Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Kassio Raylander Sousa da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado
    (2023-10-30) FREITAS, Adailson Silva de; SILVA, Kassio Raylander Sousa da; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743
    O presente trabalho busca investigar e compreender a música como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de metodologias ativas que busquem trabalhar com a ludicidade envolvendo paródias e sua capacidade promissora de enriquecer o processo ensino aprendizagem. O referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e originou-se a partir de observações e regências desenvolvidas em sala de aula com turmas de EJA, ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado, na escola municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Natividade da Silva, localizada no município de Capanema, no estado do Pará. Foram trabalhadas duas paródias em sala de aula, a partir das quais os estudantes foram convidados a responder um questionário com cinco perguntas para avaliar a atividade. Poucos alunos participaram da aula, provavelmente porque o trabalho desenvolvido não “valia ponto” e porque aquela era a última aula do período letivo. De maneira geral, os estudantes sinalizaram que a música facilita o processo de aprendizagem porque “incentiva a pessoa a aprender melhor” e porque ajuda a “encaixar melhor as coisas na cabeça”. Acreditamos que seria preciso mais tempo para realização da atividade, para que os alunos pudessem se familiarizar às letras e para que provocássemos a turma com uma revisão dos conteúdos. Seria importante também convidá-los a produzirem suas próprias paródias. Com isso, eles poderiam se tornar mais ativos no processo de ensino aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA