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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico(2018-02-27) SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585O presente trabalho de cunho explanatório tem como estudo objetivo relatar alguns resultados de pesquisa realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual são analisados aspectos envolvidos no desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento na língua materna integrada ao conhecimento de ciências. Durante o desenvolvimento das atividades foi possível destacar dois aspectos das análises: (a) o trabalho com temas socialmente significativos, que favoreceu positivamente a inserção do conhecimento científico na EJA e a participação dos estudantes; (b) A abordagem do gênero textual como objeto de ensino que possibilitou a articulação entre a língua materna e ciências em termos de alfabetização e letramento. Ficou claro que a alfabetização científica pode ser usada como forma de potencializar o ensino da língua materna, e para isso foi perceptível o trabalho com o gênero textual ‘receita’ como uma forma de interligar os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará(2018-01-26) FREITAS, Renan Ferreira de; SANTOS, Elizabeth Diana Cardoso; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Este estudo teve como objetivo conhecer quais os saberes mobilizados pelos estudantes participantes do curso: Formação Inicial de Professores: Práticas Educativas em Espaços não formais acerca de práticas educativas vivenciadas em espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem. Assim, para que se pudesse conhecer o que os estudantes expressam sobre espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem, fizemos uso de três questões norteadoras para que eles pudessem expressar quais foram os saberes mobilizados acerca do tema. Foram no total16 participantes no curso, sendo eles alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais, do campus de Bragança, Pará. Consideramos que o curso, de uma forma geral, alcançou seus objetivos, pois, as atividades propostas foram realizadas de forma proveitosa. E mesmo que alguns estudantes já tenham conhecimento ou tivessem vivenciado atividades lúdicos nesses espaços, muitos apresentam um entendimento confuso sobre o uso dos espaços não-formais e ensino por meio de atividades lúdicas. Com o estudo podemos constatar, em diversos trechos das falas dos alunos, momentos em que eles destacam os aprendizados proporcionados pela experiência vivenciada. As ações do curso são uma forma de instigá-los a estudar e pesquisar mais sobre o tema, para assim melhorar suas abordagens e concepções quando em prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios e avanços no ensino da leitura e escrita a partir do trabalho com gêneros discursivos no 3º ano do ciclo de alfabetização(2018-03-01) GOMES, Maria Raimunda Prado; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868O presente trabalho tem como objetivo: mostrar as contribuições dos gêneros discursivos, na alfabetização e letramento dos alunos do 3º/9 em sala de aula. Por esta razão, desenvolvemos um trabalho a partir dos encaminhamentos do projeto “Laboratório itinerante de produção textual no Ciclo de Alfabetização” (PIBEX-UFPA), do curso de Licenciatura Integrada em Educação Ciências, Matemática e Linguagens em duas escolas públicas da região metropolitana de Belém. O terceiro ano do ciclo é o que mais favorece e é cobrada a produção textual. Entretanto, a diagnose nos mostrou que apenas uma pequena representatividade da turma estava entre os níveis silábico e alfabético. Em função disso, paralelo ao trabalho de produção textual, procuramos trabalhar algumas especificidades no sentido de favorecer os avanços dos alunos não alfabéticos também. A ênfase foi o trabalho com os gêneros discursivos selecionados para esta fase da pesquisa que foram á música e fabula, selecionamos esses gêneros discursivos por considerarmos que ela sinaliza bastante os desafios e avanços naquela turma, como passaremos a discutir. As etapas do trabalho procuraram intervir nas dificuldades. Por isso, a metodologia se configurou em uma pesquisa-ação Severino (2007), na relação com estudos de: Ferreiro & Teberosky (1999), Bakhtin (1997) e Koch & Elias (2006). Alguns dos resultados evidenciaram que ao relacionarmos as atividades com o cotidiano dos alunos, o engajamento deles no trabalho com a produção textual e avanços nos níveis da psicogênese.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências e meio ambiente: a concepção de alunos do Ensino Fundamental I sobre poluição do ar(2019-12-17) CRUZ, Juliana Soares da; OLIVEIRA, Endell Menezes de; http://lattes.cnpq.br/7851301942139700; https://orcid.org/0000-0001-7799-7126; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646O ar é um significativo elemento do ambiente, contudo, a maior parte da população não possui uma sensibilização sobre as problemáticas existentes que envolvem o ar. O presente artigo propõe-se examinar qual a concepção que os alunos do Ensino Fundamental I possuem acerca desta poluição. O objetivo deste trabalho é analisar como os alunos relacionam a poluição do ar com os diversos problemas causados na sociedade, e como o uso da Educação Ambiental pode promover pensamentos diferenciados a partir da sua aplicação em sala de aula. O trabalho foi realizado em uma escola da rede pública de ensino de Belém, e os sujeitos participantes foram 23 alunos do 3ano do Ensino Fundamental. A pesquisa está fundamentada em uma pesquisa qualitativa e como metodologia foi usada roda de ciências, utilização de música e varal de desenhos. Para a investigação dos resultados foi utilizada a Analise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados pode-se inferir que os alunos entendem sobre a poluição do ar, e após a aula houve uma melhor compreensão acerca dos conceitos abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará(2019-12-17) SANTOS, Francisco Avelar; OLIVEIRA, Endell Menezes de; http://lattes.cnpq.br/7851301942139700; https://orcid.org/0000-0001-7799-7126; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646Os espaços não formais de ensino é um grande aliado na formação de Educadores e também para discentes da Educação Básica. Assim, o seguinte artigo teve como objetivo principal investigar as concepções de um professor formador de professores dos anos iniciais sobre o potencial do Planetário do Pará para o ensino de ciências. Para tanto, levantamos a seguinte questão: como um professor formador de professores dos anos iniciais enxerga a importância do Planetário do Pará no ensino de ciências como espaço não formal de ensino? O trabalho tem uma abordagem de cunho qualitativo e os resultados da pesquisa estão pautados na análise do relato escrito pelo docente formador de professores de ciências para os anos iniciais. Os resultados apontaram que o Planetário do Pará se tornou uma importante ferramenta de apoio pedagógico, pois desperta o encantamento, a imaginação, o fascínio pela origem do universo naqueles que o visitam, e isso os incentiva a buscar cada vez mais assuntos que se relacionem com o tema.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Ensino de Química nos anos iniciais: produção e consumo do açaí como tema de estudos(2019-12-27) TAVEIRA, Pablo Juan Pontes; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.(2019-01-20) SANTOS, Catiúscia do Socorro Walena Oliveira dos; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XO trabalho descrito emerge a partir das experiências vividas no estágio supervisionado realizado como um dos temas do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Este trabalho, além de expor relatos sobre a iniciação à docência de uma aluna em formação, traz ações reflexivas acerca de como agir em certas situações que ocorrem dentro da sala sobre abordagens em diferentes contextos que acontecem na atuação do professor, além de propor uma análise de temáticas, em que é possível potencializar as aulas de regência que são dadas por meio de um olhar sensível dessa futura professora. Observando potencialidades e deslocamentos de atitudes e procedimentos, relatamos a oportunidade de simulações de regência como forma de aprimorar as metodologias que são usadas e aplicadas no estágio, a partir da interdisciplinaridade que o curso disponibiliza para as aulas em vista da BNCC, Conclui-se, que esse trabalho fornece informações e conhecimentos importantíssimos e essenciais para a prática docente dos alunos da licenciatura integrada e de outras licenciaturas que estejam no estágio supervisionado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Positivismo de Comte, sua trajetória e influência para o ensino de ciências naturais(2019-12-27) SILVA, Paulo José Mescouto; MARTINS, Jeová Pereira; http://lattes.cnpq.br/3909598558519646O prezado texto tem como objetivo principal explanar as concepções e influencia do Positivismo de Augusto Comte para o Ensino de Ciências na modernidade. Para tanto, levantamos a seguinte questão: O Positivismo de Augusto Comte teve influência na concepção do fazer ensino de Ciências Naturais? O trabalho tem uma abordagem bibliográfica e os resultados da pesquisa estão pautados na análise dessas documentações secundárias para o interesse e a aprendizagem no ensino de Ciências. O presente Trabalho de Curso realiza estudos bibliográficos e pesquisas sobre a influência do positivismo de Augusto Comte no ensino de Ciências da Natureza. Assim, foi abordado o papel das atividades experimentais na construção do conhecimento científico e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, pautando-se nas contribuições de ideias positivistas de Comte. Essas ideias positivistas de Comte influenciaram e ainda influenciam o “fazer docente” na área de ensino de ciências, e são fundamentadas até os dias de hoje por meio das aplicações e dos método científicos dentro da grande área do saber; Ciências Exatas e Naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sentidos da docência na formação inicial para o ensino de ciências dos anos inicias(2018-02-22) COSTA, Dayane Joanes dos Santos; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831Fundamento-me no estudo teórico-metodológico da pesquisa narrativa, buscando construir sentidos da docência para o ensino de ciências nos anos iniciais. Considero relevante investigar meu processo formativo inicial porque a partir disso, é possível refletir sobre minhas vivências no passado e assim, gerar novas concepções que favoreçam em minha atuação docente futura. Trago três contextos vivenciados durante meu processo de formação na graduação que trazem experiências investigativas e interpreto-os, possibilitando meu processo autoformativo e me fazendo compreender que apesar das lacunas encontradas em minha formação inicial, cabe a mim, buscar conhecimentos para ser capaz de proporcionar um melhor ensino aos meus alunos futuros.