Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "TEIXEIRA, Cristianne do Carmo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aprender brincando na educação infantil: jogos e brincadeiras tradicionais
    (2023-12-15) TEIXEIRA, Cristianne do Carmo; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Considerando que “brincar” é a atividade principal da criança, na qual a mesma expressa sua interação com o mundo, seus valores, modos de pensar, agir e saber fazer o jogo e a brincadeira, além de educar, atendem uma necessidade natural da criança. Objetivamos a partir deste artigo apresentar o papel, do brincar na Educação Infantil como facilitador de habilidades cognitivas e motoras. Sabendo que as atividades lúdicas como jogos, brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo das crianças, auxiliando no seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Nossa pesquisa é bibliográfica e tem por base textos sobre o tema Ludicidade a partir da conceituação de Cipriano Luckesi e Tizuko Kishimoto. Nosso interesse pelo tema “Aprender Brincando na Educação Infantil: jogos e brincadeiras tradicionais”, surgiu a partir da leitura dos textos sobre o referido tema que serviria de base para a produção do evento “I Jornada de jogos, brinquedos e brincadeiras” realizado pela turma de Pedagogia 2018 da UFPA - Soure”, no qual fomos instigados a produzir jogos educativos e pensar no resgate de brincadeiras de gerações antigas. Tendo em vista que muitos professores encontram dificuldades em compartilhar certos conhecimentos os quais poderiam ser facilmente transmitidos com a prática de atividades lúdicas. Ao término da disciplina concluímos que o brincar direcionado proporciona para às crianças um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de habilidades úteis à sua vida social e afetiva.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA