Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN
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Navegando Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas(2023-02-13) SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O presente trabalho apresenta uma pesquisa referente ao processo de docência no ensino em química durante a pandemia da Covid-19. O objetivo deste, é analisar os desafios e as perspectivas dos professores de química durante o Ensino Remoto Emergencial - ERE. Dada a importância dessa temática, aplicou-se um questionário contento 16 perguntas, elaborado via Google Forms, com perguntas de múltipla escolha e discursivas, o qual foi respondido de forma totalmente online, contando com a participação de 13 docentes. Para a elaboração desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. Os resultados obtidos, evidenciaram os desafios presentes na prática docente durante o ERE, bem como o olhar destes, a respeito desse momento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A potencialidade de uma história em quadrinho autoral para o ensino de Química: uma análise docente para a Educação Básica e Ensino Superior(2022-02-16) SENA, Emilay Thamiely Tavares de; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A pesquisa, fruto deste Trabalho de Curso (TCC), realizou uma análise sobre a potencialidade didática de uma História em Quadrinhos (HQ) para abordar conceitos da Ciência Química no Ensino Médio (EM) e no Ensino Superior (ES) através da óptica avaliativa de professores atuantes nos respectivos níveis educativos supracitados. O objeto de estudo está intitulado como “H-Quí: Química das Transformações”. Ele é um recurso didático autoral produzido com o intuito de abordar conteúdos químicos a partir da contextualização de um ritual de zumbificação realizado na crença Vodu, onde a Tetrodotoxina e a Escopolamina (substâncias responsáveis pela ocorrência da zumbificação), são a principal pauta de estudo da narrativa da H-Quí. Tais substâncias dão margem para uma abordagem de conceitos teóricos associados aos ensaios experimentais químicos, o que fomenta a necessidade de ser realizada a identificação dos conteúdos que apresentam maior potencial para serem abordados a partir da possível aplicação didática da H-Quí com estudantes. Isto posto, a análise da potencialidade didática e a identificação dos conteúdos químicos, foram realizadas a partir de uma pesquisa com aporte da investigação qualitativa que se deu por intermédio da aplicação de um questionário com perguntas indutivas formuladas à luz das categorias criadas por Testoni e Abib (2004). Posteriormente, foram reorganizadas de modo que se obteve duas novas categorias que deram conta com maior ampliação da análise realizada neste trabalho, sendo elas: (i) Aspectos estruturais da narrativa da H-Quí e a (ii) Identificação dos conteúdos químicos. A partir da organização das respostas nos eixos supracitados, foi possível observar na primeira categoria que a contextualização da temática zumbi, as explicações textuais, representações imagéticas e a organização dos conteúdos, elementos intrínsecos à narrativa da H-Quí, interferem diretamente na boa empregabilidade deste recurso didático, uma vez que tais elementos foram avaliados pelos educadores como sendo de suma relevância para potencializar e facilitar o interesse dos alunos para o “saber científico”. Por sua vez, a identificação dos conteúdos químicos, segundo eixo dos resultados, evidenciou a possibilidade de serem trabalhados diversos conceitos tanto no EM, quanto no ES. No entanto, vale ressaltar que houve a identificação da predominância de conceitos da Química Orgânica em ambos os níveis educativos analisados, o que evidenciou que a H-Quí possui maior potencial para trabalhar tais conteúdos. Por fim, é realizada uma síntese sobre os principais resultados a fim de observar os pontos chaves que classificam o material produzido como um recurso potencial.