Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUSA, Raquel da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de formação na educação do campo a partir da narrativa autobiográfica
    (2019-06-06) SOUSA, Raquel da Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    Este Memorial de Formação acadêmica, objetiva socializar e refletir experiências formativas no âmbito da educação do campo, durante minha trajetória de vida escolar e acadêmica, bem como refletir sobre os obstáculos e conquistas vivenciados ao longo desse período de formação, objetiva, ainda, a relatar dificuldades encontradas durante o curso de educação no campo, em parte causadas pela falta de cumprimento das políticas públicas direcionadas aos povos de comunidades tradicionais. Trata-se de abordagem qualitativa, com a técnica de coleta de dados a partir de minha história de vida na qualidade de discente da educação do campo. Esta narrativa autobiográfica resultou flexões sobre as aprendizagens e experiências determinantes no processo de formação e nesse movimento surgiram possibilidades reais de reinvenção e potencialização de nossas dimensões pessoais, profissionais e humanas. Através deste trabalho, foi possível, revisitar pelas lembranças, experiências esquecidas, também de práticas pedagógicas relacionadas à educação do campo, considerando toda a diversidade presente no espaço rural. Infância e adolescência, com todos os conflitos, tristezas e alegrias que a vida proporciona, também mereceram reflexões neste trabalho. Quando a educação do campo interroga nossas práticas, nós aprendemos a tecer reflexões que inevitavelmente passa pela nossa história de vida e formação, dada nossa relação com espaço do campo, lugar de nossa vida e de nossa produção. Nesse processo de empoderamento dos sujeitos e das lutas dos povos do campo, trazer nossa memória de vida e de luta nos afirma enquanto sujeitos camponeses engajados nas escolas de educação básica do campo e no movimento por uma educação do campo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA