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Navegando por CNPq "CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação escolar de um aluno com síndrome óculo-dento-digital (ODD)
    (2018-03-09) DIAS, José Roberto Brito; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    O presente trabalho tem o objetivo principal avaliar os aspectos de inclusão de um aluno com síndrome Óculo-Dento-Digital (ODD). A ODD engloba características físicas, como anormalidades nos olhos, como microftalmia, microcórnea, íris tênue e porosa, fissuras, pálpebras curtas e epicanto. O nariz pode apresentar-se fino, asas do nariz hipoplásicas com narinas pequenas. Mãos e pés podem ocorrer sindactilia, compactodactia, hipoplasia da falange média ou aplasia de um ou mais dedos das mãos ou dos pés. Este trabalho tem natureza de Estudo de Caso em que o desenvolvimento foi baseado na avaliação de três condições, a relação com a Lei de Inclusão Escolar, relação aluno-escola e a relação família-escola. O objeto de estudo foi um aluno de 10 anos de idade, com Síndrome ODD, estudante do 5º ano de uma escola particular do subúrbio de Belém. O interesse neste trabalho foi motivado pelo observar que apresentava algumas características físicas até então desconhecidas para mim e tinha 5 anos frequentando a mesma escola, e apresentava pouca evolução quanto aos conteúdos repassados em sala de aula. Para avaliar os critérios de inclusão deste caso considerei os previstos em Lei. Para tanto, analisei os cadernos, livros e provas bimestrais do aluno. Também foram considerados os relatos da professora do aluno, da coordenadora pedagógica da escola, da psicopedagoga e também de seus familiares. Os resultados mostravam que o aluno apresentava extrema dificuldade na leitura e na escrita. De acordo com as atividades nos cadernos e livros, pôde-se observar a pouca utilização dos mesmos, pois os exercícios ou não se completavam ou nada era resolvido. Quanto às análises das avaliações bimestrais do aluno há ausência de material e de recursos pedagógicos adaptado para que as atividades escolares pudessem conhecer qual nível de aprendizagem o aluno atingia. Considero finalmente que os critérios segundo a Lei da inclusão escolar está longe de ser atingida para o aluno com ODD. Considero também ser necessário melhor preparação ou qualificação profissional dos educadores e organização na estrutura da escola para atender as necessidades de inclusão do aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico de estudantes de uma turma de EJA com TDE e CLOZE
    (2019-01-08) PINHEIRO, Edna Maria Alfaia; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540
    Este trabalho relata parte de uma experiência docente durante a realização da disciplina estágio supervisionado, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, em uma turma, do período noturno, da primeira etapa do EJA, de uma escola pública na cidade de Belém. É descrita a situação de dez estudantes da referida turma, diagnosticando o nível de aprendizagem de habilidades leitura, escrita e cálculos de cada um deles mediante um teste de desempenho escolar padronizado (TDE) e um Cloze sobre alimentação saudável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
    (2018-02-27) SILVA, Pamella Nascimento e; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868
    O trabalho tem como objetivo analisar a relevância do uso dos gêneros discursivos música e poema na Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 2º totalidade de uma Escola Estadual na região metropolitana de Belém, no segundo semestre de 2017. A diversidade de textos a serem trabalhados em salas de aulas da EJA pode influenciar bastante na concepção dos alunos sobre a importância da prática de leitura e escrita nos diferentes contextos. A metodologia utilizada foi a observação participante ao longo das 16 aulas que a professora regente disponibilizou para realização dos estágios e de algumas atividades mais específicas da pesquisa que apresentamos em forma de TCC. Alguns dos resultados, dentre outros aspectos, que um dos papeis mais relevantes da escola é ampliar as possibilidades de acesso à leitura e à escrita. Elas articulam e promovem ações imbricadas nas necessidades comunicativas dos alunos que têm nesse no contexto escolar uma das poucas agências de letramento por onde circulam saberes múltiplos. Por isso, a utilização de diferentes gêneros favorece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de modo a ajudá-los na consolidação de suas aprendizagens.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
    (2019-01-10) PRESTES, Tainá Pereira; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
    Esta pesquisa acadêmica tem como objetivo compreender as percepções do ensino de matemática de alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais, a partir da Teoria do Desenvolvimento de Henri Wallon. Utilizando os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise Textual Discursiva, o estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, pertencente à rede estadual do município Belém/PA, na qual realizamos a atividade com três alunos com NEE. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi organizado em três etapas. Na primeira, realizamos a observação dos aspectos concernentes à prática da professora regente. Na segunda etapa, fizemos a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os três participantes da pesquisa a respeito das percepções que os mesmos apresentam sobre o ensino da matemática. Na terceira, realizamos a análise dos dados com a metodologia de análise supracitada. O estudo constatou que a compreensão dos níveis de desenvolvimento, da singularidade e do contexto social de cada aluno é de grande valia para o desenvolvimento de estratégias didáticas que visam a real aprendizagem do alunado, não somente no ensino da matemática e para alunos com necessidades educacionais especiais, mas para o alunado como um todo.
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