Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso(2021-10-06) CARVALHO, Luana Valente; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/ 0000-0003-2026-0822Nas últimas décadas, o ensino de geografia vem passando por transformações significativas no campo da utilização de novas tecnologias, o que pode ter distanciado o professor de geografia do uso de metodologias mais lúdicas, simples e de fácil realização. O objetivo desta proposta, é perscrutar a inserção da ludicidade no ambiente escolar, em um estudo de caso na E.E.E.F.M Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Isabel Amazonas (ISAM), Ananindeua-PA, para levantar hipótese sobre a viabilidade de sua utilização em sala de aula. A proposta metodológica utilizada nesta pesquisa, foi a quantitativa, pois há uma relação do sujeito com o objeto, no qual, tanto o conhecimento, quanto o objeto e o pesquisador são partes integrantes e dependentes, onde se busca o aspecto da realidade focando na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais no ambiente escolar. Pretendeu-se, contudo, a inserção de modelos didáticos mais dinâmicos, criativos e estimulantes para além do livro didático e das aulas expositivas, contribuindo para o processo de inclusão de alunos típicos e atípicos no ambiente educacional por meio de metodologias lúdicas como a construção de maquetes, a partir do papel do professor de geografia, na incorporação do desenvolvimento do lúdico em sala de aula.