Especialização - CBREVE
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização - CBREVE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã em uma escola de ensino fundamental do município de Breves-PA(2019-08-14) SILVA, Anne de Oliveira da; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Especialização objetivou analisar a construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã no espaço de uma escola pública de Ensino Fundamental (séries finais) no município em Breves/PA, no período de 2014-2018. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento: Como uma escola de ensino fundamental (séries finais) no município de Breves-PA contribui em termos teóricos e práticos na construção da cidadania de seus alunos a partir da disciplina Educação Cidadã? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Como os professores da escola em estudo estão trabalhando o tema cidadania de modo a proporcionar aos alunos condições de se posicionarem de forma crítica e participativa na comunidade em que vivem? Quais os conteúdos e práticas estão sendo priorizados na implementação da disciplina Educação e Cidadã? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso na escola municipal de ensino fundamental Miguel Bitar, localizada na zona urbana do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. Foram entrevistados 04 (quatro) professores que ministram a disciplina Educação Cidadã. Também foi realizado a análise do Projeto Político Pedagógico da escola e do currículo oficial da disciplina Educação Cidadã. Os resultados da pesquisa apontam que a escola e professores trabalham de forma significativa a disciplina, contribuindo de maneira positiva na construção cidadã de seus educandos. No entanto, o currículo da disciplina Educação Cidadã precisa de uma reformulação, que esteja adequada à realidade marajoara.