Especialização - CALTA
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Navegando Especialização - CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/ Campus Altamira(2018-11-14) SANTOS, Maria das Graças Moura; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424Nesse artigo são apresentados dados da pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar em quais atividades profissionais estão atuando egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas a 25 egressos que iniciaram o curso nos anos de 2011 a 2014. Os egressos estão compreendidos em sua maioria na faixa etária entre 20 a 30 anos, em sua maioria com renda inferior a quatro salários mínimos. A maior parte dos participantes da pesquisa não escolheu o curso de Pedagogia como sua primeira opção no processo seletivo e somente quatro dos 25 participantes da pesquisa estão trabalhando como docentes na educação básica. Todos os participantes atribuem importância à sua formação, a maioria por permitir continuidade dos estudos e atuação em outras áreas. Capacitação para atuar na docência, ampliação sobre o conceito de educação e desenvolver capacidade para trabalhar relações interpessoais também foram indicados como fatores de importância do curso.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará(2022-04-28) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este texto, fruto de pesquisa, busca dar visibilidade ao saber local em interface com o ensino de ciências, tomando as produções e formas de difusão dos saberes das águas, especialmente, por barqueiros que residem às proximidades do rio Acará-PA. O estudo centrado na abordagem qualitativa, fez uso de recursos da etnografia vista sob uma perspectiva de estar aprendendo aprofundando-a, alçando trabalho de campo e a construção de conhecimentos. Ainda, tomando como referencial teórico autores como Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), entre outros. Assinalamos as constantes movimentações de uma margem a outra do rio Acará, em que os barqueiros compartilham trocas e saberes nas suas trajetórias de vida e de trabalho. Os resultados indicam uma relação próxima com as águas ditada por sentimentos e valores desses sujeitos e, que possui interface com o ensino de ciências.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências referenciado nos modos de vida agroextrativistas, Escola Batata, Porto de Moz, Pará(2022-04-18) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O objetivo do artigo é construir propostas pedagógicas que proporcionem um ensino de Ciências referenciado nos modos de vida camponesa, nas vivências dos estudantes e na relação com a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação que envolveu pesquisa bibliográfica, uso de dados secundários advindos dos relatórios de Tempo-Comunidades e estágios supervisionados realizados no curso de Licenciatura em Educação do Campo e ação de pesquisa focada no tema alimentação, realizada pelos estudantes do 6° e 8° da Escola Batata, localizada na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz. As entrevistas realizadas pelos estudantes aos seus pais e vizinhos identificaram que o tema alimentação oferece diversas perspectivas para relacionar com os modos de vida agroextrativista e da cultura local, seja na discussão sobre qualidade, disponibilidade e percepção sobre os alimentos, como na discussão das mudanças que ocorreram na alimentação, influenciada pelo meio socioeconômico, ambiental, alterando a cultura alimentar. A metodologia adotada pode ser aprimorada e readequada a cada realidade local, e sua aplicabilidade pode ser potencializada a depender do nível de inserção das discussões com as famílias e com a integração ao planejamento acadêmico na escola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto no período pandêmico: o educador como mediador do aprendizado na educação básica inclusiva um estudo de revisão(2021-12-28) BISPO, Regivânia Rabelo; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7426651393268725No decorrer do estudo será abordado dois momentos distintos, a primeira parte introdutoria é referente a autobiografia e as implicações inerentes ao que me motivou a seguir na especialização em Práticas Pedagogicas em linguagem, alfabetização e letramento e a segunda parte compreende uma explanação sobre o desafio do educador durante o período pandemico da Covid-19. A proposta de uma abordagem direta sobre o que motivou o profissional a se capacitar, propicía conhecer um pouco da sua historia e de seus desafios para está lecionando ainda hoje, sabendo dos inúmeros desafios potencializados pelo novo coronavirus. Considerando isto, a busca por esclarecer um pouco mais sobre os conhecimentos da Alfabetização e do Letramento nas escolas (principalmente públicas) e fora delas também, assim como sobre as teorias de que podemos nos apropriar, para melhor entender sobre esse tema. O processo de alfabetização ainda que muito trabalhado, continua sendo um grande desafio dentro da matri escolar brasileira. Compreendendo isto, este trabalho surgiu das aulas de Estudos em Didática e Fonologia Aplicadas à Alfabetização, onde observamos que existe uma relação estreita entre a forma como aprendemos e aquela como ensinamos, ainda que nem sempre tenhamos consciência disso. Mediante a isso, este estudo tem por objetivo explanar a respeito da importância do processo de alfabetização e letramento no contexto da educação básica, além de descrever os principais desafios encontrados pelos educadores durante o período pandemico de 2020 e 2021. Metodologia trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, descritivo argumentativo. Para a análise descritiva utilizou-se os bancos de dados cientificos como: Sciello GooglAcademico, Science direct para buscar artigos e livros que abordassem a construção do conhecimento durante o processo de alfabetização. Em relação aos descritores escolhidos para a pesquisa utilizou-se: Alfabetização e letramento infantil, educação básica, educação na pandemia da covid-19, profissionais da educação na pandemia. Desenvolvimento a alfabetização e letramento são processos diferentes, como explicita Emília Ferreiro, cada um com suas especificidades, no entanto, ambos são indispensáveis quando se leva em consideração a aprendizagem da leitura e da escrita. Além disso, foi possível verificar que interferem no processo da alfabetização e do letramento as condições sociais e econômicas dos alunos. Considerando esses dados, é fato que a desigualdade social influência diretamente no acesso a educação de qualidade, com o advento da pandemia do novo coronavirus em março de 2020 houve a necessidade de implementação de medidas biossegurança como uso de equipamentos de proteção individual (EPI), distanciamento social e lockdown para conter a disseminação da doença. a vulnerabilidade socioeconômica apresentada pelos estudantes sinalizou como um dos principais desafios na implementação do ensino emergencial remoto, considerando que a falta de auxílio estudantil ou bolsa de auxílio social, afeta diretamente o meio pelo qual estes têm acesso à internet. Além disso, com a pandemia ficou ainda mais evidente o tamanho da desigualdade no Brasil, tanto na distribuição dos recursos econômicos como no acesso a educação.Consideraçõs finais Em relação ao contexto atual, é um momento de reconstrução, a educação durante esses dois anos teve perdas, e mergulhou em um dos principais desafios que é a evasão escolar e o abandono das salas de aula, bem como a baixar procura por inserir a criança na escola ainda na educação infantil em decorrência dos inúmeros fatores inerentes a consequencias da covid-19. Mas é fundamental que tenhamos animo para seguir em frente e aos educadores que continuem sendo fiéis aos seus valores e vocação, por que a educação básica, o processo de letramento e alfabetização é a engrenagem inicial para o conhecimento e desenvolvimento de um país. Ademais a medida em que tentamos melhorar nossas práticas de ensino, estamos sendo agente de nossas próprias ações pedagógicas, saindo de certa forma da comodidade de práticas tradicionais, baseadas em cartilhas ou ainda presas a normas curriculares obsoletas e ultrapassadas. Sei como é desafiador e complicado, principalmente em escolas públicas. Mas repensar sobre essas ações já é grande passo para pequenas mudanças futuras.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Experiência vivenciada com aulas remotas de física na comunidade Tiradentes - Uruará/PA(2022-06-27) ALMEIDA, Luciene da Silva; SANTOS, Cícero Manoel dos; http://lattes.cnpq.br/0504503538506736A cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens sendo útil para descrever o movimento de sistemas compostos por partes independentes que podemos identificar no nosso dia a dia tais como: corridas (de carro, pega-pega e de sacos), jogo de futebol e outras brincadeiras. O ensino para ser bem sucedido é necessário utilizar métodos e técnicas mais ajustados aos alunos. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é identificar formas para facilitar o ensino aprendizagem da cinemática aos alunos da primeira série do ensino médio no campo. Serão propostas a elaboração de experimentos de física utilizando materiais de baixo custo. Uma vez que, os materiais pedagógicos, serão confeccionados pelos alunos. Durante a pesquisa os conteúdos de Física foram ministrados através de experimentos com materiais de baixo custo assim tornaram as aulas mais interessantes e participativas, uma vez que essa pesquisa aconteceu no período de pandemias, aulas remotas e grandes dificuldades para o ensino e aprendizagem, contudo os alunos conseguiram realizar as atividades em grupo utilizando ferramentais digitais. Para sua maior eficiência busca-se o desenvolvimento integral do educando. A maior missão do educador é preparar com mecanismos as novas gerações para o mundo em que irão viver, por isso é de suma importância desenvolver metodologias ativas com a criatividade do educando,para que a construção do conhecimento ocorra como resultado de estratégias pedagógicas que resultem na interação com o outro, permitindo o despertar do aluno para o novo conhecimento. Esta pesquisa é relevante para o ensino de física, no contexto do conteúdo de cinemática, por fazer parte dos conteúdos iniciais da disciplina de física.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Memorial - a trajetória de uma professora: a importância do letramento e da alfabetização na educação infantil(2021-12-30) SILVA, Larisa Ferreira da; FERREIRA, Lindomal dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0491669639567438Muitos estudos têm sido realizados no intuito de discutir a utilização da prática pedagógica voltada para alfabetização e letramento de alunos da educação infantil. É certamente um tema bastante oportuno, pois no plano educacional, tudo começa pela educação infantil. Nesse sentido, o presente estudo apresenta como tema: Memorial - a trajetória de uma professora: a importância do letramento e da alfabetização na educação infantil. Tendo como objetivo Analisar a importância da alfabetização e do letramento no processo de escrita e leitura de alunos da educação infantil. Este trabalho tem por método, a escolha do gênero acadêmico memorial. O memorial consiste em uma narração autobiográfica, na qual marca a descrição da trajetória. O referencial teórico desta pesquisa evidencia a necessidade da realização do trabalho voltado para alfabetização e letramento na educação infantil. Por meio de ações que possibilitem ao aluno a aquisição dos conhecimentos. Asseguro que aprendi que o professor, deve buscar frequentemente metodologias que possam favorecer a sua prática diária em sala de aula, para que tenha um bom desempenho em seu trabalho. Adquirindo com isso, uma visão clara de como agir perante os desafios encontrados.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico: percurso da minha vida estudantil, acadêmica e profissional(2021-11-17) ALMEIDA, Izailde Viana de; FERREIRA, Lindomal dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0491669639567438presente trabalho, apresenta o relato do meu processo educacional com o objetivo de partilhar uma reflexão sobre os sentidos da experiência docente. Minha progressiva experiência profissional e da correspondente formação escolar desde meu processo alfabetizatório até a vida acadêmica, traz um sentido importante, tanto para minha realização como pessoa humana. Esse sentido é construído por estas duas dimensões: humana e profissional. A primeira reside no campo de significados que o registro das memorias pessoais e; a segunda, se traduz pela reflexão sobre o trabalho docente, o que se faz a partir do diálogo com a literatura acadêmica sobre processos de alfabetização e letramento. Neste sentido, o relato não se esgota na simples descrição dos fatos da vida, mas sobretudo do que podem representar para os que buscam se realizar como profissionais da educação que lidam com crianças em fase do aprendizado da leitura e da escrita, bem como do que podem, com elas realizar.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O sistema modular de ensino em escolas do campo do município paraense de Tomé-Açu: uma pesquisa participante(2021-12-17) OLIVEIRA, Maria Michelle Lima da Silva de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida em 2019, com o objetivo de conhecer e discutir entraves e possibilidades para a promoção de ensino escolar adequado às necessidades educacionais dos educandos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental, de quatro escolas de Educação do Campo do município paraense de Tomé-Açu, submetidos ao Sistema Organizacional Modular, ao Regime de Alternância e ao ensino por projetos interdisciplinares. É uma pesquisa pautada pelo método dialético ao buscar discutir e refletir sobre a realidade educacional em território campesino. Dessa forma, norteou-se pelos documentos curriculares oficiais nacionais e municipais. Como resultados alcançados, o estudo pôs em evidência a contextualização do currículo com as vivências dos educandos, dando ênfase nas problemáticas e nas estratégias desenvolvidas para garantir a oferta de um ensino escolar mais útil, viável/possível e contextualizado.