Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Thaise Karoline dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental: impactos na aprendizagem e desempenho escolar
    (2024-08-26) SILVA, Thaise Karoline dos Santos; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental de escolas da rede pública da cidade de Bragança, no estado do Pará. O objetivo foi analisar os impactos da ansiedade na aprendizagem e no desempenho escolar de 62 estudantes do 7º, 8º e 9º anos de diferentes escolas. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A construção de dados foi realizada por meio de um questionário de múltipla escolha, com o intuito de identificar a presença, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade. Para suporte teórico, amparou-se nas reflexões de Barlow (2002), Hoffman et al. (2012), Lenhardt e Calvetti (2017), Nardi (2019), Bastardas (2020), Silva (2020), Fontoura (2021), entre outros. Os resultados sinalizaram a predominância de sintomas de ansiedade em nível leve, com frequência diária e, na maioria dos casos, de início espontâneo. Constatou-se que esses sintomas interferem significativamente tanto no desempenho acadêmico quanto nas interações sociais dos estudantes. Concluiu-se que este cenário demanda intervenções em várias esferas, incluindo práticas governamentais, ações escolares e apoio familiar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA