Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Sidney Jerfson Couto da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
    (2019-12-18) SILVA, Sidney Jerfson Couto da; SILVA, Luiza Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3004429125559595
    O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de Frações Equivalentes com o uso de jogos e/ou materiais manipulativos, sugeridos a partir de uma sondagem realizada com os alunos de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA, para verificar as suas aprendizagens com relação ao objeto de conhecimento de Frações. A sondagem continha 17 questões fechadas e foi aplicada na turma de 7º ano, com vistas a diagnosticar quais eram as reais dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo de frações. No tópico Frações Equivalentes, os sub-tópicos: Simplificação e Comparação de Fração, foi solicitado aos alunos que respondessem em forma de fração irredutível, e, em outro item, que fizessem a comparação das frações por meio de símbolos matemáticos (>, <, =), e na tabulação das respostas identificou-se que nenhum aluno acertou o solicitado nesses dois itens da atividade. A partir dessa informação, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o tema verificado e construiu-se uma proposta de uso de jogos e/ou materiais manipuláveis: Frac-soma (frações em tiras) e discos fracionários, para desenvolver as habilidades pertinentes a esses conteúdos de modo que possa corrigir as dificuldades detectadas. Com essa sondagem, pode-se observar a existência de um déficit de aprendizado demonstrado pelos discentes no que se refere à aprendizagem dos objetos de conhecimento matemático necessários ao desenvolvimento das habilidades sobre frações.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA