Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contextualizando os conceitos de átomo e elemento químico a partir da leitura de rótulo/embalagens(2023-12-08) CHAVES, Jamille Palheta Rodrigues; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Este Trabalho de Curso apresenta formato que atende aos pré-requisitos da Instrução Normativa nº 01/2023 - PROEG/UFPA e está em conformidade com o Art. 4º, incisos II e IV, que dispõe, de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso - TCC, flexibilizando a sua forma de defesa, em virtude das consequências da pandemia da COVID -19. Realizado na EEEFM. Luiz Nunes Direto, no município de Ananindeua-PA. A prática extensionista foi planejada e organizada, na conjectura de atividade curricular Práticas Pedagógica em Química IV, do curso de Licenciatura em Química do Campus Universitário de Ananindeua – PA. Objetiva-se a compreensão do conceito de átomos e a definição de elemento químico que são conceitos fundamentais para a compreensão das propriedades dos diferentes materiais presentes no cotidiano. A estrutura atômica e a definição de elemento químico foi contextualizada com a leitura de rótulos de alimentos consumidos cotidianamente por adolescentes durante uma exposição interativa com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes em compreender as indicações de elementos químicos presentes nos produtos. Mesmo se tratando de conceituações de difícil assimilação devido ao alto grau de abstração, nossos resultados indicam que essa estratégia de contextualização possibilitou melhor conhecimento sobre os objetos de estudo e foi percebida pelos estudantes como facilitadora da aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interlocução entre teoria e prática pelo olhar reflexivo através de Relatos de Experiência no Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Química(2023-12-08) OLIVEIRA, Beatriz Sousa; SOUZA, Cintia Aliny Silva de; http://lattes.cnpq.br/8568698212021118; https://orcid.org/0000-0002-7888-8359; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O presente Trabalho de Curso adere à estrutura estabelecida na Instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará. Esta normativa regulamenta as atividades relacionadas ao TCC, adaptando-as de forma flexível em resposta às implicações ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Dessa forma, serão utilizados os relatórios submetidos à CAPES ao longo de 12 meses, sobre minha trajetória como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Isto posto, destaco que meus relato exploramos o tema "Mulheres Cientistas Fantásticas e os Elementos Químicos" junto ao Programa Futuras Cientistas. Também, faço análises sobre propostas didáticas diferenciadas para o ensino o enfoque foi direcionado à pergunta "O que os balões têm a ver com o ensino de química?" que corresponde a uma metodologia realizada com turmas do 3º ano ensino médio para revisão do conteúdo sobre hidrocarbonetos na escola campo do PRP. Em síntese, esses dois relatos se distinguem devido às suas ênfases: o primeiro destaca mais a pesquisa, enquanto o segundo concentra-se na prática docente. Como futura professora de química, sinto profunda gratidão por ter a oportunidade de participar do Programa Residência Pedagógica (PRP). Esta iniciativa oferece um ambiente de aprendizado prático que enriqueceu minha jornada de formação e me permitiu continuar evoluindo profissionalmente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Manipulação e mistura de produtos de limpeza e o risco da ocorrência de reações perigosas: uma experiência em contexto escolar(2023-12-08) SILVA, Camila Magno Costa da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835A mistura de produtos de limpeza pode levar a reações químicas e formação de compostosperigosos, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou mesmo uma explosão. Este trabalho teve como objetivo principal dialogar sobre os perigos gerados pela mistura de produtos de limpeza e identificação de pictogramas de perigo nos rótulos de produtos de limpeza. Para isso, foi realizada uma exposição interativa para estudantes do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belém-PA. Durante a interação com os alunos verificou-se que além de possibilitar a percepção do que é uma reação química, a exposição possibilitou espaço de conscientização a partir do reconhecimento de riscos durante a manipulação e da mistura de produtos de limpeza usados pela maioria da população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica(2023-12-21) SILVA, Elizama Félix da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O Trabalho de Curso cumpre os aspectos estruturais baseados na instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará, que assegura de forma excepcional e temporária sobre as atividades relativas ao Trabalho de Curso, flexibilizadas em consequências decorrente da pandemia da COVID-19. Sendo assim, foram utilizados os relatórios semestrais entregues à CAPES, feitos em decorrência de minha atuação como bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022/2024), como quesito de análise pela banca avaliadora para cumprimento do crédito. Isto posto, destaca-se que os relatos produzidos abordam as experiências de dois semestres de imersão no referido Programa executado pelo núcleo da UFPA/Campus Ananindeua. Sobre isso, apresento experiências vivenciadas dentro e fora da escola-campo, como, por exemplo, a participação no Programa Futuras Cientistas feita em parceria entre a Universidade Federal do Pará, Secretaria de Estado de Educação do Pará e o Governo Federal. Também apresento as experiências vivenciadas em turmas da terceira série do ensino médio divididos em três momentos. O conteúdo do relato aborda sobre a importância da construção e utilização de sequência didática no processo de ensino-aprendizagem para atribuir sentido aos conhecimentos e colaborando para uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Como resultado geral das reflexões, observo um grande êxito em aplicar cálculos químicos atrelados à poluição atmosférica tornando o ensino de química mais aplicável e atrativo para os estudantes. Para além disso, também ressalto que minha participação como Residente possibilitou várias situações desafiadoras na formação deste lidar com a sala de aula, escrever relatórios, produzir uma cartilha, atuar com projetos de investigação e projetos de vida dos estudantes.