Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "TORRES, Edilene de Castro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões acerca da ausência/presença da família na trajetória escolar de alunos do ensino fundamental, anos finais
    (2018-12-18) TORRES, Edilene de Castro; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Este trabalho tem como título “Reflexões acerca da Ausência/Presença da família na Trajetória Escolar de alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais”. Tem como justificativa, pois a temática é uma reflexão de minha inquietação diante de uma realidade educacional dos alunos em uma escola, onde os mesmos convivem em situações atípicas que influenciam consideravelmente sua aprendizagem. Destaca-se como problemática, a ausência dos pais na escola, que não é frequente, e, portanto, influencia negativamente na educação dos filhos causando indisciplina, violência e até morte dos pais e vezes de alunos. Têm-se como objetivo geral: compreender, segundo o posicionamento de alguns autores, o que eles pensam sobre a participação da família na trajetória escolar dos alunos durante o ensino fundamental. Objetivos específicos: Esclarecer, com base no posicionamento dos autores, quais as razões da ausência/presença da família na trajetória escolar dos alunos do Ensino Fundamental, e compreender na colocação dos autores, os motivos apontados pelos pais dos alunos para sua ausência nas reuniões escolares. São autores: Ariès (1981), Bhering (1999), Carvalho (2000), Carvalho (2004ª), Carvalho (2004b), Cavalcante (2018), Cunha (1996), Davies (1997), Dessen (2004), Dessen (2005), Dessen (2007), Faria (2018), Fevorini (2009), Glória (2005), Gomes (1993), Saraiva-Junges (2016), Nogueira (2002), Nogueira (1998/2008), Nóvoa (1998/2005), Szymanski (1997), e, Wolf (1989) e outros. Conclui-se que, diante da pesquisa, foi possível compreender a história escolar e a realidade dos alunos e familiares na participação escolar e nas vivências da comunidade em que está situada a escola. Nessa história fica evidente que a reconciliação entre a escola e comunidade precisa ser encarada como prioridade, visto que sem a co-participação e diálogo entre as partes, o fracasso escolar alimentará os demais processos de exclusão social.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA