Graduação - ICA
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Navegando Graduação - ICA por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia Teatral: o processo criativo d'a casa da Bernarda Alba(2021-08-27) SILVA, Dídimo Luan Neves da; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704O presente trabalho relata como foi o processo criativo do espetáculo “A casa da Bernarda Alba”, uma prática teatral coletiva que faz parte dos cursos técnicos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Dirigidas pelas diretoras/professoras Karine Jansen e Larissa Latif e atuação dos alunos da turma de 2018. O processo criativo compreende duas disciplinas do Curso Técnico de Nível Médio em Arte Dramática – Ênfase na Formação do Ator: Técnicas de atuação I e Criação de Espetáculo I. Adotamos como horizonte teórico-metodológico; dois autores que fazem parte da Bibliografia Básica destas disciplinas; Viola Spolin que trata da improvisação para o teatro e Constantin Stanislavski com seu método da Análise Ativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tambor de crioula: liberdade, cultura e resistência negra no grupo Filhos e amigos de Cururupu – Belém-PA(2017) SILVA, Thamirys Monteiro; JASTES, Éder Robson Mendes; http://lattes.cnpq.br/4487469034231133Esta pesquisa teve como indutor a manifestação popular Tambor de Crioula; pensar nessa pratica é se remeter a história, a cultura, a manifestação negra, a liberdade/alegria. Deste modo o trabalho visa abordar, por meio do sujeito pesquisado, sobre a população negra, sua história; cultura, assim como ponderar sobre sua resistência e ensinamentos. A manifestação mostra-se rica de ensinos, reflexões e sentimentos. A Priore, esta pratica seria conhecida e realizada apenas no estado do Maranhão, contudo surge em Belém/PA um grupo de Tambor de Crioula (criado por maranhenses) intitulado “filhos e amigos de Cururupu” ao qual vem manifestando-se no Estado á mais de seis anos. Deste modo o trabalho também tem o enfoque de registrar a existência deste grupo, assim como refletir sobre o seu processo de afirmação no estado; sendo esta a questão-indutora da pesquisa - saber como o grupo/manifestação se firma na metropolitana de Belém. Utilizo a etnopesquisa para refletir sobre todos os pontos citados uma vez que enquanto pesquisadora encontro-me, totalmente, relacionada como o tema. Para tanto utilizo o autor Sérgio Ferreti (obras, 1979 e 2010) para refletir sobre o tambor de crioula, Jorge Sabino (2011) sobre matriz africada; Antonio Montenegro (1989) e outros sobre resistência e afirmação negra; assim como depoimentos dos próprios praticantes da manifestação. Para melhor empoderamento da pesquisa.