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Navegando Graduação - ILC por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de leitura e escrita de Português para surdos: abordagem comunicativa(2020-03-21) PINHO, Maria do Socorro Sousa de; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145Os entraves para o ensino de português para alunos surdos ainda persistem, visto que as práticas pedagógicas são ineficientes, pois ainda se utiliza o uso de vocábulos, frases soltas e descontextualizadas e unido disso o uso da língua portuguesa como se fosse a sua a primeira língua. Dessa forma, os alunos surdos continuam encontrando dificuldades em aprender a leitura e a escrita. A partir disso, o principal objetivo dessa pesquisa é analisar o ensino de leitura para surdos por meio de uma abordagem comunicativa. Pois a referida pesquisa se justifica ao constatar o aprendizado da língua a partir da abordagem comunicativa. Desse modo, se faz necessário observar o processo didático-metodológico da abordagem comunicativa do ensino de português para surdos e identificar as estratégias utilizadas no desenvolvimento da compreensão escrita para surdos a partir da abordagem comunicativa. Para fundamentar este trabalho, foram considerados os estudos investigativos de Soares (1998), Solé (1998), Hyme (1998), Almeida Filho (2011), Karnopp (2015), Deltta (2016), entre outros autores. Essa pesquisa se caracteriza como estudo de caso e foi realizada em uma escola especializada em Belém- PA. Os resultados foram alcançados, pois o uso do método comunicativo junto do projeto pedagógico foi fundamental para o aprendizado dos alunos surdos, tanto na leitura quanto na escrita, pois conseguiram obter a competência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de referenciação em textos narrativos de alunos surdos participantes do Projeto Oficina de Leitura e escrita de português(2016-03-29) RIBEIRO, Floriete Assunção; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Este estudo tem por objetivo analisar a produção textual de alunos surdos a partir da referenciação com base nos estudos da linguística textual, bem como identificar os mecanismos de referenciação anafórica, descrever as anáforas encontradas nos textos e classificar os mecanismos de referenciação anafórica nos textos narrativos escritos em Português como segunda língua, de quatro surdos do Projeto de extensão, Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS) /ILC/UFPA. Desse modo, esta pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa em que, caracteriza-se basicamente por observar, registrar, classificar e analisar dados disponibilizados pelo projeto. Sendo também, uma pesquisa empírico-indutiva que baseou-se em: pesquisa bibliográfica, revisão da literatura na área da linguística textual e coleta de dados no projeto OLEPS. Organiza-se o texto em cinco momentos, o primeiro refere-se à introdução; no segundo a fundamentação teórica é apresentada; em seguida procedimentos metodológicos, posteriormente resultados da analise do corpus e considerações finais. Como principais resultados, apontam-se as análises das estratégias de referenciação nas quais se percebeu que os surdos fazem usos das anáforas em seus textos, evidenciando-se uma construção diferenciada dos textos de ouvintes, com forte influência da língua de sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Situações de ensino de Língua Portuguesa para surdos do Ensino Médio de uma escola inclusiva em Belém-PA(2018-05-01) REUTER, Carla Andreza Correa; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o ensino de Língua Portuguesa para surdos em escola inclusiva. Tem-se por objetivo descrever aspectos de aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos usuários da Libras em salas inclusivas de Ensino Médio de uma escola estadual do município de Belém e, mais especificamente, relatar as experiências dos alunos surdos de Ensino Médio sobre a aprendizagem de Língua Portuguesa em sala inclusiva; e apresentar vivência obtida na leitura do texto poético na aula de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes. Para isso, procedeu-se metodologicamente por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sendo, quanto ao local de investigação, uma pesquisa de campo e, quanto aos procedimentos técnicos, um estudo de caso. O lócus foi uma escola inclusiva de Belém – Pa e os sujeitos foram 2 (duas) alunas surdas usuárias de Libras que estudavam no Ensino Médio dessa escola e uma bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), autora desse trabalho. Quanto às técnicas de coleta de dados, houve aplicação de questionário, contendo 6 (seis) perguntas abertas e pesquisa documental. A análise de dados foi, em parte, de conteúdo e, em parte, descritiva. Além disso, fundamentou-se teoricamente em Quadros (1997), Pinto (2011), Plestsch (2009) e outros. Verificou-se que a Libras é fundamental para a aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos, apesar de não ser um aspecto presente em todas as aulas de Língua Portuguesa. Ademais, há outros relevantes para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, tais como o uso de recursos tecnológicos e o conhecimento de mundo dos alunos.