Faculdade de Ciências Sociais - FACS/IFCH
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Navegando Faculdade de Ciências Sociais - FACS/IFCH por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Culto ao menino Zezinho no Cemitério da Soledade em Belém em meio às modificações do espaço santo(2025-03-31) LEÃO, Jonathan Aberto dos Reis Pantoja; CARDOSO FILHO, João Simões; http://lattes.cnpq.br/4839835026774114O presente artigo objetiva evidenciar um aspecto específico da prática conhecida na região Amazônica como ‘Culto das Almas’, presente em cemitérios da cidade de Belém, principalmente nos cemitérios de matriz oitocentista Nossa Senhora da Soledade e de Santa Izabel, construídos originalmente em áreas afastadas do centro e que foram absorvidas e incorporadas com a expansão urbana, ocupando as áreas do bairro de Batista Campos – área nobre – e Guamá – um dos bairros mais populosos da cidade. Partindo da perspectiva da observação flutuante de Pèttonet (2008), foi realizado um percurso etnográfico focado no desdobramento desse culto às almas que constitui a relação destes devotos com o Menino Zezinho no cemitério da Soledade, os aspectos principais da relação deste ‘santo popular’ com seus devotos, identificar as graças concedidas e a natureza dos milagres atribuídos a ele, assim como as circunstâncias de sua ‘santificação’ e a manutenção, ou não, de sua tradição, com possibilidade de desaparecimento desse culto mediante os múltiplos processos de musealização e outros tipos de consumo deste campo santo e demais modificações possíveis no ambiente urbano de Belém, que transformou o campo santo em um espaço turístico incorporado ao centro da cidade, ficando o mesmo como uma importante demarcação histórica do lugar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de marketing ambiental utilizadas pelo Clube do Remo, Belém-PA, em campanha por um futebol com responsabilidade socioambiental(2024-10-09) OLIVEIRA, Luann Victor Chermont de; JATENE, Izabela da Silva; http://lattes.cnpq.br/0001477213984363; https://orcid.org/0009-0000-7999-0067As constantes transformações que o mundo digital passa influenciam mudanças no comportamento de muitos setores da sociedade Um comportamento importante notado com o avanço digital foi o modo de ativismo, que aumentou o alcance e novas estratégias de marketing e apelo. O futebol é um esporte que move multidões, tendo gigantescas torcidas e ampla visibilidade. Na Amazônia, o Clube do Remo é um time de futebol com uma das maiores torcidas do Norte do Brasil, tendo grandes responsabilidades sociais, seja na formação de opiniões ou na inserção de novos produtos e tendências. Esses grandes representantes de publicidade possuem importância na Amazônia, pois a região possui gigantesca diversidade ambiental, social e cultural, mas sofre com diversos tipos de explorações e degradações. Os objetivos deste estudo é analisar as estratégias multicanais de marketing utilizadas pelo Clube do Remo para promover a campanha ambiental “Sinta a Amazônia” e sua responsabilidade socioambiental, além da análise da diversidade social das concepções das “Amazônias”. Esta análise deu-se a partir do lançamento da campanha outras publicações pertinentes, tanto no site do Clube do Remo como em suas redes sociais. A literatura mostra o futebol como importante ferramenta de lutas e ativismos sociais, principalmente por ter grande quantidade de torcedores e ter apelo da mídia e do comércio, podendo realizar estratégias de marketing com outras organizações e para consumo. Em relação a diversidade social das Amazônias, os estudos mostram mais de mil tribos indígenas com relações diferentes com o meio ambiente, tendo suas próprias concepções de espaço amazônico, os estudos mostram que existem diversas visões diferentes e importantes da Amazônia que diferem da visão eurocêntrica que vê a região como um deserto demográfico. A campanha realizou publicação de fatos e imagens chocantes para que os torcedores sentissem os impactos e se conscientizassem ao sentir o quanto a destruição e poluição podem impactar a Amazônia. Ressalta-se a importância de analisar o uso do marketing em questões de ativismo no futebol.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres evangélicas nas eleições municipais: um estudo comparativo do perfil das candidaturas na eleição de 2020(2024-11-08) SILVA, Glenda Liliane Rodrigues Guilhon da; SOUZA, Carlos Augusto da Silva; http://lattes.cnpq.br/7158504535308341A presente pesquisa tem como objeto de investigação a comparação do perfil sociopolítico de candidatos evangélicos, tendo como estudo de caso as eleições municipais de 2020 para os cargos de vereador em todos os municípios brasileiros. O objetivo consiste em verificar discrepâncias (ou semelhanças) entre o perfil sociopolítico destes candidatos a partir de um recorte por gênero. A literatura vem dando destaque para a expansão dos evangélicos na esfera da representação política, mas quase não há trabalhos sobre a presença feminina nestes espaços. O estudo explora diversos marcadores de diferenciação sociopolítica entre as candidaturas de homens e mulheres evangélicas como: gênero, raça, escolaridade, estado civil e ideologia partidária. A metodologia de investigação utilizou a base de dados existente no repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral, avaliando tanto os candidatos quanto os eleitos. A pesquisa concluiu a existência de diferenças significativas entre homens e mulheres referente as variáveis selecionadas, o que indica que os marcadores de opressão verificados em outras esferas da vida privada ainda se mantem na esfera da participação política.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Opinião pública e tolerância política no Brasil: o caso do direito de manifestação dos produtores do agronegócio(2025-04-02) MARTINS, Rafael Augusto Conceição; RIBEIRO, Gustavo César de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/8785742397681355; https://orcid.org/0000-0002-6467-6558Nos últimos anos, o Brasil tem passado por uma crescente polarização política e intensificação dos conflitos ideológicos. Este artigo tem como objetivo analisar como a população brasileira percebe o direito de manifestação dos produtores rurais do agronegócio. Para isso, foram utilizados dois bancos de dados, mapeamento de informações e testes de hipóteses. Os resultados da pesquisa demonstram que a tolerância política no Brasil está diretamente relacionada às percepções ideológicas dos indivíduos. Dessa forma, conclui-se que o debate sobre tolerância política passa, necessariamente, pela compreensão das dinâmicas da opinião pública e das influências ideológicas que a atravessam.