Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM/ILC
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos(2018-03-22) MORAES, Soraya Cristina; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145O objetivo deste artigo é discutir o ensino de Língua Portuguesa para surdos que não dominam a Libras. Para tanto, uma pesquisa participante foi realizada durante dezoito meses com um aluno surdo que não dominava a Libras, mas se comunicava com o mundo por meio de uma língua própria. Os resultados mostraram que o ensino de língua portuguesa por meio de uma Língua de Sinais Emergentes para surdos que não dominam a Libras é possível, desde, é claro, que as metodologias de ensino sejam adaptadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estados atratores na trajetória de aprendentes de Libras de um Curso livre no Município de Belém-PA(2016-11-21) ABREU, Walber Gonçalves de; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145O ensino da língua brasileira de sinais (Libras) tem sido baseado em uma abordagem que privilegia o ensino de sinais descontextualizados, não considera nem o status da língua, nem o nível de aprendizagem dos alunos e lança mão de metodologias que favorecem apenas uma pequena parcela dos alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir o processo de ensino-aprendizagem da Libras em cursos livres de nível básico sob a luz da Teoria da Complexidade (TC), analisando os estados atratores na trajetória de um participante surdo e outro ouvinte. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes, a partir daí, se estabeleceu a trajetória dos mesmos. Os resultados demonstraram que os dois participantes, em sua trajetória, passaram por estados atratores, que foram influenciados por uma série de fatores. Com isso, podemos refletir e repensar comportamentos de questões gerais relacionadas ao ensino-aprendizagem, com um ensino pautado em ações metodológicas que vislumbrem a complexidade da sala de aula e os sistemas complexos dos alunos que se adaptam a todo o momento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O IsF-ALEMÃO na UFPA: o ensino e aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira (ALE/DaF) em contexto de internacionalização(2023-07-04) SILVA, Yan Moreira da; BOECHAT, Fernanda Boarin; http://lattes.cnpq.br/3507129885443715; https://orcid.org/0000-0002-4360-2154Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura de poesia de Drummond por surdos usuários da Libras no contexto da extensão universitária(2018-03-21) MIRANDA, Jaqueline Freitas de; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Esta pesquisa refere-se a um Trabalho de Conclusão de Curso, que tem por finalidade mostrar a importância da leitura realizada por sujeitos surdos usuários da Libras, em contato com o português escrito, ao adentrar no ambiente literário, especificamente, a Literatura Brasileira, através dos textos poéticos do poeta Carlos Drummond de Andrade. Tendo por objetivo descrever as estratégias de leitura de textos poéticos trabalhados com participantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), num evento literário. A metodologia desta pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, percorrendo alguns referenciais teóricos relativos à arte, a literatura e a leitura de textos poéticos e a tessitura do sentido do texto literário. As estratégias didáticas pedagógicas usadas durante o evento serviram como base para garantir a interação entre texto poético - leitor surdo, favorecendo a compreensão e o desenvolvimento de estratégias de leitura dos textos poéticos, respeitando suas especificidades linguísticas e cognitivas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A língua de Sinais emergente como mediadora no processo socioeducacional de uma pessoa surda(2017-03-28) PAIXÃO, José Aldeny Costa da; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145As discussão sobre a educação bilíngue para surdos avançou muito nas últimas décadas. No entanto, as escolas ainda não conseguem oferecer um ambiente bilíngue onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa como segunda língua (l2) possam ser as línguas de instrução desde as séries iniciais. Diante disso, o objetivo deste artigo é investigar como se deu o processo educacional de uma pessoa surda que não teve a Libras como primeira língua, baseado nas perspectivas da educação bilíngue e do direito da inclusão dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes. Os resultados demonstraram que a participante surda deste estudo teve acesso a um ambiente bilíngue, onde a língua mediadora foi uma língua de sinais emergente criada por ela, e que serviu de base para a aquisição da Libras e do Português l2 de forma mais eficaz. Com isso, pudemos concluir que as propostas de inclusão e de educação bilíngue para surdos, ainda necessitam de muita reflexão para, de fato, conseguirem atender as reais necessidades desses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos(2023-07-19) PASSOS, Thaiana Ferreira dos; CARDOSO JÚNIOR, Waldemar da Silva; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os alunos ‘ditos normais’, desconsiderando os alunos surdos e/ou contexto da Língua de Sinais Brasileira, em que apresenta caráter visual-espacial e uma lei, a de no 12.319/2010 que garante o acesso aos intérpretes nos espaços escolares para interpretar e acompanhar os discentes surdos, mas, muitas escolas não possuem esse profissional. Nesse sentido, compreendemos que a falta de conhecimento e de estratégias por parte do professor a respeito do ensino do texto literário em LIBRAS, dificulta um planejamento que o leve em consideração, desse modo, a aula é pensada para os alunos ouvintes, sendo caracterizada pela oralidade, tornando os alunos surdos apenas como copistas. A partir do exposto e após leituras sobre isso, percebemos a necessidade de fazer alguns apontamentos, tais como: de que forma esses conteúdos literários poderiam ser trabalhados com alunos surdos, quais métodos podem ser usados para que os mesmos se interessem pelo assunto; além de apresentar propostas de como ensinar o texto literário para o aluno surdo, levando em consideração o papel da literatura/professor no ambiente escolar e na vida do aluno. Este trabalho caracteriza-se como bibliográfico descritivo e com análise qualitativa.