Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "XAVIER, Williane da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A influência do ciclo menstrual na vida escolar segundo discentes de uma escola pública estadual de Bragança (PA)
    (2023-10-17) XAVIER, Williane da Silva; SILVA JUNIOR, Sebastião Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/3931008488643780
    Esse estudo analisa os desafios enfrentados por pessoas que menstruam segundo alunos do Ensino Fundamental anos finais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com construção de dados a partir de uma roda de conversa gravada com o auxílio de dois gravadores de áudio e conduzida por dois pesquisadores mediadores, após a exibição de um documentário e da exposição de ilustrações com as fases do ciclo menstrual. Participaram deste estudo 7 estudantes, sendo 5 pessoas que menstruam e 2 pessoas que não menstruam. A análise de dados foi feita a partir da transcrição, leitura, categorização e análise interpretativa crítica das falas oriundas da roda de conversa. O referencial teórico baseia-se em UNFPA, Unicef (2021), Lins, Machado, Escoura (2016), Weeks (2003), Brasil (2021), Pará (2021). Os resultados indicam que os desafios enfrentados por pessoas que menstruam não se restringem apenas a falta de absorventes higiênicos; perpassam por diferentes âmbitos da vida humana, sendo eles o escolar, familiar, social e de autoconhecimento de seus corpos. Desse modo, mostram inquietações sobre a falta de diálogos acerca das mudanças do corpo humano, a falta de estrutura das instituições de ensino para a realização da higiene menstrual, como a menstruação implica em suas relações interpessoais e familiares, a diminuição da idade da menarca e a falta de conhecimento dos estudantes sobre seus próprios corpos. Conclui-se que os desafios enfrentados por pessoas que menstruam no ambiente escolar influenciam diretamente em seus desempenhos escolares, desencadeando medos, traumas e estigmas negativos acerca da menstruação, aproximando-se dos pilares norteadores da precariedade menstrual.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA