Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Suziane Thais Martins da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental
    (2016-04-05) SILVA, Suziane Thais Martins da; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    O presente trabalho tem como objetivo investigar em que termos os professores das escolas públicas da periferia de Belém-PA utilizam os gêneros textuais na alfabetização linguística dos alunos e discutir as possíveis contribuições do uso desse recurso. A discussão sobre alfabetização e gêneros textuais foi construída com base nos estudos de Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) e outros. As colaboradoras da pesquisa foram duas professoras que atuavam em turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa investigação pode ser caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo. Utilizamos para a construção das informações os resultados de entrevistas, diário de campo e produções textuais dos alunos. A partir da análise das respostas dos professores procedeu-se um confrontamento das observações em sala de aula e as produções textuais dos estudantes. Nos depoimentos das professoras e nas produções dos alunos é possível identificar progressos significativos na aprendizagem ao apresentarem com finalidades os gêneros textuais. Concluímos que a execução de aulas que coloquem situações motivadoras para os alunos e com metodologias diferenciadas podem se configurar em excelentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais, bem como proporcionar o desenvolvimento profissional de atuais e futuros professores que engajem em tal empreitada.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA