Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUSA, Edemilson Roberto Ramalho de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática
    (2017-12-20) SOUSA, Edemilson Roberto Ramalho de; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    A presente pesquisa investiga o cotidiano da criança para o aprendizado de matemática, nas séries iniciais, em uma escola no município de Belém. Possui o objetivo de analisar como os alunos utilizam o seu cotidiano para desenvolver seu raciocínio matemático diante de algumas situação-problema. A coleta desses registros foi feita por meio de uma atividade com um tema que fosse significativo para os alunos. A metodologia utilizada na pesquisa possui natureza qualitativa e interpretativa e foi dividida em cinco etapas: observação, leitura para fundamentação teórica, elaboração da atividade, implementação e analise, a partir desse processo foi denominado cinco categorias de grupos a serem analisados, alunos que utilizam o cálculo mental, os que fazem representação por pauzinhos e círculos com agrupamentos, calculo mental associado a representação por pauzinhos, uso de algoritmo formal e aqueles que não conseguiram resolver as questões ou tiveram dificuldades na interpretação e leitura. Desta forma a atividade implementada demonstrou após as análises que muitos alunos estão habituados a interagirem com atividades na qual se prima pelo exercício repetitivos de algoritmos e em situações que requerem a identificação e interpretação da operação a ser utilizadas mostram-se bastantes inseguros. Dentre outros aspectos os alunos possuem dificuldade em relacionar questões do cotidiano com as operações matemáticas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA