CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba
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O Campus Universitário de Abaetetuba, também, conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Profº. José Seixas Lourenço.
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
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Navegando CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba por CNPq "CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento empírico dos agricultores sobre a influência lunar na agricultura, na comunidade Murutinga município de Abaetetuba-PA(2019-07-23) SANTOS, Lucinete Rodrigues dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641A influência da lua ainda é presente para organizar as atividades de alguns agricultores, na comunidade Murutinga, município de Abaetetuba/Pa, ainda é possível verificar a existência desses processos. Para desenvolver essa temática objetiva-se verificar o conhecimento empírico nas concepções dos agricultores da comunidade sobre a influência da Lua nas plantações. Para considerar a importância do estudo, realiza-se uma pesquisa de campo na comunidade com 6 (seis) agricultores, buscando respostas a partir do conhecimento empírico que possuem sobre a natureza, isto é, sobre a influência da lua com a seiva e qual o melhor calendário utilizado para a plantação segundo o senso comum dos entrevistados. Conclui-se a pesquisa que o senso comum dos agricultores apresentam uma certa relação com os conhecimentos científicos, o que sustenta que os saberes tradicionais dos agricultores nunca podem ser ignorados, ao contrário disso, os devem ser tomados como objeto de estudo e diálogo, para que haja uma aproximação deles com o mundo acadêmico, resgatando sempre a valorização e a preservação desses importantes saberes locais com a natureza.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: vivências socioculturais e visões de estudantes e educadores, Acará-PA(2019-09-02) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517As interações dos sujeitos com o meio natural fazem-se fundamental para a promoção de uma educação ambiental de respeito à natureza humana e planetária. Esta pesquisa discorre sobre os conhecimentos referentes à educação ambiental e suas práticas são parte do repertório de estudantes da EJA e educadores da escola de Ensino Médio Profª. Deusalina da Cunha e Sousa Carneiro, na cidade de Acará (PA). Trata de estudo de natureza empírica e bibliográfica, com aspectos metodológicos que abarcou além dos referenciais teóricos concernentes ao tema, observações nos espaços do entorno do espaço escolar, e pesquisa com os estudantes da EJA e com os educadores da escola. Os resultados apontam uma concepção dos estudantes externa à sua prática, onde até compreendem a importância da natureza humana e planetária, porém com ínfimas práticas cotidianas difundidas nas suas vivências, o que difere dos sujeitos do entorno da escola, os quais possuem uma predominância na atuação com a natureza demonstrando que há uma prática ambiental frequente, porém pouco considerada pelos citadinos daquele espaço bem como pelo poder público local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnoconhecimento de plantas medicinais cultivadas em quintais na comunidade Mamangal Grande, rio Meruú, Igarapé-Miri, Pará(2019-06-25) SANTOS, Elda Quaresma dos; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487A cidade de Igarapé-Miri encontra-se localizada na região Norte, Estado do Pará. A comunidade Mamangal está situada às margens do Rio Mamangal Grande, entre os rios Meruú-Açu e Maiauatá. Neste estudo objetivou pesquisar os conhecimentos tradicionais sobre a manipulação, os usos e as indicações terapêuticas das plantas usadas pelos moradores da comunidade Mamangal. A seleção dos colaboradores se deu através da metodologia “bola de neve”. Foram incluídos 20 participantes, na faixa etária de 30 a 76 anos, todos eram alfabetizados e a planta com predomínio de uso foi o mastruz, para tratar de afecções intestinais. A flora medicinal dos quintais da comunidade Mamangal apresentou elevada diversidade de espécies usada na medicina local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância dos morcegos na regeneração do meio ambiente: um estudo bibliográfico, um tema para aulas de Ciências(2018-07-20) COSTA, Antonielma Sousa da; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Este trabalho tem por objetivo esclarecer como os morcegos contribuem positivamente com o desenvolvimento e a manutenção do ecossistema, procurando explicar e demonstrar como esse fato ocorre e para atingir esses objetivos o presente trabalho vai utilizar a pesquisa bibliográfica e a análise de sites, teses, artigos, etc, como método para dar fundamento à presente pesquisa. Os resultados verificados sobre a contribuição positiva dos morcegos para o meio ambiente são grandes e podem ser organizados em três grandes pontos: 1) Os morcegos realizam a renovação do ecossistema através da disseminação de sementes que se transformarão em árvores, 2) Os morcegos realizam a polinização que possibilita o surgimento de frutos, 3) Os morcegos fazem o controle de espécies animais e de insetos garantindo o equilíbrio biológico. Não se pode, por isso, destruir os morcegos, deve-se, pois, deixá-los vivos, pois os nichos ecológicos que eles desempenham são fundamentais para que a natureza esteja em equilíbrio ecológico. Daí a importância dos morcegos durante as aulas de Ciências, os professores deveriam dar ênfase a esses mamíferos, já que eles podem ser tema gerador para conteúdos como: Meio ambiente, cadeia alimentar, nicho ecológico, germinação, reprodução sexuada e assexuada, etc.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do rio Campompema, em Abaetetuba-PA(2019-07-11) PEREIRA, Klebson Clayton Santos; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O presente estudo versa sobre “A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do Rio Campompema, em Abaetetuba-PA”, e trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica que tem como base documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, além de autores como Rocha (2013) e Silveira Filho (2012), que apresentam em seus estudos a temática abordada; e pesquisa in loco (de campo), na qual utilizamos como meio de coleta de dados questionários semiestruturados, sendo feitas 10 entrevistas com professores, diretora, coordenadora e serventes da escola. Posteriormente, foram analisados os resultados e apresentadas as principais questões acerca da temática. A pesquisa foi realizada de Janeiro a Dezembro de 2018. Buscou-se evidenciar com este trabalho a influencia na alimentação, enriquecimento da merenda escolar e na educação das crianças da escola do interior de Abaetetuba-PA. No decorrer do trabalho, discutiu-se sobre a evolução histórica do desenvolvimento sustentável, hábitos alimentares saudáveis bem como da educação ambiental, além de evidenciar a importância da criação de uma horta no decorrer do processo educacional dos estudantes da comunidade estudada. Em relação aos motivos pelos quais a horta fortaleceu a merenda escolar, os 100% dos entrevistados, afirmaram que a merenda escolar agregou mais sabor, nutrição e satisfação por estar consumindo um produto de qualidade, sem a presença de agroquímicos e outros produtos potencialmente danosos à saúde. Espera-se que este trabalho seja mais uma fonte de pesquisa para outros estudos acerca desta temática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do látex presente no Mamoeiro (Carica papaya. L) como amaciante natural para alimentos na comunidade rural Alvorecer da Esperança-Rosquelícia, Abaetetuba-Pará(2019-07-11) COSTA, Eloane VIlhena Pantoja da; SILVA, Sebastiao Gomes; http://lattes.cnpq.br/9572985229927350O presente artigo vem dissertar sobre os conhecimentos que as comunidades tradicionais possuem, dando ênfase no conhecimento tradicional que os indivíduos da comunidade Alvorecer da Esperança desfrutam, referente ao uso do látex do mamoeiro como amaciante alimentar. O trabalho tem como objetivo realizar um levantamento sobre o conhecimento tradicional, a respeito do uso do látex como amaciante alimentar. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográficas e pesquisa de campo, com observações e aplicações de questionários semiestruturados para os moradores da comunidade. Os dados obtidos foram avaliados de forma quantitativo-descritiva e qualitativa. Pode-se perceber que 82% dos entrevistados utilizam o látex do mamoeiro como amaciante alimentar principalmente na carne, no estômago (bucho) e na pata (mocotó) de gado. Além disso os indivíduos que fazem uso desse saber possuem faixa etárias de idades diferenciadas, com isso nota-se que os mesmos estão preservando a cultura local e repassando de geração para geração.