Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUZA, Laurimar Cabral Ferreira de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As narrativas e memórias sobre o chupa-chupa em Colares e práticas educativas do ensino de história nas séries iniciais
    (2017) SOUZA, Laurimar Cabral Ferreira de; BANDEIRA, Sérgio
    O presente Trabalho de Curso traz uma abordagem investigativa sobre o fenômeno chupa-chupa, ocorrido na cidade de Colares-Pará na década de 1970 na perspectiva de cruzar essas memórias e potencializá-las como elemento incorporado a cultura do referido município e as suas possibilidades de uso para a valorização da história local e para o ensino de história nas series iniciais do ensino fundamental. É um estudo de abordagem qualitativa e para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a entrevista com alguns moradores que vivenciaram a situação apresentada como as aparições das luzes do chupa-chupa que provocaram significativas mudanças no cotidiano da cidade de Colares e região. Através de estudo levantado outras fontes também foram utilizadas, tais como os jornais O LIBERAL e O ESTADO DO PARÁ, ambos periódicos conceituados que veicularam no ano de 1977 a notícia dos avistamentos de Óvnis, e ainda publicações da Revista UFO, especialista em Ufologia, do ano de 1997 que está disponível no sitio eletrônico da revista. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância das narrativas e da memória dos moradores sobre o caso em evidencia e podem ser viabilizadas para o ensino de História local para os alunos das séries iniciais em Colares. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que o fenômeno chupa-chupa através das memórias e narrativas de moradores de Colares pode ser utilizado como elemento didático para a desenvoltura de um ensino dinâmico e contextualizado da história do lugar e da realidade presente do aluno que se esclarece a partir do conhecimento do passado.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA