Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Izani da Silva e"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As práticas pedagógicas na educação infantil do campo: realidade de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA
    (2022-07-20) SILVA, Izani da Silva e; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049
    O presente trabalho tem por tema as práticas pedagógicas realizadas pela professora de educação infantil do campo. Sendo realizado em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental I, localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA. Consiste em pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com observação participante e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Tem-se por objetivo apresentar e discutir a realidade da escola do campo, evidenciando as práticas pedagógicas presentes, com base no tripé da educação infantil, conforme BNCC – brincar, cuidar e educar. Entendemos prática de ensino como uma ação pedagógica em seus aspectos concretos, baseada em teorias estudadas e analisadas, sustentada pelas realidades educacionais e observação da ação da criança em seu desenvolvimento. Sobre a estrutura da escola e relações estabelecidas, tem-se os seguintes resultados, a sala de aula possui cadeiras e mesas coloridas, adaptadas às crianças, além de diversos cartazes de cunho pedagógico. A professora trabalha com um livro de atividades montado por ela mesma, e dois cadernos específicos, para atividade de sala e de casa. Localizada na beira da estrada, o ruído de automóveis é constante, interrompendo a fala da professora. As crianças são sempre assistidas pela professora e pelo inspetor, no lanche e no brincar. Os pais mantêm boa relação com educadores e funcionários, e, em maioria, preocupam-se com a vida e o desempenho escolar das crianças. Conclui-se que, apesar das dificuldades observadas, no que se refere ao ensino-aprendizagem das crianças, elas estão dentro do que se espera para a faixa etária e nível educacional.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA