Navegando por Autor "VIEIRA, Leneane Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.(2017) VIEIRA, Leneane Ribeiro; SILVA, Tânia Suely NascimentoEm nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “depositar” conhecimento. Simples assim. Pelo menos parece, não é verdade? Não. Não é verdade. O que a escola não tem acordado é que que a motivação do aluno se dá pela intervenção escolar, com espaços de interação, mediadas pelo professor no para que esse aluno possa alcançar seu potencial. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as reais possibilidades de metodologias de ensino são mais adequadas para estimular a motivação da aprendizagem na escola. A pesquisa é bibliográfica, baseada na análise de conteúdo do livro de Marta Kohl, “Desenvolvimento e Aprendizagem: um olhar a partir de Vygotsky” onde trago também alguns “recortes” do livro de Rubem Alves “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” tendo como caráter qualitativo. E após a pesquisa entende-se que segundo Vygotsky, é de suma importância utilizar estratégias de ensino baseadas em sua linha de pensamento, onde se é possível utilizar todos os processos que de fato dão base para que se tenha uma aprendizagem significativa.