Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN
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Navegando Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular(2022-02-21) TENORO, Erik Lauã Gonçalves; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228Este estudo objetivou investigar, os alunos do Ensino Médio, se recebem subsídios teóricos de conteúdo específicos suficientes para realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)). A pesquisa deu-se através de levantamento e revisão da literatura, buscando autores que tratam do tema, além da aplicação de um questionário com alunos do último ano do Ensino Fundamental. A partir deste levantamento bibliográfico foi possível identificar alguns obstáculos enfrentados pelos professores e alunos do Ensino Médio, como exemplo os alunos não conseguem acompanhar os conteúdos de Química, uma vez que o mesmo não apresenta as dificuldades de forma isolada e sim por meio de um conjunto de fatores que o acompanham durante todo o Ensino Médio. Além disso, percebeu-se também outros indicadores importantes, como a falta de interesse, a didática e a interdisciplinaridade influenciando negativamente a qualidade de absorção do conteúdo através do processo ensino-aprendizagem. Por consequência, os alunos não conseguem relacionar os conteúdos aprendidos na escola com o seu dia-a-dia, vendo-os como assuntos totalmente desconectados. Os professores demonstram resistência a novas práticas de ensino, entretanto, portam-se de forma coerente, reconhecendo suas limitações e a necessidade de um investimento em sua formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos(2022-08-18) LIMA, Adriel Macedo; CORUMBÁ, Lorena Gomes; http://lattes.cnpq.br/1073532371923082; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712O ensino de Ciências com foco na Educação Ambiental possibilita redimensionar os papéis dos estudantes e dos professores na sala de aula, pois ambos passam a assumir corresponsabilidades no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo uma relação dialógica em que ambos aprendem. Para isso, os livros didáticos, principal recurso utilizados nas aulas, precisam propor atividades voltadas centradas em temas socioambientais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dada à Educação Ambiental nas atividades propostas nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, visto que analisou uma coleção de livros didáticos utilizados pelos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino de Curuçá-PA. As atividades selecionadas foram analisadas por meio do método de Análise de Conteúdo e apontou que as obras investigadas propõem atividades que trazem temas socioambientais atuais e com foco na tendência metodológica de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo Desafio Científico das Lendas Amazônicos para o ensino interdisciplinar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias(2025-02-19) PEREIRA, Kézia Cristina Rendeiro; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A Química ainda é uma das componentes curriculares mais temidas pelos estudantes do Ensino Médio, devido ao seu elevado nível de abstração e muitas vezes, pela prática de um modelo meramente expositivo de ensino. Nesta direção, este trabalho visa apresentar um Produto Educacional autoral intitulado “Desafio Científico das Lendas Amazônicas”. Ele é um jogo de tabuleiro octógono com perguntas e respostas pautadas na BNCC que contextualiza os conteúdos curriculares do Ensino Médio da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. É uma importante ferramenta pedagógica, pois integra saberes culturais de contação oral de histórias, mitos e lendas e conhecimentos científicos, utilizando as lendas amazônicas, como ponto de partida para explorar conceitos de forma contextualizada e lúdica. Foram selecionadas as seguintes narrativas para compor o jogo: Matinta Pereira, Curupira, Iara, Boto Cor-de-Rosa, Mandioca, Saci-Pererê, Corpo Seco e Vitória-Régia para a contextualização conceitual. De modo informal, isto é, semTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de um jogo didático como ferramenta avaliativa do ensino e aprendizagem de Química(2023-08-29) CARVALHO, Elane de Jesus Guilherme de; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O presente trabalho descreve a aplicação de um jogo didático, a partir da adaptação do tradicional Jogo de tabuleiro, para revisão e avaliação dos conteúdos relacionados a classificação, balanceamentos e cálculos de reações químicas. A atividade foi aplicada para 31 alunos de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública estadual Dr. Maroja Neto no município de São Domingos do Capim-PA, propiciando a análise do desenvolvimento da aprendizagem de forma diferenciada da perspectiva tradicional. A pesquisa foi desenvolvida durante a realização do estágio supervisionado IV, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, compreendendo as etapas de execução do jogo em sala de aula e consequentemente tendo como análise de avaliação as questões do jogo respondida por alunos em equipes. Foi observado que o jogo de tabuleiro das reações químicas apresentou-se como uma ferramenta positiva com a finalidade de motivar e desafiar os alunos a exporem sobre seus aprendizados de forma lúdica e prazerosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As vivências no Programa Residência Pedagógica de Química: uma análise dos relatórios dos residentes no âmbito dos estágios supervisionados(2020-02-17) PINTO, Bianca Correa; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este trabalho apresenta uma análise realizada sobre os episódios vivenciados no percurso do Estágio Supervisionado ocorrido concomitantemente com o Programa Residência Pedagógica do Ministério da Educação. A presente pesquisa, foi desenvolvida de acordo com a perspectiva teórico-metodológica sob os pressupostos conceituais de Freire (1996) que caracterizam uma perspectiva multidimensional voltadas ao perfil da prática docente. Para a análise das informações obtidas, criou-se três dimensões pré-determinadas, visando estabelecer categorias que pudessem organizar as informações coletadas, descritas por meio das experiências vivenciadas expressas nos relatórios produzidos pelos residentes de Química. Nesta direção, elas foram agrupadas em similaridade e maior número de citações e as mais presentes nos relatos atendendo as seguintes dimensões formativas: Planejamento e execução em sala de aula, aspectos afetivos e relações interpessoais e reflexões sobre a constituição profissional a partir das experiências do estágio. Os resultados obtidos, expressam que os sujeitos partilham de significados semelhantes sobre as vivências marcantes mediante a realidade enfrentada no espaço escolar. Nesse sentido, o Programa de ensino em questão, permitiu aos graduandos do curso de Licenciatura em Química a oportunidade de vincular a teoria à prática aproximando o Estágio Supervisionado junto as ações desenvolvidas na escola-campo, favorecendo ao futuro docente o poder de aperfeiçoamento no processo formativo profissional.