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Navegando por Autor "SOUZA, Lilian Cristina Rodrigues de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O banco mundial e a política de formação de professores no Brasil
    (2019-01-11) SOUZA, Lilian Cristina Rodrigues de; SOUZA, Michele Borges de; http://lattes.cnpq.br/2462323736137148; MAUÉS, Olgaíses Cabral; http://lattes.cnpq.br/0118802077232494; https://orcid.org/0000-0002-6012-1432
    Este artigo visa apresentar as mudanças que estão ocorrendo na educação, o que gera reformas no que se diz respeito à formação de professores e à função dos mesmos. O Banco Mundial (BM) mostra interesses quanto ao ensino em países periféricos, o qual orienta e investe com recursos financeiros ou com documentos orientadores, visando uma adequação da educação aos interesses do capital. O objetivo geral do trabalho é analisar o documento do BM publicado em 2014 e intitulado “Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe”, buscando as possíveis relações com a Política Nacional de Formação de Professores, expressa no Decreto nº 8.752 de 2016. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, dividida em três etapas sendo primeira o aprofundamento do estudo sobre os documentos, a segunda consistiu no levantamento das políticas, planos e ações sobre a formação de professores no Brasil, a partir do ano de 2010, e a terceira buscou identificar os nexos possíveis entre os documentos do BM e a política, planos e ações em vigor. A análise foi feita a partir da análise do discurso utilizando o método de Norman Fairclough (2016). Para o Banco Mundial a qualidade do ensino está relacionada à qualidade do docente, por isso ele destaca a importância de reformas nas políticas de formação de professores, para melhorar a qualidade da educação básica e consequentemente da educação como um todo. A conclusão que se chegou foi que existe uma grande expectativa por parte do Banco Mundial para que os países da América Latina e Caribe sigam e implementem suas orientações, objetivando o crescimento econômico internacional e o papel desses países no mercado mundial, mercantilizando a educação para atingir seu objetivo
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