e compartilhar ideias. Por tanto este trabalho irei narrar minhas experiências docentes acontecidas no Clube de Ciências da UFPA, no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, com um grupo de 5 (cinco) professores estagiários do curso de Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens. Com o objetivo de fazer reflexões dos professores que estiveram atuantes neste ano no Clube de Ciências, quano as suas práticas antecipadas de ensino. A metodologia utilizada em sala de aula foi partir de atividades investigativas em aulas de ciências, utilizando da experimentação, observação, análise e testagens de hipóteses. Como resultados, os professores estagiários puderam refletir a partir de suas próprias ações no exercício da profissão, como estavam atuando em sala de aula. Por fim, os resultados verificados no decorrer da construção deste trabalho, puderam contribuir quanto à importância de refletir sobre a própria capacidade de instrução de conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente(2018-12-27) TEIXEIRA, Denise Letícia do Nascimento; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530O ato inicial da aprendizagem da leitura e escrita é um processo que envolve diversas concepções teóricas e metodológicas, que visam alcançar a alfabetização dos estudantes do ensino fundamental. Com a intenção de compreender os processos que envolvem o ato de alfabetizar, o presente trabalho apresenta as possibilidades e limites acerca de uma prática educacional de alfabetização, de uma instituição Municipal de ensino da região metropolitana de Belém, do Pará. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa, de observação participante, com ligação direta ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no qual a presente autora foi estagiária durante o período de 1 ano e 6 meses. Desse modo, foi desenvolvido as atividades de alfabetização com os alunos do 2º ano do ensino fundamental I, através do PPA (Projeto de Apoio Pedagógico às Crianças com Dificuldades de Aprendizagens), no qual realiza-se por intermédio da concepção pós-construtivista do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (GEEMPA). Ao analisar as atividades em torno das escritas infantis nota-se a potência que envolve esse trabalho, entretanto não deve ser desvincular o limite que ocorre nessa prática, como em qualquer outra prática pedagógica de ensino. Portanto, estudar, compreender, analisar uma visão de ensino é mergulhar em sua teoria e na prática pedagógica, refletir sobre o encontro da prática e teoria e reformular ideias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial(2015-01-25) NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444Este memorial apresenta contribuições do PIBID na minha formação inicial como docente e também para a escola com a qual trabalhei durante quase três anos. No texto procuro responder a seguinte questão: Que repercussões as atividades do PIBID trouxeram/trazem para a minha formação à docência? O principal objetivo é mostrar os significados das experiências do PIBID para a minha vida profissional docente. A escola parceira em que realizei as práticas pedagógicas do PIBID é de Ensino Fundamental denominada Madre Rosa Gattorno, situada no bairro do Guamá em Belém do Pará. As turmas onde participei das 3º, 4º e 5º anos me mostraram momentos desafiadores imprescindíveis na construção de conceitos que a escola e a universidade juntas integram a formação do futuro profissional. Dos resultados das atividades do PIBID, em termo de aprendizagem para os alunos, destaco o trabalho com alunos que encontravam dificuldades em matemática, e língua portuguesa e aqueles que não acreditavam na escola. O projeto PIBID além de me ajudar a pensar e realizar atividades pedagógicas importantes no sentido de ajudar tais alunos também contribuiu de forma excelente para dentro da escola, pois a cada atividade desenvolvida aprendizados significativos eram notados na escola. Quanto à minha formação inicial foram muitos conhecimentos que obtive e os levo para a minha vida profissional e pessoal. Nessa grande jornada, PIBID-escola-universidade, mostro neste memorial que aprendi a perceber as diferentes dificuldades dos alunos, a conhecer minhas limitações e ir em busca de estudos que me ajudam a planejar o que melhor se adequa para os alunos e a realizar atividades significativas necessárias ao desenvolvimento intelectual dos alunos.