Especialização em Geografia e Meio Ambiente - CANAN
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Navegando Especialização em Geografia e Meio Ambiente - CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A globalização e o meio ambiente: uma análise da relação entre sociedade moderna e natureza(2022-10-27) SILVA, Nailton Nascimento da; PALHETA, Dulcidéia da Conceição; http://lattes.cnpq.br/1585112075358566; https://orcid.org/0000-0002-2755-8560O presente artigo visa discutir a questão da globalização, que é um tema atual, e suas implicações para a relação dinâmica entre a sociedade moderna e a natureza, caracterizada pelo movimento predatório. Devido a grandes desastres, tenho sérias preocupações com organismos ambientais já existentes e aqueles que podem surgir em um futuro próximo, seguindo um ritmo acelerado e não sustentável em que uma pessoa busca os recursos necessários para a sobrevivência e uma produção de mais valor. Portanto, será necessário contextualizar a situação histórica, ou seja, o período de globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional, conforme descrito por Santos (2000) e outros autores, demonstrando a conexão entre desenvolvimento tecnológico e degradação ambiental no mundo moderno. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, bem como também a documental acerca da temática, o levantamento bibliográfico considerou como fonte artigos científicos, publicações de notícias e boletins em sites oficiais de organizações governamentais e da sociedade civil. Como resultado, a busca por uma diversidade social genuína que permita que as pessoas se misturem respeitosamente e ainda tenha uma população pacificamente aglomerada sem violência. Os conflitos, juntamente com os benefícios das técnicas, estavam ao alcance de todos; assim, o espaço humano nunca foi tão crucial para o curso da história.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A importância da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2024-10-31) ARANHA, Priscila do Socorro Santos; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376A presente pesquisa tem como abordagem as práticas de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A Educação Ambiental atualmente é um assunto muito discutido, pois a maior preocupação é com a preservação e conservação da natureza, como condição fundamental para a promoção e garantia da qualidade de vida. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a educação ambiental desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais comprometida com a preservação do meio ambiente. Além de preparar as crianças para serem cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de tomar decisões que promovam a proteção do meio ambiente e garantam um futuro sustentável para as próximas gerações. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar a importância da Educação Ambiental de acordo com as principais referências desse tema. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com levantamento de artigos, monografias e outros, com método investigativo exploratória, a fim de verificar a relevância da implementação da EA (Educação Ambiental) nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa analisou 39 artigos, publicados entre 1986 e 2023, sobre Educação Ambiental no âmbito escolar. As principais preocupações identificadas foram as dificuldades enfrentadas pelos professores e a utilização de recursos didáticos no processo de ensino-prendizagem.