Curso de Pedagogia - CUNTINS
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Navegando Curso de Pedagogia - CUNTINS por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação e conflito: um estudo do acordo de pesca da comunidade do Rio das Flores(2019-08-13) SOUZA, Michel Gomes de; COSTA, Adalberto Portilho; http://lattes.cnpq.br/0411934571781766Nosso trabalho intitulado “Educação e Conflito: Um Estudo do Acordo de Pesca da Comunidade do Rio Das Flores”, traz uma reflexão acerca de conflitos existentes dentro dos acordos de pesca da região do baixo Tocantins, em particular o tratado na localidade de Rio das Flores no município de Limoeiro do Ajuru-Pa, pois, tínhamos como problemática saber como o fenômeno educacional poderia contribuir para a resolução dos conflitos existentes no acordo estudado. No primeiro capitulo fazemos um levantamento histórico da região bem como alguns traços culturais e indenitários regionais. No segundo capitulo apresentamos alguns principais conflitos levantados na pesquisa e discutimos sobre os mesmos. No terceiro e último nós dialogamos como alguns autores o papel da educação dentro do processo de formação de indivíduos visando dota-los de consciência sobre conservação ambiental. Obtivemos os dados desejados, através de pesquisa bibliográfica, etnográfica e pesquisa de campo, com enforque em uma abordagem qualitativa. Dentro da qual, os procedimentos metodológicos aos quais optamos, foi fazer uso de entrevista semiestruturada e observação participante, como um método de verificação dos dados obtidos utilizamos a análise do discurso. Através disso tivemos como resultado o levantamento de vários conflitos, que nos permitiram chegar à conclusão de que a praticas educativas, dentro e fora da escola podem ser utilizadas para contribuir para pôr fim em alguns conflitos dentro dos acordos de pTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação e identidade negra: reflexões sobre o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-03-28) VIANA, Vera Ellen da Cruz; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758O presente trabalho apresenta um estudo sobre as reflexões do ensino da identidade negra abordada na disciplina do Ensino de História, nas séries iniciais do ensino fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano. A pesquisa objetivou compreender de que maneira vem sendo abordado o tema em sala de aula, considerando sua relevância histórico e social. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo de caráter exploratório de cunho qualitativo com observação participante e entrevista semiestruturada, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, localizada no município de Cametá-Pa. E, com participação da gestora da escola e de um professor da turma do 4º ano. Nos resultados, evidencia-se a importância da atuação do professor como mediador desse conhecimento e o papel da gestão neste aspecto. Além disso, destaca a importância da educação em algumas etapas de vida do sujeito, o quanto pode ser transformadora em um país tão diverso. Por fim, foi feita uma análise concisa, destacando que, embora a temática de identidade negra possa abrir portas para um novo olhar na formação de sujeitos mais críticos, há, ainda, um caminho a se fazer para alcançar tal finalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação para alunos privados de liberdade: experiências de estágio na EJA(2025-02-21) PANTOJA, Samily Viana; VALENTE, Luís de Nazaré Viana; http://lattes.cnpq.br/4821720540447242A presente pesquisa traz para campo discussões referentes a uma experiência de Estágio na Educação de Jovens e Adultos - EJA, realizado na Escola de Reinserção Social Aguinaldo Júnior, com alunos privados de liberdade (PPL’s). É importante ressaltar, que a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 205 diz: “A educação, direito de todos”, portanto nessa experiência não se buscou definir os alunos no contexto em que se encontram, mas, como sujeitos de direitos. No corpo da pesquisa situa-se a introdução sobre a importância do estágio supervisionado para a formação docente, o objetivo da pesquisa, referencial teórico, procedimentos metodológicos, resultados e discussões, que culminam com uma reflexão final acerca dessa experiência e a sua importância para a formação humana e profissional dos discentes em formação envolvidos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Trabalho, formação e juventudes na Amazônia: uma discussão sobre integração de saberes(2025-02-21) PEREIRA, Maria do Socorro dos Santos; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484Este trabalho tem objetivo a ampliação das análises sobre a integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do trabalho docente realizado pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Cametá, no contexto de ensino médio vivido por esses jovens da região do baixo Tocantins, e considerando os procedimentos de ensino. Como procedimento metodológico a pesquisa configura-se pesquisa do tipo qualitativa com pesquisa de campo seguida de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados através da análise do conteúdo. Como resultado apresentamos as análises das entrevistas nessas duas categorias de ensino. E a partir disso, conclui-se que o contexto que se apresentam em ambas as categorias de ensino são de realidades distintas, pois ofertam ensino médio em diferentes categorias. Pertencem a uma classe trabalhadora que vivencia suas relações de trabalho no dia a dia, mas que pouco são explorado seu percurso formativo.