Navegando por Autor "SOUZA, Regiane Menezes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação do campo e os desafios de professores em classes multisseriadas nas escolas do município de Inhangapi-Pará -2018(2018-07-26) SOUZA, Regiane Menezes de; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760A presente pesquisa apresenta como tema os desafios docentes em classes multisseriadas de escolas do campo no município de Inhangapi-Pará, cujo principal objetivo consiste em analisar os desafios enfrentados pelos professores que exercem a docência em classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi-Pará. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com três professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Maracanã, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Cumaru e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Alto Patauateua, todas localizadas no campo e funcionam em regime de classes multisseriadas. Como aporte teórico, elegemos autores, como Arroyo (1999); Arroyo, Caldart e Molina (2004), Brandão (2001); Caldart (2002, 2004, 2012); Hage (2005, 2011); Kolling, Nery e Molina (1999); além de legislação da educação, como a LDB 9394/96, e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002, 2008), entre outros. Com base nos dados coletados e analisados, inferimos que ainda precisa haver mais investimentos na educação que é ofertada nas escolas do campo, e que os desafios são grandes para um único professor lecionar em uma única sala de aula com diversas séries e idades em um mesmo ambiente.