Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN
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Navegando Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação Ambiental na RESEX/MAR Soure-Pa: um Estudo de Caso na Escola M.E.I.F “Santa Luzia”(2022-12-27) TAVARES, Adriel Benjamin; ESPÍRITO SANTO, Rafael Silva do; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A Reserva Extrativista Marinha de Soure/RESEX-MAR, é uma unidade de Conservação Federal que abrigam famílias tradicionais, as quais possuem uma forte relação com a natureza caracterizando seu modo de vida e sua cultura. Neste sentido, o objetivo central deste trabalho é analisar de que forma e educação ambiental vem sendo trabalhado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Luzia”, localizada na RESEX, buscando compreender como os professores trabalham a temática ambiental dentro de sala de aula com os alunos e apresentar uma proposta de intervenção. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, a fim de buscar resultados a partir da análise bibliográfica de autores que discorrem sobre o trabalho em estudo, juntamente com uma análise descritiva exploratória e da coleta de dados e nos levantamentos de dados e aplicação de uma oficina de intervenção. Foram utilizados como ferramenta o uso de um questionário aplicado aos professores da instituição escolar, realizado visitas que oportunizaram conversas formais e informais com o corpo docente e a direção e como principal condutor o “Plano de manejo da Reserva Extrativista Marinha de Soure – PA”, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, em julho de 2018. Durante as visitas e estudos feitos em campo foi possível constatar que a E. M. E. I. F. “Santa Luzia” na comunidade de Pesqueiro, não desenvolvia projetos com os alunos voltados para a questão ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia na perspectiva da Geodiversidade e Geoeducação(2024-01-03) BRAGA, Leni Soares; FREIRE, Luciana Martins; http://lattes.cnpq.br/4934997801459839; https://orcid.org/0000-0002-9452-8150Por ser desafiador o ensino de Geografia, é uma disciplina em que seus conteúdos estão inseridos na realidade do aluno e da pessoa. Logo, a Geografia em suas áreas permite que os estudos sejam direcionados a diferentes contextos. A Geografia Física inserida nas Ciências da Terra abrange uma diversidade geológica/geomorfológica que explica a complexidade de ciclos e transformações da feição espacial e dinâmicas em relação aos aspectos físicos da Terra. O presente estudo tem o objetivo de analisar o ensino de Geografia como forma de aprimoramento do conhecimento diante dos aspectos da geodiversidade e entender como este ensino pode contribuir para a difusão do conhecimento através da geoeducação uma vez que, a Geografia física possibilita uma abordagem do espaço geográfico em aspectos físicos-naturais que interagem com os aspectos bióticos terrestres. Além disto, temas relacionados a geodiversidade precisam ser motivadores, buscando relacioná-los ao espaço, a realidade e a conservação para a divulgação do conhecimento no contexto geográfico sob um novo olhar contribuindo para a educação. Para isto, tornou-se necessário, analisar os conceitos que fazem referência ao ensino de Geografia, geodiversidade e geoeducação selecionando alguns espaços no município de Belém/PA a fim de identificar os elementos abióticos contidos em espaços turísticos e culturais. Neste sentido, este estudo teve sua metodologia norteada pelos pressupostos da pesquisa de campo, a qual possui característica da ida do pesquisador ao campo. Para tal estudo, a modalidade não formal permite que o campo de investigação sobre educação se expanda, a fim de compreender seu objeto e fenômenos. Assim, as bases teóricas que deram sustentação e validade científica à pesquisa são: As pesquisas de Murray Grey e José Brilha onde ambos concentraram seus estudos na geodiversidade tornando-se referencias para diversas pesquisas científicas. Neste sentido, a geodiversidade nos mostra a amplitude do seu eixo em termos de valor educacional, científico, cultural, histórico, estético, econômico, funcional, turístico entre outros onde resultam em contribuição para a construção do saber.